fecundação

Discussões sobre a fase de floração e amadurecimento dos frutos

fecundação

Mensagempor neyde hidalgo em 29 Mar 2006, 22:03

Cansei de ver as flores de minha pimenta mexicana caírem .....Então hj segui o conselho do Luca e, com um cotonete, tentei ajudar a natureza, fazendo o papel do vento ou dos insetos.... Vamos ver se vai, dessa vez.....Só por Deus, cda coisa q somos obrigados a fazer pelo fanatismo pimenteiro!!!!!! Neyde :o :o :o
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Cleômenes em 29 Mar 2006, 22:50

Neide, as flores de pimentas são auto-fecundas. Isso significa que mesmo sem os insetos eles são capazes de gerar frutos. Aliás os insetos são até indesejáveis qdo se quer conseguir frutos puros para a produção de sementes, já que levando pólen de uma espécie à outra termina promovendo uma hibridação. Daí q a falta de polinização pode não ser a causa das flores caírem.
Agora, se a pimenta mexicana q vc tem for uma capsicum Pubesces, aí sim, os insetos são necessários à polinização, pois suas flores são auto-estéreis e se não forem polinizadas irão cair.
Preste atenção tb na presença de alguns tipos de insetos que danificam as flores, como uma abelhinha escura nativa chamada de Irapuá, Aripuã ou Abelha Cachorro. No tópico FOTOS com o título Polinizadores Naturais que o Mario Colombo postou vc poderá ver uma foto dela em Polinizadora 1.jpg Essa abelha para colher néctar chega a perfurar o cálice dos botões florais ainda fechados danificando e transmitindo doenças. Na ânsia de colher pólen corta os estames e leva embora.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

Ecxcelente explicação ..

Mensagempor Mário José Colombo em 30 Mar 2006, 09:15

Grande Cleômenes , sua explicação foi muito esclarecedora sobre a polinização , sobre aquelas fotos que postei sabia que eram aquelas abelhinhas mas não sabia sobre a vontade voraz delas para com o nectar , o que reparei é que elas vão somente naquelas flores ( rosa e onze horas , que sorte a minha ) temos outros tipos de flores e elas não passam nem perto .
Obrigado pelas dicas .

Um abraço .
Mário José Colombo
Usuário Rocotó

Data de registro: 03 Fev 2006, 20:31

Cleo

Mensagempor neyde hidalgo em 30 Mar 2006, 10:57

Obrigada pela explicação, mas estou com mais dúvidas. Se não é esse o problema, qual seria, então? Olha, tenho uns 4 vasos com mudas dessa dita cuja pimenta. Já saíram umas 6 flores e todas caíaram. Não tem dessas abelhas ou outros insetos, q eu tenha visto, está no mesmo quintal onde estão 3 pés de cumarí e estão lindas, cheias de flores e frutos... Será q, por coincidência, nesses vasos está faltando algum fertilizante? Qual seria? Já coloquei o NPK 04 -14-08, nesta semana e vamos ver o q vai acontecer.... Está com 3 flores abertas e alguns botões. Mais tarde vou postá-las no ítem Fotos. Continue me ajudando, por favor!! Obrigada de coração, Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor Cleômenes em 30 Mar 2006, 11:11

É isso mesmo Mário. Além de expulsar os polinizadores benéficos, a abelha irapuá (Trigona spinipes ) é observada freqüentemente visitando flores, extraindo néctar, coletando pólen e danificando os tecidos das flores e folhas. Sua infestação ocorre nas flores e folhas novas. Recorta as folhas, ocasionando sua queda, o que reduz sensivelmente a área fotossintética das plantas. Destrói a base do botão floral e perfura as sépalas na região do nectário, causando a queda das flores. Ela pode injuriar, também, o caule das plantas em busca de substâncias resinosas para a construção de seu ninho (não faz o ninho com cera e sim com fibras e resinas).
Vc tem sorte de ter as Onze-Horas plantadas perto. Esse é um dos métodos de controle do inseto: oferecer um "rango" mais apetitoso. Na natureza esssa abelha não era uma praga pois servia para controlar determinadas espécies vegetais q, sem elas se tornariam dominantes. Com a interferência do homem destruindo o seu habitat elas se voltaram para as plantas q cultivamos. Outro método de controle seria destruir seus ninhos q ficam em um raio de 200/500mts da área de coleta de pólen, mas isso vc teria q fazer escondido, he he, pois é tido como animal nativo e o IBAMA tá de ôlho!!
Cleômenes

Mensagempor Cleômenes em 30 Mar 2006, 11:17

Neide, poste as fotos das flores, quem sabe não é uma capsicum Pubescens? Se não for vamos tentar juntos descobrir o problema.
Cleômenes

Mensagempor Luca em 30 Mar 2006, 11:53

Pessoal,

Como eu já escrevi em um outro tópico, existem vários motivos que causam a queda das flores... Entre elas estão a falta ou excesso de água, a temperatura muito alta ou baixa, muito nitrogênio no solo, muito pouca luz etc. A falta de polinização provavelmente não é a causa neste caso.

Como o Cleômenes falou, as pimentas se auto-polinizam, com excessão de algumas variedades de C. pubescens que são auto-estéreis, porém algumas se dão bem, mesmo sozinhas (a GRIF 9345, é uma pubescens que produz frutos mesmo sozinha). Só que tem um detalhe, se as plantas estão dentro de casa, as flores não vão se mover muito (como ocorre com o vento na rua) nem vão ter insetos pra ajudar na polinização. Neste caso, ajuda sim usar um cotonete ou até mesmo o dedo pra facilitar a fecundação. As C. baccatum produzem muito pólen, então se auto-fecundam mesmo sem ajuda... Agora algumas variedades de C. chinense produzem bem menos pólen, por isso eu uso a técnica do cotonete pra facilitar a polinização. Pode ser superstição, mas pelas minhas observações parece funcionar bem. Como vocês sabem, durante o inverno (que é bem longo aqui) eu tenho que manter as plantas dentro de casa, por isso tento ajudar na polinização das flores.

Claro que tem vários tipos de insetos que são maléficos às plantas, mas tem alguns que são "bonzinhos", como abelhas (ajudam na polinização), joaninhas (combatem pestes como o pulgão) etc.

O que o Cleômenes falou sobre hibridização é muito importante! As pimentas se misturam muito facilmente, então, se as flores não forem isoladas (como o gonz mencionou em algum outro post) e houverem outras variedades por perto, é quase certo que vai ocorrer hibridização. O resultado é que as sementes que esses frutos vão produzir não vão ser puras e as plantas que elas gerarem podem ser completamente diferentes das originais...
Luca
Administrador do Fórum

Data de registro: 03 Fev 2006, 16:02

Mensagempor Cleômenes em 30 Mar 2006, 15:09

Luca escreveu: As pimentas se misturam muito facilmente, então, se as flores não forem isoladas (como o gonz mencionou em algum outro post) e houverem outras variedades por perto, é quase certo que vai ocorrer hibridização. O resultado é que as sementes que esses frutos vão produzir não vão ser puras e as plantas que elas gerarem podem ser completamente diferentes das originais...

Luca, os americanos usam uma tecnica para evitar a hibridação que consiste em recobrir o botão floral, imediatamente antes de sua eclosão, com uma cápsula em gelatina para “forçar” a auto-fecundação. Quando o fruto se forma, ele empurra a cápsula de gelatina que é eliminada. Por aqui nunca encontrei tal produto no comércio. Por aí é fácil de encontrar? Vc já usou? Como vem embalado? Poderíamos substituir esse produto por algo parecido no famoso "jeitinho brasileiro"?
Cleômenes

Mensagempor Luca em 30 Mar 2006, 16:40

Bah, parece bem legal esse tal esquema da gelatina! Nunca tinha ouvido falar...

O meu "jeitinho brasileiro" (que na verdade eu aprendi num site italiano, mas não achei o link agora) é isolar algumas flores usando um saquinho de chá. Eu retiro o chá de dentro do saquinho e uso o saquinho pra cobrir um ramo com botões e fecho com um elástico. Depois de fazer isso, eu balanço o ramo um pouco de vez em quando pra "ajudar a polinizar" (não sei se isso é preciso). Essa técnica não é muito eficiente, mas funciona. Pelo menos aqui, nas minhas condições, mais ou menos a metade (ou menos) das flores isoladas geram frutos... Mas na verdade não sei se os saquinhos são os culpados, pq fora os meses mais quentes do verão (junho-julho que tem temperaturas máximas em torno dos 25 graus), muitas flores caem mesmo sem serem isoladas :(

O Fatalii (amigo meu aqui da Finlândia e mega-produtor de pimentas) isola as plantas com "lace-cloth" (não faço a menor idéia como é o nome disso em português :roll:) para produzir sementes puras:
http://juuri.org/fatalii/?u=g&c=search& ... ng&id=1762
Luca
Administrador do Fórum

Conclusão

Mensagempor neyde hidalgo em 30 Mar 2006, 17:53

Não concluí ainda pq minhas flores não vingam.....As flores têm 6 pétalas uma delas e sete a outra q está aberta e são lindas, totalmente brancas, uma flor só por nodo.Há vários botões ainda p/ abrir. (minha máquina fotog., c/ a do Luca,tá sem bateria.....- só q a minha é fácil, só ir ao carregador e dar carga nas pilhas :oops: :oops: Neyde
neyde hidalgo

Mensagempor Cleômenes em 30 Mar 2006, 17:55

Eu pensei em improvisar cobrindo os botões os botões com uma fina camada de "geleca". Não sei se vc conhece, trata-se de uma geléia q o fabricante afirma ser atóxico. Vem em potinhos e serve para as crianças brincarem. Tem uma consistência bastante elástica, é transparente e parece ter uma tensão superficial bastante alta pois é aderente. Só não sei se a flor vai ter força para abrir no seu interior (se é isso vai ser necessário para se polinizar). Vou fazer o teste e depois te conto.
Cleômenes

Mensagempor Luca em 03 Abr 2006, 13:56

Geleca! Muito brinquei com elas quando era criança :D

Tomara que dê certo essa técnica. Depois nos conta como foram os resultados.

Ouvi dizer que é bom usar esses saquinhos de chá ou "lace-cloth" porque as flores receber ar e luminosidade também. Aliás comprei 15 metros quadrados de "lace-cloth" pra proteger as minhas plantas das intempéries quando eu movê-las pra sacada.

Abraços!
Luca
Administrador do Fórum

Será!!!

Mensagempor virginia em 03 Abr 2006, 19:36

Luca,será que esse *lace-cloth*,não é o nosso tão usado pra tanta coisas o *TNT*?
Creio que deva ser o mesmo ou muito parecido!
Abraços.
virginia

Data de registro: 06 Fev 2006, 01:15

Mensagempor Alexandre em 14 Jul 2006, 13:05

virginia..
acho que não eh o TNT não..
eh outra coisa...
mas o TNT serviria..
e pra mim fica facil.. pq eu vendo isso na loja..
eh só pegar um pouco do estoque.. eheheheh
Alexandre
Usuário Cumari

Data de registro: 08 Jun 2006, 13:04

Mensagempor virginia em 16 Jul 2006, 00:28

Que bom,vai dar para vc isolar bastante botoes e conseguir sementes puras.
Ainda bem que o nosso "tnt"quebra um galhao :roll:
virginia

Data de registro: 06 Fev 2006, 01:15

TNT

Mensagempor gustavop em 02 Mai 2008, 14:05

Se o vento é um fator polinizante,e o polen
é pequeno o suficiente para passar pela
malha do TNT, ´será que este método
de produçao de sementes puras é
totalmente viavel?Principalmente no
nosso caso que temos muitas pimenteiras
em um espaço reduzido????
ME AJUDEM, ABRAÇOS :?: :idea: :?:
gustavop
Usuário Malagueta

Data de registro: 17 Abr 2008, 17:43

Cleo

Mensagempor roque em 04 Mai 2008, 13:47

"os americanos usam uma tecnica para evitar a hibridação que consiste em recobrir o botão floral, imediatamente antes de sua eclosão, com uma cápsula em gelatina para “forçar” a auto-fecundação. Quando o fruto se forma, ele empurra a cápsula de gelatina que é eliminada. Por aqui nunca encontrei tal produto no comércio."

Se forem cápsulas p/medicamentos, vc pode encontrar em farmácias de manipulação ou de produtos fitoterápicos ou homeopatia, essas cápsulas são vendidas em pacotes grandes, tem coloridas, mas existem claras, transparentes, tem em alguns tamanhos, talvez para esse uso vc deva conseguir das maiores, que geralmente se usa p/manipular produtos fitoterápicos, como capsulas de pós de folhas ou raízes. Tem empresas e distribuidoras de produtos médicos ou farmaceuticos que vendem p/as farmácias de manipulação, mas em pacotes bem grandes, vc pode ir a uma farmácia de manipulação, falar c/o farmacêutico e consegui8r algumas p/experimentar.

Neyde, falta de alguns nutrientes pode ocasionar queda de flores e de frutos, espere uns 10 dias depois da adubação com 4-14-8, para verificar se a queda persiste, essa formulação é boa p/floração e frutificação, devido ao maior teor de fósforo e potássio, em relação ao nitrogênio, pois excesso de N, como lembrou o Luca é indesejável durante o período reprodutivo da planta.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Retornar para Floração e frutos