Diário do Alexandre Chaves

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Alexandre Chaves

Mensagempor Alexandre Chaves em 25 Jul 2014, 13:45

Bom, vou buscar transmitir aos amigos minhas luta aqui em obter boas pimenteiras. Venho aprendendo bastante com os amigos aqui, as leituras das inúmeras informações tem me ajudado muito e estava com algumas sementes em processo de germinação. Estava trabalhando com sementes de Malaguetinha, Luna, Cumari, Bode Amarela e Foguinho de uma maneira bem tosca. Depois das informações aqui lidas resolvi fazer novas sementeiras utilizando o copinho plástico com terra adubada com material orgânico, húmus e substrato. Fiz a semeadura ontem e vamos acompanhar o progresso e a diferença das plantinhas. também ontem coloquei pela primeira vez fertilizante em duas mudinhas que posto abaixo para os amigos verem.

25_07_2014_13_11_42.jpg
Meu berçário com as duas formas que plantei. Nos vasos de forma tosca, só com terra orgânica e a outra do copinho plástico com húmus e substrato.
25_07_2014_13_11_42.jpg (10.2 KIB) Visualizado 3114 vezes

25_07_2014_13_11_42.jpg
Meu berçário com as duas formas que plantei. Nos vasos de forma tosca, só com terra orgânica e a outra do copinho plástico com húmus e substrato.
25_07_2014_13_11_42.jpg (10.2 KIB) Visualizado 3114 vezes

25_07_2014_13_21_33.jpg
Essa é a Foguinho, como chamamos aqui, mas depois vou pedir ajuda aos amigos para identificá-la de forma correta. Ontem apliquei fertilizante pela primeira vez nela.
25_07_2014_13_21_33.jpg (11.75 KIB) Visualizado 3114 vezes

25_07_2014_13_30_13.jpg
Foguinho
25_07_2014_13_30_13.jpg (34.23 KIB) Visualizado 3114 vezes

25_07_2014_13_36_35.jpg
Aí estão as Malaguetinhas aparecendo depois de 11 dias de semeadas. Parecem saudáveis.
25_07_2014_13_36_35.jpg (14.89 KIB) Visualizado 3114 vezes

25_07_2014_13_37_04.jpg
Essa é única pimenteira que tenho atualmente. Penso ser uma Dedo-de-Moça, mas caso alguém discorde e saiba qual é é só falar.
25_07_2014_13_37_04.jpg (15.75 KIB) Visualizado 3114 vezes

Bom, agora estou pensando em construir uma estufa, se alguém tiver uma dica de uma que seja barata sua construção fico agradecido. E vamos acompanhar as minhas ardidas.
Anexos
25_07_2014_13_08_59.jpg
Estes são os copinhos. Malaguetinha, Cumari, Luna, Foguinho e Bode Amarela. Devo aplicar fertilizante nelas já?
25_07_2014_13_08_59.jpg (9.79 KIB) Visualizado 3114 vezes
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Data de registro: 19 Jul 2014, 11:01

Re: Diário do Alexandre Chaves

Mensagempor ZeliaCaires em 25 Jul 2014, 15:23

Alexandre Chaves escreveu:Aqui em Búzios também e justo no momento que as mudinhas começaram a aparecer.

Retribuindo a sua visita ao meu diário. :D . Obrigada! Apareça sempre que vc quiser.
Seja bem-vindo . Que bom que começou seu diário já com plantinhas e com frutinhos tb. :clap: Lindas!!
:clap: :clap: Chuva ! Bom d + Ah! As plantinhas agradecem .
As sementinhas da última foto já germinaram? Eu não coloco adubos nas minhas mudinhas bebês . Cuidado com os adubos(NPK) .
Com certeza os mestres vão te orientar melhor.
Qualquer coisa estou aqui, se eu puder ajudar é só falar.
Estou curiosa com essa pimenta foguinho, vc tem foto dela?
Boa sorte e sucesso no cultivo.
Tenha um ótimo final de semana.
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor Alexandre Chaves em 25 Jul 2014, 17:44

ZeliaCaires escreveu:
Alexandre Chaves escreveu:Aqui em Búzios também e justo no momento que as mudinhas começaram a aparecer.

Retribuindo a sua visita ao meu diário. :D . Obrigada! Apareça sempre que vc quiser.
Seja bem-vindo . Que bom que começou seu diário já com plantinhas e com frutinhos tb. :clap: Lindas!!
:clap: :clap: Chuva ! Bom d + Ah! As plantinhas agradecem .
As sementinhas da última foto já germinaram? Eu não coloco adubos nas minhas mudinhas bebês . Cuidado com os adubos(NPK) .
Com certeza os mestres vão te orientar melhor.
Qualquer coisa estou aqui, se eu puder ajudar é só falar.
Estou curiosa com essa pimenta foguinho, vc tem foto dela?
Boa sorte e sucesso no cultivo.
Tenha um ótimo final de semana.

Obrigado Zélia, espero receber bastante ajuda de vocês. Bom, as sementes da última foto foram plantadas ontem e espero vê-las germinando na semana que vem, estou muito otimista. O que coloquei nos copinhos foi uma terra que sempre preparo aqui com cascas de vegetais e uma outra que meu tio tem com esterco de galinha dentro das proporções que li aqui no fórum. Também coloquei húmus de minhoca e substrato que comprei no horto.
Sobre a Foguinho te juro que também estou muito ansioso pois era uma planta muito comum na região e que foi desaparecendo com o tempo e agora posso ter a possibilidade de até mesmo mesmo fazê-la ter seu lugar de destaque na culinária da cidade pois era muito comum aqui em Búzios. quase todos tinham uma planta dela em casa.
Agradeço a visita e é sempre bom ler comentários e dicas, mas vou fazer algumas semeaduras sem adubo como você para ver o que acontece. Muito obrigado.
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor IELN em 25 Jul 2014, 18:06

Olá Alexandre,
Você verá que aprenderá muito pelo fato de abrir e, principalmente, manter o seu diário atualizado. O pessoal aqui é bem generoso, você verá.

A sua pimenteira maior está bem carregada, parabéns e sucesso com as ardidas. :)
IELN
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Jan 2014, 09:59

Mensagempor Alexandre Chaves em 25 Jul 2014, 20:05

IELN escreveu:Olá Alexandre,
Você verá que aprenderá muito pelo fato de abrir e, principalmente, manter o seu diário atualizado. O pessoal aqui é bem generoso, você verá.

A sua pimenteira maior está bem carregada, parabéns e sucesso com as ardidas. :)

Valeu IELN. Estarei sempre atualizando e atendo às dicas da galera. Obrigado pela visita e o comentário.
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor Jane Ferreira em 26 Jul 2014, 20:53

Alexandre escreveu:
T%odas as pimenteiras que tive morreram da mesma maneira: as folhas começam a se atrofiar, a planta vai se atrofiando até morrer por completo. As folhas se atrofiam inicialmente até chegar ao ápice da planta. Você conhece esta praga?

Olá Alexandre;
Existem muitos motivos para o atrofiamento das folhas; Os principais são: falta de adubo, excesso de água e claro; pragas, bactérias e fungos.
Aqui já aconteceu diversas vezes também, mas com outros sintomas juntos; exemplo:

- As folhas mais novas se tornam menores do que o normal, com um leve amarelecimento e em alguns casos deformadas. Pode ocorrer morte da gema apical. (falta de cobre)
- As plantas crescem menos, as folhas velhas ficam amareladas, frutos menores e com má formação. (falta de Nitrogênio)
- As folhas mais novas adquirem coloração verde escura e apresentam aspecto flácido, essas folhas tendem a se encurvarem para baixo. (falta de cobre).
Pelo que vi você já sabe o básico de drenagem e adubação certo ? então sugiro o fertilizante do amigo aqui do fórum: Pretendo usar! ele serve para combater pragas e fornece os vários nutrientes que as plantas precisam.

FERTILIZANTE NATURAL E ORGÂNICO (Bigglia)
4 cascas de banana
20 gr de gengibre

Bata com um litro de água no liquidificador;
Leve ao fogo por 10 minutos, desligue e deixe esfriar;
Leve à geladeira por 3 dias;
Pronto ! o fertilizante concentrado está feito.

Como usar:
5 gotas em um litro de água sem cloro, agite bem; borrife a terra ou o substrato 3 vezes por semana, quando o sol estiver fraco.

Para borrifar nas folhas: 5 gotas em 1 litro de água sem cloro; agite bem e pode borrifar nas plantas adultas 1 vez por semana. À tarde quando o sol estiver fraco ou à noite.

Se fossem pragas você veria indícios como pontinhos pretos ou brancos, formigas, enrrugamento e etc.
Estou dando a dica sem ver o aspecto das plantas!
Nessa nova safra com os substratos que vc já está usando, o problema não deverá aparecer. e se aparecer, procure ajuda de novo, mostrando fotos. É o que eu vou fazer.
Um abração
Bjs
:*
Jane Ferreira
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Out 2010, 00:16

Mensagempor Jane Ferreira em 26 Jul 2014, 21:54

Alexandre escreveu:
Muito obrigado Jane. Dica anotada e amanhã mesmo já vou prepara o fertilizante. Outra pergunta. Posso aplicar isso já nas mudinhas que postei no meu diário ou tem uma época certa para o uso do fertilizante?

Vi suas bebezinhas e adorei o capricho!
Você pode usar desde a fase de semeadura. O indicado é assim:

Germinação: 5 gotas em um litro de água sem cloro, agite bem; borrife a terra ou o substrato 3 vezes por semana, quando o sol estiver fraco.

Para plantas com até duas folhas: 5 gotas em um litro de água sem cloro, agite bem; borrifar com cuidado (são muito frágeis) ou pingar 4 gotas dessa diluição 1 vez por semana; à noite.

Para plantas adultas:
Para borrifar nas folhas: 5 gotas em 1 litro de água sem cloro; agite bem e pode borrifar nas plantas adultas 1 vez por semana. À tarde quando o sol estiver fraco ou à noite.

Quando surgirem as primeiras flores: 12 gotas da solução para um litro de água sem cloro; misture bem. Goteje na terra 10 gotinhas por semana; não regar nesse dia e nem nos 3 dias seguintes; Deixe na sombra por pelo menos 3 dias.

Quando dos primeiros frutos: 20 gotas da solução em 1 litro de água sem cloro; misture bem e borrife nas folhas e caules 1 vez por semana e deixe o dia seguinte sem regar. Coloque um pouco de torta de mamona misturado com farinha de ossos no canto do vaso; longe das raízes pois podem queimá-las pelo nitrogênio; uns 15 cm já está bom. OBS: A torta de mamona antes de ser colocada no vaso com a farinha de ossos, deverá ser misturada com terra comum (1 kg de terra para 100 gr de torta) e deixada no sol para curtir por 30 dias.
Bjs
Jane Ferreira
Usuário 7 Pot

Mensagempor Alexandre Chaves em 27 Jul 2014, 08:45

Perfeito Jane. Muito obrigado. Hoje mesmo vou preparar e por a mão na massa. Quero ver minhas meninas crescendo lindas e saudáveis. Muito obrigado mesmo. :rofl: :rofl:
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor Alexandre Chaves em 27 Jul 2014, 09:15

No momento estamos assim:

As do vaso:

Malaguetinha - germinada (essa foi a primeira que plantei)
Luna - adormecida
Cumari - adormecida
Bode Amarela - adormecida

As do copinho (24/07/2014):

Malaguetinha - adormecida
Luna - adormecida
Cumari - adormecida
Bode Amarela - adormecida
Uma sem identificação que me parece muito com Aji Amarela - adormecida

Lembrando que as do vaso plantei apenas em terra sem mada mais antes de conhecer o fórum e por isso não anotei as datas que foram plantadas. Já as do copinho foi após entrar para o fórum e estão com substrato e húmus e com suas devidas datas de plantio. Estou muito ansioso para vê-las brotando. Com essa chuvinha espero que dê uma força. Tenho colocado elas sempre quando está aquela poeirinha de chuva para não danificar nada e depois tiro. Espero não estar cometendo nenhum erro.
Hoje vou preparar o fertilizante que a Jane me ensinou para aplicar nas Foguinhos que estão cada dia mais lindas.
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor Jane Ferreira em 27 Jul 2014, 13:15

Bom domingo, amigo !
Jane Ferreira
Usuário 7 Pot

Mensagempor Alexandre Chaves em 27 Jul 2014, 16:21

Jane Ferreira escreveu:Bom domingo, amigo !

Oi Jane. Como está por aí? Aqui pela manhã rolou um solzinho gostoso mas agora já chove e com aquele frio vindo do mar que parece que te corta ao meio. Abração!
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor Max o Obelix em 28 Jul 2014, 04:03

Oi, Xande,
Minhas sementes da Art ainda não chegaram.
Como prometido, vou mantê-lo informado sobre o desenvolvimento delas.
Um abraço,
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Francisco Alexandre em 28 Jul 2014, 08:21

Olá Xande! Seja bem vindo!
Muito bom este começo do seu diário,creio que aqui como eu vc irá encontrar bastante resposta e tirar dúvidas do plantio das ardidas. :) :) :)
Muito bom está receita da Jane,vou aproveitar a cola e fazer. :lol: :lol: :lol:
Sucesso aí no cultivo,também sou novo no plantio mais pode contar comigo ok.
Parabéns pelo diário. :clap: :clap: :clap: :clap:
Forte abraço.
Sou iniciante e gostaria muito de dicas , criticas e sugestões .. Visitem meu diário
Francisco Alexandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Mai 2014, 08:03

Mensagempor Alexandre Chaves em 28 Jul 2014, 08:47

Buth Obelix escreveu:Oi, Xande,
Minhas sementes da Art ainda não chegaram.
Como prometido, vou mantê-lo informado sobre o desenvolvimento delas.
Um abraço,

Perfeito Max. Vai ser um bom intercâmbio. Também olhei aquele outro site e ví que não é brasileiro e a cobrança é em euro. Você comprou algo neles? Esse abaixo.

http://www.semillas.de/cgi-bin/shop_es/shop.cgi?shop=&cart_id=&user_id=
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor Alexandre Chaves em 29 Jul 2014, 13:16

Está pronto o fertilizante que me ensinaram o Max Obelix e a Jane. Com direito a dedicatória e tudo mais.

Fertilizante Natural I.jpg
Fertilizante Natural I.jpg (32.4 KIB) Visualizado 3012 vezes

Fertilizante Narural II.jpg
Fertilizante Narural II.jpg (37.04 KIB) Visualizado 3012 vezes

Agradeço aos dois pela ajuda e contribuição. Valeu mestres! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor ZeliaCaires em 30 Jul 2014, 21:53

Alexandre Chaves escreveu:Oi Zélia. Tudo bom por aí?
Aqui por sorte a temperatura não ficou tão baixa. Até tivemos momento de solzinho gostoso que aproveitei para colocar minhas meninas para tomar banho de sol. As noites tem sido meio frias mas nada que necessite muitos cuidados, acho eu. Mas percebo que elas estão se desenvolvendo bem. Boa sorte aí e aqui também. ;)

Oooi! Tudo bem , obrigada!
Desde que as mudinhas (plântulas ) estejam em um local protegido e quentinho. Eu protejo todas as mudinhas , não deixo nenhuma exposta ao frio. São bebês ainda. :inlove: Deixo todas nas cxs de papelão e cobertas à noite . Mesmo depois que passo as mudinhas para os copos de 200 ou 300 ml , nos primeiros dias, eu as mantenho nas cxs ou engradados.
Boa sorte!!
Um abraço .
ZeliaCaires

Mensagempor Alexandre Chaves em 31 Jul 2014, 15:48

Pessoal. ganhei este fertilizante abaixo. Alguém conhece? Se conhece pode dar alguma orientação do tipo: é bom, é ruim, vale a pena usar, não vale, etc. Coisa do tipo pois não conheço, mas como ganhei...

fertilizante.jpg
fertilizante.jpg (28.77 KIB) Visualizado 2979 vezes
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor ZeliaCaires em 31 Jul 2014, 16:06

ZeliaCaires

Mensagempor Jane Ferreira em 31 Jul 2014, 19:12

Oi amigo !
Cheio de dúvidas ? eu não conheço o produto, mas a querida Zélia já te deu uma luz né ?
Uma boa noite!
Bjs
Jane Ferreira
Usuário 7 Pot

Mensagempor Felipe Medeiros em 31 Jul 2014, 20:36

E aí Alexandre?
Mete bronca aí!
Só toma cuidado com fertilizante.
Eu optaria por húmus ou esterco curtido, pois as plantas crescem equilibradamente.
Com fertilizante aqui, geralmente as plantas crescem muito rápido em detrimento de sua saúde e qualidade.
Abraços
Para a morte e para o nascer, apenas o atrito da passagem atmosférica. Além disso, o universo.
D I Á R I O__P O T I G U A R
Felipe Medeiros
Usuário Fatalii

Data de registro: 25 Mai 2011, 15:50

Próximo

Retornar para Diários