DISCUSSÃO Vitamina B1 (Tiamina).

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

DISCUSSÃO Vitamina B1 (Tiamina).

Mensagempor Renan Brunelli em 16 Dez 2015, 22:33

Olá amigos, alguém de vcs já fez uso da Tiamina em alguma planta???
Quais suas funções na planta além de enraizamento??
Aos engenheiros agrônomos ou entendedores, é possível injetar cloridrato de tiamina totalmente dissolvido no xilema ou floema da planta e conseguir algum beneficio com isso??
Caso alguém tiver alguma experiência com a tiamina compartilha os resultados conosco se possível.
Obrigado desde já.
viewtopic.php?f=7&t=19302 Diário 2015 e 2016

viewtopic.php?f=7&t=17598 Meu Diário antigo
Renan Brunelli
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Jan 2013, 00:55

Re: DISCUSSÃO Vitamina B1 (Tiamina).

Mensagempor roque em 21 Dez 2015, 12:48

Vitaminas e fito-hormônios não devem ser injetados diretamente nas plantas, ao injetar pode necrosar o tecido ou servir de porta de entradas para fungos, além de não ser absorvido totalmente, usa-se soluções bem diluídas no substrato e ou aplicação foliar, para serem absorvidos, vitaminas como a tiamina são empregados em meios de cultura para produção de mudas in vitro, não sei se funciona em plantas já enraizadas em substrato ou para estacas que irão ser enraizadas, nesse caso o AIA ou AIB funcionam muito bem.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Re: DISCUSSÃO Vitamina B1 (Tiamina).

Mensagempor Renan Brunelli em 21 Dez 2015, 16:08

roque escreveu:Vitaminas e fito-hormônios não devem ser injetados diretamente nas plantas, ao injetar pode necrosar o tecido ou servir de porta de entradas para fungos, além de não ser absorvido totalmente, usa-se soluções bem diluídas no substrato e ou aplicação foliar, para serem absorvidos, vitaminas como a tiamina são empregados em meios de cultura para produção de mudas in vitro, não sei se funciona em plantas já enraizadas em substrato ou para estacas que irão ser enraizadas, nesse caso o AIA ou AIB funcionam muito bem.

Eu utilizo para enraizamento, penas, mas gostaria de saber mais alguma função dela.
Eu tenho um outro hobby, bonsai, e gostaria de saber se posso melhorar o crescimento dele, pelo menos dar conicidade ao tronco, de uma maneira mais rápida, sem ter de esperar 3 anos por isso. Por esse motivo levantei a discussão da tiamina.
Obrigado pelo esclarecimento da necrose ao injetar os hormônios. As estacas enraízam melhor com a tiamina, vi isso no ABC do bonsai e usei para pimentas, deu certo tmb.

Renan Brunelli
Usuário Cumari

Re: DISCUSSÃO Crescimento Acelerado

Mensagempor Renan Brunelli em 21 Dez 2015, 16:12

Caso tenha algum engenheiro Agrônomo, botânico, ou conhecedor do assunto:
Estive lembrando de minhas aulas de biologia sobre a existência de vários fatores limitantes para a fotossíntese, dentre eles a água, a concentração de CO2, a intensidade luminosa, o comprimento de onda e a temperatura. Por esses motivos a planta encontra um certo limite dependendo de qual fator as limita crescer.
Se colocássemos uma planta qualquer em uma pequena estufa, tornássemos esses fatores limitantes no máximo, ex: a planta usa 1Lde CO2 por dia e fosse colocado 4L, e assim aumentando a luminosidade, usar lâmpadas LED vermelha e azul (frequências mais absorvidas).
Isso faria com que elas crescessem acima do padrão ou nada ocorreria??
Elas poderiam ir a morte caso seu metabolismo fosse ao extremo??
Obrigado e espero os comentários de todos.
Editado pela última vez por Renan Brunelli em 30 Dez 2015, 23:41, no total de 2 vez

Renan Brunelli
Usuário Cumari

Re: DISCUSSÃO

Mensagempor Renan Brunelli em 21 Dez 2015, 16:42

A propósito, Feliz Ano Novo pra todos, um ótimo 2016 para vcs e suas plantinhas picantes.
Abraços
Editado pela última vez por Renan Brunelli em 30 Dez 2015, 23:41, num total de 1 vezes

Renan Brunelli
Usuário Cumari

Retornar para Técnicas