Viagem ao Redor da Minha Varanda

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Viagem ao Redor da Minha Varanda

Mensagempor Lammarr em 02 Abr 2014, 13:36

Meu AP é mesmo enorme. Por isso o título do "diário". Assim, minhas plantas dentro dos vasos tem algumas possibilidades de viagem. Ora na varanda, ora na sala quando venta e... Só. Luz indireta o dia todo. Como podem ver, estou engatinhando no cultivo de pimentas. Tanto que fui direto comprar as mudas que encontrei numa feira aqui. Não me considero apto para o cultivo de semente, nem de nada. Assim mesmo estou fazendo uma experiência pueril com dois copos plásticos com sementes de dedo de moça sobre meu pequeno aquário. Mas não espalhem. Como postei lá em Que Pimenta é Essa? Bode? Habanero? Eram uma muda de habanero vermelha e uma de pimenta bode, que depois dos colegas analisarem virou pimenta cabrito. Nesse último domingo me deparei com uma muda enorme de habanero amarela. E cá veio ela. Pronto, 3 mudas. O que vem à seguir, eu não tenho a mínima ideia. Devo ter feito muita coisa errada. Uma delas foi ter comido todas as habaneros vermelhas. Coisa gostosa. Mas deve ter bem mais coisa errada...

Imagem

Imagem

Imagem

A habanero vermelha e a cabrito ficaram em pequenos vasos verdes, não sei, uns 10 litros+/-
A habanero amarela ficou num de uns 20 litros+/- também. Onde comprei a menina não soube dizer. Aí emprestei meu aparelho olhômetro pra ela e disse precisamente com minhas mãos espalhadas o tamanho da muda. Desse tamanho! Disse eu, com uma mão em cima da outra.

Substrato da habanero vemelha e da cabrito: Calculei e misturei 2 tantos de terra vegetal, 1 tanto de humus, um punhado de cascalho fino de rio e um punhado de vermiculita (que já descobri que não serve pra nada). Com argila expandida no fundo e uma tela de lã acrílica em baixo.
Substrato da habanero amarela: Condicionador (o tal composto orgânico, que a menina na floricultura me convenceu a comprar), com argila expandida no fundo e uma tela de palha de coco em baixo.

Imagem

Imagem

Assim, vou postando o que deu errado e pedindo ajuda dos experientes e, claro, desculpas pelo desajeito. Diga-se de passagem, ontem passei boa parte da noite vendo as fotos das pimentas brasileiras. Nossa, como vocês conhecem de pimentas!!! Tem momentos que leio os tópicos e me vem uma vontade de procurar uma corda e me pendurar em algum lugar aqui. Ainda bem que sou alto. Muita informação, mas estou apaixonado pelo conhecimento de vocês. Não sei se esse meu interesse vai longe ou se é só fogo de palha. De qualquer forma, já está valendo conhecer esse fórum. :) Li tanta coisa que esqueci quais eram minhas dúvidas. Assim que lembrar posto aqui, ou ali. :) :D :?:

Abraços. :)
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.
Diário: Viagem ao Redor da Minha Varanda
Lammarr
Usuário Rocotó

Data de registro: 25 Mar 2014, 22:05

Re: Viagem ao Redor da Minha Varanda

Mensagempor Danilo Arruda em 02 Abr 2014, 13:44

Lammarr, parabens pela criação de seu diario, segue compartilhando ai as experiencias do dia-a -dia...

bela pimenta essa amarela hein, um belo exemplar de Jamaycan Yellow :lol:

Abraços,

Danilo Arruda
"Quando seus pais tentarem te ensinar algo, procure aprender... Pois a vida não ensina com tanto amor..."
Meu Diário viewtopic.php?f=7&t=17146
[b]
Danilo Arruda
Usuário Murupi

Data de registro: 29 Ago 2012, 11:40

Mensagempor Brito's Pepper em 02 Abr 2014, 20:06

Beleza Lammarr,
Parabéns pelo seu diário, muito bem organizado as suas garotas :clap: :clap:
Fiquei na dúvida da primeira que esta na garrafa pet, parece ornamental :?:
Sucesso cara e um grande abraço :) ;) 8)
Brito's Pepper
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 04 Jan 2008, 11:33

Mensagempor Lammarr em 02 Abr 2014, 20:18

Danilo Arruda escreveu:Lammarr, parabens pela criação de seu diario, segue compartilhando ai as experiencias do dia-a -dia...

bela pimenta essa amarela hein, um belo exemplar de Jamaycan Yellow :lol:

Abraços,

Danilo Arruda

Danilo, não complica a minha cabeça velho :D :D Vai dizer que é Jamaycan? :D Sei lá. Abraxx :)
Editado pela última vez por Lammarr em 02 Abr 2014, 20:22, num total de 1 vezes
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor Lammarr em 02 Abr 2014, 20:21

Brito's Pepper escreveu:Beleza Lammarr,
Parabéns pelo seu diário, muito bem organizado as suas garotas :clap: :clap:
Fiquei na dúvida da primeira que esta na garrafa pet, parece ornamental :?:
Sucesso cara e um grande abraço :) ;) 8)

É Brito, como disse, vocês são feras. Lá no tópico que eu tinha dúvidas sobre o nome das mudas já vi que comprei bode por lebre :D Mas tudo bem, provei a bichinha e tem alguma ardência, parece boa pra cozinhar com ela. Enfim. Vou torcer pra dar certo. Fiz tudo meio no instinto, após ler muito por aqui.

Abraxx :)
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor Lammarr em 02 Abr 2014, 20:32

Aí eu lembrei de uma dúvida. Comprei também o fertilizante NPK 04-14-08 conforme li num tópico o roque citar. Mas não sei quando devo usá-lo. Na embalagem do substrato condicionador li que só deveria usar depois de 20 a 45 dias. Não sei se esse período seria o ideal pras minhas mudas. Obrigado. :)
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor marcos_sc em 02 Abr 2014, 22:20

O seu início é o retrato das nossas possibilidades, vamos juntos!
marcos_sc
Usuário Jalapeño

Data de registro: 26 Fev 2012, 18:34

Mensagempor Lammarr em 03 Abr 2014, 10:23

É isso Marcos, misturando teoria com prática, erro com acerto, acho que a gente chega lá. :)
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor Hernandez Rosas em 03 Abr 2014, 10:39

Olá,

Passando pra conhecer seu diário,

Muito bom!!! gostei de ver essas plantas.

Até vou passar o link para um amigo de trabalho que está tentando fazer bonsai de pimentas. mto bacana!
Parabéns!
Hernandez Rosas I´m Back!
Teste da Cayenne Long by Hernandez
Diário
“E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um". Mateus 13:23
Hernandez Rosas
Usuário Fatalii

Data de registro: 25 Mai 2011, 01:16

Mensagempor Lammarr em 03 Abr 2014, 11:34

Hernandez Rosas escreveu:Olá,

Passando pra conhecer seu diário,

Muito bom!!! gostei de ver essas plantas.

Até vou passar o link para um amigo de trabalho que está tentando fazer bonsai de pimentas. mto bacana!
Parabéns!

Valeu Hernandez! Mas você acha que eu não estou pensando nisso? :D Só não coloquei as habaneros em vasos de bonsai, primeiro porque eu tenho pouquíssimo conhecimento sobre bonsais, sei alguma coisa, pois já cultivei num passado distante, mas desisti, segundo porque fiquei com medo delas morrerem. Aí vou trabalhando (se é que vou conseguir) elas nesses vasos mesmo, tentando dar alguma forma, mas com bastante calma. Assim tenho tempo de aprender mais sobre bonsais.

Abraço. :)
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor Brito's Pepper em 07 Abr 2014, 22:04

Lammar beleza cara,
Os fertilizantes para adubar a terra que você vai usar nos vasos, são um pouco forte para as pequenas mudas, caso você usar nas pequenas mudas pode acontecer delas não suportar e vir a muchar, dai a prevenção de adubar a terra uns 10 a 15 dias antes de plantar para que os componentes químicos do fertilizante se espalhe por igual na terra ;)
Obs. pulverize com agua esta terra que esta com fertilizante dia sim dia não antes de plantar a mudinha :)
Um grande abraço e sucesso :) ;) 8)
Lammarr escreveu:Aí eu lembrei de uma dúvida. Comprei também o fertilizante NPK 04-14-08 conforme li num tópico o roque citar. Mas não sei quando devo usá-lo. Na embalagem do substrato condicionador li que só deveria usar depois de 20 a 45 dias. Não sei se esse período seria o ideal pras minhas mudas. Obrigado. :)
Brito's Pepper
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 04 Jan 2008, 11:33

Mensagempor Lammarr em 09 Abr 2014, 11:55

Valeu Britto, muita gentileza sua. Pelo jeito eu já fiz errado. Nas pequenas mudas eu não usei fertilizante na mistura do substrato. Só misturei terra, humus, vermiculita, areia e argila, como disse lá em cima. Vou ter que deixar pra fertilizar depois de uns 20 disa né. Elas estão indo bem, só algumas flores que caem, mas vou continuar observando.

A muda maior (essa da foto) eu coloquei, em vez daquela mistura, o tal composto orgânico e só, com argila em baixo. Também vou esperar uns 20 dias para fertilizar. Aproveitando, vou postar a última foto da muda maior de HB com os frutos já maduros. Talvez eu nunca mais veja tanto fruto assim nela :D :D :D Dei uma maquiadinha na foto pra HB ficar chique :P : :D

Imagem

Obrigado. :)
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor Hernandez Rosas em 17 Abr 2014, 19:50

Muito legal essa foto da Jamaican Yelow!!!
Elá está cada dia mais linda!
Parabens!!!
Eu também tenho um exemplar desse no meu diário.... haahuah

abração!
Diário
“E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um". Mateus 13:23
Hernandez Rosas
Usuário Fatalii

Mensagempor Lammarr em 19 Abr 2014, 19:21

O Cruzeiro ainda vai dominar o mundo hein Hernandez :D

Vou dar uma atualizada aqui.

Meus 3 vazinhos vão bem. À exceção da minha habanero amarela, que, depois que colhi os frutos, percebi que tinha uma praga. Não sei bem dizer o que era. Eu olhei aqui e tinha tanta sugestão que acabei fazendo uma mistura de água, detergente, alho e óleo, coisa esquisita, mas acho que resolveu, pois as folhinhas novas estão nascendo e não vi mais os bichos. Tentei tirar uma foto mas acho que não ficou boa:

Imagem

Imagem

A habanero vermelha:

Imagem

A pimenta cabrito também vai bem:

Imagem

Meus experimentos já tem 19 dias e nada :D : Mas tem outros que fiz após ler mais aqui... Vamos ver.

Imagem

E como já tô na chuva resolvi adotar essa amoreira muda de um possível bonsai, que pretendo juntar os dois troncos, mas acho que vai levar tempo. Quando tirei ela da embalagem que estava na Leroy Merlin percebi que tinha um verdadeiro carpete de raízes em baixo desse vasinho. Fui obrigado a transplantar, mesmo não sendo época boa. Espero que ela sobreviva. É pequenina, deve ter uns 15cm de altura:

Imagem

E enquanto isso vou fazendo outras experiências com molhos. Tem tanta receita que acabei fazendo uma também. Esse eu resolvi fazer ferventando por 3 minutos as pimentas, maioria Trinidad Scorpion (acredito eu, postei essa dúvida lá em "variedades") misturadas com umas que não sei o nome, dedo de moça vermelha, de cheiro, pimentão, gengibre em conserva, cebola e alho. Depois moí tudo no liquidificador com vinagre de álcool, quase um litro, sal e açucar. Envasei. Arde demais. Vou dar uma pra um amigo que reclama de tudo que é pimenta que ele prova, dizendo que não arde:

Imagem

Imagem

E tem esse que copiei a receita da Virgínia, lá na seção de molhos. É de dedo de moça, com algumas ardidas, ficou delícia, não muito quente, saboroso:

Imagem

É isso. Abraços. ;)
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor Remerson Monteiro em 19 Abr 2014, 22:21

olá amigo, passando para conhecer o diário, belíssimas pimenteiras, parabéns!
"Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro". Bob Marley

Meu Diário: viewtopic.php?f=7&t=18676
Remerson Monteiro
Usuário Jalapeño

Data de registro: 19 Abr 2014, 09:24

Mensagempor Leandro Ferraz em 23 Abr 2014, 07:19

Que Bonsai lindo...

Boa sorte ai com as pimentas.
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor Alan Mesquita em 23 Abr 2014, 20:45

E aeee Lammarr
Começou muito bém o diário!! ötimas fotos e plantas!!
Concordo com os colegas, a Pimenta que vc chama de HB Amarela tb acredito q seja uma Jamaican Yellow ;)
Desejo sucesso no cultivo!!
Forte abraço!!! 8) 8) 8)
"SE DEUS CRIOU AS PESSOAS PARA AMAR E AS COISAS PARA USAR, POR QUE AMAMOS AS COISAS E USAMOS AS PESSOAS? " Bob Marley

MEU DIÁRIO

ESTOU SEM TEMPO PARA RETIRAR SEMENTES, AGRADEÇO A COMPREENSÃO
Alan Mesquita
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 29 Set 2010, 12:13

Mensagempor Hernandez Rosas em 24 Abr 2014, 09:43

E ai amigo...

Que beleza de molhos... Carra, aqui em belo horizonte também tem essas bandejinhas de pimentas em super mercados.
Sempre que vejo compro. O ruim é não saber ao certo que pimenta é essa que estamos comendo.
Boa sorte com os bonsais..
Abração!
Diário
Hernandez Rosas
Usuário Fatalii

Mensagempor Lammarr em 24 Abr 2014, 22:31

Leandro Ferraz escreveu:Que Bonsai lindo...

Boa sorte ai com as pimentas.

Vou tentar, digo, só tentar, juntar os dois tronquinhos... Já andei vendo uma técnicas, talvez eu tenha que colocar ele na mamadeira (técnica de bonsai) mas não sei.

Abraço Leandro.
Lammarr
Usuário Rocotó

Mensagempor Lammarr em 24 Abr 2014, 22:33

Alan Mesquita escreveu:E aeee Lammarr
Começou muito bém o diário!! ötimas fotos e plantas!!
Concordo com os colegas, a Pimenta que vc chama de HB Amarela tb acredito q seja uma Jamaican Yellow ;)
Desejo sucesso no cultivo!!
Forte abraço!!! 8) 8) 8)

Valeu Alan! Pronto, é jamaican Yellow então. Não arde muito não.

Abraço. :)
Lammarr
Usuário Rocotó

Próximo

Retornar para Diários