Diário Diogo

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário Diogo

Mensagempor Diogo Fiorio em 02 Ago 2016, 16:19

Me chamo Diogo, tenho 28 anos, atualmente moro em Boa Vista - RR. Desde pequeno cultivo minhas pimentas, recentemente mudei para um apartamento o que tornou esse trabalho um pouco mais complicado. Não pude trazer minhas plantas que estavam plantadas diretamente no chão mas guardei algumas sementes que serviram para reiniciar meu cultivo. A unica planta que salvei foi essa murupi amarela que é nova e ainda não havia transferido do vaso para o chão, ela está dando seus primeiros frutos.
Me desculpem pelas imagens viradas, não sei porque isso está acontecendo, todas as imagens no meu PC estão na posição correta.
Anexos
20160724_131529.jpg
20160724_131518.jpg
20160724_131414.jpg
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Data de registro: 21 Jul 2016, 13:56

Re: Diário Diogo

Mensagempor Diogo Fiorio em 02 Ago 2016, 16:36

Dia 21/07 semeei 5 sementes de murupi amarelas e vermelhas só que misturadas em copos descartáveis em 70% de compostagem e 30% de terra preta e dia 28/07 foram 3 de malaguetão e 4 de dedo de moça em garrafas pet com o mesmo substrato. Das sementes de murupi 3 já germinaram as outras estou aguardando.
Anexos
20160802_085151.jpg
20160802_085210.jpg
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor XANDÃO ROCHA em 02 Ago 2016, 17:48

Seja bem vindo a familia de lokos e apaixonados pelas ardidas...
XANDÃO ROCHA
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Nov 2015, 16:50

Mensagempor Diogo Fiorio em 02 Ago 2016, 21:01

XANDÃO ROCHA escreveu:Seja bem vindo a familia de lokos e apaixonados pelas ardidas...

Obrigado Xandão, aprendendo muito aqui. Qualquer sugestão ou critica é muito bem vinda.
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 04 Ago 2016, 12:52

Olá Diogo. Obrigado pela visita em meu Diário.
Cuidar das ardidas não é fácil não, mas aos poucos estou conseguindo manter um padrão próprio de manejo e graças a Deus com a ajuda de minhas mãos as plantas estão ficando bonitas.
Legal o seu Diário... tá começando bem ele. Quanto as fotos, falta só dar um espaçamento e deixar na linha... *tem um botão que fala colocar na linha* abaixo do arquivo que carregou das fotos.
Quando abre o arquivo ela fica na posição normal.
As Rocoto são bem bonitas. Mas como é a primeira florada geralmente aborta bastante botões, ainda não firmou nenhum fruto. Ela gosta de clima fresquinho quase gelado.... rsrs é bem frescurenta. Mas estou confiante que ela segure alguns frutos. ... Tomara.
Grande abraço do amigo aqui. E boa sorte com seu cultivo.
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor Diogo Fiorio em 10 Ago 2016, 17:38

Olá amigos, estou com muito trabalho esses dias e voltando a estudar, o que tem me deixado praticamente sem tempo livre, finalmente consegui tirar um tempinho para colocar o diário em dia.
As sementes de murupi plantadas dia 21/07 não mudaram muito. As semeadas dia 28/07 apenas 1 dedo de moça germinou, hoje 10/08 coloquei mais 3 sementes de cada nas garrafas pet cortadas.
Dia 03/08 recebi algumas sementes por correio de um amigo, deixei elas 12h em solução de 1l de agua destilada e 1/2 colher de chá de NaCl dia 04/08 após essas 12h lavei as sementes em agua destilada e semeei em copos de 180ml com terra orgânica pura, venho fazendo regas 2x por dia com agua sem cloro mantendo a terra sempre úmida, mas ate agora nenhum sinal de germinação, não achei necessário uso de estufa pois aqui em Boa Vista o calor é constante e tem chovido bastante o que mantém a umidade do ar alta. Acho que estão demorando muito para dar sinal de germinação, não sei se porque estou acostumado a plantar sementes "frescas" (não completamente frescas pois sempre deixo as sementes secarem entre 4 a 7 dias antes de plantar, sempre tive sucesso trabalhando dessa forma) a germinação é rápida, em media 5 dias, das sementes plantadas dia 28/07 são semente comerciais não sei se algo correu errado ou as sementes são de má qualidade.
Quanto as plantas nucleares li em algum lugar, que não me recordo onde, que elas demoram mais para germinar, algum produtor mais experiente poderia me informar se esta informação está correta.
Anexos
20160804_172147.jpg
sementes em solução de agua com sal
20160804_193410.jpg
copos com sementes acima
20160810_153416.jpg
ganhei umas mudas de pimenta doce
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor Diogo Fiorio em 19 Ago 2016, 13:36

fazendo uma atualização rápida, as sementes do dia 10/08 começaram a dar resultados tanto as malaguetas quanto as dedo de moça, estou colhendo as murupis da primeira foto e reservando as sementes aproveitando que apenas ela esta produzindo tenho certeza de não haver cruzamentos.
Passei numa casa agropecuária quarta feira para comprar NPK e acabei comprando dois envelopes de sementes 1 Cayene e 1 vulcão ontem as semeei, agora vamos aguardar. Não conheço essa vulcão mas era a unica variedade junto com a cayene que eu ainda não tenho das que estavam la a venda. as outras sementes que havia semeado dia 04/08 não apresentaram nenhum sinal de germinação tentei germinar algumas das mesmas em papel toalha a uma semana mas ate hoje também sem evolução acredito que as sementes são de baixa qualidade.

Por enquanto tenho essas plantas:

Murupi amarela
Murupi vermelha
Malagueta
Dedo de moça
Pimenta doce - não sei qual a variedade aguardando as primeiras flores e frutos para tentar identificar
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor MarcelRibeiro em 19 Ago 2016, 17:13

Boa tarde,

Começou animador, e fez bem certo em começar com uma Murupi. É uma otima pimenta, muito bem apreciada. Para a sua região vai muito bem.
Seu murupi amarela foi bem generosa, frutos bem bonitos.

Lhe desejo sucesso com os novos cultivos,

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Diogo Fiorio em 19 Ago 2016, 17:35

MarcelRibeiro escreveu:Boa tarde,

Começou animador, e fez bem certo em começar com uma Murupi. É uma otima pimenta, muito bem apreciada. Para a sua região vai muito bem.
Seu murupi amarela foi bem generosa, frutos bem bonitos.

Lhe desejo sucesso com os novos cultivos,

Abraços!

Obrigado Marcel,
Fiquei um pouco frustrado com as sementes que não germinam, mas acho que não foi por falha minha já que não germinam mesmo usando técnicas diferentes. Estou em busca de sementes de qualidade para tentar um novo plantio.
Esta mais bonita agora bem mais carregada e com alguns frutos madurando, não estou parando muito em casa mas no fim de semana vou ver se consigo tirar uma foto.

Fiz um molho fermentado com malaguetas ficou muito bom. Estou fermentando 1kg de murupi para provar acredito que vá ficar incrível. Procuro novas variedades justamente para produção de molhos mas aqui em Boa Vista temos grandes dificuldades de encontrar sementes de qualidade, vidros para molhos, entre outras coisas e frete de qualquer lugar do pais tem um valor absurdo e demora horrores.
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor MarcelRibeiro em 22 Ago 2016, 13:15

Diogo Fiorio escreveu:
Obrigado Marcel,
Fiquei um pouco frustrado com as sementes que não germinam, mas acho que não foi por falha minha já que não germinam mesmo usando técnicas diferentes. Estou em busca de sementes de qualidade para tentar um novo plantio.
Esta mais bonita agora bem mais carregada e com alguns frutos madurando, não estou parando muito em casa mas no fim de semana vou ver se consigo tirar uma foto.

Fiz um molho fermentado com malaguetas ficou muito bom. Estou fermentando 1kg de murupi para provar acredito que vá ficar incrível. Procuro novas variedades justamente para produção de molhos mas aqui em Boa Vista temos grandes dificuldades de encontrar sementes de qualidade, vidros para molhos, entre outras coisas e frete de qualquer lugar do pais tem um valor absurdo e demora horrores.

Infelizmente acredito que grande parte desse tipo de "insumo" venha daqui do sul/sudeste do pais, até onde eu sei parece que tem fabrica de vidro no Pará se não me engano, em buscas pela internet eu me lembro de ter visto alguma na região norte, acredito que para você por questão de frete e distancia fique mais fácil.

Já as variedades hoje a gente importa do outro lado do mundo, logo isso não é um problema muito grande, já se tem uma gama de variedade no Brasil bem grande e satisfatória quando o foco é pura e simplesmente a produção de molhos, com isso não se busca muito as variedades de "lançamento" isso é mais para nós colecionadores.

Boa sorte na empreitada ai.

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Diogo Fiorio em 05 Jan 2017, 15:40

Saudações amigos, me ausentei do fórum por uns meses mas agora retorno bem mais tranquilo, adquiri algumas novas variedades, as pimenteiras que já tinha se desenvolveram muito e estão crescendo rapidamente, perdi algumas mudas que foram comidas por alguma praga (Acredito que foram grilos mas consegui resolver usando óleo de neem) postarei fotos em breve e descreverei as mudanças que fiz em meu cultivo.
Abraços e até breve.
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor Diogo Fiorio em 09 Jan 2017, 20:18

Não estou conseguindo postar fotos, fica pedindo para logar o tempo todo, mal consigo postar texto.
Alguem pode me ajudar?
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor Diogo Fiorio em 09 Jan 2017, 21:20

Ai estão algumas das mudas dos posts antigos.
Anexos
20170109_121330[1].jpg
vulcão
20170109_121403[1].jpg
sementes compradas como T. Scorpion e B. Jolokia unicas 2 que pegaram uma de cada, vamos ver o que sai.
20170109_121416[1].jpg
Da esquerda para direita. Canaimé, Murupi vermelha, Murupi amarela que estava no balde nos posts anteriores e a menor é malaguetão ou dedo de moça
20170109_121505[1].jpg
Os grandes são uma variedade de pimenta doce ainda não identifiquei a especie ela da uns frutos compridos e finos com quase 20 cm na lata é uma especie regional murici ou olho de peixe, so quando der frutos pra ter certeza
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor Diogo Fiorio em 16 Jan 2017, 13:47

Ontem semeei alguns copos com cayene, malagueta grande e pequena, estou fazendo também algumas mudas de jiló.
As pimenteiras que já estão grandes estão florindo muito e algumas já apresentam vários frutos.
estou tendo problemas com pulgão,
Anexos
20170110_121117.jpg
flor da pimenta doce
20170116_091658.jpg
murupi amarela voltando a dar frutos
20170110_131246.jpg
primeiras flores saindo, semente comprada como T. Scorpion. Li que a T. S. apresenta 3 flores por no, essa esta saindo 3 flores juntas mas me parece que não saem do mesmo no.
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor LeticiaO em 16 Jan 2017, 22:27

Legal. tb estou tentando ter plantas no apartamento. eu só tinha as que exigem pouca luz. mas agora estou adaptando minha janela p/ter uma hortinha.
suas pimenteiras estão lindas. E que sorte q pode botar no chão! :clap:

vc teve sorte com essas sementes de envelope que vendem nas lojas? comprei algumas da marca Feltrin.

semeei outras plantas no dia 9 e nada aconteceu. apenas o tomate que eu tirei as sementes direto de um. já as sementes de envelope...nada.

ñ sei o que fiz de errado.

ontem coloquei as sementes de pimenta p/germinar no algodão... :?:
LeticiaO
Usuário Jalapeño

Data de registro: 12 Jan 2017, 20:48

Mensagempor Diogo Fiorio em 17 Jan 2017, 14:06

LeticiaO escreveu:Legal. tb estou tentando ter plantas no apartamento. eu só tinha as que exigem pouca luz. mas agora estou adaptando minha janela p/ter uma hortinha.
suas pimenteiras estão lindas. E que sorte q pode botar no chão! :clap:

vc teve sorte com essas sementes de envelope que vendem nas lojas? comprei algumas da marca Feltrin.

semeei outras plantas no dia 9 e nada aconteceu. apenas o tomate que eu tirei as sementes direto de um. já as sementes de envelope...nada.

ñ sei o que fiz de errado.

ontem coloquei as sementes de pimenta p/germinar no algodão... :?:

Seja bem vinda Leticia.
Sempre tive ótima taxa de germinação com sementes comerciais, mas não gosto de germinar no algodão costuma quebrar a raiz na hora de passar para a terra, normalmente germino na terra em copos de 180 ml e depois transfiro ou quando as sementes estão muito difíceis de germinar na terra faço a mesma técnica do algodão só que com papel toalha.
As especies pequenas se desenvolvem bem em vasos até 10l mas as plantas maiores precisam de vasos grandes, quando as minhas chegaram a um tamanho de 50 a 60 cm elas pararam de desenvolver e não frutificavam mais até as folhas começaram a cair então decidi passar para o chão, quando retirei dos vasos as raízes já não tinham mais espaço para crescer em pouco tempo depois de plantar no chão elas já estavam enchendo de flores.
Espero que dê tudo certo no seu plantio tente germinar suas sementes em copinhos com uma boa terra em lugar que só pegue o sol da manhã mantenha bem umido mas não encharcado e tenha paciência algumas espécies se as sementes estiverem bem armazenadas germinam em 2 ou 3 dias outras já chegaram a levar 20 dias para começar a dar algum sinal de germinação.
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor LeticiaO em 19 Jan 2017, 12:43

Diogo Fiorio escreveu:
Seja bem vinda Leticia.
Sempre tive ótima taxa de germinação com sementes comerciais, mas não gosto de germinar no algodão costuma quebrar a raiz na hora de passar para a terra, normalmente germino na terra em copos de 180 ml e depois transfiro ou quando as sementes estão muito difíceis de germinar na terra faço a mesma técnica do algodão só que com papel toalha.
As especies pequenas se desenvolvem bem em vasos até 10l mas as plantas maiores precisam de vasos grandes, quando as minhas chegaram a um tamanho de 50 a 60 cm elas pararam de desenvolver e não frutificavam mais até as folhas começaram a cair então decidi passar para o chão, quando retirei dos vasos as raízes já não tinham mais espaço para crescer em pouco tempo depois de plantar no chão elas já estavam enchendo de flores.
Espero que dê tudo certo no seu plantio tente germinar suas sementes em copinhos com uma boa terra em lugar que só pegue o sol da manhã mantenha bem umido mas não encharcado e tenha paciência algumas espécies se as sementes estiverem bem armazenadas germinam em 2 ou 3 dias outras já chegaram a levar 20 dias para começar a dar algum sinal de germinação.

boa ideia esta do papel toalha. as sementes q coloquei no algodão realmente germinaram mais rápido mas, quando coloco na terra, demoram mais a desenvolver q as q coloquei diretamente no copinho de terra.
já aconteceu cmg de precisar tirar de vasos onde a planta tinha "comido" a terra toda. plantei no quintal do meu pai.
desta vez quero tentar só nos vasos... vamos ver rs.
de pimenta plantei lupita, biquinho e cambuci. por enquanto...
será que ficam grandes?
ah, as sementes de envelope de tomate e outras de cebolinha germinaram!! nem acredito! rs primeira vez que planto cebolinha por semente...as que tenho são daquela que compramos com raiz, sabe? enfim. acho que estou com sorte com as sementes de envelope. vamos esperar.
LeticiaO
Usuário Jalapeño

Data de registro: 12 Jan 2017, 20:48

Mensagempor Diogo Fiorio em 19 Jan 2017, 13:20

LeticiaO escreveu:
Diogo Fiorio escreveu:

boa ideia esta do papel toalha. as sementes q coloquei no algodão realmente germinaram mais rápido mas, quando coloco na terra, demoram mais a desenvolver q as q coloquei diretamente no copinho de terra.
já aconteceu cmg de precisar tirar de vasos onde a planta tinha "comido" a terra toda. plantei no quintal do meu pai.
desta vez quero tentar só nos vasos... vamos ver rs.
de pimenta plantei lupita, biquinho e cambuci. por enquanto...
será que ficam grandes?
ah, as sementes de envelope de tomate e outras de cebolinha germinaram!! nem acredito! rs primeira vez que planto cebolinha por semente...as que tenho são daquela que compramos com raiz, sabe? enfim. acho que estou com sorte com as sementes de envelope. vamos esperar.

A biquinho desenvolve bem em vaso ja tive em um de 15 litros produzia muito bem, a cambuci cresce mas com podas vc consegue manter ela em um vaso de uns 20 litros nunca tentei mas acho que da certo.
Tente arrumar sementes de malaguetinha encontra facil na feira ou em mercados aqui é 2 reais um copo de 200ml, a vulcão tambem fica bem em vasos plantei umas em vasos de 5l etavam bonitas ate o pulgão atacar mas ja estou tratando essa comprei de envelope numa agropecuária nasceram praticamente todas que plantei.
O Max tem uma publicação sobre podas de raizes pode ser interessante para você não lembro se vi no diário dele ou em outro post, pergunte a ele que ele te explica.
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor Diogo Fiorio em 22 Jan 2017, 02:20

Estou fazendo algumas mudas de malagueta, cayene e jiló. Estava com umas mudas bonitas mas tive que viajar e quando voltei estavam todas secas.
Fui fazer umas compras hoje a tarde e estavam colocando um expositor de envelopes de sementes da Feltrin acabei comprando um de tequila, um de sweet banana e um de tomate carolina, vou semear amanhã pela manhã. Nunca tive sorte com sementes de tomate vamos ver se dessa vez dá certo.
Anexos
20170119_123545-2448x1836.jpg
Sementes de cayene compradas com plaquinhas e nos copos sem placas sementes de malaguetas que tirei de umas pimentas que ganhei.
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Mensagempor Diogo Fiorio em 25 Jan 2017, 22:29

Vejam só como está a murupi amarela com essas chuvas generosas. A tal da pimenta doce que ta difícil sabe ao certo que pimenta é também está dando muitos frutos e dezenas de flores, tive que escorar um galho hoje pois os frutos são bem grandes e o galho não estava aguentando isso com 5 pimentas no galho, a pimenta que tirei as sementes passavam de 15cm quero ver quando estiver carregada como a murupi se vai aguentar.
Anexos
20170125_185613-2448x1380.jpg
Murupis ainda verdes
20170125_185502-1380x2448.jpg
As primeiras pimentas doces, ainda vão crescer muito
Diogo Fiorio
Usuário Jalapeño

Próximo

Retornar para Diários