Diário do Juzeh

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Juzeh

Mensagempor juzehh em 09 Jun 2016, 17:09

Olá foristas do pimentas.org,

Já acompanho-os a alguns meses e agora que tenho acesso a postar e sementes em mãos darei inicio ao meu diário.

Como mostrei no tópico de apresentações, possuía tres pés de bhut jolokia, no mesmo vaso(fruto da falta de experiência), um grandão que depois de mais de um ano resolveu me dar a satisfação de produzir 5 pimentas antes de morrer e dois mirradinhos a sua sombra, seguem fotos:
BHUT.jpg
O que parece ser folhas na altura média da planta na verdade são as plantas menores.

BHUT3.jpg
Segunda pimenta da planta.

BHUT2.jpg
Terceira pimenta da planta.

Agora que já aprendi bastante, resolvi fazer um projeto do jeito que tem que ser, este será o tema do
"Diário do Juzeh", tomando os cuidados aprendidos aqui no forum e em alguns blogs, a partir do próximo post publicarei o dia-a-dia da minha experiência.

Editado pela última vez por juzehh em 14 Fev 2017, 20:25, no total de 9 vez
juzehh
Usuário Jalapeño

Data de registro: 18 Mai 2016, 12:32

Diário do Juzeh: Semeadura

Mensagempor juzehh em 09 Jun 2016, 17:37

Olá foristas do pimentas.org,

Começo aqui minha segunda jornada no ramo das pimentas!!
Na apresentação vocês conheceram a minha primeira aventura.
Recentemente adiquiri um pacote com mais de 40 variedades de pimentas e ontem resolvi dar inicio ao meu projeto.

Utilizarei 6 variedades para começar:

2 Peter Penis;
2 Habanero Red;
2 Habanero chocolate;
2 Jalapeño M;
2 Doce Italiana;
4 Supostas "Arriba Saia" que estava sendo consumida por meus colegas no trabalho e levei algumas sementes para casa.

Preparei os berços em copos de 200ml com 4 furos nas laterais a 1cm do fundo para a drenagem, preenchi-os com a maior parte de terra vegetal + esterco de gado e uma "colchão" de humus de minhoca para a semente.
SEMENTES.jpg
Berços com as sementes sendo postas sobre a primeira camada de humus.

Em seguida pus as sementes e cobri com uma fina camada de humus e fiz a primeira rega, com a correria do dia de trabalho esqueci de providenciar equipamento para esta parte e acabei fazendo com um copo derramando um fiozinho d'agua sobre o humus.
diario_09_06_16.jpg
Sementes Plantadas e identificadas.

Durante a 2ª rega hoje de manhã, percebi que a camada de cobertura ficou muito fina, mas como não tinha tempo para cuidar disso, ficou para mais tarde, quando eu chegar do trabalho.

Ahh, quase esqueci de registrar, hoje lembrei de comprar 2 borrifadores para meu projeto, um para a rega dos berços e um para borrifar uma receita de adubo que copiei de um blog.
Editado pela última vez por juzehh em 09 Fev 2017, 13:33, no total de 5 vez
juzehh
Usuário Jalapeño

Re: Diário do Juzeh

Mensagempor Rhoevoo em 12 Jun 2016, 18:32

Parabéns Juzeh,

Sou novo de fórum como você, e estou com apenas algumas mudas de Jalapeño e Dedo-de-Moça aguardando para serem transplantadas nos vasos.

Mas para mim você já está mais para Mestre, pois tem uma Bhut dando frutos.

Aqui na minha cidade faz frio e é a isto que estou atribuindo a "lentidão" no crescimento das minhas plantinhas....

Desejo muita sorte a você e vou acompanhar!

Grande abraço
Rhoevoo
Usuário Cumari

Data de registro: 26 Mai 2016, 20:50

Mensagempor juzehh em 15 Jun 2016, 21:13

Rhoevoo escreveu:Parabéns Juzeh,

Sou novo de fórum como você, e estou com apenas algumas mudas de Jalapeño e Dedo-de-Moça aguardando para serem transplantadas nos vasos.

Mas para mim você já está mais para Mestre, pois tem uma Bhut dando frutos.

Aqui na minha cidade faz frio e é a isto que estou atribuindo a "lentidão" no crescimento das minhas plantinhas....

Desejo muita sorte a você e vou acompanhar!

Grande abraço

Vlw Rhoevoo,

kkkk que mestre que nada, dei muita sorte com esse pé de bhut, quem salvou ele foi o forum aqui, que me ajudou a combater a praga da cochonilha que ainda nao me deu tregua e quem fez ela produzir foi minha irmã que me convenceu a adubar ela com sobras da cozinha.

Aqui em Salvador tem feito muito frio tambem, desde Março. Acabamos de ter uma pequena tregua da chuva de +/- uma semana mas hoje ja começou a desabar o céu novamente.

:hai:
juzehh
Usuário Jalapeño

Diário do Juzeh: Germinação - Primeiro Broto Arriba Saia

Mensagempor juzehh em 15 Jun 2016, 22:52

Boa noite galera do pimentas.org,

Hoje 7 dias após o plantio, relato no "Diário do Juzeh" a primeira alteração perceptível das sementes plantadas.
Lembrando que foram plantadas as seguintes sementes:

2 Doce Italiana
2 Peter Penis
2 Jalapeño M
2 Habanero Red
2 Habanero Chocolate
4 supostas Arriba Saia

Tenho regado-as diariamente na parte da manhã entre 7 e 8h e a noite entre 19 e 20h
com 4 disparos do borrifador em cada uma carregado apenas com agua mineral.
E hoje após chegar do trabalho notei esta primeira alteração nos bebês,
apareceu o primeiro broto em uma das sementes da suposta arriba saia como ilustrado abaixo.
primeiro_broto.jpg
Primeiro broto da suposta Arriba Saia, também primeiro broto do projeto.

Ahhh e hoje também começou a amadurecer o primeiro fruto da bhut jolokia que está sofrendo ataques esporádicos de cochonilha:
primeira_madura_2.jpg

Ontem adiquiri torta de mamona para substituir a torta de aveia utilizada nessa receita de adubo liquido pois nao encontrei a mesma, o que acham?

Até a proxima,
Juzeh !
Editado pela última vez por juzehh em 19 Jun 2016, 23:21, no total de 2 vez
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor woldri em 16 Jun 2016, 17:31

E a Juzeh blz ?
Parabens pelo inicio do diário, notei que o seu processo de germinação é praticamente igual ao que eu faço e sempre tive bons resultados acredito que vc tambem venha ter.
Abraço e boa sorte.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor juzehh em 17 Jun 2016, 09:17

woldri escreveu:E a Juzeh blz ?
Parabens pelo inicio do diário, notei que o seu processo de germinação é praticamente igual ao que eu faço e sempre tive bons resultados acredito que vc tambem venha ter.
Abraço e boa sorte.

Obrigado Woldri,

Organizei esses berços pra germinação com base em algumas leituras que fiz aqui do forum, é bem provável
que tenha lido algo da sua tbm.
Aparentemente está funcionando bem, logo mais irei postar a atualização de hoje.

Juzeh
juzehh
Usuário Jalapeño

Diário do Juzeh: Germinação - Primeiro Broto Jalapeño M

Mensagempor juzehh em 17 Jun 2016, 10:12

Olá Pimentas.org,

Hoje faço um breve post para atualizar o status do projeto, pois estou muito atarefado no trabalho :sweat: .

Sempre lembrando que foram plantadas as seguintes sementes:

2 Doce Italiana
2 Peter Penis
2 Jalapeño M
2 Habanero Red
2 Habanero Chocolate
4 supostas Arriba Saia

Delas ja brotaram 3 supostas Arriba Saia cada uma com um intervalo de 12 horas e 1 Jalapeño M que brotou junto com a ultima arriba Saia seguem fotos:
arriba.jpg
3 brotos da suposta Arriba Saia

JalapeñoM.jpg
Primeiro broto das Jalapeño M
Editado pela última vez por juzehh em 19 Jun 2016, 23:20, no total de 2 vez
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor cinzaeamarelo em 17 Jun 2016, 13:47

Juzeh,

Estou usando esse adubo líquido também e gostando muito do resultado.

Comprei torta de algodão na loja virtual da Cobasi. Não uso torta de mamona porque é tóxica.
Patrícia
Santos/SP
cinzaeamarelo
Usuário Malagueta

Data de registro: 27 Mar 2016, 14:29

Mensagempor juzehh em 17 Jun 2016, 15:56

cinzaeamarelo escreveu:Juzeh,

Estou usando esse adubo líquido também e gostando muito do resultado.

Comprei torta de algodão na loja virtual da Cobasi. Não uso torta de mamona porque é tóxica.

Não sabia dessa toxicidade da torta de mamona, mas pelo que pesquisei aqui, nao será prejudicial a planta e como a receita usa uma dose quase homeopatica, vou experimentar e ver o resultado, é bom que conta como mais uma experiencia para o forum.

Vlw cinzaeamarelo!!

Juzeh
juzehh
Usuário Jalapeño

Diário do Juzeh: Germinação - Primeiro Broto de Peter Penis

Mensagempor juzehh em 19 Jun 2016, 23:14

Boa noite Galera do Pimentas.org

Mais uma atualização sobre o meu projeto para o "Diario do Juzeh".

Ante-ontem (17/06) a noite brotou a ultima suposta arriba saia e ontem a noite apareceram mais dois brotinhos, uma nova Jalapeño M e o primeiro broto da Peter/Penis pepper.

diario_17_06_16.jpg
17/06 Novo broto de Jalapeño M e primeiro broto de Peter Penis.

A partir deste post vou separar a lista de sementes entre "Germinadas" ordenadas por data de germinação e "Germinando".

Germinadas:

4 Supostas Arriba Saia:
-1ª 15/06 noite
-2ª 16/06 manhã
-3ª 17/06 manhã
-4ª 17/06 noite
2 Jalapeño M:
-1ª 17/06 Manhã
-2ª 18/06 Noite
1 Peter Penis
-1ª 18/06 Noite

Germinando:

2 Doce Italiana
1 Peter Penis
2 Habanero Chocolate
2 Habanero Red

Fugindo um pouco do tema do diario, noticias sobre a bhut jolokia, minha primeira pimenteira.
Colhi o primeiro fruto, achei pequeno e disforme, alguem sabe explicar? os frutos que estão verdes ainda no pé tem um formato mais parecido com a bhut.

primeira_colheita.jpg
Primeira Bhut Jolokia colhida, vai virar um molho lambão amanhã, pra galera do trabalho.

Até a proxima atualização!
Juzeh
Anexos
quatro_brotos.jpg
Os 4 Brotos da Suposta Arriba Saia.
Editado pela última vez por juzehh em 29 Jun 2016, 11:23, num total de 1 vezes
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor Physalis Carioca em 20 Jun 2016, 08:17

Parabéns pelos belos posts Juzeh.
Observando o fruto da B. Jolokia e a planta, aparentemente tem alguma desiquilíbrio.
Provavelmente por haver concorrência no mesmo vaso, o vaso ainda ser pequeno e tem que ver a questão de quantas horas a planta pega sol diretamente em suas folhas.
Na época de estações mais frias, dependendo da sua região, as plantas podem "sentir" um pouco mais.

O bacana deste hobby é isto, aprender diariamente com a observação da natureza, ser investigativo e acima de tudo adorar estas ardidas.

Parabéns pelo ótimo trabalho que está realizando.
Romero e Família!
Produção orgânica de Physalis, Framboesas, Amoras e Mirtilos. E claro.... PIMENTAS!!!!

Meu BLOG

Meu Diário

Vídeo degustação Dedo de Moça
Physalis Carioca
Usuário Murupi

Data de registro: 02 Abr 2012, 09:43

Mensagempor juzehh em 20 Jun 2016, 08:40

Physalis Carioca escreveu:Parabéns pelos belos posts Juzeh.
Observando o fruto da B. Jolokia e a planta, aparentemente tem alguma desiquilíbrio.
Provavelmente por haver concorrência no mesmo vaso, o vaso ainda ser pequeno e tem que ver a questão de quantas horas a planta pega sol diretamente em suas folhas.
Na época de estações mais frias, dependendo da sua região, as plantas podem "sentir" um pouco mais.

O bacana deste hobby é isto, aprender diariamente com a observação da natureza, ser investigativo e acima de tudo adorar estas ardidas.

Parabéns pelo ótimo trabalho que está realizando.

Obrigado Physalis, realmente, as chuvas nao estão dandro tregua aqui, mas mesmo assim ela tem tomado um solzinho durante o dia,
vou aguardar o proximo periodo de sol para ver se ela reage.
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 27 Jul 2016, 19:32

Diário muito bem elaborado Juzeh. Parabéns!!!
Dei uma lida e gostei muito do seu empenho e dedicação com suas plantas.... Legal !!!
Grande Abraço do amigo.
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor juzehh em 13 Set 2016, 00:27

Rafael Paulo Guedes escreveu:Diário muito bem elaborado Juzeh. Parabéns!!!
Dei uma lida e gostei muito do seu empenho e dedicação com suas plantas.... Legal !!!
Grande Abraço do amigo.

Vlw Rafael,

Estive ausente por conta do trabalho e alguns outros projetos q tomaram todo meu tempo, mas estou de volta.

Infelizmente meu projeto não teve um resultado bom, de repente os brotinhos começaram a pender como um pescoço quebrado, uma a uma e morreram todas. Não sei oq estava errado, pois iam todas bem, exceto as doce italiana e uma habanero chocolate q nem brotaram.

IMG_20160910_141647916_crop_663x585.jpg
Prévia do novo projeto.
Editado pela última vez por juzehh em 09 Fev 2017, 11:45, num total de 1 vezes
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor Rhoevoo em 13 Set 2016, 06:58

Caro Juzeh,

Lamento em ouvir as tristes notícias....

Quando meus brotos de pimentão morreram, os primeiros, foi por frio...

Mas não tenho experiência pra definir oque foi que aconteceu por aí...

Forte abraço e bom recomeço!!!!
Rhoevoo
Usuário Cumari

Data de registro: 26 Mai 2016, 20:50

Diário do Juzeh - Projeto II

Mensagempor juzehh em 09 Fev 2017, 14:41

Olá pimenteiros!

Estou de volta às atualizações do meu Diário.
Os embroglios do trabalho voltaram a consumir muito meu tempo e mau conseguia regar minhas sementes.

Como mostrei no post anterior o meu primeiro projeto para o diário faliu, depois de muita leitura aqui no forum atribuo esta falencia a falta de sol. Meu quarto é bem escuro e mantive os brotinhos la junto com as sementes que nao haviam germinado ainda.

Resolvi plantar novas sementes, infelizmente, mais uma vez nao tive sucesso, pior, dessa vez as sementes nem brotaram, acredito que vacilei no momento de plantar, usei a terra sem umedecer apropriadamente, não a forrei com humus antes de por as sementes e os borrifos em cima do humus que cobria as sementes nao deram conta do serviço

Portanto começa aqui "novamente" o Projeto II do meu Diário.

21/01/2017:
Comecei novamente o plantio utilizando a mesma técnica do primeiro projeto, usei 12 copos de 200ml com 3 furos a 1/2 centimetro do fundo para drenagem, preenchido com 80% de terra vegetal adubada com esterco de gado que comprei pronto, 10% de humus de minhoca como um colchão para a semente e +10% de humus sobre a semente. E desta vez tive o cuidado de humedecer bastante a terra vegetal.

As sementes escolhidas foram:

2 Lupitas
2 Doces Italianas
2 Cheiro do Norte
2 Jalapeño
2 Habanero chocolate
2 Bhut Jolokia

novas.jpg
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor juzehh em 09 Fev 2017, 14:54

.
Editado pela última vez por juzehh em 09 Fev 2017, 15:13, num total de 1 vezes
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor juzehh em 09 Fev 2017, 15:12

28/01/2017:

Fui passar o fds em uma ilha aqui perto e nao pude dar a atenção costumeira às minhas sementes, acredito que isso causou algum impacto na germinação que ainda nao aconteceu.

Neste lugar conheci um pessoal que fez imensa propaganda de uma pimenta "fortissima" chamada "couro de sapo", fiquei curioso pacas pra ver a pimenta, me trouxeram um molho lambão feito com ela, bem saboroso mas nao tão ardido, mas somente no dia seguinte foi que me trouxeram alguns exemplares da dita. Fui presenteado com algumas unidades para que eu plantasse em casa e experimentasse o fruto. Como era domingo a noite, ao chegar em casa apenas guardei o pacote na geladeira para cuidar delas no proximo sábado, quando eu teria tempo.

couro-de-sapo.jpg
A tal "couro de sapo"
juzehh
Usuário Jalapeño

Mensagempor juzehh em 09 Fev 2017, 15:38

04/02/2017:

No ultimo sabado completaram-se 15 dias que plantei as sementes e ainda nao houve nenhuma germinação.

Durante a semana que passou, fiz algumas pesquisas e acredito quase com 100% de certeza - me corrijam se eu estiver enganado - que a suposta "couro de sapo" na verdade trata-se da Trinidad Moruga Scorpion, abaixo uma foto do que me levou a essa conclusão.

tms.jpeg
couro-de-sapo.jpg

Quando fui separar as sementes da "couro de sapo" muitos dos frutos estavam bichados e as sementes não prestavam, consegui salvar apenas 13 sementes de 1 dos frutos e um colega do trabalho tambem coletou algumas de 2 que levei para fazer um molho durante a semana.

Das 13 que coletei plantei 8 com o mesmo cuidado de umidificar bastante a terra e preenchi os copos com a mesma proporção. Mais tarde posto uma foto para ilustrar.
juzehh
Usuário Jalapeño

Próximo

Retornar para Diários