Tecnica Avançada Clonagem de Pimentas !

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Tecnica Avançada Clonagem de Pimentas !

Mensagempor Andre em 29 Jun 2015, 08:57

Ola Pessoal, abro esse tópico para um assunto especifico que poucos conhecem. Trata-se de uma técnica avançada nova que vem sendo bem aplicada por plantadores de pimentas e outras plantas em geral. É a famosa " clonagem " de pimentas para os que queiram aumentar sua produção em curto espaço de tempo sem ter que passar pelos processos iniciais de germinação de sementes.

Vou sempre atualizar esse tópico pra deixar na melhor maneira possível de compreensão. Deixei reservado postagem abaixo para algum amigo que queira sugerir algo a fim de complementar o tópico em si.

Vou resumir ao máximo esse tópico a fim de elucidar bem a técnica em uma linguagem para que todos entendam pois o processo é bem simples embora ainda seja guardado a sete chaves por pessoas que ainda estejam aproveitando. Acho que todos devem conhecer pois essa técnica facilita muito o dia a dia.

Bom, sem delongas, vamos la...

Aplicação da Técnica:

Além das pimenteiras, pode ser utilizada em muitas outras plantas.É questão de vc ir testando...

Materiais que iremos precisar:

Estufa pra Germinação
Gel Clonex
Espuma Fenólica - utilizei a Root Riot (vc pode utilizar tb a lã de rocha ou células jimmy - ja ouvi comentários na comunidade gringa que deu certo)
Sementeira pra espuma fenólica
Estilete
Copinho para gel clonex
Podador de galhos/Tesoura espeficia (sim, tem que podar perfeitamente sem arrebentar ou estraçalhar)

Antes de mais nada, quero que vc assistam esses videos explicativos abaixo, esta em ingles mas vão entender como funciona, o video por si só dispensa maiores comentários. É um dos melhores que achei. Assistam por favor. Existem milhares tb, mas o método é simples.

Video 1:

Video 2:

Antes de mais nada, deixe tudo preparado em sua mesa, coloque uma porção de gel clonex no copo, molhe bem a espuma fenolica (preferencia agua sem cloro), deixe a sementeira preparada com a espuma fenolica dentro da estufa de germinação.

Nas pimenteiras, o metodo é simples, utilizando uma tesora de poda vc vai cortar um galho pequeno secundário (não cortar galhos primários pois a regra aqui não é sacrificar a planta e sim aproveitar os galhos secundários de sobra pra fazer o clone), faça o corte no galho em diagonal. Pessoal, não vão cortar os galhos principais da pimenteira, ok, é apenas os galhos secundários, um pedacinho ali de sobra. Pode ate ser maior que essa da foto abaixo, mas não tão grande.

Imagem

Feito isto, com um estilete, raspe delicadamente um pouco a ponta, a finalidade aqui é proporcionar uma maior absorção do gel clonex em toda essa parte. Com o gel clonex em copinho, insira essa ponta do galho no gel clonex por cerca de uns 30 segundos a fim de que a planta absorva bem tanto nessa parte raspada qto na ponta do caule.

Agora, insira essa ponta na espuma fenólica, dê algumas burrifadas de agua nas folhas e feche a estufa germinadora. É importante que essa estufa esteja em lugar bem iluminado, cuidado pra não abafar muito e as folhas murcharem, abra a ventilação nas janelinhas das estufas. Pode ser utilizado lampadas leds como reforço.

Imagem

Segredo do Processo

O Gel Clonex vai fazer com que essa ponta crie raizes, a espuma fenólica e a estufa germinadora vão ajudar no processo, dependendo do caso em alguns dias ou semanas, a formação de raiz vai ter se concretizado. O importante é vc ficar de olho na humidade da espuma fenólica não deixando secar, tem que manter sempre umida sem encharcar. É de extrema importância isso a fim de ajudar também o próprio gel clonex.

Vc vai ter que monitorar bem e assim que perceber as primeiras raizes formadas, qdo estiver em um volume bom ja saindo pra fora da espuma, hora de fazer o transplante para vasos/potes. Plante essa espuma com a planta no seu vaso. É isso...

Imagem

O Material vc encontra em diversos sites, sem aqui fazer propaganda lhe indico o google pra lhe auxilia-lo.

Duvidas ? Deixe sua dúvida ou sugestão abaixo, estarei respondendo na medida do possível.

Grato.

;)
Editado pela última vez por Andre em 29 Jun 2015, 11:59, no total de 6 vez
Andre
Usuário Rocotó

Data de registro: 26 Nov 2014, 15:43

Re: Tecnica Avançada Clonagem de Pimentas !

Mensagempor Andre em 29 Jun 2015, 08:57

Imagem

Imagem

Videos Extras:

Andre
Usuário Rocotó

Mensagempor Adolfo Garcia em 02 Jul 2015, 11:42

Bom dia amigo André.
Fico muito grato por vc disponibilizar esse conhecimento com todos nós, eu particularmente desconhecia esse método e realmente é um avanço em termos de reprodução de plantas, Espero poder experimenta-lo assim que tiver umas boa pimenteiras para serem clonadas.
Esse forum é mto bom pois tem mta gente como vc que realmente se disponibiliza e solidariza em compartir conhecimentos, valew mesmo.
Grato e abraços

Adolfo
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

Mensagempor Mancusi em 04 Ago 2015, 15:15

Parabéns pelo post!
me interessou muito!
Mancusi
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Jul 2011, 10:26

Mensagempor anvil em 05 Ago 2015, 17:49

Interessante, e substituto para esse clonex, não se arranja? Algum produto natural?
anvil
Usuário Jalapeño

Data de registro: 09 Jul 2015, 19:56

Mensagempor roque em 06 Ago 2015, 07:18

anvil escreveu:Interessante, e substituto para esse clonex, não se arranja? Algum produto natural?

Raiz de tiririca, aquela batatinha que tem em quase todo pé de tiririca. Vc arranca as titiricas, remove as batatinhas, esmaga, num pilão e coloca água, depois filtra, essa solução tem hormôniso de enraizamento, se não me engano o ácido indol acético, vc molha nessa solução ou extrato de tiririca o pedaço de estaca que está querendo enraizar, igual como faria com o clonex. Dá muito mais trabalho, e o pegamento não será nunjca igual ao clonex, mas além de ser 100% natural, é de graça e tiririca é uma praga em todo o território brasileiro, principalmente em hortas e nos nossos quintais.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor anvil em 06 Ago 2015, 19:31

Valeu roque!
anvil
Usuário Jalapeño

Data de registro: 09 Jul 2015, 19:56

Mensagempor Andre em 08 Set 2015, 15:24

Boa Tarde Pessoal,

Hoje deu uma chuva com uma ventania muito forte por aqui, alguns pés de pimenta arrebentaram outros sofreram com um enorme galho do pé de abacate que acabou caindo por cima, resultado, não vou ficar triste, vai tudo pra clonagem e multiplicação....:D :D :D

Alias, os que arrebentaram e ficaram no vaso não vão morrer, novos brotos surgem com o tempo.

;)

p.s Raiz de tiririca como o amigo Roque falou, é muito bom, é um super enraizador natural para as raízes, próprio gel clonex in natura.
Andre
Usuário Rocotó

Mensagempor Giancarlo em 28 Jan 2016, 09:57

Estava reparando nas minhas pimenteiras... Notei que duas delas não têm um caule principal. Vejam as fotos abaixo:

DSC_0001.JPG

DSC_0004.JPG

Elas germinaram em abril/maio de 2014, têm perto de 70cm de altura, visivelmente estão saudáveis. Têm poucas folhas, mas por saudáveis eu entendo folhas de aparência normal, cheias de flores e frutos em formação. Espero que esteja tudo bem...

- Deixo como estão? Tenho medo que com o peso dos frutos e as chuvas fortes aqui de SP os galhos possam se quebrar.
- Coloco um tutor? Por quanto tempo isso resolve?
- Será que ainda vai "surgir" um caule principal de onde esses galhos estão saindo?
- Parto pra ignorância e corto os galhos para fazer vários clones (com a técnica acima)?

Ó dúvida cruel....
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Mensagempor Andre em 24 Mar 2016, 10:59

Giancarlo, ao meu ver suas mudas estão saudáveis, o tamanho delas vai depender do tamanho do balde que foi plantada. Vc pode sim colocar alguns tutores nessa que acabou saindo pra fora do balde a fim de orientar melhor o crescimento da planta, mas muito cuidado pra não quebrar a planta porque ela envergou demais, perceba que a propria planta ja começou a endireitar na ponta. Com o tempo ela pode acabar endireitando em razão da luz, não vejo maiores problemas. Vc pode fazer clone sim desse galho, eu deixaria como está. Abraços
Andre
Usuário Rocotó

Mensagempor Giancarlo em 26 Mar 2016, 19:49

Valeu, André... Vou seguir seu conselho. Mesmo pq, dia desses deu uma ventania e a pobrezinha caiu pra trás do muro e rolou o telhado... Só não caiu no vizinho pq tenho cerca elétrica.... Parece que ela sentiu um pouco o tombo... Perdeu várias flores e frutos e formação. Vou mesmo deixar como está e colocar uns tutores só pra garantir.

Abraço!!
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Mensagempor Benedito Caturelli em 16 Out 2016, 17:47

André, vou procurar o Clonex e a espuma, só tenho tesoura e estilete, e tentar o Energy. Mais uma vez obrigado.

Dito Caturelli.´.
Benedito Caturelli
Usuário Murupi

Data de registro: 23 Jul 2008, 18:13

Mensagempor IvandeSousaNeto em 25 Dez 2016, 21:36

Será que alguém conseguiu ter sucesso com esta técnica ?
Saudações de um aprendiz pimenteiro.
Ivan de Sousa Neto/Campinas-SP
IvandeSousaNeto
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Abr 2009, 20:54

Mensagempor Andre em 29 Dez 2016, 13:20

IvandeSousaNeto escreveu:Será que alguém conseguiu ter sucesso com esta técnica ?

Sucesso existe amigo, se assim não fosse eu não teria criado o tópico. Deixo as portas de minha residência aberta pra visitação e comprovar as minhas mais de 100 clonagens. Hoje tenho pés de pimenta com mais de 2 metros de altura provenientes da clonagem que fiz meses anteriores.

O unico risco é com a espuma fenólica, não pode secar de maneira alguma e esse cuidado tem que ser praticamente constante ate qdo estiver nos vasos transplantados. Qdo a pimenteira atingir um certo tamanho, as raizes vão arrebentar essa espuma. Enquanto a planta estiver dependente da espuma, essa tem que estar em constante hidratação.

;)
Andre
Usuário Rocotó

Retornar para Técnicas