Diário B21Munhoz

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário B21Munhoz

Mensagempor B21munhoz em 04 Ago 2018, 13:16

Bem vindo ao meu diário!
Olá a todos, irei começar o plantio de pimentas em breve, mas não me limito apenas a elas.
Estou ganhando um pouquinho de experiência com algumas hortaliças primeiro, e estou testando técnicas e ideias o tempo todo, para a sorte (ou azar ;( ) de minhas plantas.

Toda ajuda é bem vinda.

Até mais pessoal.
B21munhoz
Usuário Cambuci

Data de registro: 31 Out 2013, 14:53

Re: Diário B21Munhoz

Mensagempor B21munhoz em 04 Ago 2018, 14:58

Dando início aqui, essa é a primeira publicação do meu diário.
Essas são minhas plantas no momento:

• Manjericão comum (depois de uma poda severa).
    manjericão grande.jpg

Ele pegou pulgões de outro pé, da variedade italiana, que estava sem salvação (porém, carregado de sementes!). Consegui controlar e eliminar a praga com o uso do óleo de Neem e a poda dos ramos muito carregados de bichinhos. Depois podei de novo para realizar clonagem por estaquia, o que resultou em algumas frustrações e molho pesto (uma versão abrasileirada né).

• Tentativa de mudas de manjericão por estaquia (são clones do manjericão que está depenado). Já faz um tempo que estou tentando fazer as estacas pegar raiz só na água. Já tentei colocar na terra, mas por enquanto nada de raiz. Agora comecei a adicionar um pouquinho de enraizador caseiro, feito com suco de lentilha germinada. Vamos ver se da certo...
    estaquia de manjericao.jpg

• Broto de manjericão italiano, germinado na terra. Tenho 6 desses brotinhos. Filhote da muda que morreu devido a um rebanho colossal de pulgões ;(
    manjericao italiano germinado.jpg

• Arbusto de Hissopo (alfazema). Está em uma jardineira de cimento. Em todo lugar falam que ela gosta de sol, mas a minha fica meio caidona no sol pleno. Estava mais pra cima em dias nublados... :?:
    hissopo grande.jpg

• Hissopo (alfazema) germinado em espuma fenólica e transferido para terra. Tenho 4 brotinhos e 2 sementes já com raiz. Todos já em copinhos com terra.
    hissopo germinado.jpg

• Aqui, estão meus 7 bloquinhos de agrião e os 2 bloquinhos de tomilho, germinados em espuma fenólica. Bolei uma estratégia para fornecer um pouco de nutrientes para eles, até que cresçam um pouco para o transplante para terra.
    agriao e tomilho germinados.jpg

Coloquei um pequeno vazo com húmus ao centro do pote e fui adicionando água até que ela escoasse. Nesse processo, o húmus é lixiviado (lavado) e a água que se deposita no pote possui parte de seus nutrientes (assim espero haha).

O que acham? Rasgo os bloquinhos e coloco em terra, continuo com esse experimento, ou adquiro solução nutritiva? (HELP!) kkkk

• Uma muda de Caruru com Espinhos, bem grandinha que, apesar de comestível, é tóxica para os rins se houver exagero. Talvez me livre dela (dá um pouco de peso na consciência...).

• 2 bloquinhos de espuma fenólica com 3 sementes cada de Funcho, com raízes apontando fora da semente.

• 2 bloquinhos de espuma fenólica com 3 sementes cada de Arruda, somente uma semente está germinando, aparentemente.

• 2 bloquinhos de espuma fenólica com 3 sementes cada de Erva Doce, que não germinaram.

Bom, com o início da primavera irei semear, em espuma fenólica, a Pimenta Biquinho vermelha, a Pimenta Malaguetinha, um pouco de alface, e também já tenho umas sementes de Morango no freezer, só esperando a nova estação.

Por enquanto é isso. Qualquer dúvida, ou sugestão, só mandar.
B21munhoz
Usuário Cambuci

Mensagempor ZeliaCaires em 05 Ago 2018, 22:26

Veja como faço. Em um bloquinho de espuma faço furinho com uma caneta em cada lado e coloco uma semente. Depois de germinada corto o bloquinho no formato de triângulo e coloco na terra já preparada ( coloco com a espuma )

viewtopic.php?f=7&t=12768&start=2860

:)
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor ZeliaCaires em 05 Ago 2018, 22:41

Aqui , na postagem do dia 02 mostro como planto a germinação feita no algodão.
viewtopic.php?f=7&t=12768&start=1720.

Cada sementinha hidratada é colocada sobre um pedacinho de algodão. E qdo germina é colocada na terra com o algodão.
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor B21munhoz em 06 Ago 2018, 22:45

Muito obrigado Zelia!
Vi sua resposta na minha outra pergunta: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=20154
Vou tentar isso.
Uma pergunta: Parece que as mudinhas da sua espuma já tinham umas raízes apontando pra fora do cubinho. No caso, eu tô fazendo o plantio de brotinhos menores (agrião e tomilho, por exemplo). Eles são bem pequeninos mesmo, e as raízes não aparecem por fora da espuma. Posso plantar o cubinho mesmo assim? Ou seria melhor esperar até que elas apontem pra fora?

Já no caso do algodão, vou tentar só depois que a minha caixa de espuma terminar kkkk Mesmo assim talvez eu continue com ela. Simpatizei com esses bloquinhos
B21munhoz
Usuário Cambuci

Mensagempor B21munhoz em 10 Ago 2018, 23:33

Atualização Semanal

Nessa semana o Sol voltou. Foi o empurrão final para algumas sementes preguiçosas, e também uma ajuda bem vinda para meu pé de manjericão :D
Várias folhas novas surgiram!

Estou pensando em semear as pimentas e alfaces, agora q está mais quente :)
Mas agora irei semear na espuma, de uma forma que dê para seguir os conselhos da Zélia.

Eu ia colocar umas fotos, mas vou deixar pra quando os brotos estiverem maiores.
B21munhoz
Usuário Cambuci

Retornar para Diários