fazendo Composto

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: fazendo Composto

Mensagempor Sinval Braga em 13 Fev 2012, 16:42

luciano rock escreveu:Para Sinval Braga, Roque ou outro colega que tenha o conhecimento...
Sobre as cinzas de esterco, parece ser muito bom para as plantas, mas minha dúvida é sobre esse uso com moderaçào, o que seria esse uso moderado ? usar uma vez por mês, duas vezes... e como intercalar com o biofertilizante que Roque nos ensinou a produzir (inclusive o meu já está fermentando, to preparando 20 L, ja to doido pra usar o bio)
Enfim, se puderem, façam a gentilezar de orientar esse pobre iniciante.

Abç a todos/as

Oi Luciano
A resposta ja foi dada pelo Roque. Para que possamos complementar te pergunto: "vc pretende usar cinzas de esterco mais biofertilizante em que tipo de planta ou plantação?

Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor luciano rock em 13 Fev 2012, 21:07

Olá Sinval Braga, tudo bem?
to plantando um pouco de cada coisa: tomates sereja, pimentas, pimentão, berinjelas, mamão, repolho, cenoura...
Então to tentando aprender sobre a fertilização...
O que me pareceu é que esse processo com cinzas de esterco pode ser somado de alguma forma com o biofetilizante líquido que Roque nos ensinou a fazer, então minha duvida era de como intercalar esses dois fertilizantes, ou se é necessário mesmo essa soma, caso náo seja, vou optar pelo biofetilizante líquido pois acho melhor pela duração do fertilizante.
No seu post sobre como fazer o ferilizantes com cinzas, ficou claro como fazer e a quantidade: metade de uma garrafa de cinzas e se completa com água, ou seja, uma parte de cinza para uma parte de água e com essa "água suja", puriza-se a planta, até ai está ótimo, mas me surjiu a dúvida (principalmente com a dica que Roque nos alertou sobre o possível aumento do PH do solo), então, de quanto em quanto tempo devo fazer essa pulverizaçao a base de cinza? posso fazer mensalmete ou é pouco? podemos fazer quinzenalmente ? entende minha dúvida ?

Agradeço a atenção.
luciano rock
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Fev 2012, 21:58

Mensagempor roque em 14 Fev 2012, 06:12

Essa solução metade volume cinzas, metade volume de água, vai produzir o que se denomina lixivia de cinzas e é de pH bem alcalino, servia antigamente, bem coada, para fazer sabão usando os hidroxidos que se obtem assim dissolvidos para reagir com óleos e banhas, para fazer o famoso sabão de cinzas, eu não recomendo pulverizar plantas com isso assim, tem de diluir bem mais, nessa proporção corre-se o risco de queimar as folhas da planta e se for aplicada em excesso pode baixar o pH do solo ou substrato onde a planta está e pode ser até fatal, veja a diluição. Eu aplico cinzas no preparo do solo, uma fina camada sobre a superfície do solo, depois incorporo, depois de uns 60 ou 90 dias faço nova aplicação, uso cinzas de churrasqueira, de carvão de eucalipto, essa semana mesmo apliquei no meu jardim.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Sinval Braga em 14 Fev 2012, 08:46

Oi Luciano

Vou abordar diretamente na sua cultura. Qto as solanáceas, a mais sucetivel a doenças é o tomate. Vou passar então a vc, uma receita que usei durante muito tempo com sucesso, numa plantação de 2000 pés de tomate.

-15 quilos de cinzas
-05 quilos de cal virgem (opcional)
-10 quilos de calcario
-Isto tudo diluido em 200 litros de água
Misture bem, e aguarde até a mistura decantar. Após isto, já poderá pulverizar os tomateiros. Esta pulverização pode ser feita sempre que possivel. Veja bem, vc estará "pulverizando" os tomateiros e não irrigando com esta mistura.
Esta receita usei com sucesso contra trips e ácaros.
-------------------------------------
Vc deve conhecer um "besourinho" muito simpatico chamado Joaninha. A Joaninha é inimiga natural dos pulgões. Caso vc não tenha Joaninhas na sua cultura, poderá captura-las e leva-las até as plantas.Em pomares de laranjas costumam ter muitas Joaninhas.
------------------------------
Ademais meu amigo,sugiro que use bastante materia organica, se possivel mantenha o solo coberto, e evite o uso de inseticidas, para manter seu meio ambiente no maior equilibrio possivel.
--------------------------
No meu tomatal, eu usava também o rico biofertilizante. Usava em adubações de cobertura. Colocava o biofertilizante num regador sem o bico, e colocava 1 litro em cada pé (ou cova no caso de 2 pés juntos). Esta aplicação era de 10 em 10 dias. Acredito que o resultado vai te surpreender.

Este mesmo procedimento, poderá ser usado também com as outras solanáceas.
A cultura do mamão, seria uma adubação organica normal, assim como os tratos culturais.
O repolho é mais exigente num microelemento chamado boro (B). Vc poderá fazer pulverizaçãoes com Borax. Se houver deficiencia deste elemento, o repolho não "fecha" a cabeça.
A cenoura, como é uma raiz, sugiro que de uma "caprichada" no fosforo (P). Acredito que 200 gramas por metro quadrado seja suficiente, considerando sua terra como boa.

Espero que vc faça uma farta colheita
abraços
Sinval
---------------------------------
Obs: Minha fonte de consulta, é a propria experiencia com horta organica durante mais de dez anos. Minha inteção aqui é bem clara, ou seja - ajudar.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor luciano rock em 14 Fev 2012, 14:51

Roque e Sinval Braga, agradeço muito pela colaboração de vcs, realmente estáo me ajudando mesmo nesse mundo novo

Saudações.
luciano rock
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Fev 2012, 21:58

Mensagempor w.novais em 18 Abr 2012, 21:46

Prezados Colegas

Realmente Incrível esse post e a qualidade das informações. PARABENS A TODOS.
Tem material aqui muito melhor do que em muitos livros sobre Compostagem.

Trabalho com composto orgânico nas minhas aulas de capacitação profissional.
Usamos restos de grama ( retirado das praças públicas), misturamos com Esterco equino ( conseguido no Jokei club), fazemos camadas intercalando capim e esterco. Tinhamos uma máquina trituradora, mas por questões políticas nos foi retirada. Hoje não fazemos mais o composto por falta de espaço e materiais adequados.

abraços...

Wagner
Anexos
103_5855.JPG
Triturando compostagem
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Data de registro: 11 Abr 2012, 20:27

Mensagempor Sinval Braga em 19 Abr 2012, 14:14

Wagner

Vc pode fazer composto, sem o uso do triturador. Claro que um triturador ajuda muito, mas não é indispensável. Também o uso de esterco animal pode ser dispensado. O importante é vc ter um mínimo de 3 especies diferentes de MO.

Estes materiais citados, como restos de grama, principalmente se forem recem roçadas, é um excelente material, pois já esta triturado pela roçadeira, e é rica em proteinas, contendo uma relação c/n de aproximadamente 19/1. Juntando folha seca, que tem uma relação aproximada de 40/1, vc já tera um bom material para uma boa compostagem.

Eu não faço camadas, misturo tudo e faço a pilha.

Abraços
Sinval
Anexos
SAM_0080.JPG
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor w.novais em 21 Abr 2012, 18:55

OLá Sinval

Muito bom sua aula sobre controle de ácaros e trips em Tomateiros.
Quanto a compostagem, acho que tudo é válido, depende do material que vc tiver disponível no local.
Nas aulas de compostagem, quando tenho condições, prefiro misturar o esterco em camadas com restos vegetais secos.
Atualmente , onde estou agora não tem esterco, então misturamos corte de gramado, folhas velhas e restos orgânico da cozinha (saladas e verduras ), já não dá para fazer camadas.
abraços...
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Mensagempor Sinval Braga em 22 Abr 2012, 10:16

Ola W.Novais

Pelo que vejo, vc se preocupa com o meio ambiente, procurando reciclar estes restos organicos, por isto te parabenizo.

Melhor ainda, é que vc esta passando seus conhecimentos ecologicos para seus alunos atraves das aulas. Nota 10 para vc.

Abraços
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor w.novais em 30 Abr 2012, 12:19

Prezado Sinval e demais colegas
Estou escrevendo projeto sobre resíduos orgânicos e irei trabalhar com a compostagem para geração de renda aos alunos.
Pretendo fazer as leiras de compostagem com restos de grama, preciso sensibilizar a empresa que recolhe os restos vegetais de não pagar para jogar no aterro sanitário e doar para mim os materiais, pelo menos 3 caminhões por semana.
Pretendo tbm conseguir esterco equino, misturado com a cama feito com palha de arroz. E por último, restos orgânicos da cozinha de restaurante, após devida seleção dos materiais.
Juntamente com os alunos especiais, vamos preparar as leiras em camadas alternadas de produtos. Após certo período, tudo será peneirado, embalado e comercializado na região. Isso irá ajudar na geração de renda desses alunos especiais, que após os 18 anos de vida, não podem mais permanecer nas casas assistênciais e as famílias sofrem em mante-los dignamente.
Vou precisar muito da ajuda dos colegas para levar adiante esse projeto e informações valiosas no andamento da compostagem.
Abraços...
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Mensagempor Sinval Braga em 30 Abr 2012, 20:33

W.Novais

Amigo, de fato, nas nossas cidades há fartura de MO. Eu uso gramas roçadas de jardins, podas de arvores, em padarias e lanchonetes consigo muitas cascas de ovos, em casas de sucos naturais muitas cascas de frutos, enfim, a fartura de materias é grande.

Eu, alem do composto, produzo também terra vegetal, humus e farinha de osso, e recentemente estou fazendo testes com biofertilizante.

No que depender de mim, estarei a sua disposição.
..............................

abraços
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor w.novais em 01 Mai 2012, 21:31

OLá Sinval
Pelo que vejo , o colega já é uma Agroindustria....
Tudo isso é para consumo próprio ou comercializar.
Farinha de Ossos???essa fiquei curioso...espero que seja de Bovinos...
Vejo que vc tem criatividade, muito bom...parabens...

abraços...
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Mensagempor Sinval Braga em 02 Mai 2012, 13:36

Ola W.Novais

Sim, eu comercializo estes produtos. Qto a farinha de osso, mandarei a vc um site onde explico sobre a produção.

Gostaria de saber, em que seus alunos são especiais. Faço a pergunta, pois dei alguns cursos sobre compostagem e horticultura para alunos do meio rural, que não deixavam de ser especiais.

Aguarde a MP, onde te enviarei o site/blog.

Abraços
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Wevton em 02 Mai 2012, 14:21

Olá Sinval!

Queria te dizer que já andei lendo bastante seu tópico que é muito bom!
Mais gostaria de dicas suas de como posso fazer uma compostagem em menor quantidade!
Pois tenha algumas dificuldades e não tenho espaço para fazer aquelas composteiras enormes e pra mim revira aquilo semanalmente seria difícil!
Andei vendo varios videos no Youtube sobre o assunto e achei um que me atenderia bem pois inicialmente usaria o composto mais nas germinações!
Se puder dar uma olhada e avaliar pra mim:
Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=IN9AqX1R ... ure=relmfu

Fazendo um sistema assim de baldes como o do vídeo, o que teria que fazer, teria que ter furos laterais pra entrada de ar ou só nos fundos mesmo!

1°Com qual camada devo iniciar terra ou palha ?
2°No lugar da palha pode ser folhas secas?
3°Qual seria a segunda camada restos orgânicos "cascas" ou húmus?
4°As minhocas tem que ser aquelas africanas ou as que já vem no húmus serve?
5°Vai esterco se sim em qual camada devo coloca-lo?

me desculpe o tanto de perguntas mais é que vi vários videos e cada um inicia com uma camada Diferente da outra então gera muitas duvidas!

Dês de já agradeço pela atenção!
Abraço
Senhor no silêncio deste dia que amanhece venho pedir-te a paz a sabedoria e a força!!!
MEU DIÁRIO:
Transplante/Definitivo:
Wevton
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Mai 2011, 16:31

Mensagempor Sinval Braga em 02 Mai 2012, 19:11

Ola Wevton

Vou te dar a minha opinião: Eu acho este negocio de caixas com torneirinhas etc etc um meio de complicar as coisas. Prova disto é suas dívidas, que alias é a dúvida de muita gente.
Vou te passar então uma receita para pequenas porções de composto, que usei por muito tempo.

A compostagem tem que ter um tamanho minimo de 1m x 1m x 1m, ou seja 1 metro cubico. Menor que isto a compostagem aquece mas não consegue manter a caloria, devido a pequena quantidade, e a alta temperatura é excencial para um bom composto. Resumindo, ela decipa a caloria.

Então, passei a fazer composto em caixas de esopor. Uma caixa de esopor medindo 1 m. comp x 0,5 m de largura e 0,5 m de altura é uma boa medida. Com estas dimensões vc poderá fazer 250 litros de composto, com uma densidade de + - 0.3, vc terá aproximadamente 75 kilos de composto. É pouco, mas como vc disse sua intenção é fazer pequenas quantidades de composto.

Se vc vai usar restos de cozinha, sugiro que use bastante folhas secas ou casca de arroz, pó de serra (seco) e outros materias que possam absorver o liquido (chorume), que será elimindado pelos restos de cozinha. Sugiro também, que ao invés de camadas, misture tudo, assim vc estará espalhando os microrganismos responsáveis pela decomposição, e não deixando-os apenas num pequeno espaço. Estes restos de cozinha, entram em fermentação espontanea, então seria bom te-los em toda pilha de composto.

Lembrando também, que estes materiais secos normalmente possuem uma alta relação carbono/nitrogênio, então mistura-los é uma forma de dilui-los.
------------------------------
Sobre as caixas de esopor.

Vc encontra no comercio placas de esopor medindo 1m de comp por 0.5 de altura. Como estas caixas não tem fundo, vc precisará de apenas 3 placas. Aqui na minha cidade, encontro estas placas por 7 reais, que dará um total de 21 reais.

Coloque a caixa sobre um plastico preto, e encha-a com a mistura, que poderá também ser gramas roçadas, borra de café, casca de ovos, enfim toda materia organica que vc tiver a disposição. Qdo o meterial estiver bastante quente, revire-o. Esta operação é bastante facil, pois basta vc erguer a caixa que o composto ficará embaixo. O peso, será apenas as 3 placas de esopor. Revire tudo, e se houver necessidade molhe, mas com cuidado para não enxarca-lo. Depois de revirado e molhado (se houver necessidade) reponha tudo na caixa.

Se vc pretende usar este composto para alimentar as minhocas, basta esperar sua temperatura baixar.
Não sei o que vc pretende, mas se for para usar em vasos, fazer mudas ou pequenas adubações, creio que não há necessidade do vermicomposto, apenas a compostagem dará conta do recado tranquilamente.

Espero ter ajudado.
Abraços
Sinval
Obs:Destas 3 placas, uma será cortada ao meio, paea fazer os 2 lados da largura (0,5m)
Obs 2: se vc achar mais facil, poderá usar madeira no lugar das placas de esopor.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 02 Mai 2012, 19:27

Wevton, resposta dessa mesma pergunta em viewtopic.php?f=4&t=4597&p=342711#p342711
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Wevton em 02 Mai 2012, 19:38

Olá Sinval!

Claro que ajudou, muito obrigado!
Tinha ficado confuso com o numero de 3 placas, mais no fim observei a observação e entendi claramente!
Na questão vermicomposto seria a introdução das minhocas é isto?
Ai no caso da introdução das mesmas viraria 100% húmus? "Ou não necessariamente"

Pretendo realmente só pra preencher vasos e fazer testes na germinação!
Muito obrigado pela atenção...
Abraço

P.S Vou lá meu caro Roque...
Senhor no silêncio deste dia que amanhece venho pedir-te a paz a sabedoria e a força!!!
MEU DIÁRIO:
Transplante/Definitivo:
Wevton
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Mai 2011, 16:31

Mensagempor Sinval Braga em 02 Mai 2012, 21:00

Wevton

Vermicompostagem, seria um composto revirado por minhocas, conhecido por "humus de minhoca".
As minhocas melhoram a qualidade do composto, mas isto não quer dizer que o composto deva ser substituido pelo "humus de minhoca".

Eu, pessoalmente, prefiro usar composto.

Abraços
Sinval

Editando: Qualquer coisa, posso postar uma/s foto das caixas.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor w.novais em 09 Jun 2012, 18:15

OLá Sinval

Dou aulas de educação ambiental para crianças em orfanato (internos sob a guarda da justiça), tbm tenho um projetio que trabalho com crianças da favela Paraisópolis e pretendia trabalhar com crianças da ACDEM - Deficientes físicos, mas não deu certo.

Gosto mesmo é de trabalhar com adultos, capacitação profissional. Dou aulas de Horticultura orgânica para adultos.
abraços...
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Mensagempor Sinval Braga em 23 Jun 2012, 16:51

w.novais escreveu:OLá Sinval

Dou aulas de educação ambiental para crianças em orfanato (internos sob a guarda da justiça), tbm tenho um projetio que trabalho com crianças da favela Paraisópolis e pretendia trabalhar com crianças da ACDEM - Deficientes físicos, mas não deu certo.

Gosto mesmo é de trabalhar com adultos, capacitação profissional. Dou aulas de Horticultura orgânica para adultos.
abraços...

Ola W.Novaes
É bem gratificante este seu trabalho. Sem falar que não deixa de ser uma contribuição para nosso meio ambiente. Estas coisas depende exclusivamente de nós. E so ver como anda a Rio+20.

Novaes, eu também dei aulas,sobre produção de composto organico e hortas organicas, só que na area rural, bem parecido com o "Aprenda fazendo". Eu tinha minha própria horta, que era usada para visitação durante o curso. Era dirigida exclusivamente para pessoas que moravem no campo.

Bem meu amigo, desejo sucessos para vc e seus alunos.
Abraços
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas