Diário do Carlos Silva Jr

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Carlos Silva Jr

Mensagempor freecode@gmail.com em 03 Nov 2015, 14:45

Olá pessoal,

Sou de Vitória - ES e minha família sempre gostou de pimentas, então tudo começou quando minha esposa veio com um pé de pimentão amarelo e um pé de pimentão vermelho. E foi também quando meu primo que mora em Londres mandou 2 vidros dessa pimenta ( http://www.chileseeds.co.uk/products/ki ... ml-793.php ) local onde comprou !

Então na feira eu comprei um pé de malaguetinha, porem não durou muito tempo, pois descobri que já havia comprado ela doente, onde a raiz fica branca e apodrece. então comecei a pesquisar e saber que a terra contaminada também é um problema.

Logo assim como um prédio deve ter uma base sólida e bem planejada, o mesmo deve ser feito para nossas plantas, então antes de tudo comecei com minhas composteiras domesticas conforme foto abaixo, sendo 2 composteiras de 60L e uma coletora de chorume orgânico que uso como fertilizante natural.
Imagem

Primeira caixa aberta
Imagem

Primeira caixa aberta e levantei um pouco de húmus para ver as minhocas californianas
Imagem

Chorume Orgânico coletado na terceira caixa. Cada litro vc coloca 10 litros de água, totalizando 11 litros para regar as pimenteiras.
Imagem

Trinidad Scorpion Yellow
Imagem

Bhut Jolokia Red
Imagem

Biquinho
Imagem

Mudas Trinidad Scorpion e Bhut Jolokia
Imagem

Cambuci
Imagem
Imagem
Imagem

Esse Chorume Orgânico deixou as plantas muito resistentes a pragas. Estou fazendo testes com mudas regadas com Chorume Orgânico e mudas sem Chorume e até a qualidade das folhas ficam diferentes. Até algumas frutas cítricas que estavam estagnadas, após a regar com Chorume, a mesma abriu dezenas de brotos e novas folhas.

Estou em busca de sementes de Carolina Reaper. Sei que não estou apto a receber KIT, mas tem como fazer alguma doação pelo pagseguro para que eu possa receber algum KIT além claro de ajudar ?

Espero que tenha feito meu primeiro post de forma correta e no local certo.

Grande abraço
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Out 2015, 17:56

Re: Diário do Carlos Silva Jr

Mensagempor freecode@gmail.com em 04 Nov 2015, 10:46

Devido o crescimento rápido da pimenta da última foto, a mesma começou a dar pimenta muito cedo, e o pé nem está suportando
o peso das pimentas, parei até de regar ela com Chorume, se eu colocar uma estaca perto do caule será que não danifico a raiz do pé ?

Alguma dica ?
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor lucbraga em 04 Nov 2015, 15:29

Parabéns pelas plantas Carlos. Também estou prestes a montar minha composteira mas com decomposição exclusiva por microrganismos. Sem minhocas. Só tomar cuidado com a temperatura que não pode passar de 60 C nas primeiras semanas já que não tem minhocas. Tenho um termômetro específico para compostagem (segue na foto). O único problema para começar é justamente o mais fácil. Os containers adequados eu não encontro com facilidade na minha cidade. Vi que você não furou a primeira caixa. Não existe problema com superaquecimento? É uma dúvida. Quanto a tecnica de amarrio eu creio que não há problemas. Só recomento usar fita de polietileno para não danificar o caule. Elas são mais indicadas. Outros colegas podem dar sugestão. Parabéns pelo inicio de teu diário.
Anexos
termometro.jpg
termometro usado na compostagem
Hot life profile :devil: :rock:
lucbraga
Usuário Jalapeño

Data de registro: 15 Set 2015, 21:46

Mensagempor freecode@gmail.com em 04 Nov 2015, 16:45

lucbraga escreveu:Parabéns pelas plantas Carlos. Também estou prestes a montar minha composteira mas com decomposição exclusiva por microrganismos. Sem minhocas. Só tomar cuidado com a temperatura que não pode passar de 60 C nas primeiras semanas já que não tem minhocas. Tenho um termômetro específico para compostagem (segue na foto). O único problema para começar é justamente o mais fácil. Os containers adequados eu não encontro com facilidade na minha cidade. Vi que você não furou a primeira caixa. Não existe problema com superaquecimento? É uma dúvida. Quanto a tecnica de amarrio eu creio que não há problemas. Só recomento usar fita de polietileno para não danificar o caule. Elas são mais indicadas. Outros colegas podem dar sugestão. Parabéns pelo inicio de teu diário.

Não furei a lateral da caixa, somente a tampa é suficiente, pois minha composteira fica no quarto dos fundos e lá a temperatura é boa e muito ventilado. Minha composteira eu tive que compra fora daqui também !

Fiz esse desenho para mostrar como ficou esquema com fita assim elas passam ao lado no caule e não aperta, só faz a proteção ! Acho que o desenho que montei explica melhor.
Imagem
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor woldri em 04 Nov 2015, 17:21

Carlos seja bem vindo ao fórum e começou muito bem :clap:
Abraço e boa sorte.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor freecode@gmail.com em 04 Nov 2015, 21:22

woldri escreveu:Carlos seja bem vindo ao fórum e começou muito bem :clap:
Abraço e boa sorte.

Obrigado woldri, sempre que puder estarei aqui para ajudar os amigos !
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor Murilão em 04 Nov 2015, 23:18

Seja bem vindo Carlos. Seus pés de pimenta estão bem bonitos !
Essa composteira faz mágica. Assim que der pretendo fazer uma para mim tbm.
Meu diário
Pinga com cana e canela do Murilão

"Se você acha que está velho demais para o Rock and Roll, então está." Lemmy Kilmister
Murilão
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Set 2015, 21:58

Mensagempor pmelo em 05 Nov 2015, 04:18

Carlos,

Muito legal esse seu processo de unir a compostagem ao cultivo. :clap:
Em relação à manutenção, como é? Gera mau cheiro? Atrai moscas e outros insetos?

Belas plantas! Mande fotos das flores e frutos também!

Abraço :rock:
"Se acha o dinheiro mais importante que o ambiente, experimente contá-lo enquanto prende a respiração"
Rio de Janeiro/RJ
Meu diário - Diário PMelo
pmelo
Usuário Malagueta

Data de registro: 08 Out 2015, 13:12

Mensagempor Max o Obelix em 05 Nov 2015, 05:54

Seu diário está ficando muito bom, Carlos.
Continue assim. Parabéns.
Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Leandro Ferraz em 05 Nov 2015, 07:11

Vem crescendo ultimamente os adeptos do cultivo de pimentas entre os analistas de sistemas, acho que andamos estressados ou temos os mesmos gostos :lol: :lol: :lol:

Parabéns pelo diario e boa sorte...
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor freecode@gmail.com em 05 Nov 2015, 08:09

Murilão escreveu:Seja bem vindo Carlos. Seus pés de pimenta estão bem bonitos !
Essa composteira faz mágica. Assim que der pretendo fazer uma para mim tbm.

Obrigado Murilão, os pés comeram a ficar bonitos depois que comecei a usar o húmus e o chorume.
E o melhor de tudo, da minha produção. Faz uma mesmo, é muito bom, e quando tem feira livre vc vai no
final da feira e pega de tudo, mamão, tomate, alface frutas, assim vc faz húmus rápido, e em caso de viajar
não tem problema, basta colocar comida antes, e elas ficam 1 mês tranquilas sem alimentação.

pmelo escreveu:Carlos,

Muito legal esse seu processo de unir a compostagem ao cultivo. :clap:
Em relação à manutenção, como é? Gera mau cheiro? Atrai moscas e outros insetos?

Belas plantas! Mande fotos das flores e frutos também!

Abraço :rock:

Fala pmelo, é aquele negocio, quer bem feito, faça vc mesmo, fui isso que fiz, somente o investimento inicial se for comprar caixa
é maior, no mais é muito tranquilo.

Com relação a manutenção, não tenho trabalho algum, todos os dias após o almoço pego as cascas de tomate, pepino, banana, com
os restos de frutas do café da manhã e coloco na composteira, eu faço assim, levanto o húmus e jogo o material orgânico e cubro
com o próprio húmus, não tem nada nada de cheiro, nem mesmo o chorume e muito menos o húmus.

No inicio vc acha que nunca vai produzir o chorume orgânico, com um tempo vc pega a prática, quando quero maior produção de chorume
coloco mais mamão e melancia, assim por liberarem muita água automaticamente maior o volume de chorume.

Outra técnica é pegar o próprio húmus do fundo que está bem molhado e tirar um pouco para por no balde, coloca água e está pronto um chorume.

Cuidado pois o chorume é muuuuuito forte, para cada litro de chorume vc deve por 10 litros de água, produzindo assim 11 litros para regar.
Quando for regar mudas novas ainda, coloque 1L chorume para 15 de agua.

O chorume muito forte queima a folhagem e se for muito forte mata a planta, pode começar com 15 a 20 litros de agua para 1L de chorume.
Plantas cítricas como limão, acerola que são mais fortes, pode fazer 1L/10L

Evite colocar muita casca de batata pois fermenta muito rápido e consome o oxigênio da caixa, isso faz com que as minhocas tendem a fugir.

Moscas não são um problema, mantenha sempre o material orgânico coberto e a tampa fechada para que não entrem e coloquei ovos.

Importante que 99% dos manuais de compostagem não falam. é melhor vc ter excesso de minhoca do que pouca. Muitos iniciantes querem comprar
a composteira que normalmente vem com 250 a 300 minhocas e encher de material orgânico para produzir mais húmus, mas esquecem que a quantidade
de orgânico pode ser muito grande para a quantidade de minhoca. Isso pode ocorrer que o material orgânico começar a ficar podre antes da atuação das
minhocas.

Max o Obelix escreveu:Seu diário está ficando muito bom, Carlos.
Continue assim. Parabéns.
Abraços,
Max .'. o Obelix

Obrigado Max, quem faz o diário ficar bom são vcs que visitam, comentam e nos dão ânimo para seguir.

Leandro Ferraz escreveu:Vem crescendo ultimamente os adeptos do cultivo de pimentas entre os analistas de sistemas, acho que andamos estressados ou temos os mesmos gostos :lol: :lol: :lol:

Parabéns pelo diario e boa sorte...

Verdade Leandro , já tive até paralisia de bell devido ao estresse, hoje foco em concurso publico e sair dessa vida de Analista de Sistemas, uahuahuaha

Agradeço a todos pelos comentários !

Abs
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor freecode@gmail.com em 05 Nov 2015, 08:15

Hoje colhi a primeira de muitas que virão.

Um pé tão pequeno que não consegue ficar em pé devido ao peso, Agora devidamente escorado ele vai render.

Imagem
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor Haranaka em 05 Nov 2015, 10:12

Parabéns pelo diário e pelas plantas, Carlos!

Também sou da área de TI, mas, por "sorte", já passei em um concurso público.
Meu interesse pelas plantas já não partiu do stress, foi minha esposa quem sempre quis fazer uma horta em casa e um colega aqui do serviço que comentou algo sobre pimentas e resolvemos cair nessa.
Estou terminando um sistema em casa chamado de aquaponia e, em breve, postarei algumas fotos de como cultivarei as ardidas na água.

abraço
Haranaka
Usuário Cumari

Data de registro: 15 Set 2015, 22:22

Mensagempor warlock em 05 Nov 2015, 10:48

sou mais um de TI :)

mas sempre gostei de pimentas. Pena que só depois de velho comecei meu cultivo, que vai meio aos trancos e barrancos...

parabéns pelas mudas e seja bem vindo.
Isaac, "Warlock"

meu diário: viewtopic.php?f=7&t=19352
warlock
Usuário Murupi

Data de registro: 27 Abr 2015, 11:06

Mensagempor freecode@gmail.com em 05 Nov 2015, 14:05

Haranaka escreveu:Parabéns pelo diário e pelas plantas, Carlos!

Também sou da área de TI, mas, por "sorte", já passei em um concurso público.
Meu interesse pelas plantas já não partiu do stress, foi minha esposa quem sempre quis fazer uma horta em casa e um colega aqui do serviço que comentou algo sobre pimentas e resolvemos cair nessa.
Estou terminando um sistema em casa chamado de aquaponia e, em breve, postarei algumas fotos de como cultivarei as ardidas na água.

abraço

É legal o sistema aquaponia, mas não queria envolver energia para as bombas, tem grandes plantações com aquaponia. porem tem um gerador de energia em caso de emergência
de muitas horas sem energia, pode afetar. Veja também o Calendário Pimentas.org

warlock escreveu:sou mais um de TI :)

mas sempre gostei de pimentas. Pena que só depois de velho comecei meu cultivo, que vai meio aos trancos e barrancos...

parabéns pelas mudas e seja bem vindo.

Não importa a idade, o importante é começar, valew e obrigado !
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor freecode@gmail.com em 08 Nov 2015, 11:39

Estou querendo fazer uma mini estufa !

Já está devidamente soldado o alumínio conforme imagem abaixo

Falta encapar, será que faço a estufa em pé que cabe uma planta apenas até o tamanho bom. ou faço deitada colocando umas 3 a 4 mudas ?

Qual a melhor opção para cobrir minha estufa ?

Imagem

Abs
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor freecode@gmail.com em 11 Nov 2015, 11:01

Resolvi iniciar um projeto de uma estufa maior então fiz esse desenho.

Vou calcular ainda quantos metros de cano pvc

Segue a foto do desenho que montei

Imagem

Com o plástico ( ainda avaliando o material que vou cobrir
Imagem
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor freecode@gmail.com em 13 Nov 2015, 11:51

Depois de muitas buscas sem sucesso do joelho 3 vias, onde parece que no Brasil não tem, ver imagem abaixo.

Imagem

Tive que eu mesmo fazer uma peça dessa usando 1 redutor de 50/25mm e um joelho 90°, fiz o corte e coloquei conforme imagem baixo, fixado com massa plástica.

Imagem

Então com isso fiz algumas mudanças no meu projeto !

Imagem

Bom no decorrer da fabricação da minha estufa vou colocando aqui
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Mensagempor Max o Obelix em 13 Nov 2015, 12:17

:clap: :clap: :clap:
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor freecode@gmail.com em 13 Nov 2015, 12:28

Max o Obelix escreveu::clap: :clap: :clap:
Max .'. o Obelix

Valew Max, tá caminhando ! Já comprei 10 vasos esperando suas sementes auhuahuaha

Hoje mudei para um vaso maior minha biquinho !

Imagem

Agora sim ela vai desenvolver e ficar com folhas maiores.
freecode@gmail.com
Usuário Cumari

Próximo

Retornar para Diários