Diário do Rhoevoo - Randal

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Rhoevoo - Randal

Mensagempor Rhoevoo em 30 Mai 2016, 14:03

A Decisão de Plantar - 01.05.2016

Fui intercambiário pelo Rotary Club, e morei nos EUA em 86. Lá comíamos muita comida mexicana, foi então que me apaixonei pelas jalapeños.
Sou inclinado aos hobbies, pratico aeromodelismo e ciclismo. Adoro me enfronhar nas coisas, estudar, aprender; me envolver de verdade!!! Sempre estou procurando coisas novas pra mergulhar de cabeça!!!!!

No feriado de primeiro de maio passado, eu e minha mulher fomos a um restaurante mexicano e pronto!!! Jalapeños e a idéia de cultivá-los em casa!!! Imediatamente consultei a internet via celular e vi que era totalmente possível o novo projeto.

Estava decidido: iria plantar pimentas em casa!!!! :rofl: :rofl: :rofl:

Intenção: plantar em vasos, ter minha própria produção e fazer meus próprios molhos e conservas!!!!!

As Sementes - 06.05.2016

Encomendei uma envelope de sementes jalapeño aqui numa casa agrícola de minha cidade.
Como a fuçança é grande, comprei duas Dedo-de-Moça maduras para retirar as sementes. Abri os frutos e coloquei as sementes para secar embrulhadas em um guardanapo de papel.
Arrumei um bom tanto de terra, em um pesque-pague local e ganhei três vasos de cimento de um amigo....

Plantio - 10.05.2016

Preparei a terra com um pouco de NPK e farinha de osso, rotulei 6 copinhos de Jalapeño e 6 de Dedo-de-Moça. Plantei 3 sementes em cada copinho de cada variedade e reguei.

Nove Dias Depois - 19.05.2016

Finalmente os primeiros brotos......

broto de pimenta 19.05.2016.jpg
Broto de pimenta - para quem nunca viu.....
Editado pela última vez por Rhoevoo em 16 Jun 2016, 10:48, num total de 1 vezes
Rhoevoo
Usuário Cumari

Data de registro: 26 Mai 2016, 20:50

Re: Diário do Rhoevoo - Randal

Mensagempor wcovre em 30 Mai 2016, 20:16

Bem vindo Randal
Começou bem, estamos chegando no inverno o que pode ser um período não propício para o desenvolvimento das plantas, procure deixar em um local mais quente para minimizar esse porém.
Do mais boa sorte, se quiser umas espécies diferentes, fique de olho na promoção do GDS, com uma pequena doação ótimas espécies são retribuídas pelo fórum.
Abraços
Abraços
Waltrudes Tiago Covre

Meu Diário: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19720
wcovre
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Dez 2015, 14:30

Mensagempor warlock em 31 Mai 2016, 09:09

Olá, seja bem vindo.

Começou bem... as dedo de moça são ótimas para cultivar, pois são bem resistentes e produtivas. Quando eu abro um fruto, nem coloco para secar - as sementes já vão para o papel toalha e em 3 ou 4 dias já brotam.
Quanto as jalapenos, você vai se surpreender o quanto são precoces e produtivas. Creio que, entre todas as variedades, é a que produz mais rápido.
Isaac, "Warlock"

meu diário: viewtopic.php?f=7&t=19352
warlock
Usuário Murupi

Data de registro: 27 Abr 2015, 11:06

Mensagempor Rhoevoo em 31 Mai 2016, 12:36

wcovre escreveu:Bem vindo Randal
Começou bem, estamos chegando no inverno o que pode ser um período não propício para o desenvolvimento das plantas, procure deixar em um local mais quente para minimizar esse porém.
Do mais boa sorte, se quiser umas espécies diferentes, fique de olho na promoção do GDS, com uma pequena doação ótimas espécies são retribuídas pelo fórum.
Abraços

Muito obrigado wcovre pela sua participação, incentivo e pelas dicas. Quanto ao frio, aqui em minha cidade está fazendo frio e eu li mesmo que o tempo não é o mais adequado para o plantio.... Mas quem disse que dava pra esperar a ansiedade... :$ :$ :$

Você acha que o fator frio vai impedir que eu consiga frutos???

warlock escreveu:Olá, seja bem vindo.

Começou bem... as dedo de moça são ótimas para cultivar, pois são bem resistentes e produtivas. Quando eu abro um fruto, nem coloco para secar - as sementes já vão para o papel toalha e em 3 ou 4 dias já brotam.
Quanto as jalapenos, você vai se surpreender o quanto são precoces e produtivas. Creio que, entre todas as variedades, é a que produz mais rápido.

Muito obrigado warlock pela sua participação, incentivo e pelas dicas. A próxima vez que for plantar vou tentar a técnica do papel toalha e acompanhar mais de perto a germinação...

E pelo que entendi não é preciso que as sementes sequem antes de serem plantadas, correto???

Que boa notícia sobre as jalapeños, quanto mais cedo ,mais alegria :D :D :D

Mais Fotos e um Broto com Três Folhas - 21.05.2016

dm com 3 folhas 21.05.2016.jpg
"Close" de um broto de Dedo-de-moça que apresentou de saída 3 folhas!!!!! Isso é comum?????

dm's 21.05.2016.jpg
Minhas Dedo-de-moça, sairam na frente das Jalapeños....

jalapeños 21.05.216.jpg
As Jalapeños com muitos brotos ainda "socados" na terra.... Da próxima vez não enterrarei as sementes tão profundamente....
Rhoevoo
Usuário Cumari

Mensagempor cinzaeamarelo em 31 Mai 2016, 13:57

Olá!

Realmente a dedo de moça parece a mais fácil, as minhas cresceram bem e estão floridas. Só estou com dificuldades com alguma coisa comendo as folhas :(

Em compensação, a pimenta biquinho que semeei na mesma época, nenhuma cresceu até agora...

Espero que as suas se desenvolvam bem apesar do frio :)

(se bem que na minha cidade está 28 graus hoje rs)
Patrícia
Santos/SP
cinzaeamarelo
Usuário Malagueta

Data de registro: 27 Mar 2016, 14:29

Mensagempor Danilo Campos em 31 Mai 2016, 15:52

Parabéns Rhoevoo, também sou maluco por Jalapeños. Quando as minhas frutificarem vou tentar fazer umas Chipotles aqui em casa, depois faço um molho ...
If they tell you not to burn, burn. Always burns! :devil: :devil: :devil:
Danilo Campos
Usuário Cambuci

Data de registro: 25 Abr 2016, 10:45

Mensagempor Rhoevoo em 01 Jun 2016, 10:34

Obrigado aos amigos Danilo Campos e Patrícia (cinzaeamarelo) pela participação, é sempre muito gostoso quando alguém publica algo em nossos posts :D

Fotos de Ontem - 31.05.2016

IMG_20160531_dedo-de-moça.jpg
Foto das Dedo-de moça com 21 dias depois de semeadas. Resultado: 12 de 18 sementes germinaram.

IMG_20160531_dedo-de-moça[2].jpg
Detalhe de brotos de Dedo-de-moça já com as primeiras folhas.

IMG_20160531_jalapeño.jpg
Foto das Jalapeño com 21 dias depois de semeadas. Nota-se que as folhas são maiores que as das Dedo-de-moça. Germinaram 17 de 18 sementes semeadas!!!!!!

IMG_20160531_jalapeño[2].jpg
Detalhe das Jalapeños crescendo!!!
Rhoevoo
Usuário Cumari

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 02 Jun 2016, 23:38

Seja bem vindo Randal...
No frio o problema mesmo é a germinação...
E algumas variedades tendem a não desenvolver tanto. Mas chegam a florescer e dar frutos.
Bacana seu Diário, bom início. As variedades Jalapeno e Dedo de Moça germinam bem, já outras como as Cumari demoram, nesse frio então nem se fala... Boa sorte com seu cultivo.

Abraços. :clap:
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Mensagempor woldri em 03 Jun 2016, 22:18

Randal seja bem vindo.
Começou bem o diario, sobre sua duvida é comum sim algumas mudas virem com 3 folhinhas (cotilédones) pode ficar tranquilo ;)
Abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Rhoevoo em 06 Jun 2016, 09:55

Bom dia a todos!

Rafael Paulo Guedes escreveu:Seja bem vindo Randal...
No frio o problema mesmo é a germinação...
E algumas variedades tendem a não desenvolver tanto. Mas chegam a florescer e dar frutos.
Bacana seu Diário, bom início. As variedades Jalapeno e Dedo de Moça germinam bem, já outras como as Cumari demoram, nesse frio então nem se fala... Boa sorte com seu cultivo.

Abraços. :clap:

Muito obrigado Rafael Paulo Guedes, seu diário me serviu de grande incentivo!

woldri escreveu:Randal seja bem vindo.
Começou bem o diario, sobre sua duvida é comum sim algumas mudas virem com 3 folhinhas (cotilédones) pode ficar tranquilo ;)
Abraço.

Grande woldri, muito obrigado pela sua visita aqui, especialmente por você ser tão ativo no fórum como é, sinto-me honrado!

Update de 06.06.2016

IMG_20160606_pimentão verde [1].jpg
Fiz estes dois copos de papel e plantei 3 sementes de pimentão-verde em cada um (05.06.2016)!!! Acredito que vou aprender mesmo que seus frutos não ardam....

IMG_20160606_pimentão verde [2].jpg
Ao mesmo tempo coloquei estas 4 sementes, também de pimentão-verde para testar a geminação em papel toalha. (05.06.2016)

IMG_20160606_dedo-de-moça.jpg
As Dedo-de-Moça, indo muito bem, eu acho!!!

IMG_20160606_jalapeños.jpg
E as minhas "delícias" - Jalapeños!!!

Daqui a pouco completo um mês de "pimenteiro" :inlove: :inlove: :inlove:

É isso aí e uma ótima semana para todos :D :D :D :D
Editado pela última vez por Rhoevoo em 09 Ago 2016, 17:34, num total de 1 vezes
Rhoevoo
Usuário Cumari

Mensagempor Rhoevoo em 16 Jun 2016, 00:33

Update 15.06.2016

Nada de brotos de pimentão-verde, nem nos dois copos de papel com terra e substrato, nem no papel toalha.... Só aguardando mais um pouco.... :( :( :(

Estou começando a acreditar que o fruto do qual extraí as sementes não estava maduro o bastante, e acredito que isso seja o motivo das sementes não irem pra frente.....

Repique de brotos

Minha ideia inicial é deixar apenas a melhor planta por copo, descartando as que julgar pior.... Ocorre que desde sempre estou com muita dó de simplesmente cortar as pobrezinhas que julgar piorzinhas.....

Somando-se a isso:
1) fiquei com um copinho de Dedo-de-Moça sem nenhum broto,
2) um dos brotos de Jalapeño está muito atrasado em relação aos demais e,
3) Tô achando que apenas 6 mudas de Jalapeño vai ser pouco, pelo tamanho da propaganda que estou fazendo do meu novo Hobby (prometi mudas para Deus e o mundo).....

Então surge o espírito inventivo e lá vamos nós (seguem as fotos):

IMG_20160615_repique de brotos[01].jpg
Copo de brotos de Jalapeño, bem afastados entre si e um nitidamente menor que os outros dois.

IMG_20160615_repique de brotos[02].jpg
Menor broto extraído com o auxílio de uma colher. Espero que desta forma esteja prejudicando bem pouco (ou quase nada) as raizes da planta extraída e das que permanecem no copo original.

IMG_20160615_repique de brotos[03].jpg
Copos devidamente re-preenchidos com o substrato preparado para as mudas.

IMG_20160615_repique de brotos[04].jpg
Copo que continha o menor broto de Jalapeño, planta apenas com os cotilédones e ainda por cima pouco desenvolvidos.

IMG_20160615_repique de brotos[05].jpg
Detalhe do "corte" com a colher.

IMG_20160615_repique de brotos[06].jpg
Resultado final depois do re-plante e re-preenchimento dos copos.

IMG_20160615_repique de brotos[07].jpg
E finalmente, para não ficar com um copinho vazio, separei estas Dedo-de Moça.

IMG_20160615_repique de brotos[08].jpg
Resultado final: se tudo der certo, se o processo não prejudicar nem as plantas transplantadas, nem as remanescentes, terei 8 copos de Jalapeño e 6 de Dedo-de-Moça!!!!

Por enquanto é regar e esperar este frio passar, para que minhas plantas deslanchem....

Abs.
Rhoevoo
Usuário Cumari

Mensagempor juzehh em 17 Jun 2016, 09:10

Legal Randal,

Curti muito seu diario, vc fez uma coisa que nao tive coragem de fazer com minhas bhut jolokia, que até hoje estão as 3 no mesmo vaso por medo de danificar as raízes.

Não deixe de nos atualizar sobre o sucesso da separação!

Boa Sorte,

Juzeh
juzehh
Usuário Jalapeño

Data de registro: 18 Mai 2016, 12:32

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 17 Jun 2016, 23:32

As Capsicum são muito individualista. A disputa de nutrientes entre elas acabam não desenvolvendo nenhuma. O ideal é ter apenas uma por vaso.

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Mensagempor Physalis Carioca em 20 Jun 2016, 08:25

Olá Randal.

Realmente as jalapenos são excelentes.
Quando colher os frutos experimente assá-la lentamente no forno, como desidratando-as, elas irão escurecer e adocicar.
Depois triture e use como pimenta calabresa sobre os pratos, o sabor é único.
Parabéns pelas plantas.
Romero e Família!
Produção orgânica de Physalis, Framboesas, Amoras e Mirtilos. E claro.... PIMENTAS!!!!

Meu BLOG

Meu Diário

Vídeo degustação Dedo de Moça
Physalis Carioca
Usuário Murupi

Data de registro: 02 Abr 2012, 09:43

Mensagempor Rhoevoo em 21 Jun 2016, 21:31

juzehh escreveu:Legal Randal,

Curti muito seu diario, vc fez uma coisa que nao tive coragem de fazer com minhas bhut jolokia, que até hoje estão as 3 no mesmo vaso por medo de danificar as raízes.

Não deixe de nos atualizar sobre o sucesso da separação!

Boa Sorte,

Juzeh

Obrigado Juzeh, pela participação aqui no meu diário, seja sempre muito bem vindo!!!
Com relação a separação dos brotos e replante, parece que deu tudo certo! As plantas replantadas não apresentaram qualquer tipo de sintoma que eu tenha notado e as que ficaram nos copos doadores também não.
Gostei tanto da idéia que arrisquei fazer mais um copo de Jalapeño.
Veja as fotos e os cometários abaixo ;) ;) ;)

Rafael Paulo Guedes escreveu:As Capsicum são muito individualista. A disputa de nutrientes entre elas acabam não desenvolvendo nenhuma. O ideal é ter apenas uma por vaso.

Obrigado Rafael Paulo Guedes, pela participação aqui no meu diário, seja sempre muito bem vindo!!!
Seguindo seu conselho, e como já havia lido em outros "posts"; hoje foi dia de "downsizing".... :sweat: :sweat: :sweat:
Foi com dor no coração que decidi deixar apenas a melhor planta por copo e simplesmente transformar o excedente em adubo orgânico... Pra não dizer que foi uma chacina o que eu cometi... :devil: :devil: :devil:
Fotos abaixo.

Physalis Carioca escreveu:Olá Randal.

Realmente as jalapenos são excelentes.
Quando colher os frutos experimente assá-la lentamente no forno, como desidratando-as, elas irão escurecer e adocicar.
Depois triture e use como pimenta calabresa sobre os pratos, o sabor é único.
Parabéns pelas plantas.

Obrigado Physalis Carioca, pela participação aqui no meu diário, seja sempre muito bem vindo!!!
Está nos meus planos comprar um desidratador elétrico na minha próxima viagem. Pelo que vi, nos WallMart lá fora esses eletrodomésticos não são caros e já já estarei seguindo sua dica!!!! :clap: :clap: :clap:

Update 22.06.2016

Separação - depois de sete dias:

IMG_20160621_plantas re-plantadas[4].jpg

IMG_20160621_plantas re-plantadas[1].jpg
Duas mudas de Jalapeño replantadas há 7 dias. Reparem que a mudinha menor agora tem sua primeira folha já bem evidente!

IMG_20160621_plantas re-plantadas[2].jpg
A muda de Dedo-de-moça replantada há 7 dias. Tudo Ok, como pode se ver!!!

IMG_20160621_copos doadores.jpg
Detalhe dos copos "doadores". As plantas estão bem e não sentiram nada com a retirada das "irmãzinhas"!!!

IMG_20160621_downsizing dedo-de-moça.jpg
Feito o "downsizing" agora só uma planta por copo, Daqui uns dias tenho de planejar a ida para os vasos definitivos!!! Seis mudas de Dedo-de-Moça (5 originais e 1 replantio).

IMG_20160621_downsizing jalapeño.jpg
Os copos de Jalapeño depois da chacina, estes são os seis copos iniciais.

IMG_20160621_plantas re-plantadas[3].jpg
Como eu disse acima para o Juzeh; a experiência do replantio com essa técnica da colher deu tão certo, que hoje decidi "salvar" uma das platinhas que seria assassinada e fazer o nono copo de Jalapeño!!!! Espero que continue dando certo, mesmo com uma planta maiorzinha,,,,

Para finalizar....

Nenhum sinal ainda de germinação dos pimentões verdes, nem no papel toalha e nem no substrato :( :( :( :( :(

Um abraço a todos!
Rhoevoo
Usuário Cumari

Mensagempor Rafael Fernando em 28 Jun 2016, 10:00

Bom dia Randal, estão lindas suas mudas, parabéns!
Abçs
Rafael Fernando
Usuário Jalapeño

Data de registro: 18 Fev 2016, 12:04

Mensagempor woldri em 29 Jun 2016, 21:29

Olá Randal
Eu faço exatamente como vc em relação a separação das mudinhas, é muito dificil perder alguma dessa forma...sempre planto de duas a tres sementes da mesma variedade pois até a frutificação pode acontecer algo que faça alguma planta não resistir dai sempre tenho uma reserva.
Abraço .
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Rhoevoo em 03 Jul 2016, 09:40

Rafael Fernando escreveu:Bom dia Randal, estão lindas suas mudas, parabéns!
Abçs

Muito obrigado Rafael Fernando,

Você sempre por aqui dando uma força!!! Valeu!!!

woldri escreveu:Olá Randal
Eu faço exatamente como vc em relação a separação das mudinhas, é muito dificil perder alguma dessa forma...sempre planto de duas a tres sementes da mesma variedade pois até a frutificação pode acontecer algo que faça alguma planta não resistir dai sempre tenho uma reserva.
Abraço .

Grande woldri,

Acredito que ficou bem claro e que é bem seguro separar mudas neste estágio com esse "método da colher". Ainda mais você, com toda sua experiência, validando que utiliza e funciona!!! Assim quem ler não terá receios de tentar, sem receio de danificar as mudas que ficam no copo doador e com grande probabilidade de sucesso para aquela que for replantada!!! :rofl: :rofl: :rofl:

Dias 22 e 23 de junho de 2016
Rhoevoo escreveu:Para finalizar....

Nenhum sinal ainda de germinação dos pimentões verdes, nem no papel toalha e nem no substrato :( :( :( :( :(

Um abraço a todos!

Para queimar minha língua e me ensinar a ter um pouco de paciência.... :angel: :angel: :angel:

No menso dia que fiz meu ultimo post, mais a tardezinha notei o surgimento de um broto vigoroso de pimentão verde!!!

E no dia seguinte, uma das sementes colocadas no papel toalha, mostrava-se com a erupção de sua radícula!!!

Seguem as fotos:
IMG_20160622_broto_pimentão_substrato.jpg
Detalhe do broto de pimentão verde emergindo do substrato - depois de 17 dias de semeadura.

IMG_20160623_broto pimentão papel toalha.jpg
Radícula erupcionando de uma das sementes de pimentão-verde, colocada no papel toalha há 18 dias!!!

Update 02.07.2016
"Orgulhos do papai" ! ! ! - ! ! ! - ! ! !

IMG_20160702_dedo-de-moça.jpg
As seis mudas de Dedo-de-moça. (53 dias de semeadura)

IMG_20160702_jalapeños.jpg
Sete mudas remanescentes de Jalapeños. Duas mudas menores já foram dadas de presente a amigos. (53 dias de semeadura)

IMG_20160702_brotos de pimentão - ambos já no substrato.jpg
Os brotos de pimentão verde estão assim. O com os cotilédones já evidentes foi o que brotou direto do substrato e o que está com a casquinha da semente foi o que germinou no papel toalha e eu enterrei no mesmo "berço". (27 dias de semeadura).

-------------------------------------------------------------------------

Um ótimo domingão a todos!
Rhoevoo
Usuário Cumari

Mensagempor XANDÃO ROCHA em 03 Jul 2016, 16:23

Ta mandando ver ai as ardidas eu diria que estão indo de vento em popa parabéns irmão pimenteiro.
XANDÃO ROCHA
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Nov 2015, 16:50

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 03 Jul 2016, 16:57

XANDÃO ROCHA escreveu:Ta mandando ver ai as ardidas eu diria que estão indo de vento em popa parabéns irmão pimenteiro.

Fasso as minhas palavras do nosso Amigo Xandão.
Tá de parabéns Randal.

Abraço. E é isso aí.

Diário

Pet Bottle Pot
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Próximo

Retornar para Diários