Diário - André Bremer

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário - André Bremer

Mensagempor andrebremer em 25 Ago 2014, 13:45

21/08 – Quinta-feira
Fui na Leroy Merlin comprar substratos, sementes, sementeira, etc!
Comprei somente terra vegetal (achando ser a mesma coisa que substrato) e húmus de minhoca. Achei a sementeira lá muito caro e não tinha nenhuma semente de pimenta!

22/08 – Sexta-feira
Fui na Rua do Verde no centro mas lá não vende sementes, mas uma senhora muito gente boa me deu duas pimentas de uma sementeira que ela tirou na hora e uma de outra espécie e me indicou a Casa Progresso na Rua Buenos Aires, 81.
Lá sim é o paraíso, rs! Mas também me induziu ao primeiro erro, comprei seis tipos de pimentas e um borrifador, também achei meio caro a sementeira!
Comprei um saco com 100 copinhos de café no SAARA por R$ 1,60.
O primeiro erro foi chegar em casa e colocar todas as sementes na água, depois que percebi a quantidade absurda... rs
Deixei-as por 30 horas na água mineral (tenho uma fonte em casa...^^).

23/08 – Sábado
Fiquei horas desmanchando as pedras da terra vegetal e misturei húmus de minhoca, furei o fundo dos copinhos e enchi com essa mistura, coloquei umas 3 ou 4 sementes em cada copinho, afundei um pouquinho com o dedo e cobri com a terra!
Usei todos os copinhos e sobrou muuita semente, reguei com borrifador e coloquei dentro de uma caixa de isopor bem grande.

24/08 – Domingo
Comprei mais copinhos e uma peneira, peneirei o restante da terra vegetal e misturei com húmus de minhoca, ficou bem melhor na minha opinião mas depois pesquisando aqui no fórum descobri que não a terra ficar compactada e dessa forma acho que vai acabar ficando conforme for regando.
Continuando a pesquisa no fórum, comprei uma espuma fenólica pelo ML e vou experimentar também.

25/08 – Segunda-feira
Logo que acordei fui mexer na minha “plantação”, minha mulher ta ficando louca comigo, kkk!!
Resolvi colocar algumas sementes no copinho usando papel toalha, fiz alguns pra experimentar, vamos ver o que vai dar.
E ainda sobrou muita semente!!!
---
Uma dúvida que fiquei é como guardar essas sementes até quinta-feira (quando chega a espuma) que já passaram pelo “banho” na água mineral ?
Mas tarde posto algumas fotos do processo!
...::: Meu diário :::...
andrebremer
Usuário Cumari

Data de registro: 18 Ago 2014, 14:21

Re: Diário - André Bremer

Mensagempor Leandro Ferraz em 25 Ago 2014, 17:37

seja bem vindo.

para a terra nao compactar, seria bom usar alguma outra tipo pó de coco.
ou casca de arroz carbonizada...

mais vai observando se suas plantas pararem de crescer e o substrato estiver muito compacto mude para um vaso maior com outro tipo de mistura...

abraço e boa sorte.
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor MarcelRibeiro em 25 Ago 2014, 18:30

andrebremer escreveu:---
Uma dúvida que fiquei é como guardar essas sementes até quinta-feira (quando chega a espuma) que já passaram pelo “banho” na água mineral ?
Mas tarde posto algumas fotos do processo!

Seja bem vindo André, bem acho que você andou mais botando a mao na massa do que devia, já que hidratou todas as sementes de uma só vez acho que para não perde-las ou melhor como parte do processo, seria melhor coloca-las para germinar no papel toalha.

Separe as variedades e coloque em papel toalha úmido ( não encharcado) e em um recipiente fechado (tupperware), isso ja acelerará a germinação e se começarem a germinar antes da espuma chegar coloca ja nos copinhos, até porque os copinhos e "terra" você acha facil não precisa depender das espumas.

Da uma pesquisada no fórum de coloca colocar as suas sementes no papel toalha para germinar acho que é a melhor solução, e mais simples para não perder todas as que já hidratou rsrs :tmi:

Abraços
"Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." - Henry Ford

Meu Diário
Vai lá, da um pitaco, uma critica, uma ajuda... ;)
http://www.facebook.com/originalpimentas
http://www.instagram.com/originalpimentas
MarcelRibeiro

Data de registro: 12 Fev 2014, 03:16

Mensagempor marcelo c souza em 25 Ago 2014, 23:37

oi andre!!!boa noite!!! passando aqui pra conferir seu diario,aqui no rio de janeiro é brabo mesmo pra comprar material de jardinagem,onde é barato não tem nada ou ninguem sabe informar nada,onde tem tudo é caro pra caramba,mais nós vamos driblando as adversidades e bola pra frente.vejo que você esta bem empenhado e quando nòs estamos fazendo as coisas com gosto,só sai coisa boa,um abraço ai e tenha uma otima semana com excelentes cultivos,passo aqui de vez em quando pra ver o andamento.
Meu querido diário ardido:
viewtopic.php?f=7&t=18616
marcelo c souza
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Ago 2013, 22:39

Mensagempor andrebremer em 25 Ago 2014, 23:39

Valeu pelas dicas amigos, já corri pra colocar as sementes no papel toalha, só tinha essas travessas de vidro (foto 5), cobri com plastico filme!!
Mesmo lendo milhões de informações aqui no fórum e assistindo no youtube ainda fico em dúvida em algumas (muitas) coisas, rs!
Molhei o papel toalha pra semente aderir, depois de coberto não molha mais ? Tenho algumas sementes no papel toalha dentro do copinho, não tenho como manter fechado, quando cheguei hoje a noite estavam completamente secos e molhei um pouco, devo manter úmido ?
---
Outras dúvida em relação a irrigação que vou precisar mais pra frente, encomendei um regulador de temperatura pra fazer uma mini estufa, nesse caso, deve manter o substrato úmido ?
Pelo modelo que vi e pretendo fazer parecido o cara usou uma lâmpada no meio, não da pra molhar as sementes sem molhar a lâmpada, não consegui entender muito bem o funcionamento!!
Muito obrigado pela ajuda e pelo incentivo!!!
Anexos
01.jpg
Espécies compradas.
02.jpg
Hidratação
03.jpg
Terra vegetal no copinho de café
04.jpg
Caixa de isopor
05.jpg
Papel toalha
andrebremer
Usuário Cumari

Mensagempor marcelo c souza em 25 Ago 2014, 23:51

vai olhando o papel toalha se secar,umedece de novo.assim que começarem a germinar coloca no substrato.eu nunca fiz desse modo mais estou querendo tentar,pois li que é mais economico,pois vc só coloca no substrato as que germinarem,com algodão nesses copinhos tbm funciona bem,igual aquela experiencia do feijão que quase todo mundo fez na escola rsrs.
marcelo c souza
Usuário Cumari

Mensagempor MarcelRibeiro em 26 Ago 2014, 00:27

Acho que ficaria mais facil se você passar um plastico filme nos refratários com as sementes, veja se esta molhado e fecha eles com o plastico filme.
Assim faz como se fosse uma estufa e ja ajuda a melhorar a temperatura e evita a "secagem" do papel muito rapido.

Espere que de certo, pois ta meio no improviso e na correria kkkkk

Abraços

Meu Diário
MarcelRibeiro

Mensagempor matheus em 26 Ago 2014, 05:02

A gente fica MUITO ansioso neh :D
Comecei a plantar umas sementes, apareceream muitas duvidas, comecei a cultivar minhocas. Mas a gente so aprende errando mesmo. Parabéns por iniciar agora eh só aprendizado !!

Ah, minha esposa ficou maluca tbm, acabei fazendo na casa da minha sogra pq moramos em AP, acabei meio que abandonando as pimentas por falta de tempo devido o trabalho, daí num tinha ninguem pra ficar cuidando delas. Tô reunindo mais informações pra voltar com força total !!

Só uma dica de principiante tbm, fique esperto com as pragas pq pelo menos aki sempre que plantei apareceram conchonilas, mosca branca, formigas. Pra evitar usar inseticidas industriais na minha "plantação" , eu usava detergente neutro e calda de fumo. E se for errar que erre pra menos , no caso das pimentinhas todo excesso faz mal. Como dizem por aki "Tudo demais eh muito" :rofl:

Ateh breve
matheus
Usuário Jalapeño

Data de registro: 15 Abr 2011, 20:48

Mensagempor IELN em 26 Ago 2014, 08:11

Olá André, em primeiro lugar seja bem vindo e parabéns pela iniciativa de criar um diário. As dúvidas serão muitas mesmo você lendo e relendo várias dicas. Se posso te ajudar em algo diria para não ficar tão preocupado assim, pois é agora que "o jogo começa". Você vai notar na prática o que está dando certo e errado, vai ter que tentar corrigir algo depois que aconteceu pra depois aprender como prevenir que esse problema ocorra normalmente; não fique muito preocupado com isso, faz parte do aprendizado. Notei que você está semeando muitas de vez, verás como o trabalho aumenta com elas maiores. Você já teve experiência antes com plantas? Bom, espero que consiga manter o diário atualizado e sucesso para ti. ;)
IELN
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Jan 2014, 09:59

Mensagempor Francisco Alexandre em 26 Ago 2014, 18:48

Oi André! Seja muito bem vindo ao forum,o começo é mesmo assim ficamos ansiosos e cometemos alguns erros.Eu cometi tantos antes de conhecer o forum,mais agora depois de ler muitas técnicas e ver muitos diários que são grandes cartinhas para nos iniciantes,Estou partindo para o sucesso de tudo que absorvi aqui,e como vc pondo a mão na terra.Sei como é duro querer comprar e não achar o que quer,e quando acha é muito caro.Onde moro não é diferente daí não,tem pouca opção de escolha mais vamos contando com ajudas dos nossos amigos aqui. :) :) :)
Parabéns pela criação do diário e sucesso aí no plantio das ardidas. :clap: :clap: :clap: :clap:
Sou iniciante e gostaria muito de dicas , criticas e sugestões .. Visitem meu diário
Francisco Alexandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Mai 2014, 08:03

Mensagempor Denis Silva em 26 Ago 2014, 19:58

Saudações Francisco,
seja bem vindo a casa... no que puder ajudar estarei por aqui...

Abraços
Denis Silva
Usuário Rocotó

Data de registro: 03 Ago 2014, 17:59

Mensagempor andrebremer em 26 Ago 2014, 21:13

O que mais tem me impressionado nesse mundo totalmente novo é a boa vontade das pessoas aqui do fórum, muito obrigado por tantas dicas e apoio!!!

kju,
Nos refratários eu já tinha coberto com plástico filme de comida, só tirei a foto antes, nos copinhos que ta complicado porque não tenho mais onde colocar, rs!
Acrescentando o "improviso e correria" tem também o desespero.. kkkk
Mas ta sendo um grande aprendizado!!

marcelo c souza,
Obrigado pela dica, como falei acima, nos refratários eu cobri com plástico então mantém a umidade, e nos copinhos to molhando quando secam!!

matheus,
Sou muito ansioso de natureza... ai já viu né, kkkk

IELN,
Obrigado pela força. Minha única experiencia com plantas eu era beeeem criancinha e plantei uma semente de caju no sítio do meu avô, o bicho cresceu e eu comi caju do pé que plantei, tenho maior orgulho de contar isso para as pessoas.. rsrsrs

Francisco Alexandre,
Sem dúvida amigo, tenho lido muita coisa aqui no fórum e os diários são um material de primeiríssima qualidade!!!

Grande abraço a todos!!!
andrebremer
Usuário Cumari

Mensagempor andrebremer em 29 Ago 2014, 13:28

29/08 - Sexta-feira
7 dias após semear e nenhum sinal ainda, mas a paciência é uma virtude. ;)

Hoje a brincadeira ta começando a ficar séria, rs!
Comprei algumas coisas pra começar fazer a estufa, mais tarde vou buscar os vidros, pretendo colar amanhã.
Só comprei uma lâmpada fria de 30w pra ver se vai dar certo mais a ideia é colocar duas frias de 30 ou 35w pra iluminar e uma incandescente de 100w pra esquentar.
Pretendo fechar o "aquário" com contact pra não virar um abajur gigante, rs.
Já coloquei uma de 100w improvisada no isopor com o termômetro e ta marcando 26ºc.
Anexos
PARA_ESTUFA.jpg
Material para começar a estufa.
andrebremer
Usuário Cumari

Mensagempor MarcelRibeiro em 29 Ago 2014, 14:53

andrebremer escreveu:29/08 - Sexta-feira
7 dias após semear e nenhum sinal ainda, mas a paciência é uma virtude. ;)

Hoje a brincadeira ta começando a ficar séria, rs!
Comprei algumas coisas pra começar fazer a estufa, mais tarde vou buscar os vidros, pretendo colar amanhã.
Só comprei uma lâmpada fria de 30w pra ver se vai dar certo mais a ideia é colocar duas frias de 30 ou 35w pra iluminar e uma incandescente de 100w pra esquentar.
Pretendo fechar o "aquário" com contact pra não virar um abajur gigante, rs.
Já coloquei uma de 100w improvisada no isopor com o termômetro e ta marcando 26ºc.

Ola Andre, acho que nem vai precisa de toda essa iluminação, eu se fosse você testaria aos poucos. Pois eu acho que a lampada de 100w dependendo do espaço da conta. Isso levando em conta a distancia que você for colocar ela.

Aqui em casa no mesmo esquema de um aquario antigo de 50x30cm uma lampada fluorecente de 20w deu conta, claro que depende da temperatura ambiente.

Boa Sorte com a montagem.

Abraços

Meu Diário
MarcelRibeiro

Mensagempor marcelo c souza em 30 Ago 2014, 12:22

bom dia andre, tõ vendo que vc está mesmo empenhado nessa estufa parabens,agora 100 watts não aconselho vc colocar não,vc vai derreter até os copinhos rsrs,como dizem alguns foristas quanto a pimentas é melhor errar pra pouco do que pra muito,coloque primeiro uma de 40 watts e experimenta,se não satisfazer vai aumentando.boa sorte ai no projeto e bom final de semana!!
marcelo c souza
Usuário Cumari

Mensagempor andrebremer em 01 Set 2014, 19:01

01/09 - Segunda-feira
Após fazer o b.o do furto da minha motocicleta (RJ não tá fácil... :/..) passei o dia coletando informações no fórum, cheguei em casa e fui regar minhas sementes na caixa de isopor, fiquei meio decepcionado porque a maioria das sementes estão começando aparecer (com medo delas não terem força pra sair, acho que enterrei pouco) conforme podem ver na foto abaixo!!
Decidi que ia começar tudo do zero com novas sementes e na nova estufa que vou começar essa semana, já tenho quase tudo!!!

Peguei um refratário que estavam outras sementes no papel toalha pra não estragarem e por estar entre as folhas não consegui ver, achando que estavam perdidas, joguei fora, quando peguei o segundo refratário, percebi que tinham várias com radículo (gigantes), peguei as que tinha jogado fora e para minha surpresa, ao abrir as folhas, quase todas estavam com radículos!!!

Por favor, me ajudem o mais rápido possível pra não perde-las!!!!!!!!
Vou preparar alguns copinhos e colocá-las!!

Sigo as orientações do edward no tópico do max ??
Edward_phantom escreveu:
Buth Obelix escreveu:
Edward_phantom escreveu:gostei da atitute, só fechar a bacia com um papel filme ou coisa que o valha pra evitar perder a humidade, e ok, manda ver ! só ter carinho amanhã !

Ei, Edward, é sério o que vou perguntar. Acredite, não sei mesmo!

Quando eu for colocar a sementinha no substrato no copinho, coloco com a radícula para cima, para baixo, ou isso não importa?

Max, Obelix, o toupeira.

toupeira fui eu que não perguntei pra ninguém , e acabei com uma planta com as raizes pra cima e as folhas pra baixo :@ levei um tempão até entender que tinha estragado o broto, que acabou ficando todo torto tentando voltar pra cima. ;(

coloca com a radicula para baixo, porque ela vai gerar as raizes que vão suspender a semente, nesse esquema aqui ó:

O anexo 14f6.gif não está disponível

abs,
Anexos
DETALHE_RADICULO.jpg
Detalhe
PAPEL TOALHA.jpg
papel toalha
SEMENTES.jpg
sementes teimosas
andrebremer
Usuário Cumari

Mensagempor MarcelRibeiro em 01 Set 2014, 22:27

andrebremer escreveu:01/09 - Segunda-feira

Peguei um refratário que estavam outras sementes no papel toalha pra não estragarem e por estar entre as folhas não consegui ver, achando que estavam perdidas, joguei fora, quando peguei o segundo refratário, percebi que tinham várias com radículo (gigantes), peguei as que tinha jogado fora e para minha surpresa, ao abrir as folhas, quase todas estavam com radículos!!!

Por favor, me ajudem o mais rápido possível pra não perde-las!!!!!!!!
Vou preparar alguns copinhos e colocá-las!!

Sigo as orientações do edward no tópico do max ??

Boa Noite André, é isso mesmo.

Você deve preencher os copinhos com aproximadamente 3/4 do copo com o substrado e colocar as semente com as radicular para baixo, pois a radicula é a raiz da planta.

Imagem

Faz um furinho no substrato ( eu uso palito de churrasco) de mais ou menos 1/2 cm, coloca a semente com a radicula para baixo e cubra com terra ou substrato levemente, não aperte com o dedo.
Eu particularmente não acho esse método o melhor pois tenho as mãos grande e acho meio complicado lidar com a estrutura assim tão delicada sem ter problemas. Uma semente minha de Bhut Jolokia que não saiu o "capacete" eu quebrei tentando tirar ;(

Mãos a obra e corre, pois nessa fase nao é bom esperar muito ou senão pode perde-las.

Boa sorte com os plantios e com a moto, espero que consiga achar.

Abraços

Meu Diário
MarcelRibeiro

Mensagempor Francisco Alexandre em 06 Set 2014, 21:05

Oi boa noite,meu amigo! Nossa vc tá mesmo decidido a emplacar no cultivo mesmo,e pelo visto vc já se armou de um belo arsenal de coisas,eh. :lol: :lol: :Olha muito bom este método de germinação no papel toalha, pelo visto seu sucesso já está garantido.
Nossa lamento por sua moto torço para que vc a encontre,chegaram aí as sementes que te enviei pois as suas já chegaram muito obrigado. :) :)
Olha tá muito bom mesmo seu diário,te desejo todo sucesso no cultivo das ardidas. :clap: :clap: :clap:
No que puder te ajudar pode contar comigo. :) :)
Tenha um abençoado final de semana para vc e sua família. :) :) :)
Sou iniciante e gostaria muito de dicas , criticas e sugestões .. Visitem meu diário
Francisco Alexandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Mai 2014, 08:03

Mensagempor andrebremer em 07 Set 2014, 01:18

06/07 - Sábado
Hoje foi um dia muito especial. Muitas coisas boas aconteceram!!
Passei por uma feira aqui perto de casa e a patroa pediu pra comer um pastel com caldo-de-cana, claro que aproveitei pra caçar alguma barraca de pimenta, hehehe!!
Encontrei uma com um pouquinho e mínima variedade, comprei um pratinho com dois tipos, a bolinha (direita baixo) da foto ele disse que era Cumari do Pará, as outras ele não lembrou os nomes, quem souber poderia me ajudar ??

Quando cheguei em casa tinha uma carta ardida do amigo forista Francisco Alexandre, deve ter chegado ontem e ficou na casa da minha mãe!!
Muitíssimo obrigado pelas sementes!!!!

Ainda levei meu filho pra assistir uma partida de futebol no Maraca, pra mim também foi uma re-estréia já que nunca tinha ido ao novo Maraca, poderia ter fechado com chave de ouro se nosso time tivesse vencido mas isso nem tava importando muito, sensação indescritível e muita emoção vendo a felicidade do moleque!!!!
Peço desculpas por fugir um pouco ao assunto do fórum... ;)

E pra fechar o dia, dei uma trabalhada na estufa, ta quase saindo e logo vou postar um relatório do material usado, preços, etc!!!
Espero muito que essa estufa me ajude porque minhas sementes estão muito preguiçosas, rs!!!

Um grande abraço e um excelente domingo a todos!!!!
Anexos
DSC_1960.jpg
Carta ardida do amigo Francisco Alexandre
DSC_1944.jpg
Compradas na feira!! Cumari do Pará
andrebremer
Usuário Cumari

Mensagempor Max o Obelix em 10 Set 2014, 04:49

andrebremer escreveu:Muito bom o vídeo explicando sobre a hidratação das sementes, acabei vendo vários outros relacionados no youtube... hehe
Valeu pela dica Max!!

Ótimo, André. Fico feliz. Ao seu dispor.
Seu diário está ótimo! Tudo detalhado como deve ser. Já está nos meus "favoritos".

Max Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Próximo

Retornar para Diários