Diário Pampeano

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário Pampeano

Mensagempor Luciano Scheffel em 30 Mar 2017, 00:05

Buenas galera, depois de muito tempo só observando e estudando adquiri condições de começar minha "plantation". Depois de muitas trocas geográficas, climas desfavoráveis, pouco tempo e uma série de desculpas esfarrapadas, criei coragem! Com a ajuda do fórum e de alguns tutores pude aprender um pouco sobre nossas amadas. Agora como de praxe, postarei sempre que possível minhas experiências e o desenvolvimento de meus cultivos. Espero que possa contribuir de alguma forma para com o fórum e os amigos, esperem que gostem!

Minha apresentação pessoal, de "algum" tempinho atrás :clap: .
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=31&t=7675&start=540#p279648
Luciano Scheffel .'.
HAM Artesanal Burger - Uruguaiana/RS

Meu Diário

“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.” ― Carl Jung
Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Data de registro: 10 Mai 2011, 20:25

Re: Diário Pampeano

Mensagempor Luciano Scheffel em 30 Mar 2017, 00:24

Depois de uma exaustiva busca por "fontes confiáveis" de distribuidores de sementes , semana passada tive o prazer de conhecer um membro recomendadíssimo aqui do fórum. Encomendei um pack básico para cultivo o qual o nobre amigo postou essa segunda feira. Ansiosíssimo pela chegada das bichinhas hoje fui as compras atrás de material para recebê-las com carinho.

Agradeço demais ao querido Marcel Ribeiro pelo envio!

-Fatalii Gourmet Jigsaw
-Brazilian Ghost
-Bengle Peach
-Habanero Choco
-Habanero Red
-Bhut Choco
-Carolina Reaper
-TS Moruga Red

Aproveitei e comecei meu cultivar com algumas sementinhas que adquiri pelas redondezas. Muito provavelmente uma Malagueta, uma Dedo de Moça e uma destas ornamentais, mas precisarei vê-las crescer para poder identificar. Além delas alguns temperinhos foram plantados como manjericão roxo, manjerona e alecrim, além de uma poda de Louro que vou tentar por estaquía. Vou ver se consigo postar algumas fotos do progresso!
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.” ― Carl Jung
Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Luciano Scheffel em 30 Mar 2017, 01:54

1. Preparação do substrato em 50/50 terra vegetal e humus de minhoca e 1/10 de borra de café pra dar uma complementada. Será adicionado posteriormente pois, ainda está em produção, adubo caseiro de casca de banana, casca de laranja, casca de ovos e farinha de osso (ainda em produção).

2. Material básico para início de cultivo: caixinha organizadora para acondicionar as sementes; copinhos plásticos de 50ml para o "priming" de sementes e/ou germinação individual; copinhos de isopor de 500ml para germinação ou primeiro transplante (para não ter que replantar precocemente); bandejas plásticas de 450ml para germinação em papel toalha ou para priming de maiores quantidades; caixa plástica de 30L para geração de micro clima (aquário).

3. Plantio/germinação das variedades que havia citado anteriormente (possivelmente Malagueta, Dedo de Moça e uma Ornamental). Foto 1: Ornamental Hidratada, Ornamental sem Hidratação e Dedo de Moça Hidratada. Foto 2: Adicionadas a Dedo de Moça sem Hidratação e a Malagueta sem Hidratação. Foto 3: Detalhe dos "primings", testando hidratação normal e solução salina (osmopriming) na Malagueta.

Apesar de já ter lido muito sobre métodos de germinação, nada como testá-los na prática! Por isso estou germinando de formas diferentes, pra realmente tirar minhas próprias conclusões, visto que há opiniões muito contrárias sobre os métodos mais indicados ou não. No caso dos "primings" utilizei as sementes das Malaguetas pois julgo que eram as que estavam mais desidratadas e possivelmente mais velhas. As outras 2 são de sementes novas, muito provavelmente não irá apresentar diferença significativa na taxa ou tempo de germinação.

Para acondicioná-las coloquei-as em um pote de sorvete preto (nesses Nestle Seleção, cabem tranquilamente 8 copinhos de 50ml), sem incidência de luz solar na fase de germinação, em cima da geladeira, perto do dissipador de calor do motor, pois aqui no Pampa à noite as temperaturas já começaram a abaixar (18/20) e hoje particularmente está muito ventoso. Neste local a temperatura está na faixa dos 26.

Quanto à hidratação, fiz rega plena com água mineral para tentar manter o ph mais proximo do ideal, visto que tenho sentido um gosto um pouco acentuado de cloro na água da rede pública.

Todas devidamente catalogadas, identificadas, e acondicionadas, agora é só esperar!!!

4. Detalhe pras outras variedades que aproveitei para ajeitar! Da esquerda para direita, Manjerona (aqui conhecida como albajaca ou alfavaca, kkkk), Alecrim e Louro, ambas em estaquia (a Manjerona e o Alecrim já apresentavam raízes pois havia deixado previamente imersos em água uns 4, 5 dias e, o Louro, sem raízes, foi diretamente pro substrato) e na Jardineira, Manjerona e Manjericão Roxo semeados.

Agradeço a todos os envolvidos e sintam-se confortáveis para tecerem comentários e críticas, pois como estou começando agora certamente farei algo de modo impróprio ou no mínimo com a possibilidade de melhorar. Por favor amigos do fórum, a ajuda é mais que bem vinda, se faz necessária!
Anexos
Soil Small.JPG
1. Substrato
material basico.jpg
2. Material Básico
copos furos.jpg
2. Material Básico - copinhos perfurados para escoamento de água.
germinação 1.jpg
3. Germinação Foto 1, germinação em copinhos de 50ml, mais fácil para testar amostras pequenas.
germinação 2.jpg
3. Germinação Foto 2
Priming de sementes.jpg
3. Germinação Foto 3, detalhe para o priming de sementes, hidratação antes do plantio
Aromáticas.jpg
4. Aromáticas! Manjerona, Manjericão, Alecrim e Louro.
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor MarcelRibeiro em 30 Mar 2017, 22:40

Luciano Scheffel escreveu:Depois de uma exaustiva busca por "fontes confiáveis" de distribuidores de sementes , semana passada tive o prazer de conhecer um membro recomendadíssimo aqui do fórum. Encomendei um pack básico para cultivo o qual o nobre amigo postou essa segunda feira. Ansiosíssimo pela chegada das bichinhas hoje fui as compras atrás de material para recebê-las com carinho.

Agradeço demais ao querido Marcel Ribeiro pelo envio!

-Fatalii Gourmet Jigsaw
-Brazilian Ghost
-Bengle Peach
-Habanero Choco
-Habanero Red
-Bhut Choco
-Carolina Reaper
-TS Moruga Red

Aproveitei e comecei meu cultivar com algumas sementinhas que adquiri pelas redondezas. Muito provavelmente uma Malagueta, uma Dedo de Moça e uma destas ornamentais, mas precisarei vê-las crescer para poder identificar. Além delas alguns temperinhos foram plantados como manjericão roxo, manjerona e alecrim, além de uma poda de Louro que vou tentar por estaquía. Vou ver se consigo postar algumas fotos do progresso!

Boa Noite Luciano,

Agradeço pela escolha em ter comprado comigo, lhe desejo sucesso no seu cultivo, são poucos os cultivadores para os lados dos pampas. Diga-se de passagem terra "mui buena"!
Uma coisa que eu te indicaria é usar substrato de plantio para a germinação e usar esse "seu" substrato só para o transplante definitivo, mas isso é uma opinião minha própria, há que concorde e quem discorde, vai do gosto.
Penso que plantar pimenta não é uma receita de bolo, que se segue a risca e sai um bolo bonito e gostoso, cada regionalidade do nosso pais temos que nos adaptar, e mesmo com diferenças, fazendo com carinho e cuidando bem, o resultado aparece.

Boa sorte,

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Luciano Scheffel em 31 Mar 2017, 03:08

MarcelRibeiro escreveu:
Boa Noite Luciano,

Agradeço pela escolha em ter comprado comigo, lhe desejo sucesso no seu cultivo, são poucos os cultivadores para os lados dos pampas. Diga-se de passagem terra "mui buena"!
Uma coisa que eu te indicaria é usar substrato de plantio para a germinação e usar esse "seu" substrato só para o transplante definitivo, mas isso é uma opinião minha própria, há que concorde e quem discorde, vai do gosto.
Penso que plantar pimenta não é uma receita de bolo, que se segue a risca e sai um bolo bonito e gostoso, cada regionalidade do nosso pais temos que nos adaptar, e mesmo com diferenças, fazendo com carinho e cuidando bem, o resultado aparece.

Boa sorte,

Abraços!

Oigalê! E já me aprumo com um "bem capaz"! Honraria receber tais comentários!

Realmente, hoje quando cheguei em casa e fui dar uma conferida na umidade e temperatura dos berçários percebi uma "leve" compactação (leve, não chegou a formar torrão), tanto que achei melhor nem hidratar pois, ainda estavam bem úmidos!

Quanto ao substrato específico para germinação, o que tu me indicas? Ou melhor, o que tu costumas usar? Aqui em Uruguaiana onde estou morando atualmente estou com algumas dificuldades em achar materiais básicos, como por exemplo vermiculite. Muito possivelmente terei que adaptar de forma artesanal. Para o enriquecimento de minerais, por exemplo, estou produzindo um adubo leve a base de casca de ovo, casca de laranja e banana, borra de café e carvão vegetal. Achas que está de acordo?

Buenas meu querido, agradeço e muito teus comentários!! Sinta-se em casa! Aliás, sempre que puderes deixe aqui tua opinião. Tenho certeza que estarei bem mais próximo do sucesso!

Grande abraço! :rock:
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor MarcelRibeiro em 31 Mar 2017, 20:54

Boa Noite Luciano,

Substrato de plantio não deve ser difícil achar por ai, se tiver qualquer viveiro de mudas eles deve ter para vender, pois eles devem usar.
Existem uma seria de marcas e tipos mas o que importa é ele ser leve e manter um certo nível de umidade (certa) para a germinação da sementes.

Aqui eu uso o Carolina Soil, dessa marca por der o "padrão" ou o "II" são praticamente iguais, na verdade a indicação muda de acordo com a cultura, mas para pimenta quase sempre temos que nos adaptar pois não existe nada muito especifico.

Com relação ao substrato que você tinha citado, eu fazer algo mais parecido com 40% terra vegetal, 40% de Húmus e 20% de areia grossa, essas de construção mesmo, pimenta gosta de "solos" que drenem rápido, se empoçar complica. Mas como disse antes é tudo uma questão de adaptação, e achar a receita do seu próprio bolo, vamos tasteando e mexendo até achar o que vale para cada um de nós e o que se acha em nossa região.

Aquele "quebra costelas"!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 03 Abr 2017, 18:46

Boa noite Luciano. Aproveitar aqui a deixa do Marcel que também foi meu tutor e dizer um pouco da minha experiência sobre substratos.
Já testei de tudo. Húmus de minhoca puro, substrato Biomix Plantas e mudas ,flores e folhagens, substrato Sempre Verde... resumindo...
O Carolina Padrão citado pelo Marcel, para as pimentas é muito bom, pena que não encontro aqui na grande São Paulo.
Então resolvi fazer o meu preparo.
Aqui eu encontro o plantas e mudas da Biomix, mas ele puro não vai então:

1 litro de Substrato Biomix
100 ml de Vermiculita
100 ml de esterco de galinha
50 ml de calcário dolomitico

Rapaz fica top isso aí .
Ou seja dos preparos que já fiz. Esse deu certo. Acertei a mão.
Não uso húmus por causa das minhocas. Pra mudinhas não dá muito certo pois elas ficam causando no sistema radicular em formação

Bom espero que tenha ajudado.
Seja bem vindo e se prescisar de algo estamos aí.

Abraço.
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor Luciano Scheffel em 07 Abr 2017, 17:59

Muito obrigado Paulo!!! Com toda certeza, ajuda e muito!!! Consegui fazer algo "parecido" com um amigo de um viveiro local!
O substrato ficou bem aerado e rico em matéria orgânica, fora que coloquei uma pedrinhas pequenas no fundo dos berçários que estão ajudando na drenagem e na manutenção da umidade! Bem diferente do substrato que utilizei anteriormente para umas sementinhas que consegui localmente.

Desta primeira leva (malagueta, dedo de moça e ornamental) por incrível que pareça as que colhi manualmente (dedo de moça e ornamental) obtive 100% de germinação. Tanto as hidratadas normalmente quanto as tratadas com solução salina. Já as malaguetas (compradas no mercado) ainda não germinaram, nenhuma, também nos dois métodos de hidratação supracitados.

As danadas provindas do Marcel já estão bem organizadas, hidratadas e semeadas!!! Estou sem PC esta semana por isso não vou detalhar ainda. Em breve postarei todo o processo com as fotos!!!!! Wish me luck!!

Mas já cabe uma pergunta pros mais entendidos!!! Marcel e Paulo, se puderem deixar suas opiniões serão muito bem vindas!
-Agora nessa época do ano aqui no Pampa já temos uma grande variação de temperatura dia/noite. Abri um espaço em um armário de madeira para tentar estabilizar um pouco essa variância. Pergunta... até o surgimento da plântula (muda) é seguro deixar germinando no escuro (armário fechado)? Careço da opinião de vocês, por favor comentem!!!

Rafael Paulo Guedes escreveu:Boa noite Luciano. Aproveitar aqui a deixa do Marcel que também foi meu tutor e dizer um pouco da minha experiência sobre substratos.
Já testei de tudo. Húmus de minhoca puro, substrato Biomix Plantas e mudas ,flores e folhagens, substrato Sempre Verde... resumindo...
O Carolina Padrão citado pelo Marcel, para as pimentas é muito bom, pena que não encontro aqui na grande São Paulo.
Então resolvi fazer o meu preparo.
Aqui eu encontro o plantas e mudas da Biomix, mas ele puro não vai então:

1 litro de Substrato Biomix
100 ml de Vermiculita
100 ml de esterco de galinha
50 ml de calcário dolomitico

Rapaz fica top isso aí .
Ou seja dos preparos que já fiz. Esse deu certo. Acertei a mão.
Não uso húmus por causa das minhocas. Pra mudinhas não dá muito certo pois elas ficam causando no sistema radicular em formação

Bom espero que tenha ajudado.
Seja bem vindo e se prescisar de algo estamos aí.

Abraço.
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor woldri em 09 Abr 2017, 18:58

Mas já cabe uma pergunta pros mais entendidos!!! Marcel e Paulo, se puderem deixar suas opiniões serão muito bem vindas!
-Agora nessa época do ano aqui no Pampa já temos uma grande variação de temperatura dia/noite. Abri um espaço em um armário de madeira para tentar estabilizar um pouco essa variância. Pergunta... até o surgimento da plântula (muda) é seguro deixar germinando no escuro (armário fechado)? Careço da opinião de vocês, por favor comentem!!!

Olá Luciano
Deixa eu me intrometer um pouco :lol: até os outros colegas responderem.
O importante é a temperatura e umidade e elas germinarão mas como já usei bastante estufa improvisada já notei não sei se impressão minha que a luminosidade influencia um pouco (não muito) ainda mais quando estão iniciando a germinação. Outra coisa não sei até onde influencia é que minhas estufas sempre tiveram um pouco de ventilação acho que isso ajuda a prevenir fungos e ese tipo de coisa no substrato ;)
Abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 12 Abr 2017, 18:17

Rapaz agora que vi que você é de Uruguaiana. Já trabalhei aí alguns dias. Em 2014 bem na Copa. Vi o 7x1 aí nessa cidade bacana. Quase fui pra Paço de Los Libres né assistir a final. Bom legal. Quanto a germinação. Depois que saí a radicula e posteriormente os cotiledones, como citado pelo amigo Woldri o que vale é a temperatura e luminosidade. O frio meio que prejudica, a planta fica estagnada, não cresce.
O uso de estufa resolve, algumas variedades como as Rocoto se desenvolve melhor no frio. Já CC prescisa de temperatura entre 25-30 graus. O problema mesmo é esse inverno que se aproxima.
Bom boa sorte. Se conseguir fazer uma estufa que tenha luminosidade e temperatura controlada. Ai a coisa flui.
Até mais e bom cultivo.
Abraço.

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Luciano Scheffel em 13 Abr 2017, 00:26

Muito grato pelas respostas Woldri e Rafael! Hoje saí a caça e comprei algumas coisas que faltavam, haha. Primeiramente na ferragem pra comprar alguns conectores, fios e lâmpadas, pra poder dar continuidade à gambiarra da estufa improvisada. E após em um bazar, pra comprar algumas caixas organizadoras e, finalmente, um termômetro! Feito isso dei continuidade a 2 projetos em paralelo:

1. Estufa: Armário de Madeira com Iluminação (mercúrio e incandescente), termômetro, reservatório de água.
Objetivos: Manter a temperatura em torno de 30º e umidade.
Realizado: Instalada lâmpada de mercúrio (25w, 6500K, 1500lm), termômetro e reservatório de água.

A temperatura mantem-se constante em 25º, com boa umidade. Instalarei a lâmpada incandescente pra tentar elevar um pouco mais.

2. Solarium Artificial: Churrasqueira (kkkk) com Iluminação (mercúrio) e suportes.
Objetivos: Iluminação artificial
Realizado: Instalada lâmpada de mercúrio (40w, 6500K, 2400lm), suportes.

A temperatura permanece ambiente para menos pois existe coluna de vento provinda da chaminé. Bem iluminada, para dar continuidade em dias de pouco sol.

----
Realmente, com o inverno se aproximando... acho que vou ter que separar mais umas 2 prateleiras do armário!!! Pois na churras já tá bem friozinho pra elas!

No próximo post colocarei as fotos! Obrigado mais uma vez pelas contribuições, continuem sempre por favor! Abraços.

woldri escreveu:Olá Luciano
Deixa eu me intrometer um pouco :lol: até os outros colegas responderem.
O importante é a temperatura e umidade e elas germinarão mas como já usei bastante estufa improvisada já notei não sei se impressão minha que a luminosidade influencia um pouco (não muito) ainda mais quando estão iniciando a germinação. Outra coisa não sei até onde influencia é que minhas estufas sempre tiveram um pouco de ventilação acho que isso ajuda a prevenir fungos e ese tipo de coisa no substrato ;)
Abraço.

Rafael Paulo Guedes escreveu:Rapaz agora que vi que você é de Uruguaiana. Já trabalhei aí alguns dias. Em 2014 bem na Copa. Vi o 7x1 aí nessa cidade bacana. Quase fui pra Paço de Los Libres né assistir a final. Bom legal. Quanto a germinação. Depois que saí a radicula e posteriormente os cotiledones, como citado pelo amigo Woldri o que vale é a temperatura e luminosidade. O frio meio que prejudica, a planta fica estagnada, não cresce.
O uso de estufa resolve, algumas variedades como as Rocoto se desenvolve melhor no frio. Já CC prescisa de temperatura entre 25-30 graus. O problema mesmo é esse inverno que se aproxima.
Bom boa sorte. Se conseguir fazer uma estufa que tenha luminosidade e temperatura controlada. Ai a coisa flui.
Até mais e bom cultivo.
Abraço.
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Luciano Scheffel em 13 Abr 2017, 01:36

Buenas, estive esses dias sem meu PC mas, agora com tudo resolvido, vamos dando continuidade ao progresso dos últimos dias! Um obrigado antecipado ao Marcel, Woldri e Rafael pelas últimas contribuições, foram fundamentais para os passos à seguir.

1. Dia 4/4 chegaram as sementes do Marcel. Impecável a organização e cuidado no acondicionamento, no envio e no conteúdo! Um forista que certamente me serve como referência tanto pela atenção quanto pelo produto! Certamente voltarei a adquirir com ele novamente, recomendadíssimo!! Além do que negociamos ainda ganhei um baita arrêgo, 2 brindes maravilhosos e inesperados que me alegraram muito e um tutorial de plantio, show!
Pack Marcel 001_resize.jpg
Pack Marcel

2. Chegadas as sementes... mãos à obra. Como no meu pré plantio (sementes que já havia adquirido) o substrato ficou um pouco compactado e sem muita matéria orgânica, saí atrás de um mais adequado. Em um viveiro local obtive um substrato feito por eles mesmos, ideal para germinação, segundo os próprios. À base de húmus e turfa, material leve e aerado, com presença acentuada de materia orgânica. Diferença grande do anterior. Permanece úmido e não encharcado.
Substrato_resize.jpg
Substrato

3. Preparação dos berços: mesma metodologia utilizada anteriormente. Copinhos de 80ml, perfurados e forrados com pedrinhas para escoamento de água.
Berço 001_resize.jpg
Berço

4. Hidratação: seguindo a metodologia proposta utilizei 4 sementes de cada variedade. 2 em hidratação normal (água mineral) e 2 pela técnica osmótica (solução salina).
Hidratação 004_resize.jpg
Hidratação Normal + Osmo

Estufa 002_resize.jpg
Hidratação Normal + Osmo

5. Semeadura: Após 24h de hidratação, no dia 5/4, preparei os berços e semeei como manda o figurino. Todos bem identificados, substrato umidificado e sementes inseridas de 0,5 a 1 cm de profundidade.
Seeding 001_resize.jpg
Semeadura

Seeding 003_resize.jpg
Semeadura

Exército Inteiro 2_resize.jpg
Exército!

...continua.
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Luciano Scheffel em 13 Abr 2017, 01:46

6. Estufa e Solarium artificial: pra minha sorte e de minhas plantas dia 6 e 7 choveu o mundo aqui em Uruguaiana... dos 120mm esperados para o mês choveu 140mm, vê se pode. Além dos dias terem ficado com pouca luminosidade as temperaturas despencaram, pro meu azar. Como bom Brasileiro fui logo dar aquele jeitinho, e desse jeitinho surgiram 2 projetos os quais estão em andamento. Mantive as sementes plantadas de dia sobre o gabinete do computador (bem aquecido) e com alguma luminosidade e a noite dentro de um armário de madeira fechado (sem luminosidade alguma). Já as que já estavam germinando mantive dentro de casa, durante a noite em cima da geladeira e de dia dentro da churrasqueira com luz artificial.
Estufa 003_resize.jpg
Estufa Proto

Agora estou adaptando ambos os locais conforme post anterior. Agora ambos contam com lâmpadas mais fortes e termômetro para avaliar a temperatura.
Estufa 005_resize.jpg
Estufa c/ lâmpada e termômetro.

Solarium Artificial 002_resize.jpg
Solarium

7. Germinação aberta: Com o frio que veio e receoso da não germinação das sementes (tanto pela temperatura quanto pela falta de luminosidade) resolvi fazer uma germinação aberta pra poder acompanhar mais de perto o progresso. Dia 9/4 preparei um pote plástico desses com tampa com papel toalha e água mineral. Na ocasião coloquei 1 semente de cada variedade que o Marcel me enviou para germinar e em outro, da mesma forma, algumas sementes de Tabasco que adquiri localmente.
Germinação Aberta_resize.jpg
Germinação aberta

Nota: dia 11/04 fui agraciado com a Scorpion! Fui dar uma conferida na umidade e achei o ferrão! A Scorpion germinou! Ontem mesmo já coloquei ela no substrato com a radícula para baixo, à meio centímetro de altura.

8. Fotos das plantas em desenvolvimento (dedo de moça, ornamental e malagueta).
Germinação 001_resize.jpg
Bebês

IMG_20170412_224636_resize.jpg
Bebês

9. Fotos Terreno: já me antecipando dia 7/4 fui dar uma conferida no terreno cedido pela minha sogra :P para ser o lar definitivo das danadas!
Terreno 002_resize.jpg
Terreno

Agora é esperar ansioso que apesar do frio que se chegou, tudo dê certo!!!

Abraços e até o próximo post! Espero que apreciem!
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 13 Abr 2017, 18:33

Tome cuidado. A lâmpada está muito próxima as mudinhas.
Abraço

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Luciano Scheffel em 15 Abr 2017, 00:06

Rafael Paulo Guedes escreveu:Tome cuidado. A lâmpada está muito próxima as mudinhas.
Abraço

Olá Rafael!! Obrigado pela opinião! Tb havia tido a mesma opinião!! Estufa já adaptada!!

Aproveitar o Post pra atualizar o progresso:

-Estufa adaptada, lâmpada de 25w à aproximados 30cm das mudas e berçários. Temperatura mantém-se em torno de 25-27º C, tanto de dia quanto a noite. 12 horas de iluminação artificial, 12 horas de solar indireta. Mantém boa umidade e ventilação.

Pack Adquirido, plantadas 4 sementes diretamente no substrato (2 hidra, 2 osmo) e 1 em papel toalha

Bengal Naga Peach |-) |-) |-) |-) / |-)
Bhut Jolokia Chocolate |-) |-) |-) |-) / |-)
Brazilian Ghost |-) |-) |-) |-) / |-)
Carolina Reaper :clap: :clap: |-) |-) / |-)
Fatalii Gourmet Jigsaw |-) |-) |-) |-) / |-)
Habanero Chocolate |-) |-) |-) |-) / |-)
Habanero Orange |-) |-) |-) |-) / |-)
Habanero Red |-) |-) |-) |-) / |-)
Naga Chocolate |-) |-) |-) |-) / |-)
Trinidad Scorpion Morruga :clap: :clap: |-) |-) / :clap:

Semeadas anteriormente, entre 10/20 sementes de cada. Exceto o Tabasco que ainda está dormindo as outras tive quase 100% de germinação.

Dedo de Moça :clap:
Malagueta :clap:
Ornamental 001 :clap:
Ornamental 002 :clap:

Tabasco |-)

Até mais!
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Luciano Scheffel em 16 Abr 2017, 03:05

Consegui enjambrar e dar um jeito de elevar a lâmpada. Os bebês estão recebendo bastante luz. A princípio parecem estarem confortáveis!
Posição da Lâmpada_resize.jpg
Gambiarra :P

Está mantendo a temperatura em torno de 25/27º e uma boa umidade
Estufa_resize.jpg
Estufa

De baixo pra cima, 1 Tabasco que não aparece na imagem, 4 Scorpions, 3 Carolinas e 3 Bengals. Aparência bem sadia! 2ª Foto, detalhe das Scorpions!
Germinação 1604_resize.jpg
Germinação 16/04

Carolinas e Scorpions_resize.jpg
Carolinas, Trindades e Begals

As demais seguem com sono, kkkkk, tanto as que coloquei a germinar direto no substrato, quanto as que coloquei no papel toalha.

As que estou germinando em papel toalha encontram-se em local de temperatura controlada (29º) e alta umidade. Bora rezar!
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 16 Abr 2017, 07:04

É isso aí. Da gosto de ver o empenho Luciano.
Parabéns.
Boa Páscoa !!!

Abraço.

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Luciano Scheffel em 17 Abr 2017, 05:26

Obrigado e igualmente Rafael!!! É isso aí! Pimenta Lover's :D

Rafael Paulo Guedes escreveu:É isso aí. Da gosto de ver o empenho Luciano.
Parabéns.
Boa Páscoa !!!

Abraço.
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Mensagempor buriti em 18 Abr 2017, 09:52

Bom Dia Luciano, obrigado pela visita ao meu diário.

Tá bonito está estufa ai, logo menos quero ver essas pequeninas grandes. :)

O meu processo está parecido com o seu, a única diferença é na estufa e que eu acrescentei um termostato ao atingir a temperatura maior que 30° graus ele desliga e liga quando abaixar para 27 assim mantendo ela entre essas temperaturas, as que estão copinhos ainda não germinaram fazem 5 dias que plantei, não sei se fiz besteira como n tinha mais terra vegetal plantei as do copinhos so com húmus de minhoca é um pouquinho de vermiculita, você já viu algum caso parecido será q da certo?

As pimentas ja germinnada seguem firme e forte cada vez com mais folhas :)
buriti
Usuário Jalapeño

Data de registro: 10 Abr 2017, 20:32

Mensagempor Luciano Scheffel em 18 Abr 2017, 18:23

buriti escreveu:Bom Dia Luciano, obrigado pela visita ao meu diário.

Tá bonito está estufa ai, logo menos quero ver essas pequeninas grandes. :)

O meu processo está parecido com o seu, a única diferença é na estufa e que eu acrescentei um termostato ao atingir a temperatura maior que 30° graus ele desliga e liga quando abaixar para 27 assim mantendo ela entre essas temperaturas, as que estão copinhos ainda não germinaram fazem 5 dias que plantei, não sei se fiz besteira como n tinha mais terra vegetal plantei as do copinhos so com húmus de minhoca é um pouquinho de vermiculita, você já viu algum caso parecido será q da certo?

As pimentas ja germinnada seguem firme e forte cada vez com mais folhas :)

Caríssimo Eduardo! Ando lendo bastante sobre o assunto. Aqui vão algumas informações úteis, no mínimo interessantes. Espero que ajude, embora eu ainda não seja um expert.
A germinação de sementes de pimentas secas com até 6 meses se dá naturalmente entre 5-15 em condições ideais, para a maioria das variedades. Algumas podem germinar em um tempo um pouco maior. Sementes novas, recém colhidas do fruto tendem a germinar antes, de 1 a 3 dias. A partir de 6 meses o tempo de germinação passa a se alongar e, dependendo da idade e qualidade da semente a mesma pode estar em dormência ou até mesmo nem germinar. Dado isto, a conclusão é que a germinação em período entre 2-30 dias é perfeitamente normal, dadas as circunstâncias de clima, idade e qualidade das sementinhas. Já li diversos relatos de semeadores que descartam uma germinação "somente" após 60 dias e, depois de ter passado por um segundo "priming", alí pelo trigésimo dia. Existem metodologias que não garantem a germinação mas, tendem a facilita-la para a planta:

1- Hidratação: sementes recém colhidas não necessitam de hidratação, para sementes com até 6 meses recomenda-se hidratação de 12 a 24 horas em água de ph neutro, não clorada (não precisa ser água mineral, pode ser da torneira mesmo, só deixar ela descansando de 1 a 2 dias pro cloro evaporar. Uma alternativa que aprendi com o forista Marcel Ribeiro é substituir a água por Chá de Camomila! Pois a Camomila é um excelente antifúngico, além de amansar as danadas :P! Pra sementes mais velhas, principalmente para sementes com mais de 10 meses convém utilizar a técnica de Osmo Priming que consiste em coloca-las para hidratar em solução salina (geralmente 1g/50ml, normalmente diluo 20g em 1L). Essa técnica utiliza a Osmose como beneficiária, pois ela força uma maior entrada de água para dentro da semente.

2- Germinação: convém fazer a etapa germinativa em micro clima, utilizando-se papel toalha, algodão ou etc. dentro de recipiente fechado. Primeiro por ser mais fácil de controlar as condições de temperatura e umidade. E segundo porque visualmente podemos observar o desenvolvimento. No fórum existem dezenas de exemplos em como se fazer isso. Eu particularmente gosto de utilizar esse potes plásticos com tampa pois fica fácil o manejo. Papel toalha em baixo, sementes, papel toalha em cima (previne aparição de fungos ou pragas), hidratação do papel toalha sem encharcar e calor de 27º a 29º. Mais quente que isso corre-se o risco de cozinhá-las (embora eu tenha tido exito em alguns tabascos com temperaturas superiores a 40º). E pouca ou nenhuma luminosidade!!! Sim, isso é essencial! Para a germinação as sementes não utilizam luz! Somente utilizam luz para a a fotosíntese, ou seja, depois te ter crescido algum segmento verde (broto)! Pelo contrário, nessa fase a luz tende a dificultar a germinação. E por fim, muiiiita paciência, realmente existem variedades e qualidades que realmente nos testam.

3- Substrato: as pimentas e sementes aceitam uma grande variedade de substrato! Não há necessidade em se "noiar" muito com isso desde que siga-se alguns passos importantes: primeiro, o substrato deve ter uma boa drenagem e aeração! Pedrisco e furos ajudam muito... Quanto a aeração, Húmus de minhoca puro tende a compactar um pouco, falo por experiência própria! O que recomendo eh mistura-lo com areia, vermiculite ou qualquer outra coisa que deixe o substrato mais macio! Eu estou utilizando substrato proprio para germinacao pois eh bem leve e rico em materia organica (principalmente vegetal, o que confere uma melhor drenagem inclusive).

4- Água: as pimentas e sementes se dão melhor com pouca água! Na verdade elas gostam é de um ambiente abafado! Calor e umidade. Somente regue quando elas pedirem! Ao contrário do que muitos falam, aqui, como diria o Chef Fogaca, "menos é mais". Na fase de brotação a mesma coisa, não deixe suas sementes encharcarem! Venho tendo bons resultados da seguinte forma, dentro da estufa quando a superfície do substrato mostra-se seco. Dou apenas umas poucas borrifadas com o spray, principalmente nas paredes, teto e fundo da estufa!

5- Luz: após o período de germinação, no aparecimento das primeiras folhas, as pimentas necessitam de "muita luz", seja solar ou artificial! O quanto mais luz você poder prover, melhor será o desempenho de sua planta! O único cuidado é para não queimá-las! Por isso eu utilizo essas lâmpadas de fósforo (econômicas) ao invés das incandescentes, pois elas esquentam muito menos! Mas pode-se fazer esse cuidado colocando a mão na altura das pimentas. Sente que sua mão está confortável? Então está confortável para elas!! Caso esteja esquentando muito, dê uma subidinha na lâmpada que resolve!!

Buenas, acho que resumi o básico aqui!!! Espero que tenha contribuido! Peço encarecidamente aos mais antigos com mais experiência que corrijam ou complementem qualquer bobagem que eu tenha dito!!!!

Quanto as suas sementes, não vejo quaisquer problemas nelas germinarem!!! Desde que observados os fatores que citei! Na verdade é precoce tirar alguma conclusão ainda! Dê mais tempo as bichinhas que daqui a pouco elas aparecem!! Se não aparecerem pense em mudar o substrato, mas pra isso deixe passar pelo menos 20 dias!!!

Um grande abraço!
Luciano Scheffel .'.

Meu Diário

Luciano Scheffel
Usuário Jalapeño

Próximo

Retornar para Diários