Diário do Gianca

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Gianca

Mensagempor Giancarlo em 12 Ago 2015, 19:08

Oi, galera. Tenho um pequeno restaurante mexicano e sirvo molhos de pimentas preparados por mim aos meus clientes. Como nossa missão é servir produtos de qualidade, decidi procurar conhecimento sobre pimentas e seus derivados. Qual não foi minha surpresa, agradabilíssima, por sinal, quando me deparei com o fórum pimentas.org. Um verdadeiro mar de informações... Sem falar na boa vontade de todos com novatos, como eu, que fazem perguntas e mais perguntas... Agradeço a todos pela atenção e paciência...

Também achei o Fábio (Viciado em Pimentas) e conheci as nucleares... grata surpresa. Comprei uns vidros de pasta base e ganhei uns frutos desidratados. Coloquei em azeite e, após uns meses, uma explosão de sabor e pungência espetaculares!!!

Depois disso, descobri que um amigo mantém uma pequena plantação de pimentas de várias variedades (está certo isso? várias variedades!?!?!) Enfim... Bhut Jolokia, Jalapeño, Serrano e Trinidade Scorpion. Peguei alguns frutos, separei as sementes e preparei a festa conforme algumas dicas que encontrei por aqui... Hoje tenho várias mudas, pequenas, é verdade, mas que parecem estar se desenvolvendo.. ao menos algumas delas parecem estar se desenvolvendo... Vejam as fotos...

thumb_IMG_1961_1024.jpg
23/04/15 - Sementes em algodão - Bhut Jolokia

thumb_IMG_1962_1024.jpg
23/04/15 - Detalhe da semente germinando

thumb_IMG_1963_1024.jpg
25/06/15 - Já transplantado para um vaso maior

thumb_IMG_1965_1024.jpg
25/06/15 - Já transplantado para um vaso maior
Giancarlo
Sempre gostei de pimentas. Agora resolvi entender um pouco mais...
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Mar 2015, 22:59

Re: Diário do Gianca

Mensagempor Giancarlo em 12 Ago 2015, 19:31

Hoje elas estão assim...

IMG_2089.jpg

IMG_2092.jpg
Essa eu acho que é Jalapeño...

IMG_2094.jpg
E essas, Bhut Jolokia...

Infelizmente falhei na identificação. Sei que tenho Jalapeño, Serrano, Bhut Jolokia e Trinidas Scorpion. Ao menos imagino que sim... Vamos ver quando vierem os frutos.

Provavelmente serão frutos híbridos, uma vez que não há nenhum controle sobre polinização cruzada...

Em breve teremos mais novidades!

Abraços
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Carlinhos858 em 12 Ago 2015, 21:38

Olá Giancarlo :) ficou legal de se ver tudo no caprixo e o fato de esperar a flor e a pimenta para lembrar a qualidade sempre gera uma grande expectativa positiva ... :inlove: :rofl:
Hebreus Capitulo 9 versiculo 27! 8)
Diário Amarelas Brancas e Coloridas
Carlinhos858
Usuário Rocotó

Data de registro: 01 Ago 2015, 06:52

Mensagempor Game Over em 16 Ago 2015, 04:00

Olá!
Na primeira passada pelo seu diário, apenas olhando as fotos, eu pensei: que inveja cara, quem dera eu tivesse essa organização! :D Mas aí então eu li o que estava escrito e nossa! o Brasil precisa de mais donos de restaurante e cozinheiros que busquem conhecer aquilo que servem, suas origens e características a fundo. Eu gostei bastante da sua iniciativa de buscar sempre o melhor para seus clientes, com certeza visitarei seu restaurante algum dia! Será que o senhor poderia mostrar algumas fotos dos molhos de pimenta?
Game Over
Usuário Murupi

Data de registro: 22 Jul 2012, 18:12

Mensagempor warlock em 16 Ago 2015, 18:12

Ei, muito legal isso. Eu sempre quis ter um restaurante... \meu chilli con carne é imbatível, receita de família. Hoje eu uso minhas prórpias pimentas para fazer a base, mas o prato continua o mesmo há mais de 40 anos. Uma única observação, eu não gosto de germinar sementes no algodão porque elas embaraçam e podem perder a radícula. experimente papel toalha.

abraços e boa sorte.
Isaac, "Warlock"

meu diário: viewtopic.php?f=7&t=19352
warlock
Usuário Murupi

Data de registro: 27 Abr 2015, 11:06

Mensagempor Giancarlo em 17 Ago 2015, 19:59

Carlinhos858 escreveu:Olá Giancarlo :) ficou legal de se ver tudo no caprixo e o fato de esperar a flor e a pimenta para lembrar a qualidade sempre gera uma grande expectativa positiva ... :inlove: :rofl:

Estou muito ansioso mesmo!!!! Só tô achando que tá demorando de mais.... Já se passaram 4 meses e ainda estão desse tamanho. O próximo passo é "re" transplantar para vasos maiores e com umas "bolinhas" (NPK)... Vamos ver no que vai dar...

Abraço
Editado pela última vez por Giancarlo em 17 Ago 2015, 20:01, num total de 1 vezes
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 17 Ago 2015, 20:01

Game Over escreveu:Olá!
Na primeira passada pelo seu diário, apenas olhando as fotos, eu pensei: que inveja cara, quem dera eu tivesse essa organização! :D Mas aí então eu li o que estava escrito e nossa! o Brasil precisa de mais donos de restaurante e cozinheiros que busquem conhecer aquilo que servem, suas origens e características a fundo. Eu gostei bastante da sua iniciativa de buscar sempre o melhor para seus clientes, com certeza visitarei seu restaurante algum dia! Será que o senhor poderia mostrar algumas fotos dos molhos de pimenta?

Claro! Vou providenciar umas fotos...

Abraço
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 17 Ago 2015, 20:06

warlock escreveu:Ei, muito legal isso. Eu sempre quis ter um restaurante... \meu chilli con carne é imbatível, receita de família. Hoje eu uso minhas prórpias pimentas para fazer a base, mas o prato continua o mesmo há mais de 40 anos. Uma única observação, eu não gosto de germinar sementes no algodão porque elas embaraçam e podem perder a radícula. experimente papel toalha.

abraços e boa sorte.

Eu gosto do Chilli Beans bem "quente", mas para o restaurante eu mando sem pimenta mesmo... Quem quiser, cai pra dentro dos molhos!

Eu fiz duas germinações: Algodão e direto na terra. As duas deram certo (nem todas as sementes, mas uma boa parte delas...).
Mas vou aceitar sua dica e tentar agora no papel toalha com umas sementes de Trinidad Scorpion.. Imagino que tem que fazer quase que um "travesseirinho" né?

Abraço
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor warlock em 18 Ago 2015, 11:40

nem precisa de travesseirinho não. forre um pote de sorvete com o papel toalha, coloque as sementes e mantenha molhado e tampado, desde que a tampa seja transparente. se não for, feche com filme de pvc mesmo. em pouco tempo elas brotam.
Isaac, "Warlock"

warlock
Usuário Murupi

Mensagempor Giancarlo em 18 Ago 2015, 17:33

warlock escreveu:nem precisa de travesseirinho não. forre um pote de sorvete com o papel toalha, coloque as sementes e mantenha molhado e tampado, desde que a tampa seja transparente. se não for, feche com filme de pvc mesmo. em pouco tempo elas brotam.

Mantenho p filme de PVC até germinarem? Precisa abrir de vez em quando para mais água?
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 23 Ago 2015, 00:45

Game Over escreveu:Olá!

Bom, mesmo você tendo me chamado de Sr., aqui estão algumas fotos... Uso a técnica da fermentação em garrafas PET. Reconheço que não é a coisa mais bonita, mas certamente resolveu meus problemas de fermentação nos vidros...

IMG_2102.jpg
Dedo de Moça

IMG_2104.jpg
Bhut Jolokia

IMG_2103.JPG
Pimenta Calabresa
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 23 Ago 2015, 00:53

Achei mais uma foto que tinha esquecido de postar... Deve ser Jalapeño... vamos ver quando (e se) nascerem os primeiros frutos...

IMG_2106.jpg
Jalapeño (será!?!?!?!?!)

Essa muda da direita tem uma história interessante.... Ela tinha uma folha bem amarelada que eu resolvi tirar... Só que, claro, com minha mão de marreta, acabei quebrando o caule fininho da muda... quebrou mesmo... so ficou um fiozinho preso. Ao invés de cortar a folha com uma tesoura, puxei para baixo paralelo ao caule... Fiquei bastante chateado mas tentei resolver o problema. Peguei um barbante fininho, "destrancei" os fios e com um desses fios amarrei o caule juntando as duas partes (o corte estava chanfrado). E não é que a mudinha continuou seu desenvolvimento?!? Nem demonstrou que estava com problemas. As folhas continuaram a aparecer e ela crescia firme e forte... Se vocês notarem (ampliando a foto) vão ver bem na metade que tem uma parte mais grossa... a cicatriz. Mas acho que tudo vai dar certo...

Depois de uns 15 dias tirei o "curativo", mas o corte ainda não me parecia bom. A parte superior ainda não estava firme e queria cair... deixei por mais uns dias (mais uns 15, acho... não anotei...) e quando desamarrei o fio o caule estava restabelecido. Legal, né?

Me inspirei na técnica de enxertos, onde se faz um corte chanfrado em duas plantas diferentes e amarra-se com um tecido. Nunca tinha feito.. só havia visto na TV algumas vezes...

Esqueci de dizer que todas estas mudas estão num pequeno apartamento na Z. Sul de São Paulo. Algumas na floreira da janela (essas duas acima) e outras nos vasos que você viram nas primeiras fotos também na beirada das floreiras. Por enquanto, pois pretendo levar tudo pro restaurante...

E o fato de mudar de uma janela para outra, mudou completamente o crescimento. A incidência de sol ficou mais favorável e as bichinhas estão crescendo a olhos vistos...

Nessas floreiras eu também plantei capim limão, orégano e alecrim... Vai tudo muito bem!!!!

Em breve teremos mais notícias...
Editado pela última vez por Giancarlo em 23 Ago 2015, 10:49, num total de 1 vezes
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 23 Ago 2015, 00:54

warlock escreveu:nem precisa de travesseirinho não. forre um pote de sorvete com o papel toalha, coloque as sementes e mantenha molhado e tampado, desde que a tampa seja transparente. se não for, feche com filme de pvc mesmo. em pouco tempo elas brotam.

É essencial o filme PVC? É para manter a umidade? Não tem perigo de mofar?!?
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor warlock em 25 Ago 2015, 08:54

Giancarlo escreveu:

É essencial o filme PVC? É para manter a umidade? Não tem perigo de mofar?!?

=>não é essencial, se voce pode manter humido, sem problemas. o pvc apenas mantem uma "microestufa". sim, pode mofar, mas as sementes brotam assim mesmo. :)
Isaac, "Warlock"

warlock
Usuário Murupi

Mensagempor Giancarlo em 25 Ago 2015, 17:46

Eu me dei bem, de certa maneira, com o algodão, mas vou testar esse método... Você coloca as sementes de molho na água antes ou pode colocar direto no papel toalha? No caso do algodão e da terra eu primeiro sequei as sementes (eu peguei de frutos frescos) e depois coloquei direto no algodão molhado (molhava todo dia) e outra leva na terra direto (num pratinho fundo...)

Abraço
Giancarlo
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 31 Ago 2015, 19:41

Ontem eu transplantei uma das mudas de (acho) Bhut Jolokia... Vamos ver como ela se comporta...
Quanto tempo até os primeiros frutos, heim!?!? Tô bastante ansioso... rsrsrrs

IMG_2276.jpg
Bhut Jolokia transplantada

Aqui também mais duas fotos dos molhos:

IMG_2278.jpg
Pimenta dedo de moça (já estabilizada e pronta para ir pros vidros)

IMG_2277.jpg
Jalapeño ainda em fermentação...
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 03 Set 2015, 19:06

Mais duas transplantadas...

IMG_2287.jpg
Bhut Jolokia (será!?!?)

IMG_2288.jpg
Não faço ideia de qual variedade é essa...
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor Giancarlo em 03 Set 2015, 19:11

E comecei mais uma leva de mudas. Essas são Trinidad Scorpion (também originadas de uma plantação de um amigo). Não imagino o que pode sair dessas.... Usei a técnica do papel toalha sugerida pelo warlock

IMG_2279.jpg
Sementes Trinidad Scorpion
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Mensagempor warlock em 07 Set 2015, 02:12

Giancarlo escreveu:E comecei mais uma leva de mudas. Essas são Trinidad Scorpion (também originadas de uma plantação de um amigo). Não imagino o que pode sair dessas.... Usei a técnica do papel toalha sugerida pelo warlock

IMG_2279.jpg

importante manter o papel humido. vai ver como brotam bonito. estou com umas sementes no banho, terça feira vao para o papel toalha.
Isaac, "Warlock"

warlock
Usuário Murupi

Mensagempor Giancarlo em 08 Set 2015, 07:50

warlock escreveu:
importante manter o papel humido. vai ver como brotam bonito. estou com umas sementes no banho, terça feira vao para o papel toalha.

Cheguei de viagem agora... Deixei o papel úmido e cobri com filme PVC. O papel continuou úmido... mas todo embolorado...

IMG_2289.jpg

IMG_2293.jpg

Mas estão germinando!!!!

IMG_2290.jpg

IMG_2292.jpg
Anexos
IMG_2291.jpg
Giancarlo
Diário do Gianca
Giancarlo
Usuário Cumari

Próximo

Retornar para Diários