Diário do Geison (Recomeço)

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Geison (Recomeço)

Mensagempor GeisonF em 17 Jun 2013, 01:15

Buenas gurizada pimenteira!

conheci o fórum a alguns dias e já li muuuuita coisa pra tirar dúvidas.

mes passado estava eu andando pelo super-mercado com a patroa quando nos deparamos com um estande de sementes, foi aí que decidimos plantar algo!
ela escolheu sementes de amor perfeito e eu de pimenta cayenne e malagueta, até aí não entendia quase nada de germinação, lendo a embalagem vi que as pimentas poderiam ser plantadas a partir de setembro/outubro devido ao frio, mas resolvi plantar assim mesmo :P

plantei varias sementes de amor perfeito em um vaso, demorou umas 3 semanas para germinarem, plantei umas 5 sementes por "furinho" na terra achando que dificilmente todas iriam germinar, para minha surpresa em varios "furinhos" as 5 sementes germinaram! ai tive a ideia de transplantar elas para copinhos, algumas nao resistiram e morreram, por sorte algumas tinham ficado no vazo pois faltaram copinhos, agora tenho 14 mudinhas de amor perfeito. a uns 3 dias dei uma de MacGyver e enjambrei uma estufinha com 2 luminárias e uma folha de EVA pra ver se da algum resultado.

2013-06-01_16-17-45_239.jpg
bandeja onde estão as mudinhas de amor perfeito.

2013-06-01_16-17-54_342.jpg
mudinhas

nesse meio tempo ( dia 01\06) resolvi meter a cara e plantar as sementes de cayenne e malagueta, plantei em 24 copinhos, 12 de cada.
2013-06-01_16-18-10_347.jpg
copinhos com cayenne e malagueta

dia 15 ainda não havia resultado visível em nenhum deles, resolvi limpar 6 copinhos e plantar sementes de uma pimenta amarela que tenho em casa, separei a terrinha onde estavam as sementes e espalhei no vazo onde antes estavam os amores perfeitos, plantei nos 6 copinhos e varias outras sementes no mesmo vazo.

uma das sementes q removi dos copinhos ja estava germinando, botei ela com todo cuidado na terra nova do outro vazo e marquei o local com um palito de dentes para acompanhar :)

agora tenho varias sementes de cayenne, malagueta e esta pimenta amarela germinando.

ai eu conheci o forum e aprendi um monte de coisa em dois dias hehehehe
hoje comecei um esperimento, botei 16 sementes da amarela na agua para hidratar, mas fiz o seguinte:
8 delas estao em um potinho "boiando" dentro do meu aquário, para que a agua fique a uma temperatura de +- 25 graus, as outras 8 estão em temperatura ambiente (que deve estar a uns 15 graus agora)
amanha vou separar em 4 esperimentos, vou pegar 4 sementes da agua "quente" e 4 da freia e por pra germinar no papel toalha com soro, e 4 de cada em agua destilada, e ver as diferenças :)

aqui na oficina temos um destilador que utilizamos para destilar agua e por nas baterias das maquinas, sera que agua de torneira destilada serve???

credo ja escrevi demais, chega por enquanto!

Abraçoooo
Editado pela última vez por GeisonF em 26 Fev 2014, 20:16, num total de 1 vezes
meu diário: viewtopic.php?f=7&t=18000

"In the warrior's code, there's no surrender. Though his body says stop, his spirit cries never!" Survivor
GeisonF
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Jun 2013, 02:45

Re: Diário do Geison

Mensagempor Leandro Araujo em 17 Jun 2013, 10:27

Geison, bom dia!

Primeiramente seja bem vindo a nossa familia...

Vejo que começou com tudo... logo teremos muita coisa boa por aqui e vários experimentos....

O que precisar da gente é só falar...

Abs.....
Leandro Araujo
Meu diário

Gentileza gera Gentileza... ! O apreço não tem preço ! ;-)
Leandro Araujo
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 11 Mar 2013, 14:35

Mensagempor Joji irie em 17 Jun 2013, 10:44

É isso ai amigo Geilson! Seguindo o que o Leandro disse, estamos ai pra o que for necessário pra dar uma força! Parabéns pelo inicio do seu diário !

Ps. A chuva é água destilada! Por tanto qual que água que passar pelo processo de destilação, sem problema amigo! Boa sorte e sucesso! E estamos acompanhando! Abs.
Meu Diário
viewtopic.php?f=7&t=17862
Se nós mudarmos, o mundo se transformará !
Masaharu Taniguchi
Joji irie
Usuário Murupi

Data de registro: 05 Jan 2013, 21:28

Mensagempor Pedro A. em 17 Jun 2013, 13:05

Parabéns pelo diário.
Qualquer coisa dá um grito ai.
Abraço.
Pedro A.
Usuário Fatalii

Data de registro: 25 Mai 2012, 11:08

Mensagempor GeisonF em 18 Jun 2013, 05:45

obrigado pelas boas vindas gente!

hoje de manha comecei o experimento, como trabalho a noite e chego por volta das 8h da manhã em casa estava com muito sono pra descobrir onde comprar agua destilada, então fiz apenas com soro, porém os conjuntos de sementes tem diferenças, utilizei as seguintes:

8 sementes de pimenta amarela, hidratada na agua a 25 graus por 24h
8 sementes de pimenta amarela retiradas direto da pimenta, foram apenas lavadas
16 sementes de pimenta laranja retiradas direto da pimenta, foram apenas lavadas
16 sementes de pimenta vermelha retiradas direto da pimenta, foram apenas lavadas

estão todas no papel toalha embebido em soro, fiz em uma bandeja e tapei com filme plastico, molhei com soro na hora, e a noite de novo.

2013-06-17_10-19-50_247.jpg
bandeja onde estão as danadas

vi umas fotos mas nao consigo lembrar onde, de alguem que fez este processo porém botou o papel com as sementes em um daqueles saquinhos "zip lock" bem fechado, qual o proposito? do jeito que eu fiz esta bom ou tenho que mudar algo???

Obrigado gente, abraçooooo

"In the warrior's code, there's no surrender. Though his body says stop, his spirit cries never!" Survivor
GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor GeisonF em 18 Jun 2013, 05:56

a pimenteira de onde tirei a pimenta laranja e a vermelha é esta, na verdade sao 3 plantas no mesmo vazinho, hoje eu separei elas, estão todas com frutos:

2013-06-17_08-29-29_717.jpg

2013-06-17_08-29-35_875.jpg

agora coloquei cada uma em um vazinho de cerâmica, só não lembro qual delas deu os frutos cor de laranja da ultima vez.

2013-06-17_08-43-03_62.jpg

2013-06-17_08-43-18_432.jpg

2013-06-17_08-43-58_488.jpg

2013-06-17_08-44-30_10.jpg

não reparem, como fotógrafo sou um ótimo mecânico hehehhehe

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor GeisonF em 18 Jun 2013, 05:58

posso postar aqui fotos das outras plantinhas da casa??

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor Pedro A. em 18 Jun 2013, 10:13

GeisonF escreveu:posso postar aqui fotos das outras plantinhas da casa??

Claro que pode :D :D :D :D
Abraço.
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor GeisonF em 18 Jun 2013, 20:04

acabei de fazer um berçário pros bebezinhos, o único problema é que o papel toalha seca muito rapido, mas assim consigo manter elas em uma temperatura um pouco melhor, pois tem feito muito frio aqui no sul

2013-06-18_19-45-53_630.jpg
estufa pronta

2013-06-18_19-45-37_781.jpg
vista interna

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor GeisonF em 19 Jun 2013, 02:35

humedeci o papel de novo antes de vir trabalhar hoje e deixei só uma das lâmpadas acesas pra ver se não seca até eu voltar pra casa.

meus morangos não gostaram dos canteiros de bambu que eu fiz :(
primeiro achei q eu estava regando muito (1x ao dia) pois a terra estava muito húmida, mesmo eu tendo furado os bambus pra drenar o excesso, ai passei a regar dia sim/dia não, mas elas continuaram "estranhas", em várias até nascem brotos novinhos, mas depois de uns dias eles secam. até as mudinhas que sobraram, que estavam "amontoadas" em um vasinho estavam melhores que as dos bambus, amanha vou salvar as que estão boas e plantar naquele sistema de garrafas pet com os barbantes (plantei algumas a uns dias atrás e elas estão muito bem)

quando chegar em casa posto fotos dos canteiros de bambu e das outras mudinhas de morango. Tenho um vaso grande com um xaxim onde estão minhas orquídeas, na terra que tem ao redor do xaxim botei todas as outras mudas de morango que sobraram e elas estão muito bem também :D

por enquanto é só!
Uma ótima noite a todos

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor Joji irie em 19 Jun 2013, 06:34

Bom dia Joji! muito legal teu sistema de rega, parabéns!

só fiquei com uma dúvida, quando manda agua para as plantinhas, as que estão primeiro não recebem mais agua do que as que estão por ultimo? tipo molhando demais as primeiras até que chegue agua suficiente nas outras?

Joji Irie responde:

Boa Geilson ! Madrugando? Rs..
Bom dia amigo! Obrigado pela visita ao meu diário! To vendo que as tuas tentativas estão com tudo! Boa Geilson ! O mais importante são os resultados de todas as tentativas! Qual quer que seja ela será sempre positiva! :clap: :clap: :clap: desistir jamais!!! Parabéns !!

A irrigação !! Boa pergunta! Coloquei uns cano de redução tipo T só tinha comprado dois modelos. Com diâmetros diferentes! Coloquei os mais grosso no final! E o resultado foi o esperado... Desigualdade na saída d'água ! Então retirei os mais grosso e coloquei todos com diâmetro mais fino .. Ficou jóia! Distribuição 95% igual mais ainda não estou satisfeito ! Eu vou pegar a mangueira mestra , vou colocar um T e ligar as duas extremidades fechando um círculo e vou pegar a ponta do T que sobrou e colocar na torneira! Com isso a saída d'água sairá para as duas extremidades da mangueira mestra mantendo a mesma pressão pra toda mangueira mestra! Eu calculo que vá dar certo! Dai vamos ver 100% do resultado! Rs... Tentativas amigo! Tentativas! Rs... Desistir jamais!! Rs..assim que estiver pronto vou posta pra nois! Geilson uma Boa semana amigo! Aqui estou numa correria com os vasos! Ta vindo um vendaval daqueles ! E eu tenho que abrigar as danadas! Rs.. Abs.
Meu Diário
viewtopic.php?f=7&t=17862
Se nós mudarmos, o mundo se transformará !
Masaharu Taniguchi
Joji irie
Usuário Murupi

Data de registro: 05 Jan 2013, 21:28

Mensagempor GeisonF em 19 Jun 2013, 06:51

Joji obrigado pela visita!

Eu trabalho de madrugada, das 23h as 7:20h!
essa semana o movimento na oficina esta tranquilo então sempre que da venho aqui ler os diários do pessoal, tem muuuuita coisa boa e muitas lições para um novato tipo eu aprender!

por enquanto a grana anda curta, mas mês que vem quero ver se compro aquelas bandejas de germinação e monto uma estufa legal, já tenho alvará de liberação da esposa pra ocupar um espaço no apartamento com a estufa, ela esta curtindo bastante a idéia de cultivar as ardidas e algumas flores hehehehehe

grande abraço e corre lá tirar as bixinhas do vento!

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor GeisonF em 19 Jun 2013, 09:00

como prometido, aí estão as fotos dos canteiros

2013-06-01_13-43-23_719.jpg

ja tem mais de um mes que estavam plantadas nos bambus, ai ficaram assim:
2013-06-18_20-36-25_227.jpg

2013-06-18_20-36-05_172.jpg

este é o xaxim das orquídeas onde acabei plantando os morangos na base,as orquideas que tem nele, uma é aquelas que da flores amarela bem pequenas, e a outra da flores brancas com detalhes em azul.

2013-06-19_08-48-52_693.jpg

este é um "vaso" que fiz com um nó de pinho gigante, ele é oco e cabe bastante terra dentro, plantei uma orquidea que estava meio sem cuidados aqui, ela ja esta linda, com flores e tudo!

2013-06-19_08-49-24_917.jpg

2013-06-19_08-49-46_773.jpg

os morangos transplantei de um pote onde estava todas amontoadinhas no domingo (16/06) e os brotinhos ja cresceram um monte!

uia as fotos passaram de 1M vou redimensionar e ja ponho aqui

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor GeisonF em 19 Jun 2013, 09:10

alguns brotos do vaso e 2 mudas que plantei nas garrafas pet, hoje vou salvar o que dos bambus plantar em outras garrafas.

2013-06-18_20-37-37_622.jpg

2013-06-18_20-37-48_927.jpg

2013-06-18_20-38-57_482.jpg

2013-06-18_20-47-07_12.jpg

2013-06-18_20-47-23_620.jpg

por enquanto é só pessoal!

aquele abraço, e um ótimo dia a todos!

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor Pedro A. em 19 Jun 2013, 12:20

Muito bacana suas fotos, gostei muito dos bambus :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Talvez faça um igual hehehehhe.
Abraço.
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor GeisonF em 20 Jun 2013, 02:49

Pedro A. escreveu:Muito bacana suas fotos, gostei muito dos bambus :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Talvez faça um igual hehehehhe.
Abraço.

obrigado Pedro! se fizer caprixa na drenagem! Desmontei tudo hoje pra ver por que os morangueiros estavam morrendo, e era realmente excesso de agua, tava um barro só!
Eu tinha feito uns furinhos que até pingavam agua de vez em quando, mas pelo jeito foi muito pouco. vou ter que caprixar na furação dessa vez, comprei varias mudas de amor perfeito e outra flor que esqueci de ver o nome hehehehe

comprei tambem por que elas vem em umas bandejinhas de 15 lugares q vou usar como bandeja de germinação hehehehe
O cara la tem as bandejas grandes de isopor, vai me vender a 10 pila cada, acho que ta bom o preço né???

essas sao as flores que vou por nos bambus:
2013-06-19_19-07-40_83.jpg

2013-06-19_19-07-32_597.jpg

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor GeisonF em 20 Jun 2013, 02:56

NASCEEEUUUU!!!!

Eis que acordo hoje a tarde e vou ver como estão as sementes que plantei dia 01/06 e lá está o primeiro brotinho dando um olá! depois de 20 dias nasce o primeiro baby heheheheh

mas como sou super organizado e na hora em que plantei girando a bandeja varias vezes e no final ja nao sabia mais qual lado eras as malagueta e qual lado eram as cayene :(

agora é esperar crescer e ver o que vai dar :P
2013-06-19_15-50-59_297.jpg

estou muito feliz com a primeira semente de ardida germinada!

abraço e uma ótima noite

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor ZeliaCaires em 20 Jun 2013, 12:47

:rofl: :rofl: :rofl: Desculpa, mas não me contive lendo a sua última postagem... :lol: Vc esqueceu de identicar as sementinhas nos copinhos...mas essa pequena falha não tirou a beleza e organização do seu diário. Vc é muito caprichoso.
Parabéns pelo diário e tb pelas primeiras germinações. Boa sorte e sucesso!. Cuidado! Não molhe muito as mudinhas :!:
Viu só...algumas são preguiçosas sim. Esse tempo depende muito tb das sementes ( novas ou + velhas) e temperatura.
Já semeei sementes de uma mesma variedade no mesmo copinho sendo que a primeira germinou com 6 dias e a segunda só germinou 11 dias depois. Já li relato aqui no fórum, foi até no diário do "Auvarus"em que uma semente germinou 6o dias depois de semeada, ele até já tinha descartado o copinho :!:

Vc perguntou sobre tempo de germinação no algodão...sei te dizer que já tive sementes que germinaram com tres dias e assim vai. Mas as mais velhas ficaram na hidratação ( água + sal ) por 48 horas . As sementes + ou - novas deixo apenas 12 horas. E as novas já levo direto p/o substrato ou algodão . Aí observo onde germina primeiro.
Nossa! Como falo, né?
Obrigada pela visita no meu diário. Apareça sempre que vc quiser e puder.
Abraços.
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor GeisonF em 20 Jun 2013, 16:36

ZeliaCaires escreveu::rofl: :rofl: :rofl: Desculpa, mas não me contive lendo a sua última postagem... :lol: Vc esqueceu de identicar as sementinhas nos copinhos...mas essa pequena falha não tirou a beleza e organização do seu diário. Vc é muito caprichoso.
Parabéns pelo diário e tb pelas primeiras germinações. Boa sorte e sucesso!. Cuidado! Não molhe muito as mudinhas :!:
Viu só...algumas são preguiçosas sim. Esse tempo depende muito tb das sementes ( novas ou + velhas) e temperatura.
Já semeei sementes de uma mesma variedade no mesmo copinho sendo que a primeira germinou com 6 dias e a segunda só germinou 11 dias depois. Já li relato aqui no fórum, foi até no diário do "Auvarus"em que uma semente germinou 6o dias depois de semeada, ele até já tinha descartado o copinho :!:

Vc perguntou sobre tempo de germinação no algodão...sei te dizer que já tive sementes que germinaram com tres dias e assim vai. Mas as mais velhas ficaram na hidratação ( água + sal ) por 48 horas . As sementes + ou - novas deixo apenas 12 horas. E as novas já levo direto p/o substrato ou algodão . Aí observo onde germina primeiro.
Nossa! Como falo, né?
Obrigada pela visita no meu diário. Apareça sempre que vc quiser e puder.
Abraços.

obrigado pela visita Zelia!
é que eu tinha separado metade da bandeja pra cada uma, só que no meio do caminho acabei girando ela pra regar, ajeitar e coisas assim e depois nao sabia mais qual era o lado "certo" :P

GeisonF
Usuário Cumari

Mensagempor GeisonF em 20 Jun 2013, 16:43

e nao é que a família esta crescendo???

No primeiro post do meu diário contei que dia 15 limpei 6 copinhos onde tinha plantado as cayenne/malagueta para plantar a pimenta amarela, e que tinha separado a parte superficial dos copinhos onde estavam as sementes e colocado em um vaso, onde também plantei mais sementes da amarela, heis que agora pela manha quando fui regar, a terra cedeu um pouco com a agua e apareceu mais um brotinho! mas essa também, só depois que crescer pra saber se é cayene ou malagueta :(

reparem no brotinho ali em cima perto do palito com ponta!
2013-06-20_08-18-11_465.jpg

pote onde botei as sementes que tirei dos copos, estao na volta do palito com ponta, os outros palitos marcam onde estao as sementes da amarela
2013-06-20_08-18-05_566.jpg

GeisonF
Usuário Cumari

Próximo

Retornar para Diários