Diário do Murilão

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Murilão

Mensagempor Murilão em 22 Set 2015, 20:29

Boa noite pessoal !

Comecei a me interessar em plantar pimentas faz pouco tempo. Morei em Curitiba - PR para fazer minha faculdade e agora que voltei para a minha cidade natal, que se localiza no norte do Paraná, com o clima quente e agora com um bom quintal para plantar as ardidas.

Minha família sempre gostou muito de pimenta, mas foi em Curitiba, que por influencia de grandes amigos, que comecei a tomar gosto pelo paladar das ardidas. O tempo passou, retornei para minha cidade natal e cá estou com um quintal e um clima quente, perfeito para o cultivo delas. Quando estava fazendo compra no mercado, vi na prateleira sementes de Malagueta para comprar, e eu me interessei na ideia de eu mesmo cultivar as minhas próprias pimentas.

Plantei algumas Malaguetas com algumas dicas dos meus pais e meio sem intender oque estava fazendo. Plantei em uma terra que fazia pouco tempo que estava com esterco. As sementes cresceram e estão por volta de 5 cm, mas ontem fiquei meio triste pois como está fazendo muito calor e sol aqui, elas murcharam demais. Estou aguando todos os dias, sempre observando se a terra não está seca ou muito molhada. Estou usando água de chuva para regar, e hj coloquei as mudinhas num canto para não pegar muito sol, pois creio q esse foi o motivo para elas terem murchado. Eu ia colocar fotos, mas meu celular pifou. Assim que possível irei compartilhar as imagens delas com vocês.

Como já citei na minha apresentação, estou esperando algumas sementes de Carolina Reaper, Bhut Jolokia, Trinidad Scorpian Morouga e Trinidad S. Butch Taylor chegarem, e essas sim, irei plantar com o conhecimento adquirido aqui do fórum. Pretendo mais para frente plantar a Jalapeno para fazer molho dela.

Sem mais por hoje.

Grande abraço !
Editado pela última vez por Murilão em 25 Out 2015, 18:59, no total de 2 vez
Meu diário
Pinga com cana e canela do Murilão

"Se você acha que está velho demais para o Rock and Roll, então está." Lemmy Kilmister
Murilão
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Set 2015, 21:58

Re: Diário do Murilo Ferracini

Mensagempor warlock em 22 Set 2015, 23:54

Seja bem vindo.

com as dicas do pessoal aqui você com certeza terá um belo pimental.... mas não fique triste se uma ou outra não der certo, o importante é ser teimoso.
Isaac, "Warlock"

meu diário: viewtopic.php?f=7&t=19352
warlock
Usuário Murupi

Data de registro: 27 Abr 2015, 11:06

Mensagempor Max o Obelix em 23 Set 2015, 05:58

.
Parabéns pelo excelente começo do seu diário!

Conte conosco.

Abraços,

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Murilão em 08 Out 2015, 01:46

Olá !

Sobre as Malaguetas, elas estão indo bem, estão por volta de 10 cm a 15 cm.

As sementes das pimentas nucleares já chegaram:
-Carolina Reaper
-Bhut Jolokia
-Trinidad Scorpian Morouga
-Trinidad S. Butch Taylor

Ainda não plantei, pois vou viajar daqui uns dias e quero estar de perto para acompanhar o desenvolvimento inicial.

Meu celular estragou e está difícil postar fotos, mas vou providenciar isso.

Sem mais para agora.
Meu diário

"Se você acha que está velho demais para o Rock and Roll, então está." Lemmy Kilmister
Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor woldri em 10 Out 2015, 13:49

Seja bem vindo e parabens pelo inicio do diário, desejo bons resultados no cultivo por ai.
Abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Murilão em 18 Out 2015, 16:04

Conforme prometido, seguem as fotos das minhas meninas.

Imagem
Malaguetas

Imagem
Malagueta

Imagem
Pimentas nucleares

Imagem
Bhut e Carolina brotaram =)
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor Carlinhos858 em 18 Out 2015, 17:12

Olá Murilão :) parabens começou com o pé direito !!!!!
Boa sorte com o cultivo das nucleares! :@ :clap: :devil:
Hebreus Capitulo 9 versiculo 27! 8)
Diário Amarelas Brancas e Coloridas
Carlinhos858
Usuário Rocotó

Data de registro: 01 Ago 2015, 06:52

Mensagempor Murilão em 18 Out 2015, 17:37

warlock escreveu:Seja bem vindo.

com as dicas do pessoal aqui você com certeza terá um belo pimental.... mas não fique triste se uma ou outra não der certo, o importante é ser teimoso.

Max o Obelix escreveu:.
Parabéns pelo excelente começo do seu diário!

Conte conosco.

Abraços,

Max .'. o Obelix

woldri escreveu:Seja bem vindo e parabens pelo inicio do diário, desejo bons resultados no cultivo por ai.
Abraço.

Carlinhos858 escreveu:Olá Murilão :) parabens começou com o pé direito !!!!!
Boa sorte com o cultivo das nucleares! :@ :clap: :devil:

Valeu pessoal. Aparentemente estou me dando bem =)
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor Jefferson F Santos em 22 Out 2015, 12:33

OOO Murilão.. parabéns pelas mudas, estão bonitas
Tenha uma boa quinta feira.
Jefferson F Santos
Usuário Fatalii

Data de registro: 24 Fev 2012, 00:24

Mensagempor Murilão em 24 Out 2015, 11:08

Jefferson F Santos escreveu:OOO Murilão.. parabéns pelas mudas, estão bonitas
Tenha uma boa quinta feira.

Valeu meu querido !

Então pessoal as pimentas nucleares estão indo de vento em popa. As Scorpions finalmente germinaram, e apareceu mais uma Bhut no copinho, pois havia colocado 2 sementes. Plantei mais 3 sementes de cada uma das pimentas nucleares, mais 3 sementes da Peter Pepper em um substrato que comprei pela internet.
Quando fui em Londrina esses dias, passei em uma espécie de mercado municipal e comprei uma Jalapeño, retirei as sementes, deixei secar por 3 dias e plantei tbm, mas coloquei 3 sementes em um copinho pq não estou colocando fé que irão germinar, pois quando coloquei as sementes para secar, elas diminuíram muito de tamanho e ficaram bem pequenas, mas selecionei algumas mais grandinhas e resolvi plantas para ver no que ia dar.

As Malaguetas estão cada dia maiores e eu estou já querendo transplantar para um lugar definitivo, no entanto, não sei se planto no chão ou vaso, mesmo pq não sei se a pimenta pode ficar direto no sol. Oq seria melhor ?

Sobre o preparo do solo, eu comprei um substrato pronto, no total de 40 kg:
Imagem

Na embalagem diz q não precisa acrescentar nenhum tipo de adubo ou qualquer coisa, mas mesmo assim ainda tenho guardado em casa:

- 4 kg de húmus;

- NPK de Bonsai (mais completo):
Imagem

- NPK 15-15-20:
Imagem

Em outros tópicos li sobre misturar substrato com o húmus, aí agora não sei oq fazer, me ajudem ! hahaha
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Re: Diário do Murilão

Mensagempor Murilão em 26 Out 2015, 11:29

Como falei anteriormente, andei aumentando minha produção hahaha
Segue as fotos:

Imagem

As pimentas nucleares estão indo muito bem, plantei elas na terra vermelha aqui da região misturado com esterco de vaca.

Imagem

Já no substrato preto, a Bhut já está brotando =)

Imagem
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor Andre em 26 Out 2015, 18:49

Boa Tarde Murilão,

Seja bem vindo ao fórum, antes de mais nada, se possível, informe a fonte de onde vc adquire as sementes.
Pergunto isso porque muitos aqui já foram prejudicados com golpistas de sementes, principalmente as oriundas do mercadolivre, ebay, dhgate, alienxpress, etc. Muito cuidado ao adquirir as sementes e qdo vierem os primeiros frutos forem de uma outra espécie, assim, lá se vão o tempo gasto, os danos materiais, etc.

Desejamos de coração sucesso nessas pimentas.

Abraçs,

Att

Andre

;)
Andre
Usuário Rocotó

Data de registro: 26 Nov 2014, 15:43

Mensagempor Rossana Kaneko em 26 Out 2015, 21:26

Eu compro substrato que na embalagem vem escrito "fértil e pronto para uso". Mesmo assim, preparo as terras dos vasos onde serão transplantadas as mudas com substrato:humus de minhoca 1:1. Aí eu começo as adubações depois de 1 mês. Conforme observei na maioria dos diários, quanto mais rica a terra onde forem as mudas, melhor elas se desenvolverão. :clap: Pelo sim, pelo não, o húmus nunca vai prejudicar suas ardidas.
Rossana Kaneko
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Out 2014, 14:09

Mensagempor Murilão em 27 Out 2015, 00:08

Rossana Kaneko escreveu:Eu compro substrato que na embalagem vem escrito "fértil e pronto para uso". Mesmo assim, preparo as terras dos vasos onde serão transplantadas as mudas com substrato:humus de minhoca 1:1. Aí eu começo as adubações depois de 1 mês. Conforme observei na maioria dos diários, quanto mais rica a terra onde forem as mudas, melhor elas se desenvolverão. :clap: Pelo sim, pelo não, o húmus nunca vai prejudicar suas ardidas.

Anotado Rossana, farei isso =)

Obrigado !!
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor Murilão em 28 Out 2015, 21:42

Andre escreveu:Boa Tarde Murilão,

Seja bem vindo ao fórum, antes de mais nada, se possível, informe a fonte de onde vc adquire as sementes.
Pergunto isso porque muitos aqui já foram prejudicados com golpistas de sementes, principalmente as oriundas do mercadolivre, ebay, dhgate, alienxpress, etc. Muito cuidado ao adquirir as sementes e qdo vierem os primeiros frutos forem de uma outra espécie, assim, lá se vão o tempo gasto, os danos materiais, etc.

Desejamos de coração sucesso nessas pimentas.

Abraçs,

Att

Andre

;)

André ! Me desculpe, não havia visto seu post.

Eu adquiri as sementes através do Mercado Livre, tanto as nucleares, quando a Peter Pepper.
Vou enviar os links para vc através de MP, pois não sei se pode postar esse tipo de informação aqui. Obrigado por me alertar quanto a isso, seria mto frustrante ser enganado.

Muito obrigado pelo boa sorte, se Deus quiser daqui alguns meses vou estar comendo uma nuclear e me arrependendo depois hahahahahaha

Sobre as novidades, segue:

Imagem

Duas Carolinas acordaram. Elas estão animadas ! :devil:

Desculpe o tamanho da foto, estou sem meu celular por enquanto e estou me virando para atualizar as novidades por aqui.

Amanhã pretendo postar a receita de cachaça descansada na cana e canela 8) 8)
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor Murilão em 29 Out 2015, 11:39

Logo logo irei realizar o transplante das Malaguetas e estou com algumas dúvidas:

-Faço transplante no vaso ou no solo ?
-Qual seria o tamanho bom para o vaso ?

Quanto ao preparo do solo, irei utilizar 2/3 do substrato Forth e 1/3 de húmus.
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor Murilão em 01 Nov 2015, 16:26

Segue o link da receita de pinga com cana e canela:

Espero que gostem ;)
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 01 Nov 2015, 18:32

Murilão escreveu:Logo logo irei realizar o transplante das Malaguetas e estou com algumas dúvidas:

Murilão... Como você viu, eu uso aqueles baldes de Cream Cheese (ou requeijão). Eu, particularmente, germinei em um pratinho (ou pires ou pote de sorvete) usando algodão (ou terra ou toalha de papel) e depois transplantei para um vasinho pequeno (daqueles que vêm com mudinha de violeta, sabe?) ou mesmo feitos com garrafa PET e depois fiz um segundo transplante para o balde de requeijão... Não sei se é muito traumático para a planta esses transplantes todos, se bem que eu mantenho o torrão intacto apenas introduzindo esse torrão num buraco no novo vaso. Mas eu sei que tem dado certo... Sempre que acontece o transplante, elas crescem muito rápido!!!

Notei, também, que quanto mais terra melhor o desenvolvimento da planta... isso não deve ser nenhuma novidade...

Se você tem espaço no solo, eu faria o transplante final direto pro solo mesmo... Eu não tenho essa opção, então vou usar vasos. Mas como você teve uma má experiência com excesso de sol, eu transplantaria dos copinhos e/ou latas que você tem para um vaso intermediário (5 ou 10l, por exemplo - ou mesmo um desses baldes brancos que eu usei que devem ter uns 3 ou 4 litros de volume) assim você tem controle de quanto sol elas pegam... Depois que estiverem maiores (as minhas estão com uns 30cm, mais ou menos) eu acho que pode colocar na terra mesmo - no chão... Pimenta gosta de sol...

Abraços
Giancarlo
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Mensagempor Andre em 01 Nov 2015, 18:35

Murilão escreveu:Logo logo irei realizar o transplante das Malaguetas e estou com algumas dúvidas:

Murilao no solo ela cresce mais, acaba produzindo mais tb e os frutos ficam maiores. Se tiver espaço ai coloque no solo, não vai se arrepender. Vasos eu aconselharia de 18 litros pra cima. No chão verifique um lugar que tenha sol. O sol vai ser seu aliado. Cuidado se a muda for muito jovem com o sol, pode precisar de um sombrite até ela acostumar no tempo.

Abrçs.

Ps o espaçamento no solo é cerca de 1 metro entre as pimentas porque vão crescer muito.
Andre
Usuário Rocotó

Data de registro: 26 Nov 2014, 15:43

Mensagempor Murilão em 02 Nov 2015, 17:17

Meus caros Giancarlo e Andre, muito obrigado pelas informações. Antes de ontem eu transplantei minhas malaguetas, infelizmente, antes de ler seus posts, contudo mais para frente irei transplantar uma para o solo. No vaso de 5L, utilizei terra de beira de rio, que fica embaixo de uma mangueira e substrato Forth, proporção 1:1. A terra é como se fosse húmus, para vcs terem uma ideia, a terra veio acompanhado com minhocas, sinal de que está bem humificada.

Malagueta_5L.jpg
Malagueta no vaso de 5L

Essas outra malaguetas, que estavam no pote de margarina, coloquei na horta, essa está misturada com terra, esterco de gado, substrato Forth e húmus, coloquei na proporção que o coração mandou hahaha. Segue:

Malagueta horta.jpg
Malagueta na horta

As mudas que estão na horta irá pegar o sol da parte da manhã, infelizmente vou ter que correr o risco.

Quanto às pimentas nucleares, tenho dúvida quanto ao brotinho da Carolina Reaper. Ele nasceu com 3 folhas, achei estranho, já que todas as outras nasceram com 2. Essas sementes comprei no ML. Segue foto:

IMG_20151101_150409951.jpg
Carolina Reaper

Será que é normal ?
Meu diário

Murilão
Usuário Cumari

Próximo

Retornar para Diários