Diário do Brujox

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Brujox

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 12:59

Olá a todos! Estou iniciando ao plantio totalmente iniciante. Será minha segunda tentativa pois a primeira ocorreu em dezembro e foi uma tentativa fracassada. Caso queira saber da minha tentativa sem sucesso. Dar uma lida no meu tópico de apresentação.
As sementes que sobrou da Bhut. Tirei do papel toalha que deixei uns 2, 3 dias e como não percebi mudança. Coloquei em uns copos descartáveis de café. Ao comprar os copos, comprei um pacote da Cayenne long slin da marca Feltrin em uma casa de ração ao lado (aonde comprei terra vegetal e húmus em dezembro).

Então, aqui está uma lista do que estou utilizando:

- Terra vegetal com húmus e o Humus (o que havia comprado em dezembro )
- Copinhos de café (com furos para a drenagem da água)
- Bandeja de Bolo (para servir como estufa)
- Vela e chave de fenda (para furar os copos)
- Borrifador

1- estufa.JPG
Estufa bandeja de bolo
2- estufa2.JPG
Estufa

3- copos de café.JPG
Copo de café já furado

Como eu vejo que muitos plantam com substrato. Eu não encontrei substrato aqui na cidade. Fui perguntar se tem substrato e o preço. A moça nem sabia o que era. E fui em outra loja também não tinha. Então comprei terra vegetal (com humus) e também humus. Depois vi que na terra vem humus :lol:
Peneirei a terra e o humus e coloquei nos copos. Isso foi em dezembro da tentativa frustrada.

Sobre a estufa, copos de café. Segui umas dicas do Rodrigo Petroni lá do grupo Face do fórum. Agradeço muito a Rodrigo.

ACEITO SUGESTÕES, CRÍTICAS....
- Sou iniciante e gostaria muito de dicas, críticas. Visitem meu diário
- Procuro membros que morem na Bahia (de preferência Salvador) para facilitar o contato, saber aonde eu posso comprar produtos...
brujox
Usuário Cumari

Data de registro: 06 Mai 2014, 07:08

Re: Diário do Brujox

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 13:18

DIA 7-5
Na segunda tentativa, eu já comecei cometendo 2 erros bobos: Não molhei a terra antes e nem furei os copos para drenagem da água. Depois que já coloquei terra e as sementes que furei usando uma saca rolha. Depois vi que alguns usam ferro de solda para furar os copos. Como não possuo ferro de solda, peguei uma chave de fenda e fiquei esquentando na vela e furando os copos. Bem mais fácil do que tentar na saca rolha. Os copos furados já irão servir para um próximo plantio.
Essa segunda tentativa foram 4 copos com cayenne e 5 copo das Bhut Jolokia que sobrou da tentativa anterior não sucedida. Como não estava com caneta na hora, coloquei nas Cayenne palitos de fósforo para identifica-las.

Eu fico regando 2x ao dia (todos os dias) quando eu acordo ultimamente entre 9-12h e depois de tardezinha.

As fotos a seguir, eu utilizei câmera normal e também a câmera Canon T3i. Com a T3i para visualizar melhor, coloquei a lente invertida. Lente invertida nada menos que uma “gambiarra” para quem não possui lente macro (pois maioria são muito caras). Mas também pode ser utilizado um tubo extensor que ai não precisa ficar retirando a lente e inverter, capaz de sujar ou arranhar a lente. Mas como estou sem dinheiro no momento para comprar o tubo. Vai à gambiarra mesmo!

DIA 13-5
Quase caiu lágrimas ao ver a 1° Bhut germinou (que na verdade era erva daninha :() e 2 da Cayenne Como mostra nas fotos abaixo:
5- Germinação Bhut 13-5.jpg
Maldita erva daninha
6- Germinação Bhut 13-5.jpg
Maldita erva daninha
7- Germinação Cayenne 13-5.jpg
Germinação Cayenne
8- Germinação Cayenne 13-5.jpg
Germinação Cayenne
Editado pela última vez por brujox em 29 Mai 2014, 22:37, no total de 3 vez
- Procuro membros que morem na Bahia (de preferência Salvador) para facilitar o contato, saber aonde eu posso comprar produtos...
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 13:41

DIA 14-5
Quando acordei fui olhar e tirar umas fotos. Vi que germinaram mais 2 Cayenne: Uma em um copo que já tem uma germinada (coloquei 2 sementes) e outro copo . Agora apenas um copo faltava.

9- Germinação Cayenne 14-5.JPG
Cayenne 14-5

Fui dar uma verificada umas 22:30 e vi que germinou mais outra Cayenne (o copo que faltava) e a segunda Bhut (erva daninha :devil: ). A primeira "bhut daninha" não percebi alteração.
10- Germinação Cayenne 14-5.JPG
Cayenne 14-5 noite

DIA 15-5
Depois de tirar fotos da Cayenne e da possível "Bhut Jolokia". Fui tentar tirar fotos da segunda "Bhut". Então cometi outro desastre! Usando lente invertida, ao tentar focalizar, sem querer derrubo o copo no chão. Desesperado, fui pegando devagar a terra que caiu e no último pedaço estava a coitadinha. “Fiz uma cirurgia” e a coloquei de volta. Agora é esperar torcer que ela fique viva!
12- Germinação Bhut2 15-5.jpg
Bhut que caiu que na verdade é erva daninha. lol

A primeira "bhut daninha" que germinou :( ):
13- Germinação Bhut 15-5.jpg
Primeira bhut que na verdade é erva daninha
15- Germinação Bhut 15-5.jpg
erva daninha maldita!

As fotos da Cayenne:
16- Germinação Cayenne 15-5.jpg
Cayenne
17- Germinação Cayenne 15-5.jpg
A primeira cayenne que germinou
Editado pela última vez por brujox em 29 Mai 2014, 22:38, no total de 5 vez
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor rodrigoheuer em 18 Mai 2014, 13:53

Parabéns pelas germinações.
Rodrigo Heuer viewtopic.php?t=11279
rodrigoheuer
Usuário Cumari

Data de registro: 16 Jul 2010, 09:38

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 13:55

DIA 16-5
Nasceu a terceira Bhut. Para quem duvidava que não fosse nascer nenhuma devido à tentativa de dezembro. Eu fiquei bem surpreso.
Chegou pela tarde as 10 sementes da Carolina Reaper que comprei no dia 9 no mercado livre. E como eu não sabia que ia germinar a bhut, até pedi se pudesse de brinde umas 2, 3 Bhut (pois não sabia se iria gemina-las) e o vendedor me deu 10! Comprei também bhut, peter pepper e Carolina reaper no aliexpress. Eu queria mesmo pegar sementes da carolina no ebay (vendedor bem conhecido) ou no site semillas. Porém não tenho $ no ebay e como aliexpress e ML paguei via boleto.
Eu Separei 4 sementes da Carolina Reaper que chegou ontem e irei dar para o senhor que me deu os frutos da Bhut Jolokia em dezembro
sementes ml.jpg
Semente Carolina reaper + brinde bhut jolokia

DIA 17-5
Nada demais. As Cayenne crescendo como nunca. :lol: E as Bhut não reparei muito mas a terceira que germinou parece tá crescendo melhor do que as 2.
Editado pela última vez por brujox em 29 Mai 2014, 22:40, no total de 2 vez
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 13:56

rodrigoheuer escreveu:Parabéns pelas germinações.

Obrigado!
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor Bandaia em 18 Mai 2014, 15:24

Rapaz, essa primeira Bhut Jolokia é muito pequena pra ser brotinho de pimenta.
Tenho certeza que é erva daninha.

Mas fora isso, parabéns pelas que germinaram e parabéns pela criatividade com a estufa!
Bandaia
Usuário Cumari

Data de registro: 15 Jan 2014, 01:14

Mensagempor pablo70 em 18 Mai 2014, 17:49

retribuindo a visita..
sim tb acho, depois em tempo vc vai difarenciar logo as pimentas das ervas daninhas...
conselho mestre.... cuidado com a agua. falta pode matar... excesso mata de certeza.
bom substrato de germinação. conta 45 dias e muda de copo e de substrato.
os buracos no copo estão otimos. mas se o ambiente não for ventilado não adianta nada.
e nada de sol direto ate terem 4 ou 6 folhas definitivas... e aos poucos.
sorte.
O impossível é apenas uma questão de tempo.
Meu Facebook: https://www.facebook.com/Pablo.70.Llanos
Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=17246
pablo70
Usuário Murupi

Data de registro: 05 Set 2012, 11:54

Mensagempor Edward_phantom em 18 Mai 2014, 18:28

cara, eu sei como é a dor de deixar cair um bebê desses, um desastrado amigo meu derrubou uma mudinha aqui quando chegou. dá uma dor no coração bem grande...

mas parabéns viu ? jaja elas devem tá crescendo o bastante pra serem plantadas em vasos maiores.
Agora sim lascou : plantas Pensam Sentem e Lembram, Já era...
http://goo.gl/rPXmwA
meu diário :
http://goo.gl/pYIJQ0
osmoprimging:
http://goo.gl/S3GFe0
Edward_phantom
Usuário Rocotó

Data de registro: 13 Mar 2014, 11:43

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 19:22

Bandaia escreveu:Rapaz, essa primeira Bhut Jolokia é muito pequena pra ser brotinho de pimenta.
Tenho certeza que é erva daninha.

Mas fora isso, parabéns pelas que germinaram e parabéns pela criatividade com a estufa!

Eu vi alguém do grupo lá do face falando sobre erva daninha. Também fiquei pensando que é pois muito pequeninha. Mas vou deixa-la pois por enquanto não está atrapalhando.

EDIT2: A estufa foi ideia do amigo Rodrigo Petroni lá do grupo face

pablo70 escreveu:retribuindo a visita..
sim tb acho, depois em tempo vc vai difarenciar logo as pimentas das ervas daninhas...
conselho mestre.... cuidado com a agua. falta pode matar... excesso mata de certeza.
bom substrato de germinação. conta 45 dias e muda de copo e de substrato.
os buracos no copo estão otimos. mas se o ambiente não for ventilado não adianta nada.
e nada de sol direto ate terem 4 ou 6 folhas definitivas... e aos poucos.
sorte.

Água dou umas 2 borrifadas de longe para não encharcar. O substrato que aqui não vende. O jeito é continuar do jeito que tá ou encontrar fibra de coco para misturar com terra vegetal e humus. Quando eu tiver $ extra vou ver se vou a Salvador procurar o substrato. Esse lance de X dias eu não sabia e sim mas estiver umas 3, 4 folhas fazer o transplante. E claro o lugar terá terra lá e o buraco certinho que já veio do copo. Só não vou me arriscar tirar a terra para não prejudicar a muda, alguma raiz.
E do buraco da estufa não fiz nenhum. Mas não fecho a tampa direito pois é ruim de abrir e posso acabar derrubando algum copinho e também pra deixar uma ventilação.

Edward_phantom escreveu:cara, eu sei como é a dor de deixar cair um bebê desses, um desastrado amigo meu derrubou uma mudinha aqui quando chegou. dá uma dor no coração bem grande...

mas parabéns viu ? jaja elas devem tá crescendo o bastante pra serem plantadas em vasos maiores.

Nem me fale! Chega olhei pra baixo quase caindo uma lágrima. O jeito é esperar mesmo. Vlw!
Editado pela última vez por brujox em 20 Mai 2014, 08:44, num total de 1 vezes
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor Bandaia em 18 Mai 2014, 20:07

Se bem que não precisa ir muito longe comprar.
Vai na casa de alguém que tem galinha ou vaca.
Pede um pouco de esterco e mistura na terra.

E se tiver como já arruma umas minhocas no próprio local.

Deixa pra comprar só se realmente não tiver outra forma.

Mês passado quando eu ajudei meu padrinho a transplantar duas mudas de goiaba nós pegamos terra de onde as galinhas excretavam.
Terra bem escura e muito rica.
Bandaia
Usuário Cumari

Data de registro: 15 Jan 2014, 01:14

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 20:46

Bandaia escreveu:Se bem que não precisa ir muito longe comprar.
Vai na casa de alguém que tem galinha ou vaca.
Pede um pouco de esterco e mistura na terra.

E se tiver como já arruma umas minhocas no próprio local.

Deixa pra comprar só se realmente não tiver outra forma.

Mês passado quando eu ajudei meu padrinho a transplantar duas mudas de goiaba nós pegamos terra de onde as galinhas excretavam.
Terra bem escura e muito rica.

Hum, bom saber! Mas Salvador é pertinho daqui (meia hora de lancha ou 1 hora via ferry boat). E iria lá para ver se acho também termômetro digital, termostato, tupperware parecido com um tutorial que vi no fórum. Mas ai só iria para Salvador se eu tiver $ mesmo. Então vai demorar. :lol:

E vlw pelas dicas. Vou falar com amigo que tem sítio e ai ver se pego com ele. E também ver o que o senhor que me deu os frutos da Bhut e ver o que ele tá usando no pé dele. Já colheu frutos até, então tá indo bem
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor marcelo c souza em 18 Mai 2014, 21:26

parabens pelas mudinhas rapaz,e obrigado pela visita ao meu diario.a proposito,eu furei os meus copinhos só na parte debaixo.tenha uma otima semana!!
Meu querido diário ardido:
viewtopic.php?f=7&t=18616
marcelo c souza
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Ago 2013, 22:39

Mensagempor brujox em 18 Mai 2014, 21:49

marcelo c souza escreveu:parabens pelas mudinhas rapaz,e obrigado pela visita ao meu diario.a proposito,eu furei os meus copinhos só na parte debaixo.tenha uma otima semana!!

Ahhh sim, legal. Obrigado pela visita!
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor Edward_phantom em 18 Mai 2014, 23:25

lembrei , mete um caldo enraizador + fertilizante que deve ajudar na recuperação.
meu diário :
osmoprimging:
Edward_phantom
Usuário Rocotó

Mensagempor brujox em 19 Mai 2014, 02:36

Edward_phantom escreveu:lembrei , mete um caldo enraizador + fertilizante que deve ajudar na recuperação.

Para a que caiu? O ruim que aqui é difícil encontrar aonde vender. Tem uma loja que vende ração e produtos agrícolas. Fui perguntar se tem substrato, a moça nem sabia o que era. :D Imagina caldo enraizador, fertilizante.... Como tá mais para erva daninha do que a Bhut, deixa lá. Tô com sementes (que veio vendedor ML) e ai vou plantar essa semana e a Carolina Reaper também
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor brujox em 20 Mai 2014, 09:26

DIA 18-5
Quando acordei e costume já indo logo regar as mudinhas. Eu as deixei no sol uma meia hora. Como aqui tá uns dias bem nublado, chovendo direto. Ai o sol apareceu um pouco mais ainda com umas nuvens.
Triste saber as que eu pensava que eram Bhut, na verdade são erva daninhas. :devil: ;( ;( Eu estava com essa duvida e os amigos acima já falaram.

DIA 19-5
Fui na fonte da bica daqui da cidade e peguei água para utilizar para regar e irá ser utilizada para deixar as sementes de molho (ou sei lá como fala, processo de hidratação...) .
Pela noite por volta das 22:30 e fiz 2 tipos:
1- Deixei copinho com água 2 sementes de cada: Bhut Jolokia e Carolina Reaper
2- Fiz o mesmo procedimento mas foi com solução 1L água+kboa.
PS: Deixei em copos separados (bhut de um, carolina em outro)

21- bica.jpg
Fonte da bica, Itaparica-Bahia

20/5
Acordei por volta das 7 e pouca e fui fazer a mistura terra vegetal c/ humus + humus. Ambos eu peneirei para remover umas pedrinhas. Molhei um pouco a terra, agora bem cuidadosamente sem afundar, eu coloquei a semente e passei terra por cima peneirando até tampar. As sementes que estavam com a solução, eu dei umas borrifadas. Aproveitei e joguei os copinhos que estavam com as malditas erva daninha.

Agora o jeito é esperar!
Editado pela última vez por brujox em 29 Mai 2014, 22:41, num total de 1 vezes
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor Edward_phantom em 20 Mai 2014, 18:56

brujox escreveu:
Edward_phantom escreveu:lembrei , mete um caldo enraizador + fertilizante que deve ajudar na recuperação.

Para a que caiu? O ruim que aqui é difícil encontrar aonde vender. Tem uma loja que vende ração e produtos agrícolas. Fui perguntar se tem substrato, a moça nem sabia o que era. :D Imagina caldo enraizador, fertilizante.... Como tá mais para erva daninha do que a Bhut, deixa lá. Tô com sementes (que veio vendedor ML) e ai vou plantar essa semana e a Carolina Reaper também

caldo enraizador vc faz homem ! tem aqui no forum mesmo, usa-se a raiz batatosa da tiririca batida no liquidificador ou o acido liberado pela soja quando germina dentro de um copo d'agua. procura aqui no forum que vc acha !
meu diário :
osmoprimging:
Edward_phantom
Usuário Rocotó

Mensagempor brujox em 20 Mai 2014, 19:22

Edward_phantom escreveu:
brujox escreveu:

caldo enraizador vc faz homem ! tem aqui no forum mesmo, usa-se a raiz batatosa da tiririca batida no liquidificador ou o acido liberado pela soja quando germina dentro de um copo d'agua. procura aqui no forum que vc acha !

Ahh sim. Depois vou dar uma procurada sobre o assunto. Mas todas que eu pensava que era Bhut, foi tudo erva daninhas. Joguei fora essas pestes :devil: :devil:
Aqui será difícil encontrar raiz batatosa e acido liberado pela soja. Mas ai como poderei precisar futuramente, irei procurar sim. Vlw pela dica
brujox
Usuário Cumari

Mensagempor Edward_phantom em 21 Mai 2014, 09:44

brujox escreveu:
Ahh sim. Depois vou dar uma procurada sobre o assunto. Mas todas que eu pensava que era Bhut, foi tudo erva daninhas. Joguei fora essas pestes :devil: :devil:
Aqui será difícil encontrar raiz batatosa e acido liberado pela soja. Mas ai como poderei precisar futuramente, irei procurar sim. Vlw pela dica

ai jisus , ó gajo, tu estás de brinc'deira ? a raiz batatosa da tiririca vc pega arrancando a tiririca do chão, essa praga nasce em meio fio, rua de paralepípedo, mato, em qualquer lugar , o acido da soja germinada vc obtem pegando uma xicrinha de soja comprada em supermercado e colocando num pote com agua (proporção vc encontra pesquisando aqui no forum) vc não vai comprar pronto, vc faz em casa com coisas que vc acha em qq lugar (principalmente a tiririca)
meu diário :
osmoprimging:
Edward_phantom
Usuário Rocotó

Próximo

Retornar para Diários