Diário do Max Obelix

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Cobertura do substrato no vaso (ou na cova)

Mensagempor Max o Obelix em 20 Set 2014, 12:48

Registro no meu diário que fiz um novo post denominado "Cobertura do substrato no vaso (ou na cova)" no nosso tópico "Quando sabemos que uma pimenteira não cabe mais no seu vaso?", portanto em --> viewtopic.php?f=4&t=18903&p=423825#p423825

Para aguçar a curiosidade dos eventuais interessados, informo, aqui, que comecei o post, lá, com o seguinte comentário: "Há vários meses que venho experimentando um procedimento que vem resultando muito satisfatoriamente."

Max, o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Re: Diário do Max Obelix

Mensagempor Barreto em 20 Set 2014, 13:40

Fala Max,
A produção aí está a toda amigo !
Essa morouga yellow é das mais ardidas, mas tem sabor incomparável, aromática demais, plantei dela o ano passado, já nessa safra vou de morouga red ! :devil:
Sabe Max, uma vez me falaram que eu era alquimista, mas lendo seu diário, cheio de experimentos,receitas de molhos, e mais, percebo que já não sou o maior alquimista desse fórum...

abraços,
Barreto
Meu modesto diario !
viewtopic.php?f=7&t=11217
Barreto
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Jun 2010, 19:08

Mensagempor Max o Obelix em 20 Set 2014, 18:35

Barreto escreveu:Sabe Max, uma vez me falaram que eu era alquimista, mas lendo seu diário, cheio de experimentos,receitas de molhos, e mais, percebo que já não sou o maior alquimista desse fórum...

A modéstia ainda mata um cara desses! :D :D :D
Quando eu conseguir fazer 10% do que você já fez e faz, talvez eu me considere "aprendiz de alquimista"! :D :D :D
Max, o Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Coqueiro generoso, com orquídeas, bromélias e lírios

Mensagempor Max o Obelix em 21 Set 2014, 03:34

Registro no meu diário que hoje fiz um novo post com fotos, á no fórum "Outras plantas ‹ Flores e outras plantas", no nosso tópico "Orquídeas, bromélias e lírios", portanto em --> viewtopic.php?f=28&t=18881&p=423865#p423865
com várias fotos, com o seguinte texto:

"Meu lindo coqueiro, hospedeiro generoso de orquídeas e bromélias, abraçado por lírios e samambaias.
De quebra, ainda nos fornece frutos maravilhosos, cujo leite da polpa incrementa a nossa cozinha, enquanto a água e a polpa nos permite fazer aquele sorvete de coco verde delicioso!"

Lá vai uma das fotos, de lambuja :D

Clique na foto para ampliá-la. Clicando novamente, mais ainda.

1DSC07659.JPG
O coqueiro, majestoso e generoso.
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Pimentas e Hemorróidas ... Mito ou verdade

Mensagempor Max o Obelix em 21 Set 2014, 04:10

Registro no meu diário que hoje eu fiz um post lá no tópico "Pimentas e Hemorróidas ... Mito ou verdade" , portanto lá em ---> viewtopic.php?f=19&t=2821&p=423867#p423867 com o meu depoimento pessoal. Por sinal, tópico aquele muito importante e interessante, que vem "rolando" desde a véspera de Natal do ano 2007.

Lá, além do meu depoimento sobre a minha experiência pessoal naquele tema (hemorroidas), aproveitei e acrescentei o seguinte:

Atualmente, eu tenho outro tipo de problema. Há 3 anos eu me submeti a uma cirurgia bariátrica. Assim, mais de 95% do meu estômago, todo o duodeno e parte do intestino delgado foi isolado, feito um "by pass" do meu atual micro estômago (3 cm³) direto para o intestino delgado. Então, por isso, quando eu como pimentas nucleares ou até mesmo uma forte habañero, diretamente o fruto, minutos após eu sofro uma forte dor, queimação, na altura do início do intestino delgado, isso porque o bolo alimentar passa direto do micro estômago para o delgado, praticamente sem nenhuma pré digestão. A sensação é a de que puseram uma brasa no meu intestino. Isso dura uns 5 minutos, é extremamente desconfortável, depois passa. Por isso, eu deixei de fazer aquelas degustações do tipo "desafio", com nucleares e habaneros "in natura". Hoje me limito aos meus molhos fortíssimos mas, porque ingeridos misturados com outros alimentos, me causa muito menor desconforto.

Max, o Obelix
Obelix abanando as mãos.jpg
Arde paca! Mas não deixo! ...
Obelix abanando as mãos.jpg (11.17 KIB) Visualizado 3559 vezes
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Alan Mesquita em 21 Set 2014, 07:27

Grande Max!!
Passando aqui pra conhecer seu belo diário!! Ainda não li tudo...mas lerei
Eu não tenho tido tempo pra ler os diários infelizmente...em 2013 qse nao entrei no fórum por absoluta falta de tempo...perdi 90% das minhas plantas por falta de tempo pra cuidar...
Esse ano estou retornando timidamente mas tô conseguindo. Vi que vc faz belissimas conservas e molhos mas com uma produção dessas vc já tentou fazer o molho fermentadodo Jeffão? Depois q fiz esse molho a primeira vez, esse têm sido o deestino das minhas pimentas ;)
Um forte abraço do Alan, o Mesquita
8) 8) 8)
"SE DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA AMAR E AS COISAS PARA USAR, POR QUE AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS? " Bob Marley

MEU DIÁRIO

ESTOU SEM TEMPO PARA RETIRAR SEMENTES, AGRADEÇO A COMPREENSÃO
Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 29 Set 2010, 12:13

Mensagempor Leandro Ferraz em 21 Set 2014, 07:51

Eu, só tive problemas com Pimenta um vez até agora, quando comi 1/3 de uma Carolina reaper, estava de estômago vazio foi antes do almoço doeu forte por uma hora ou mais, depois diminuir só que ficou uma dorzinha chata até na hora que fui dormir. Agora se eu for comer pimenta inatura forró o buxinho primeiro, da uma dorzinha mais logo passa... no escapamento eu estava em uma dieta e fiquei muito ressecado, e na hora o trem veio meio bruto e deve ter machucado, ai senti uma queimação, parei com a dieta voltei ao normal.
Molho fermentado já tentei muitas vezes nem uma deu certo. Vou reler o tópico de novo
Ou o Alan tem algumas dicas para nos passar?
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor Max o Obelix em 21 Set 2014, 08:28

Alan Mesquita escreveu:Vi que vc faz belissimas conservas e molhos mas com uma produção dessas vc já tentou fazer o molho fermentadodo Jeffão? Depois q fiz esse molho a primeira vez, esse têm sido o deestino das minhas pimentas ;)

Já vi a receita, vou experimentar, grato pela indicação. Eis o link que você colocou no seu outro post lá no tópico dos meus molhos: viewtopic.php?f=15&t=9629
Eu experimento tudo! :D Ainda mais com uma indicação de tal autoria! :clap:
Max
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor beer2beer em 21 Set 2014, 08:51

Caro Max,

Passei por aqui módi te desejar bom dia e um excelente domingo, e me deparei com a fóta do coqueiro. Simplesmente linda, parabéns!

Abraço!
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor Alan Mesquita em 21 Set 2014, 20:16

Leandro Ferraz escreveu:...Molho fermentado já tentei muitas vezes nem uma deu certo. Vou reler o tópico de novo

Com sua licença Max, vou responder aqui no seu espaço.
A método que uso e tem dado certo para preparar o molho do Jeffão é o da garrafa Pet amassada. Comecem a ler o tópico a partir daqui: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=15&t=9629&start=240#p214062
Abraços!! 8) 8) 8)
"SE DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA AMAR E AS COISAS PARA USAR, POR QUE AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS? " Bob Marley

MEU DIÁRIO

Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 22 Set 2014, 04:17

Alan Mesquita escreveu:
Leandro Ferraz escreveu:...Molho fermentado já tentei muitas vezes nem uma deu certo. Vou reler o tópico de novo

Com sua licença Max, vou responder aqui no seu espaço.
A método que uso e tem dado certo para preparar o molho do Jeffão é o da garrafa Pet amassada. Comecem a ler o tópico a partir daqui: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=15&t=9629&start=240#p214062
Abraços!! 8) 8) 8)

Oi Alan, licença concedida, "ad aeternum". Sua participação nos honra e nos instrui.
Feita a devida puxada de saco vamos ao que interessa ... :lol: :lol: :lol:
Amigo, o seu link daí de cima nos remete à página 13, das 76 do tópico do molho do Jeffão! :(
E você nos diz para "começar a ler a partir dali"! :( :( :(
E a receita original está nas 13 páginas precedentes! :(
Pelo que já andei lendo, será muita coisa boa para ler e eu vou ler, sim, mas eu não posso parar tudo o que faço para ler, assim leva tempo.
Enquanto isso estou ansioso para já começar a fazer esse molho! :D
Lá tem tanta informação que chega confundir! Eu tentei compilar, captando apenas os pontos principais e juntando num único texto, mas desisti, cansado e tonto! :(
Considerando que você já tem muita experiência na fabricação do dito cujo, será que não dá par você fazer um resumo simples da receita e do seu processo, como você vem fazendo e dando certo, e publicar para nós, os comuns mortais?
Eu andei visitando o perfil do Jeffao e vi que ele continua no fórum, tendo-nos visitado pela última vez em 23 Ago 2014, 22:19
E a última participação dele naquele tópico dele foi em 10 Jun 2014, 23:09.
Eu vou lá no tópico dele fazer pedido semelhante ao que agora eu lhe faço.
Se atendido, seria muito interessante podermos comparar os dois processos "finais", certamente resultando ganhos para todo mundo.
Sei que você é hiper ocupado, mas com jeitinho dá para fazer isso, dá?

Max, o Obelix pidão!
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Alan Mesquita em 22 Set 2014, 09:58

Max não tem muito mistério não, a receita está descrita na primeira página...só a forma de fermentar q eu uso a mais simples q é a da garrafa pet espremida pra retirar o oxigenio. Tem q ter cuidado pra aliviar a pressao sempre q necessario...a garrafa pet aguenta muita pressao pois quando estão cheias de refrigerante são duras como pedra...abre devagar, alivia um pouco...bem lentamente, quando o mosto se expandir quendo sair vc fecha...o mosto baixa e vc abre mais um pouco...vai assim até retirar o excesso de pressão. Depois de 60 dias eh só bater com vinagre e acertar o sal...deixar repousando por 1 semana como vc viu nas fotos do meu diário e após isso engarrafar.
Eu uso garrafinhas de vidro de 150 ml e fiz até um rótulo. Eu comercializo esses molhos e tem muita aceitação por aqui.
Olha oresultado:
SDC11538.JPG

SDC10597.JPG

MEU DIÁRIO

Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 22 Set 2014, 10:15

Alan Mesquita escreveu:Max não tem muito mistério não, a receita está descrita na primeira página...só a forma de fermentar q eu uso a mais simples q é a da garrafa pet espremida pra retirar o oxigenio. Tem q ter cuidado pra aliviar a pressao sempre q necessario...a garrafa pet aguenta muita pressao pois quando estão cheias de refrigerante são duras como pedra...abre devagar, alivia um pouco...bem lentamente, quando o mosto se expandir quendo sair vc fecha...o mosto baixa e vc abre mais um pouco...vai assim até retirar o excesso de pressão. Depois de 60 dias eh só bater com vinagre e acertar o sal...deixar repousando por 1 semana como vc viu nas fotos do meu diário e após isso engarrafar. ...
Eu uso garrafinhas de vidro de 150 ml e fiz até um rótulo. Eu comercializo esses molhos e tem muita aceitação por aqui.

Ah! agora entendi. Eu pensei que aquelas 76 páginas tivessem resultado melhorias na receita ou nos procedimentos de fabricação.
Assim, simplificou o entendimento. Vou fazer.

A propósito, meus cumprimentos pela sua produção e também sobre a boa apresentação do seu produto. :clap: :clap: :clap: Portanto, não me surpreende a grande aceitação do seu produto. :clap: :clap: :clap:

Nos rótulos, percebi variedade de tipos de molhos, suponho que você as estabelece utilizando diferentes variedades de pimentas, não?

Max, o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Leandro Ferraz em 22 Set 2014, 14:12

eu vou ser obrigado a tentar mais uma vez depois dever esses molho :clap: :clap: :clap:

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz

Molho "Sangue do Vesúvio"

Mensagempor Max o Obelix em 22 Set 2014, 15:24

Registro no meu diário que publiquei hoje um novo post intitulado "Molho "Sangue do Vesúvio"" lá no fórum "Receitas ‹ Molhos de pimenta", no nosso tópico "Molhos do Max Obelix", portanto em ---> viewtopic.php?f=15&t=18923&p=423930#p423930

Um "avant première"

Clicando na foto ela será ampliada. Clicando novamente, mais ainda.

A20140922_095517.jpg
Molho "Sangue do Vesúvio"
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Alan Mesquita em 22 Set 2014, 16:00

Grande Max!! O Rei das receitas de molho!!! :clap: :clap: :clap:

Sobre o molho do Jeffão, vale umas considerações:

- Use somente pimentas em bom estado. Pode ir congelando as tuas colheitas e quando tiver uma quantidade suficiente, espere a proxima colheita, descongele as pimentas e bata junto com as que forem colhidas no dia.
- Se for comprar as pimentas, atente para a qualidade do fruto, firmeza...as vezes vc compra a pimenta já deteriorando. Eu uso apenas as pimentas q planto.
- Higienizar os utensilios, liquidificador, pimentas e recipientes usados. Não é bom usar cloro pois pode dizimar as bactérias

Na receita original diz q para cada 500 ml d mosto vc deve acrescentar 2 colheres de sopa de açucar e 1 colher de sal.

Eu faço um pouco diferente:
uso 3 colheres de sopa de açucar e uma colher de sopa um pouco mais cheia de sal...tipo um terço a mais...tem q ter cuidado pois sal demais vai matar todas as bactérias mas se vc acertar a dosagem...vc obtera uma fermantação mais lenta e talvez nem precise ficar aliviando a pressão da garrafa. Quando vc usa menos sal a fermantação "bomba" com mais espécies de bactérias mas te dá muito trabalho. Sem falar q eu já tive os dois tipos de fermetação e pra mim, a mais lenta deu origem a um molho mais aromático e saboroso.

*** Editando pra responder ao Leandro Ferraz.

A receita prevê essas quantidades de sal e açucar pra 500 ml de mosto...vc precisa ir batendo as pimentas até q chegue nessa marca no copo do liquidificador...não são 500 gramas de pimenta, com certeza 500ml de mosto pesa bem mais pois o mosto é compacto e pesado acredito q chegue a 700 gramas, mas eu não me baseio pelo peso e sim pela marca no liquidificador.
Outra coisa...Bater pimentas eh meio chato mesmo mas eh bom não colocar água. Inicialmente eu ponho pimentas cortadas ao meio, sal e açucar até a metade do copo do liquidificador...ponho na potencia baixa e com cuidado eu seguro o liquidificador e vou sacudinho ele ligado, até começar a formar uma pasta, depois q forma essa pasta e começa a girar, eu aumento a potencia e vou adicionando as pimentas pela tampinha de cima...vc pode verificar o nivel q o mosto está com ele ligado mesmo pois a massa eh tão espessa q quando vc desliga, o nivel nem baixa. Meu liquidificador até q aguenta o rojão...ele tem 600w de potencia mas eh um domestico mesmo.
Pra engarrafar o mosto eu aconselho um funil grande com boca larga, vai batendo cuidadosamete com o funil na boca da garrafa q a pasta de pimentas desce.
Editado pela última vez por Alan Mesquita em 22 Set 2014, 16:20, num total de 1 vezes

MEU DIÁRIO

Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Leandro Ferraz em 22 Set 2014, 16:20

deve ser na quantidade de sal que eu devo estar errando.. aqui vira uma bomba, tenho que liberar o gás 3 a 4 vezes por dia e em uma semana ja para de fermentar...
vou aumentar um pouco o sal e testar mais uma vez...

Grato Alan

e desculpa invadir seu Diário Obelix...

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz

Mensagempor Max o Obelix em 22 Set 2014, 16:45

Leandro Ferraz escreveu:e desculpa invadir seu Diário Obelix...

Eu quero é mais! :clap: :clap: :clap:
Esse log está aqui é para isso mesmo.
E eu só aqui "de butuca", aprendendo! :D
Abraços,
Max, o Obelix
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor beer2beer em 22 Set 2014, 16:48

Max,

Vancê gosta mesmo de geléia de frutas, hein?! :rofl:

Gostei muito do nome "Sangue do Vesúvio", não precisa mais do que isso módi termos uma pequena idéia do grau de pungência...

Abraço!
"A knife only becomes yours when it decides to taste your blood."
beer2beer
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Jan 2010, 16:03

Mensagempor Max o Obelix em 22 Set 2014, 17:47

beer2beer escreveu:Max,
Vancê gosta mesmo de geléia de frutas, hein?! :rofl:

É vero! :D Mas faço também coquetéis e sorvete de pimenta, ' viu? :D
Brevemente eu publicarei umas receitinhas dessas ... ;)
beer2beer escreveu:Max,
Gostei muito do nome "Sangue do Vesúvio", não precisa mais do que isso módi termos uma pequena idéia do grau de pungência...

Os nomes de alguns dos meus molhos e conservas:
“Patê Flamejante” viewtopic.php?f=15&t=18923&p=423930#p423385
"Sauce Pepper with honey" - "Molho Pimenta com mel" viewtopic.php?f=15&t=18923&p=423930#p423386
"Delicious Krakatoa" viewtopic.php?f=15&t=18923&p=423930#p423387
"Feu vert" - "Fogo verde" viewtopic.php?f=15&t=18923&p=423800#p423800
""Sangue do Vesúvio" viewtopic.php?f=15&t=18923&p=423800#p423930
"Hellboy's delicacy" viewtopic.php?f=16&t=18801&p=419719#p419719
"Sangue de Dragão" "Dragon blood" ainda não publicado
"Lança-chamas" - "Flamethrower" ainda não publicado
"Doce ardor" - coquetel, ainda não publicado
"Gêiser Carnaval" - "Geyser carnival" - coquetel, ainda não publicado
"Suspiro de Quione" - "Khione's Sigh" - sorvete, ainda não publicado
etc. ... :lol:
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

AnteriorPróximo

Retornar para Diários