Diário do Adolfo

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Adolfo

Mensagempor Adolfo Garcia em 06 Set 2014, 11:38

As primeiras.jpg
aqui estão as primeiras que vingaram
Bem vamos começar.!!! Uma hora temos que criar coragem né ?

Gosto de pimentas desde criança, pois é tradição de família de origem espanhola a sempre ter mtas conservas de pimentas em casa, meu pai as fazia e aprendi com ele a fazer tb.
Comprávamos as pimentas nas feiras livres de São Paulo e meu pai preparava os vidros de conservas ora no azeite, ora no vinagre, ora na cachaça, nunca faltou molho nem conserva de pimenta em casa.
E assim sigo a tradição até os dias de hj, mas nunca havia plantado ou me interessado por isso, até visitar a casa de um amigo e ver la várias pimenteiras de várias qualidades e ver todas aquelas cores, formatos, tamanhos, isso me remeteu a minha infância, lembrei de meu pai, do que me havia ensinado e naquele momento resolvi que tb além de fazer e consumir minhas conservas e meus molhos, eu tb iria produzir minhas próprias pimentas.
Pedi para esse meu amigo uns frutos para eu tirar as sementes, ele prontamente me cedeu alguns que já estavam no ponto de maturação e essas foram minhas matrizes, tinha malagueta, dedo de moça, de cheiro e uma outra que ele não sabia o nome mto menos eu.
Extrai as sementes, lavei, sequei e plantei tudo mto empírico, sem técnica, sem noção nenhuma de plantio, a jardineira la de casa era minha mãe mas eu nunca gostei mto de ajudar ela no jardim, eu queria era brincar na rua que era mto mais divertido. rsrrsrssr
Bom, eu comprei uma jardineira pequena, terra vegetal, fiz uma mistura de terra, areia, terra vegetal (substrato; hj sei o nome técnico ), fiz umas valinhas coloquei as sementes reguei e deixei aos cuidados da Mãe Natureza para fazer o resto e me eximi da responsabilidade e esse foi meu grd erro....
Como vcs devem estar pensando a experiencia não deu certo, já era de se esperar né? Não nasceu nada..... Fiquei triste, mas vi que eu não tinha noção do que estava fazendo e pensei se eu não sei como fazer vou procurar quem saiba. e assim cheguei até aqui a esse fórum, onde venho aprendendo tantas coisas, fazendo tantos amigos e quero fazer mto mais e aprender o qto eu puder aprender.
Eu havia guardado uma parte das sementes como precaução, mas não tive a precaução de separa-las e identifica-las as deixei todas misturadas, mas mesmo assim resolvi planta-las e ver depois o que era o que...
Assim recomecei com um pouco mais de atenção e um pouco mais de conhecimento a minha pequena experiencia de pimenteiro. Usei as técnicas básicas nada de sofisticado ou mirabolante ou de tecnologia de ponta como mtos daqui fizeram e fazem, um dia quero chegar a esse nível também...rsrsrsrsrsr
Segue algumas fotos de como elas se encontram hj é tudo mto rústico, simples mas estou fazendo de coração.
Espero contar com o auxílio de vcs com dicas, orientações, qualquer ajuda sempre será bem vinda, sou um aprendiz e estou aqui para aprender a aprender como se aprende. !!!1
Anexos
já com flor.jpg
A primeira a florir
Segunda remessa.jpg
essas são da segunda, experiencia de germinação
terceira germinação.jpg
terceira experiencia
primeias flores.jpg
primeira flor..mas não sei o que é...
Uma ilustre desconhecida.....jpg
Ilustre desconhecida....
berçario....jpg
Um pequeno berçário,,,,srrsrsrsr
Editado pela última vez por Adolfo Garcia em 11 Set 2014, 14:24, no total de 3 vez
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

Parabéns pelo Diário

Mensagempor juliojunior007 em 06 Set 2014, 11:51

Parabéns pelo diário :clap: espero que logo logo você esteja com muitas mudas
e fazendo suas conservas e molhos.

Boa sorte !
juliojunior007
Usuário Malagueta

Data de registro: 03 Ago 2014, 14:29

Re: Diário do Adolfo

Mensagempor Adolfo Garcia em 06 Set 2014, 11:53

grato ai pelo incentivo..espero mesmo um dia atingir o nível dos mestres deste fórum....

Abçs
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Francisco Alexandre em 06 Set 2014, 12:18

Oi Adolfo,meu amigo! Muito boa sua iniciativa de criar seu diário para que possamos acompanhar seu sucesso com as ardidas. ;) ;)
Também como você também não tive muito sucesso plantando a moda vamos se embora,rsrsrs.Ai procurei encontrar ajuda para também aprender a plantar pois aqui em casa desde pequeno também nunca faltou um bom molho de pimenta sempre meu pai fazia com azeite é ficava ardido.
Olha meu amigo creio que você obterá bastante ajuda aqui como eu, sucesso aí nas sua germinações e parabéns pelo belo começo de diário. :clap: :clap: :
Tenha um abençoado final de semana para você e familia. :) :) :) :) :)
Sou iniciante e gostaria muito de dicas , criticas e sugestões .. Visitem meu diário
Francisco Alexandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Mai 2014, 08:03

Mensagempor Adolfo Garcia em 06 Set 2014, 12:27

Valeu ai meu amigo Francisco, desejo o mesmo pra vc, que possamos sempre nos aprimorar, aprender e sobre tudo compartilhar uns com os outros, afinal ninguém é uma ilha, somos seres sociais e socializando crescemos mto mais...

abraços e um ótimo FDS..

Adolfo
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Adolfo Garcia em 11 Set 2014, 14:28

Bom hoje percebi meus primeiros problemas com minhas pimentinhas. :(

Numa delas apareceu algumas cochonilhas eram poucas retirei e matei todas. :devil:

Mas em outra planta percebi mudança na estrutura da folha, que está ficando toda enrugada e umas manchas brancas nas folhas....
Minhas plantinhas ainda tão pequenas e já estão dando flor...isso é normal? As flores nascem mas caem e não surgem frutos, li aqui que isso é normal na primeira florada..Mas da mta dó ver elas caírem e não aparecer nenhuma pimentinha pra alegrar nossos esforços....kkkk
Peço ajuda ai..dicas, conselhos...quero evitar danos maiores e que isso se espalhe...
Vou postar umas fotos ,,desculpem a qualidade das fotos...maquina ruim...fotografo péssimo :sweat: .....
Anexos
Com Cochonilhas.jpg
Com cochonilhas
Folha enrugada.jpg
enrugada
manchas brancas.jpg
manchas brancas
manchas e enrugada.jpg
ambas
pequenina  mas com flor.jpg
tão pequena,,,e com flor
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor MarcelRibeiro em 11 Set 2014, 16:00

Obrigado pela visita em meu diário, passando para dar uma espiada.

Abraços !!
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor beer2beer em 12 Set 2014, 11:40

Adolfo,

Bem vindo ao fórum, e parabéns pelo diário!

Com relação ao problema que vem afetando as suas plantas, à julgar pelas fotos, parece ser exatamente a mesma praga que está matando meus Jambús. Você poderia, por gentileza, tirar uma foto da parte de baixo da folha e postar aqui? Estou realmente curioso.

No mais, estou às ordens!
Abraço!

b2b
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor Adolfo Garcia em 12 Set 2014, 11:42

Hoje, novas emoções logo cedo qdo fui regar minhas pimentinhas. Percebi que novas plantas estavam apresentando o mesmo problema com folhas enrugando e em níveis de desenvolvimento diferente de plantas. mas percebi que são da mesma especie de pimenta as outras ainda não foram atacadas....Encontrei ÁCAROS escuros ( não consegui tirar fotos deles minha maquina eh mto ruim) debaixo das folhas....Pergunto ele tem predileção por especies de pimentas? ou isso eh soh coincidência?

A calda de fumo com sabão resolve mesmo ? ou tem outras coisas que posso fazer...peço ajuda de vcs....!!!!
Anexos
20140912_111518.jpg
acaros
20140912_111524.jpg
ácaros também nas miudinhas
20140912_111537.jpg
todas 3 com acaros
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Adolfo Garcia em 12 Set 2014, 12:00

Bom nem tudo é tristeza né ??? Temos pequenas alegrias também....e bem pequenas,,,,kkkkkkkk :rofl:

Semeei algumas sementes em sementeiras direto no substrato, sem deixar elas hidratando nem nada ....semeei e reguei todos os dias pelo menos 1 vez ao dia borrifando água de bica (fonte)....Semeadas em 22/08/2014

Temos as seguintes pimentas semeadas:

CUMARI DO PÁRA
BODE AMARELA
FATALLII
RED SAVINA
CEREJA
HABANERO LARANJA
FIDALGA
BUTH JOLOKIA
HABANERO VERMELHA
HABANERO CHOCOLATE
OUTRA DESCONHECIDA
As red savinas ( 16 sementes todas germinaram) e as habanero vermelhas ( 16 sementes -13 germinaram) foram as que mais germinaram. a que menos obtive sucesso foi com a fatallii 16 sementes apenas 1 germinou ateh agora.
Bom por enquanto é isso....
abraços a todos...
Anexos
20140912_111026.jpg
minhas pequeninas
20140912_111059.jpg
minhas pequeninas
20140912_111017.jpg
minhas pequeninas
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Adolfo Garcia em 12 Set 2014, 12:07

Caro beer2beer ....Bom dia...!!!
Como descrevi eu achei vários ácaros marrons clarinhos debaixo das folhas...mas não consegui tirar fotos deles pois minha máquina é mto ruim ....Mas eles por enquanto só atacaram 1 tipo de variedade de pimenta....não sei qual a variedade pois recebi as sementes de um amigo e ele tb não sabe qual eh ....

Vou ver se consigo uma câmera melhor para tirar as fotos....

grato pela visita..

abçs
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor Armando Marcelino em 13 Set 2014, 09:26

Olá Adolfo,
Retribuido a visita e parabenizar pelo diário!
A bandeja está bufando e espaço por aí parece que não será problema ! ;)
Com isso a primavera será ainda mais florida! :)
Sucessos por aí amigo,
Abraço
PACIÊNCIA -: É o intervalo entre a semente e a flor.
Ana Jácomo

[b]Meu diário: viewtopic.php?f=7&t=6305
Armando Marcelino
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 01 Nov 2008, 08:10

Mensagempor Adolfo Garcia em 13 Set 2014, 12:50

Grato pela visita Armando..!!!
..Sim espaço eu tenho um pouco sim....e já consegui o terreno do vizinho ao lado para poder plantar mais coisas la...kkkkkkkkk :rofl:

Abçs
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor IELN em 13 Set 2014, 14:45

Adolfo Garcia escreveu:...Encontrei ÁCAROS escuros...
A calda de fumo com sabão resolve mesmo ? ou tem outras coisas que posso fazer...peço ajuda de vcs....!!!!

Adolfo, Calda de Fumo é muito bom para pulgões e bom para cochonilha; para ácaros o ideal é enxofre ok? Se está infestado, você terá que aplicar em ciclos mais curtos, tipo de 3 em 3 dias ou de 2 em 2 dependendo da infestação. Depois que controlar a infestação (veja sempre pelos brotos novos, se nascem de forma sadia), faça aplicações regulares (1x por semana ou 1x a cada 15 dias se for alternar os produtos). Boa sorte com essa praga.
IELN
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Jan 2014, 09:59

Mensagempor Adolfo Garcia em 13 Set 2014, 16:57

Caro amigo IELN....

Por enquanto ainda são poucos os ácaros....mas li boas dicas tb no fórum...e já estou tomando providencias....mto grato ai por suas dicas tb e pela atenção....valew...

Um ótimo FDS pra vc e sua família...
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor MarcelRibeiro em 13 Set 2014, 19:35

IELN escreveu:
Adolfo Garcia escreveu:...Encontrei ÁCAROS escuros...

Adolfo, Calda de Fumo é muito bom para pulgões e bom para cochonilha; para ácaros o ideal é enxofre ok? Se está infestado, você terá que aplicar em ciclos mais curtos, tipo de 3 em 3 dias ou de 2 em 2 dependendo da infestação. Depois que controlar a infestação (veja sempre pelos brotos novos, se nascem de forma sadia), faça aplicações regulares (1x por semana ou 1x a cada 15 dias se for alternar os produtos). Boa sorte com essa praga.

Começa com a calda de fumo, e acompanhe as plantas por algum tempo se conseguir controlar ta bom, como você mesmo disse que são pouco acredito que dê para controlar. Receitas por ai é que não falta.
Enxofre é complicado, pensa num trem que fedeeeeeeeee rsrsrs

Abraços
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor IELN em 14 Set 2014, 20:55

kju escreveu:Enxofre é complicado, pensa num trem que fedeeeeeeeee rsrsrs

Rapaz, pra mim o que fede mesmo é a calda de fumo além de manchar tudo rsrs
IELN
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Jan 2014, 09:59

Mensagempor Adolfo Garcia em 16 Set 2014, 00:01

Ola Marcel....e IELN
Eu nunca usei nem enxofre nem calda de fumo.....Mas por intuição tentei uma solução diluída de própolis que é o que eu tinha na mão...e acho que deu resultado...mas vamos esperar mais um pouco pra ter certeza....Mas os ácaros que estavam nas plantas morreram todos...em menos de 10 min. vamos ver como as plantas vão reagir...
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Mensagempor beer2beer em 16 Set 2014, 07:52

Adolfo,

Como seria essa solução à base de própolis? Poderia dar maiores detalhes?

Boa sorte no combate e na produção!

Abraço!
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor Adolfo Garcia em 17 Set 2014, 15:12

Ola Ulisses..tudo bom?

Quanto ao própolis eu ainda estou observando o andamento da minha experiencia mio que empírica..mas que deu algum resultado...
Assim fui atras de mais informação e achei algumas coisas...que posto abaixo, espero que elas possam dar melhor resposta a sua pergunta do que eu....

Esse vídeo e os artigos que add podem dar uma luz maior sobre as possibilidades do uso do própolis em vários aspectos...

http://www.youtube.com/watch?v=yuNj9b6qubM#t=290

Abraços..
Anexos
propolis como defensivo.pdf
própolis como defensivo.
(451.56 KIB) Baixado 81 vezes
propolis nas hortaliças.compressed.pdf
Própolis 02
(907.21 KIB) Baixado 69 vezes
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó