Produção de biofertilizantes líquidos e adubação foliar

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: Produção de biofertilizantes líquidos e adubação foliar

Mensagempor Sinval Braga em 21 Mar 2012, 19:30

Ola Roque

Faz tempo que agente não conversa. Vi pelo seu avatar que ja estas em Campo Grande. Como já te disse, sou mais matogrossense que paulista, então, embora um pouco atrasado, seja bem vindo em Campo Grande, muito sucesso por ai.

Roque, vc já fez algum teste usando o biofertilizante em bioponia?
A pergunta, é porque estou fazendo testes neste sentido, e pelo que estou vendo funciona. As brotações são uniformes, e o desenvolvimento das plantas também. Até agora não completei o ciclo das variedades usadas, como alface, almeirão e beterraba, mas parece que tudo esta indo bem, pelo menos não apareceu sinal nenhum de deficiencia.

O processo é 100% organico.

Abraços
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor Darci em 21 Mar 2012, 21:40

Sinval,

O tambor anterior era bom mas tinha a tampa pequena roscada.No quesito vazao de ar ele é otimo pois nao deixar vazar nada,mas na hora de retirar o biofertilizante pronto eu fiz a maior sujeira pois o esterco entope o furo e fica ruim de retirar o material.Por isso eu optei por um tambor com tampa larga.A gente vai errando e corrigindo até acertar.Abraço,
Darci
Usuário Fatalii

Data de registro: 15 Fev 2009, 18:11

Mensagempor beatriz behrens em 22 Mar 2012, 10:15

Olá!
Obrigado pela dica.
Beatriz :D
beatriz behrens
Usuário Cumari

Data de registro: 08 Mai 2011, 00:30

Mensagempor Sinval Braga em 22 Mar 2012, 12:52

Darci escreveu:Sinval,

O tambor anterior era bom mas tinha a tampa pequena roscada.No quesito vazao de ar ele é otimo pois nao deixar vazar nada,mas na hora de retirar o biofertilizante pronto eu fiz a maior sujeira pois o esterco entope o furo e fica ruim de retirar o material.Por isso eu optei por um tambor com tampa larga.A gente vai errando e corrigindo até acertar.Abraço,

Darci
Mas se vc diluir bem o esterco fresco com água numa bacia plastica, usando um pedaço de ripa, fica parecendo um mingau. Vc fica livre daquela "bolotas" do esterco, que é o que entope a boca da bombona.

abrç
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 22 Mar 2012, 17:27

Já houve discussão sobre hidroponia usando solução de biofertilizante diluído, substituindo a solução hidropônica a base de sais minerais, já até vi alguma coisa postada na net e uns artigos, mas faz tempo, eu mesmo nunca usei nada disso, hidroponia só vi na faculdade e muito pouca coisa. Obviamente deve ser viável sim, mas demanda de experiência, já que não vai se encontrar quase nada escrito e tudo será sem protocolo de produção. O maior problema, ou não, é a concentração de nutrientes na solução orgânica, isso junto com o pH, são pontos críticos na hidroponia clássica. Outra coisa sobre os fertilizantes orgânicos é que diferentemente dos sais minerais, vc não tem garantias sobre a concentração dos nutrientes em cada novo material a ser usado, esterco, humus de minhocas, cinzas, nada disso tem um padrão definido e vc dificilmente vai conseguir definir uma solução orgânica, com a mesma facilidade de uma solução hidropônica clássica, onde todos os parâmetros podem ser controlados, por outro lado, as substâncias orgânicas presentes numa solução "biopônica" podem controlar muitas variáveis dificeis de controlar numa solução salina inorgânica. O pH e disponibilidade de nutrientes podem ser influenciados pelas substâncias orgânicas do biofertilizante, essas substâncias podem manter o pH controlado numa faixa estável, como ocorre no solo e podem manter uma disponibilidade de nutrientes aceitável para as plantas. Então acho que tentar esse tipo de coisa é muito válido, porque seria mais uma maneira de produzir de forma orgânica, já que a hidroponia não pode jamais ser considerada orgânica, pois utiliza sais, obtidos em indústrias químicas, altamente concentrados, proibidos nos protocolos de produção orgânica.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Sinval Braga em 22 Mar 2012, 19:21

Roque

De fato, fazer calculos de disponibilidade de nutrientes em bioponia, uzando o biofertilizante é,dificil, até porque pode haver perdas de nutrientes e alterações no pH com o passar do tempo.
Eu estou uzando composto organico misturado com o biofertilizante, com uma umidade relativa mais ou menos de 70%. Misturo este composto umidecido com o biofertilizante em água (não clorada), e com esta água "preta", realizo o processo da bioponia.

Se noto que esta havendo excesso, na proxima uso somente água. Não estou usando cinzas, para não correr o risco de ter um pH muito alcalino.

Pesquisei na Net, mas não encontrei nada sobre a bioponia. O pouco que encontrei, dava informações muito vagas.
Aqui no nosso forum tem algum tópico sobre bioponia usando o biofertilizante? Caso positivo, por gentileza, me passe o endereço.

Fica então um grande abraço a vc.

Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 22 Mar 2012, 20:08

Aqui: viewtopic.php?f=4&t=3531&start=80 , iniciou-se alguma coisa, mas desandou depois, pois era um post só de hidroponia e o Zé ficou meio "bravo" com as minhas colocações sobre orgânicos x hidropônicos, teve mais um post, mas eu não achei agora.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Sinval Braga em 23 Mar 2012, 11:31

Roque

Ei achei aqui no forum, alguma coisa sobre bioponia, mas bem vago, tanto que não passaram de dois post's.
Este que vc indicou, sobre hidroponia, conheci a poucos dias atras, e inclusive dei minha opinião. Esta opinião esta no endereço abaixo, 10ª postagem.

Em materia de literatura, também.......nada. Achei um sistema que os produtores de fumo estão usando no Paraná, o sistema floating, onde as bandeijas de esopor flutuam sobre uma solução nutritiva. Alguns horticultores inclusive passaram a usar este sistema para produzirem mudas de hortaliças.

Bem Roque, se da certo com produtos quimicos industrializados, porque não daria certo com o uso de biofertilizante e composto organico, que estão naturalmente em equilibrio? Sem contar que estes produtos (naturais) liberam os nutrientes lentamente, diferente dos quimicos que são altamente soluveis.

Bem, qualquer novidade, vamos repassar.

viewtopic.php?f=4&t=3531&start=120

abrç
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor crisgervazoni em 02 Fev 2013, 21:00

602772_321739671271042_339995866_n.jpg

Meu primeiro biofertilizante:
Cris Bologna
Meu diário!!
crisgervazoni
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Nov 2010, 16:46

Mensagempor Sinval Braga em 04 Fev 2013, 21:13

Oi Cris
Ótimo começo. Depois que vc conhecer os efeitos benéficos do biofertilizante, vai esquecer totalmente os "quimicos".

Abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor crisgervazoni em 19 Fev 2013, 19:47

Abri o fertilizante esse fim de semana. E ele tem um cheiro forte de melaço de cana. Tipo aquele liquido de usina de cana. Será que está certo?
Cris Bologna
Meu diário!!
crisgervazoni
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 20 Fev 2013, 22:38

Sim, está ok!
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Sinval Braga em 21 Fev 2013, 18:14

Cris, vc só deve descartar o biofertilizante se o cheiro for ruim, como algo podre. Normalmente o cheiro é este mesmo, e as vezes lembra o desinfetante pinho sol.

Abrçs
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Lulimaria em 22 Fev 2013, 08:37

Bom dia caros colegas..

Na segunda feira desta semana, fiz a coleta do esterco "Fresco", do curral da propriedade de uma amiga da família. Preparei a "engenhoca" para a fermentação em uma garrafa de 5lts de água, com uma mangueira que a unia a uma pet de 2lts, dessas comuns de refrigerante...
Acabei enxendo a garrafa demais... me confundi com os procedimentos e deixei que o volume total atingisse a "borda"... sem nem ter começado a fermentar...
Fui verificando que a águá da pet com a parte da mangueira para saída de ar começou a ficar turva e logo estava, o que aumentava a medida em que o tempo passava... Em um ato de desespero, ontem no final do dia... resolvi abrir a garrafa de 5 lts e o resultado não foi nada agradável... Imaginei que teria apenas ar querendo sair... mas que nada... todo o líquido e a parte mais "massenta" daquele caldo de esterco queria sair também... Fiz praticimente um chafariz com aquela calda... UM CAOS!!!

Depois de socorrida com uma bacia pela minha mãe... acabei retirando uns 30 a 40% do conteúdo, o qual acabou indo para outra pet... esta ainda sem o experimento de fermentação... Quando chegar em casa quero preparar o fermentador, para que não ocorra outro desastre..

Sigo com meus testes por aqui... rs! :rock: apesar de toda aquela situação, ainda não desisti da experiência!
Abraços,
Maria Luiza

Meu diário: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=17646

"O mundo gira através de seus pensamentos e muda através de suas ações"
Lulimaria
Usuário Cumari

Data de registro: 11 Jan 2013, 12:59

Mensagempor Sinval Braga em 22 Fev 2013, 11:24

Lulimaria

Estas coisas acontecem mesmo. Uma vez explodiu (literalmente) uma garrafa de água de 5 litros com biofertilizante. Minha sorte foi que esta garrafa estava num quartinho onde guardava ferramentas, e apesar da parede ficar toda "borrada", os prejuizos não foram tantos.

Mas o importante nisto tudo é não desistir. Logo vc estará sendo beneficiada pelos efeitos benéficos do biofertilizante, que alias são muitos.

Sucessos nas suas pesquisas.
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor marcelo.leko em 22 Fev 2013, 13:16

foi com medo desses desastres (seria escalpelado pela patroa rsrsrs)comecei com a borra de café,assim apesar da cor parecida os vestigios são menores rsrssr
ainda falta uma semana pra pder usar,não sei se aguento :lol: ....
marcelo.leko
Usuário Jalapeño

Data de registro: 30 Jan 2013, 14:25

Mensagempor Sinval Braga em 22 Fev 2013, 17:23

Marcelo, devido estes riscos, é que gosto de fazer os testes "perigosos" na casa da minha sogra rsrsrs.

Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor crisgervazoni em 23 Fev 2013, 12:06

Sinval Braga escreveu:Cris, vc só deve descartar o biofertilizante se o cheiro for ruim, como algo podre. Normalmente o cheiro é este mesmo, e as vezes lembra o desinfetante pinho sol.

Abrçs
roque escreveu:Sim, está ok!

Obrigada pelo retorno.
AS plantinas estão amando o bio. Em breve fotos.
Ah amanhã é dia de abrir a urina de vaca.
Vamos ver se ficou bom tb.
t+
Cris Bologna
Meu diário!!
crisgervazoni
Usuário Murupi

Mensagempor Lulimaria em 26 Fev 2013, 14:18

Sinval Braga escreveu:Marcelo, devido estes riscos, é que gosto de fazer os testes "perigosos" na casa da minha sogra rsrsrs.

Abraços

rs!!!! :lol: :rofl:
Não acredito... ó coitada!!! :rofl:

Aqui em casa as coisas estão bem... não vejo borbulhar... mas percebi que a massa separou um pouco da água, como antes... penso que está tudo certo.
Quanto ao "suco de cascas", tenho todo dia deixado vazar o ar, para não estourar a garrafa... o cheiro está adocicado... mas um pouco forte ainda...

Logo vou dar uma injeção de ânimo nas plantinhas lá em casa... :)
Abraços,
Maria Luiza

Meu diário: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=17646

"O mundo gira através de seus pensamentos e muda através de suas ações"
Lulimaria
Usuário Cumari

Data de registro: 11 Jan 2013, 12:59

Mensagempor Sinval Braga em 03 Mar 2013, 09:51

Lulimaria

Fazer biofertilizante com cascas trituradas no liquidificador, as vezes (não raro), produzem mau cheiro, pois trata-se de uma decomposição por putrefação e não fermentação. Sugiro que vc adicione nesta "sopa", feita de cascas de frutas e restos de legumes, pelo menos 10% de esterco bovino fresco, pois o mesmo já contem as bactérias anaerobicas responsaveis pela fermentação anaerobica.

Boa sorte com os biofertilizantes.

Sinval

Obs- esta da minha sogra é brincadeirinha rsrsrs.
Sinval Braga
Usuário Murupi

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas