Diário da Adrina

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário da Adrina

Mensagempor Adrina em 11 Jan 2015, 15:25

Olá! Comecei está semana na aventura de cultivar pimentas e outros vegetais.
Já tive alguma experiência com pimenta mas no atual apartamento onde moro não bate nada de sol, aí deu tudo errado.
Estou para me mudar em 30 dias para um apartamento com quintal, então poderei ter plantas e, principalmente, pimentas.
Li bastante coisa no fórum e já recebi grande ajuda do Kju.
Esta semana recebi sementes que comprei e dei início ao processo de germinação no papel toalha dia 08/01. Usei 3 sementes de cada variedade: habanero red, jalapeño e doce italiana.
Também plantei tomates de 3 variedades numa sementeira hoje, 11/01. Como sou curiosa, usei a sementeira que sobrou para plantar 2 sementes de cada na sementeira também, até para experimentar a eficiência do substrato; usei 2 litros de vermiculita misturada a 2,5kg de terra vegetal.
Vamos ver o que acontece. Desejem-me sorte! Toda ajuda e comentários serão bem-vindos!

IMG_0385.JPG
Sementeira

IMG_0387.JPG
Potinhos com papel toalha
Adrina
Belo Horizonte/MG

Diário: viewtopic.php?f=7&t=19162
Nada como um dia após o outro!
Adrina
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Dez 2014, 18:34

Re: Diário da Adrina

Mensagempor MarcelRibeiro em 11 Jan 2015, 20:55

Que os ventos a levem bem longe.

Boa sorte nas germinações e no seu cultivo.

Abraços!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor Adrina em 12 Jan 2015, 07:00

Obrigada! Vou postando as novidades aqui.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor Gih em 12 Jan 2015, 07:40

Oi Adrina,

Me mudei a pouco tempo para um apartamento.
E sabe o que percebi???
Minha plantas mudaram.
Como estava na correria mesmo regando todos os dias, elas estavam perdendo folhas, amarelando, morrendo.
Acho que minha agitação afetou as coitadinhas.
Depois que me mudei e sosseguei um pouco (só um pouco), levei as plantas comigo e elas mudaram.
Parece que dei sustagem para elas. Estão crescendo fortes e bonitas.
Achei que com a mudança elas iam morrer de vez mas o resultado foi outro.
Estou contando isso para você tomar cuidado com seu humor não afetar as coitadas aí.
Sei como é estressante fazer mudança.
Kkkkkkkk

Boa sorte aí!!!
Beijos
Editado pela última vez por Gih em 12 Jan 2015, 13:19, num total de 1 vezes
Diário desastrado da Gih
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19161

"Uma parte de mim é desastrada, a outra parte eu derrubei e quebrei sem querer..."
Gih
Usuário Rocotó

Data de registro: 08 Out 2014, 17:25

Mensagempor Adolfo Garcia em 12 Jan 2015, 11:38

Bom dia Adrina, seja bem vinda nesta viciante arte pimenteira, te desejo mta sorte ai com seus novos planos e que todos se realizem.
Aproveite bem este forum pois ele tem tudo que vc precisa em termos de arte pimenteira.
Um grd abraço.

Adolfo Garcia.
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

Mensagempor Adrina em 13 Jan 2015, 06:53

Obrigada a todos pelo apoio. Sigo ansiosa.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor Adrina em 16 Jan 2015, 06:54

Olá, pimenteiros.

Hoje fazem 8 dias que coloquei as sementes no papel toalha e 5 que coloquei na sementeira. Até agora, 1 semente de jalapeño do papel deu sinal de vida (a radícula saiu ontem) e coloquei no substrato. Também 1 semente de habanero da sementeira já se manifestou (achei curioso) e 1 de tomate red pear. A minha ansiedade está a mil e acho que estou secando as bichinhas, rs.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor Gih em 16 Jan 2015, 07:38

O negócio é esperar.
Tem sementes que demoram bastante tempo para germinar.

:*
Diário desastrado da Gih
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19161

"Uma parte de mim é desastrada, a outra parte eu derrubei e quebrei sem querer..."
Gih
Usuário Rocotó

Data de registro: 08 Out 2014, 17:25

Mensagempor MarcelRibeiro em 16 Jan 2015, 16:09

Adrina escreveu:Olá, pimenteiros.

Hoje fazem 8 dias que coloquei as sementes no papel toalha e 5 que coloquei na sementeira. Até agora, 1 semente de jalapeño do papel deu sinal de vida (a radícula saiu ontem) e coloquei no substrato. Também 1 semente de habanero da sementeira já se manifestou (achei curioso) e 1 de tomate red pear. A minha ansiedade está a mil e acho que estou secando as bichinhas, rs.

É assim mesmo, algumas sementes em 3 ou 4 dias ja germinam outras demoram até 30 dias, dependendo da variedade e da qualidade das sementes. Sementes novas tendem a germinar mais rapido, o pior é esperar uma qualidade X tão almejada germinar, fica contanto os dias e elas nada :lol: :lol:

Vai dar certo.

Abraços!

Meu Diário
MarcelRibeiro

Mensagempor Adrina em 17 Jan 2015, 17:29

Nenhuma novidade ainda. A que achei que fosse uma habanero pode ser só um matinho, mas vou esperar. O tomate é que tá com um brotinho bonito mas só germinou um de 6 sementes que plantei.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor Lammarr em 17 Jan 2015, 21:12

Parabéns pela iniciativa. É muito prazeiroso o plantio de pimentas, mesmo em apartamentos e mesmo quando as coisas não dão muito certo. Aprendo muito por aqui e isso é um hobby bem interessante. Bem vinda! :clap:
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.
Diário: Viagem ao Redor da Minha Varanda
Lammarr
Usuário Rocotó

Data de registro: 25 Mar 2014, 22:05

Mensagempor Adrina em 20 Jan 2015, 09:21

Oi, gente.
Hoje é o 12º dia da colocação das sementes no papel toalha e o 9º dia da colocação na terra (vermiculita com terra vegetal). Apenas as sementes de jalapeño apontaram a radícula e estou esperando ficarem mais "fortinhas" para colocar na terra. As outras (habanero red, italiana doce) nem sinal de radícula, nem na terra.
Já disseram aqui que demora mesmo, mas já estou achando que fiz alguma coisa errada, rs. O que acham?
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor MarcelRibeiro em 20 Jan 2015, 10:39

Adrina escreveu:Oi, gente.
Hoje é o 12º dia da colocação das sementes no papel toalha e o 9º dia da colocação na terra (vermiculita com terra vegetal). Apenas as sementes de jalapeño apontaram a radícula e estou esperando ficarem mais "fortinhas" para colocar na terra. As outras (habanero red, italiana doce) nem sinal de radícula, nem na terra.
Já disseram aqui que demora mesmo, mas já estou achando que fiz alguma coisa errada, rs. O que acham?

Bom Dia,

Dependendo da viabilidade das sementes ( novas ) e hidratação correta ( 24/48hs ) algumas sementes na terra demoram até 30 dias, eu considero um prazo de descarte de 60 dias.
Já tive sementes de Bhut Jolokia Chocolate da mesma origem que germinação com 10 dias e a outra com 42 dias.

Você ai com 12 dias ainda esta dentro da normalidade, basta esperar e ter pasciencia ( é dificil, mas não tem o que fazer ) :lol: :lol:

Abraços!

Meu Diário
MarcelRibeiro

Mensagempor Max o Obelix em 20 Jan 2015, 11:14

Tem um detalhe importante aí no que você escreveu.
As sementes que já tiverem a radícula devem ser imediatamente transferidas do papel toalha molhado para o substrato.
As radículas são muito sensíveis. Um inesperado aumento inadequado de temperatura e/ou de redução da umidade do papel ou drástica redução da umidade relativa do ar podem ressecar a radícula irremediavelmente.
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Adrina em 20 Jan 2015, 11:50

Kju e Max, obrigada pelas dicas.

Max, te mandei uma MP há alguns dias, será que foi recebida? Vou plantar as sementinhas de imediato.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor Daniel Lima em 20 Jan 2015, 11:54

Oii não sei se você fez mas eu deixei as minhas por 24 horas na água antes de plantar, as mais antigas demoram muito mesmo. Não me adaptei com a técnica do papel toalha em testes sempre no substrato consegui uma taxa maior de germinação e de qualidade bem superior das mudinhas.
Daniel Lima
Usuário Jalapeño

Data de registro: 18 Nov 2014, 22:49

Mensagempor Max o Obelix em 20 Jan 2015, 17:06

Adrina escreveu:
Max, te mandei uma MP há alguns dias, será que foi recebida?

Não recebi.

Apenas por desencargo de consciência revisei todas as MPs recebidas desde 01/12/14 e não havia nenhuma sua.

Não sei se foi o seu caso, Adrina, mas tem acontecido muito comigo é eu digitar um post ou uma MP, clicar em visualizar, conferir a digitação e me esquecer de clicar em "enviar". Depois, quando a pessoa fecha o navegador, perde completamente a digitação. Esse tipo de esquecimento me ocorre com mais frequência principalmente quando eu estou digitando ao mesmo tempo várias MPs + posts inter-relacionados que só podem ser enviados quando todos prontos.

Isso é uma falha banal do software de gestão e edição de texto do fórum, que não deveria existir, mas existe. Quando a pessoa tentasse fechar o navegador sem enviar ou salvar posts ou MPs visualizadas e não enviadas, o software deveria alertar. Mas, infelizmente não é assim. "Salvar" o rascunho simplesmente não resolve, pois da mesma forma que a pessoa se esquece de "enviar" também se esquece de "salvar", o que precisa é o "alerta". Isso não é uma falha que dependa da administração do Pimentas.Org, é uma falha dos desenvolvedores do sistema, do software.

Para você ter uma ideia de como isso me tem acontecido com tanta frequência, quando se trata de posts com texto maior ou mais complexos com imagens, eu primeiro os digito no MS Word e depois "colo" o texto e os eventuais strings de código HTML no editor de texto do fórum, pois se por qualquer razão eu deixar de enviar ou acontecer qualquer outro tipo de pane eu terei o texto salvo no MS Word.

Somente à guisa de sugestão, vou postar este post também no fórum apropriado de assuntos administrativos do Fórum.

Por favor, me envie a tal MP.

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Adrina em 20 Jan 2015, 19:04

Novidades!

Cheguei do trabalho e encontrei um brotinho de pimenta banana (semente comercial plantada direto na terra) aparecendo e a jalapeño que havia nascido radícula no papel toalha e transferida para o substrato também com brotinho. :)
Adicionei as outras duas sementes com radícula (também de jalapeño) ao meu substrato. Por enquanto, nenhum sinal da pimenta doce nem da habanero. Resolvi hidratar novas sementes de habanero em água mineral e, amanhã, recomeçar o processo de germinação no papel talha pois acho que tem fungos no que já está no pote.

Max, mandarei a MP novamente. Obrigada.
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Mensagempor MarcelRibeiro em 20 Jan 2015, 19:11

Adrina escreveu:Novidades!

Cheguei do trabalho e encontrei um brotinho de pimenta banana (semente comercial plantada direto na terra) aparecendo e a jalapeño que havia nascido radícula no papel toalha e transferida para o substrato também com brotinho. :)
Adicionei as outras duas sementes com radícula (também de jalapeño) ao meu substrato. Por enquanto, nenhum sinal da pimenta doce nem da habanero. Resolvi hidratar novas sementes de habanero em água mineral e, amanhã, recomeçar o processo de germinação no papel talha pois acho que tem fungos no que já está no pote.

Max, mandarei a MP novamente. Obrigada.

Eu aconselharia você usar chá de camomila ou solução de água com sal.

O chá de camomila alem de hidratar as sementes funciona como fungicida para elas.

Abraços!

Meu Diário
MarcelRibeiro

Mensagempor Adrina em 20 Jan 2015, 19:14

Não tenho chá aqui mas vou providenciar. Qual a proporção da solução salina?
Adrina
Belo Horizonte/MG

Adrina
Usuário Rocotó

Próximo

Retornar para Diários