Glue Bonnet

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Glue Bonnet

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:29

A algum tempo, ouvi falar de modo muito vago, sobre uma técnica de isolamento de flores em que se usava uma cápsula de gelatina sobre o botão floral, para forçar a auto fecundação. Pesquisando na Net, infelizmente não achei nenhuma referência. Na época cheguei a perguntar sobre isso no fórum (ver: http://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?t=187 )
Como ninguém sabia nada a respeito, resolvi procurar um material alternativo, testando vários como geleca (brinquedo de crianças), esmalte de unhas, cera, resina copal, tintas diversas, etc, Sempre obtendo insucesso, pois os materiais testados se mostravam muito rígidos, muito moles, tóxicos ou agressivos aos botões, que definhavam e caiam, muitas vezes com queimaduras químicas.

O material ideal estava todo o tempo na minha frente e eu não enxergava: Cola tipo látex. A mesma cola conhecida como cola escolar ou cola branca. É vendida por diversos nomes comerciais: Cascolar, Cascorex, Tenaz, etc.

Essa cola tem a vantagem de ser atóxica, não possuir solventes químicos, ser relativamente elástica e transparente quando seca. Além do mais é barata e fácil de se encontrar no comércio, pois qualquer papelaria a vende.

Por falta de nome, denominei essa técnica de “Glue Bonnet”, por usar a cola para confeccionar um “boné” sobre os botões. A intenção é impedir que o botão floral abra, fazendo com que o pólen a entrar em contato com o estigma, seja o da própria flor, evitando-se assim a polinização cruzada quando se deseja sementes puras.

Vamos ao passo-a-passo.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:31

O botão deve receber uma camada de cola quando está maduro, prestes a abrir. Reconhece-se esse momento porque ele apresenta-se inchado, com coloração leitosa. O ideal é que a aplicação seja feita apenas nas pétalas, evitando-se o cálice, mas não importa se uma pequena margem do mesmo se sujar de cola.
Anexos
glue bonnet02.JPG
glue bonnet01.JPG
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:32

Após a aplicação, deve-se esperar a cola secar, o que acontece entre 10 a 15 minutos.
Anexos
glue bonnet03.JPG
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:33

Depois de seca, a cola adquire a sua transparência característica. Observe que depois o botão infla na tentativa de abrir, pois a cola é elástica, mas as pétalas terminam por serem contidas.
Anexos
glue bonnet04.JPG
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:34

As pétalas agora começam a murchar e mudar de coloração. É um sinal de que ocorreu a polinização.
Anexos
glue bonnet05.JPG
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:37

O fruto formado começa a crescer e vai expulsando o “boné
Anexos
Glue bonnet11.JPG
Glue bonnet10.JPG
Glue bonnet09.JPG
Glue bonnet08.JPG
Glue bonnet07.JPG
Glue bonnet06.JPG
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:38

Fruto formado, livre do boné.
Anexos
Glue bonnet12.JPG
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:39

E eis a parte expulsa. Observe que as pétalas continuam armadas pela cápsula de cola.
Anexos
Glue bonnet13.JPG
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 01:39

Espero que essa técnica venha facilitar o trabalho de isolar flores e as sementes puras possam ser distribuídas com mais freqüência em nosso fórum.
Cleômenes

Mensagempor virginia em 10 Ago 2006, 01:50

:idea: :idea: :idea: Menino,tu és um gênio :shock:
Achei formidável e muito mais prático, :D Que surpresa linda ver o fruto se formando e a cápsula saindo,....nem dá para acreditar,....vc revolucionou :wink:
Parabéns,Prof. Pardal Pimenteiro :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
virginia

Data de registro: 06 Fev 2006, 01:15

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 02:02

Brigadão Virginia.
Mas esqueci de falar a única desvantagem dessa técnica. Esse tipo de cola é solúvel em água, portanto, a aplicação deve ser feita com tempo firme, sem chuvas contínuas. Durante meus testes, uma vez choveu a noite inteira e na manhã do dia seguinte. Resultado: a cola amoleceu e as pétalas abriram.
Cleômenes

Mensagempor virginia em 10 Ago 2006, 02:08

:roll: E se colocar um pedaço de plástico transparente ao redor do botão "isolado" e amarrar com um pedaço de barbante,...de leve,....acho que daria para aguentar a chuva não?
E qual o nome desta pimenta "sortuda" :?:
virginia

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 11:41

virginia escreveu::roll: E se colocar um pedaço de plástico transparente ao redor do botão "isolado" e amarrar com um pedaço de barbante,...de leve,....acho que daria para aguentar a chuva não?
E qual o nome desta pimenta "sortuda" :?:

Aí o velho trabalho de amarrias estaria de volta. Como essa técnica é recente, pode ser aprimorada. Com a ajuda e ideias de vcs acho que conseguiremos aperfeiçoar. Por enquanto estou procurando um material que possa ser colocado sobre a cola seca e possa impermeabilizar sem interferir nas suas características. Por enquanto só testei em C. Annuum e baccatum, que possuem flores maiores. Mas já tenho outras espécies em teste.
Cleômenes

Mensagempor Luca em 10 Ago 2006, 11:59

Achei legal o nome :D

Eu vou tentar essa técnica logo logo também! O detalhe da chuva é que parece ser o problema...

Eu não tenho cola branca aqui, pois uso cola de bastão. Mas eu tenho uma cola para canos que é bem flexível depois de seca também e é, obviamente, impermeável! Acho que pode ser a solução pro problema da solubilidade em água. Vou tentar com essa! :D
Luca
Administrador do Fórum

Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02

Mensagempor virginia em 10 Ago 2006, 13:39

:roll: Hoje pela manhã,usei essa técnica em diversos botões,só que eram bem pequenos ainda,...mas,ja estavam "inchados" para abrirem :wink:
Vamos ver daqui a alguns dias :lol:
* Usei palito,para passar a cola,....deu certo" :wink:
virginia

Mensagempor Luca em 10 Ago 2006, 16:09

Acabei de aplicar a tal cola para canos em algumas flores da minha Early Jalapeño. Vamos ver no que vai dar. Por enquanto não vou testar se a cola se dissolve com água, pq primeiro quero ter certeza se vai funcionar. No tubo diz que a cola não é tóxica e não contém solventes, mas só vendo pra crer...
Luca
Administrador do Fórum

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 17:27

Luca escreveu:Acabei de aplicar a tal cola para canos em algumas flores da minha Early Jalapeño. Vamos ver no que vai dar. Por enquanto não vou testar se a cola se dissolve com água, pq primeiro quero ter certeza se vai funcionar. No tubo diz que a cola não é tóxica e não contém solventes, mas só vendo pra crer...

Espero que não tenha solventes mesmo. Aqui cheguei a testar com cola para canos de PVC, mas o solvente queimou o botão. O mesmo aconteceu com esmalte para unhas e alguns vernizes. Mas mesmo que tenha, acho que vale a pena testar sobre a cola normal, já que é impermeável. Essa semana vou testar com cola de silicone para aquários.
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 17:30

virginia escreveu::roll: Hoje pela manhã,usei essa técnica em diversos botões,só que eram bem pequenos ainda,...mas,ja estavam "inchados" para abrirem :wink:
Vamos ver daqui a alguns dias :lol:
* Usei palito,para passar a cola,....deu certo" :wink:

Lembre-se que a cola não pode envolver totalmente o cálice. Se isso acontecer, a pimenta terá dificuldades de empurrar a cápsula.
Cleômenes

Mensagempor Luca em 10 Ago 2006, 17:30

É, cola de silicone deve ser boa mesmo!

Na verdade eu acho que essa cola que eu tenho dissolve na água também :-( Acho que deve ser o caso de todas as colas que não tem solventes (ou seja, são solúveis em água). Talvez depois de seca ela não dissolva mais, vou tentar fazer uma "bolinha de cola" e jogar água sobre ela pra ver o que acontece...
Luca
Administrador do Fórum

Mensagempor Cleômenes em 10 Ago 2006, 17:37

Boa idéia.
Luca, ensina essa técnica ao Fatalii. Vai ser cômico, o aluno ensinando ao professor. :lol: :lol: :lol:
Cleômenes

Próximo

Retornar para Técnicas