Diário do Giuliano - Recomeçando

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Re: Diário do Giuliano - Recomeçando

Mensagempor gaucho_bageense em 23 Out 2013, 20:24

Continuando a história de inverno...

Preparei 3 "estufas" aqui fora, pena ter fotografado apenas 1 delas.

Imagem
Ainda vou recuperar...

Mas infelizmente veio o inverno e com isso as geadas :sweat: :sweat: :sweat:

Imagem
Olha a geada na lona do caminhão com o sol das 10:00

Bom o frio intenso e 1 chuva de pedra destruíram quase tudo que tinha de pimenteiras.
Sobreviveram apenas as 3 que tenho dentro de casa até hoje e mais 4 cayenne, 5 malaguetas e 1 bode vermelha. :inlove: :inlove:
O resto infelizmente morreu tudo.
Em busca de sementes Habanero White, Bhut Jolokia Chocolate, Bhut Jolokia Yellow, TS Moruga, Perola Negra, Rocoto, 7POD

Diário - https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=17804
gaucho_bageense
Usuário Cumari

Data de registro: 08 Mar 2013, 13:55

Mensagempor gaucho_bageense em 23 Out 2013, 20:41

Neste maio tempo fiz aniversario, coisa de gaúcho é churrasco mas adoro uma feijoada. E como estava frio fiz uma feijoada de galpão. 8)
Regado com os molhos do amigo Emerson. (esse ano faço os meus molhos com a ajuda do pessoal aqui do fórum)

Imagem
Feijoada de galpão, com vinho e pimentas corujas do amigo Emerson

Mas a melhor parte disso tudo e o que me trouxe e traz muita alegria é o presente que ganhei... vou ser papai :rofl: :inlove: :inlove: :rofl: . Em fevereiro nasce o nosso primeiro filho que irá se chamar Leônidas. Por isso estive meio afastado, estava arrumando as coisas para a chegada dele.
Como tudo esta pronto e para diminuir a ansiedade retornei ao cultivo das pimentas e ao fórum. :)

Agora vou deixar para outro dia pra contar pra vocês o que fiz que sei que alguns irão rir mas a cada dia nasce umas 15 mudas de pimenta nova. :lol: :lol: :lol:
Mas faz parte do aprendizado ;)

Abraço a todos
Em busca de sementes Habanero White, Bhut Jolokia Chocolate, Bhut Jolokia Yellow, TS Moruga, Perola Negra, Rocoto, 7POD

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor gaucho_bageense em 25 Out 2013, 19:28

Continuando...

A coisa de 1 mês tive a vontade de plantar algumas sementinhas, então peguei todas as sementes que tinha e decidi plantar algumas.
Na hora de selecionar o que plantar, vi que tinha uns pacotes de sementes da TOP SEED e da ISLA que havia ganho e nem tinha aberto ainda.
Vi que essas sementes comerciais tinham algum pacotes com a data de validade vencida, e alguns vencidos desde 2012. :P
Então pensei isso nem deve nascer mais, mas fiquei com pena de jogar fora no lixo e pensei "vai que nasce alguma semente dessas". |(
Ai decidi plantar mas nem ao menos pensei que fosse acontecer o que aconteceu. Peguei mais umas sementes que tinha guardado das que recebi do pessoal aqui do fórum e mais 2 variedades que tinha conseguido pedindo aqui na cidade.
6 sementes de Bhut Jolokia
5 sementes de Black Naga Mature Red
e algumas de Habanero Manzano, e de uma roxinha ornamental que dei de presente para minha esposa.
Bom plantei no sistema tudo ou nada. Abri os pacotes de sementes vencidos e joguei todas as sementes do pacote no substrato direto no vaso. Pensei se nascer vai ser 1 ou 2 mudas ai já fica no vaso mesmo.

Passou 3 semanas e apenas as Bode Amarela germinaram e isso notei que germinou 2 mudinhas.
Olhei e vi que onde os vasos estavam o sol estava muito forte e mesmo regando o solo todos os dias ressecava muito a terra dos vasos. Então decidi tirar do sol e coloquei os vasos no porão de casa. Calor e umidade. Resultado pra minha surpresa começou a germinar as sementes :tmi:

Bode Amarela
Imagem
Esses tempos contei e parei em 73 pois tava na metade, deve ter umas 140 mudas ai.

Cheiro Luna
Imagem
Essa demorou a germinar mas foi a que germinou menos, tem 12 sementes germinadas.

Roxinha Ornamental
Imagem
Ai tem 53 mudas.

Habanero Manzano
Imagem
Não contei mas deve ter umas 40 mudas.

Bode Vermelho
Imagem
Deve ter umas 70 mudas.

Pimenta de Bico
Imagem
Deve ter umas 30 mudas

Black Naga Mature Red
Imagem
Já tem 4 mudas, apenas 1 semente não germinou. :rofl:

Bhut Jolokia
Imagem
6 semente na terra e apenas 2 germinaram. :rofl:

Piaozinho, Jamaican Yellow, Peter, e outro vaso com outro pacote de Bode Amarelo até agora não germinaram nenhuma acho que essas realmente não vão germinar por causa do tempo da validade. ;(

E o pior é que tenho mais sementes pra plantar, e confesso que estou louco pra plantar tudo. :lol: :lol: :lol:

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor Joji irie em 26 Out 2013, 12:29

Grande Giuliano !
E ae tchê ! Que bom te ver por aqui ! E voltando com tudo! Amigo... As advercidades elas nos trazem crescimento ! Basta vc ter a visão de focar as coisas positivas que as advercidades lhe proporciona! Não existe coisa melhor do mundo quando existe a grande oportunidade de recomeçar de novo ... Parabéns por acreditar e de tomar iniciativas! :clap: desistir jamais ! :clap:
Giuliano... Como é q vc vai fazer com aquela peruca da bode vermelha? :lol: guri tu ta de parabéns! Ta tudo muito verde e gostoso de se ver! Que nem chimarrão ... Eta coisa boa tchê ! E logo logo vou começar a tomar o meu ... Já começou a esfria por aqui! :lol: Giuliano parabéns pelo seu herdeiro ! Janeiro! Ano novo! Vida nova! Novas perspectivas ! Sucesso amigo ! E um belíssimo fnds ! Abraço !
Meu Diário
viewtopic.php?f=7&t=17862
Se nós mudarmos, o mundo se transformará !
Masaharu Taniguchi
Joji irie
Usuário Murupi

Data de registro: 05 Jan 2013, 21:28

Mensagempor bigglia em 26 Out 2013, 12:50

Boa tarde Giuliano
Por ai a gente tem uma ideia que as sementinhas precisam de sol pelo menos 2 horas no mínimo e que precisam ser regadas de preferencia a noite para elas cre3sceem mais com força..
Parabéns pela inciativa
Aquelas sementinhas de bode amarela ta caprichada mesmo;;;
sucessos
bigglia
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Out 2013, 07:15

Mensagempor gaucho_bageense em 28 Out 2013, 16:23

Joji irie escreveu:Grande Giuliano !
E ae tchê ! Que bom te ver por aqui ! E voltando com tudo! Amigo... As advercidades elas nos trazem crescimento ! Basta vc ter a visão de focar as coisas positivas que as advercidades lhe proporciona! Não existe coisa melhor do mundo quando existe a grande oportunidade de recomeçar de novo ... Parabéns por acreditar e de tomar iniciativas! :clap: desistir jamais ! :clap:
Giuliano... Como é q vc vai fazer com aquela peruca da bode vermelha? :lol: guri tu ta de parabéns! Ta tudo muito verde e gostoso de se ver! Que nem chimarrão ... Eta coisa boa tchê ! E logo logo vou começar a tomar o meu ... Já começou a esfria por aqui! :lol: Giuliano parabéns pelo seu herdeiro ! Janeiro! Ano novo! Vida nova! Novas perspectivas ! Sucesso amigo ! E um belíssimo fnds ! Abraço !

Grande Joji,
Com certeza o pensamento positivo é muito poderoso, sempre busco ter pensamento positivo em tudo que faço. Prova que mesmo com o prazo de validade vencido das sementes eu plantei e nasceram até demais. :lol:
A Peruca de Bode Amarela já estou transplantando. Ontem transplantei 32 mudas e já exclui 21 mudas que estavam muito fracas, exclui essas pois como tem muitas no vaso algumas ficaram muito debilitadas. O pior é que não mexi nem em 1/5 das mudas do vaso. A peruca vai render muito ainda. :angel: :angel:
Muito obrigado, estávamos a 2 anos esperando o herdeiro das pimentas. :D
Ótima semana, abraços!

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor gaucho_bageense em 28 Out 2013, 16:29

bigglia escreveu:Boa tarde Giuliano
Por ai a gente tem uma ideia que as sementinhas precisam de sol pelo menos 2 horas no mínimo e que precisam ser regadas de preferencia a noite para elas cre3sceem mais com força..
Parabéns pela inciativa
Aquelas sementinhas de bode amarela ta caprichada mesmo;;;
sucessos

Com certeza. Enquanto elas estavam expostas ao sol direto o dia todo, a terra ressecava muito. Depois delas irem para o porão pegam de 2 a 3 horas de sol por dia.
E rego elas sempre a noite.
Agora quero providenciar um sombrite para diminuir os raios solares nelas, pois o sol tem castigado mesmo as pimenteiras antigas.
As Bode Amarela foi o pensamento positivo... foi muito forte achei que talvez nenhuma nascesse e acabou nascendo acho que todas. :lol: :lol: :lol:
Abraços

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor bigglia em 29 Out 2013, 10:07

Bom dia Giuliano

Eu plantei elas em fase de teste que ganhei algumas sementes do Embrapa da minha regiao de acordo como eles me indicaram...
se de tudo certo, logo logo terei sim as sementes de todas a pimentas que tenho foto em meu diário...
fiz tudo certinho como o embrapa me recomendou
abraços

obrigado por visitar meu diário
volte sempre
bigglia
Usuário Murupi

Mensagempor Leandro Araujo em 30 Out 2013, 12:11

Grande Giuliano,

Quanto surpresa boa...

Parabens pelo primeiro filho a caminho ... Que alegria....

Agora uma dúvida... quero ver como vai separa todas essas mudas juntas? :rofl: :rofl: :rofl:

Grande abraço e apareça sempre...
Leandro Araujo
Meu diário

Gentileza gera Gentileza... ! O apreço não tem preço ! ;-)
Leandro Araujo
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 11 Mar 2013, 14:35

Mensagempor gaucho_bageense em 30 Out 2013, 16:44

Leandro Araujo escreveu:Grande Giuliano,

Quanto surpresa boa...

Parabens pelo primeiro filho a caminho ... Que alegria....

Agora uma dúvida... quero ver como vai separa todas essas mudas juntas? :rofl: :rofl: :rofl:

Grande abraço e apareça sempre...

Muito obrigado.
Cara nem me fala, do vaso das Bode Amarela transplantei 32 mudas e sacrifiquei 19 pois estavam muito fracas (acho que não se desenvolveram pois não pegavam sol, as outras tapavam elas) e o pior é que olho pro vaso e parece que retirei não retirei nenhuma muda dali.
O pior é que estou louco para plantar mais sementinhas e não tenho onde plantar, sem falar que minha esposa só me olha e diz "o que tu vai fazer com tanta pimenta?". Plantei 6 sementes de Bhut Jolokia das que tu me enviou e 3 delas nasceram. :rofl: :rofl: :rofl:
Um forte quebra costela e uma ótima semana!

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor bigglia em 31 Out 2013, 17:22

Oi Giuliano

Eu tenho recebido alguns e-mails do Embrapa da minha região aqui, não só pela plantação de pimentas que eu tenha solicitado mas tb por amizade de muitos amigos, visto que eu fiz um técnico de agronimia
e tive a felicidade de conhecer alguns deles...
As pimenteiras, na fase inicial, precisa de 2 a 4 horas de sol e vento, para dar fortificação no caule e realização de fotossíntese básica...que toda planta deve fazer ...
Quanto á irrigação o uso de agua é na medida certa , a terra deverá ser umidificada sempre a noite ou então logo cedo de manhã, caso esteja sob um local de muito calor...
se estiver em um local protegido apenas com o sol suficiente, poderá realizar irrigação até as 10 horas da manha ou depois das 18 horas tb... esse procedimento é o mais indicado...
Quanto a temperatura... deverá estar sempre em 27 a 30C no máximo... caso a temperatura seja superior será bom coloca um sombrite depois das 11 horas até as 17 horas, quando osol fica mais intenso.
Quando as mudinhas estiver com 5 cm de altura, convém fazer a irrigação com fertilizante NPK 10 (básico) diluído em 2 litros de água, o que deverá dar para irrigar várias plantinhas;
lembrando que depois desse procedimento deverá ser colocado em lugar fresco. Ao aparecer as flores a planta deverá receber agua a noite e novamente .
Se durante a frutificação as plantinhas estiverem local de pouco sol e sem vento, a produção tende a cair ...poderá ate não dar frutos ou dar frutos menores e em pequenas qualidades com amadurecimento instantâneo.
Nessa fase da frutificação, a planta deverá receber sol por 4 horas diária e depois ser colocada em um local de sombra por 08 horas, devendo ser realizado a irrigação de frutificação , usando adubo fosfatado de cálcio, húmus, uma aplicação de óleo de nem
para evitar possível prejuízos nessa fase.
o fosfatado de cálcio deverá ser colocado em volta das pimenteiras, fazendo um circulo , devendo a irrigação ser feita a noite para cada 200ml do fosfatado de cálcio diluído em agua a 2 litros.
Caso ocorra manchas e aparecimentos de fungos, carrapatos, caramujos e outras pragas, o óleo de nem deverá ser aplicado , se não resolver o uso de inseticida especifico para a praga deverá ser aplicado . Todas essas aplicações
deverá ser feita no período antes das 08 horas ou á noite (depois as 18 horas) e as plantas deverá ficas em lugar protegido do sol por 4 horas para depois poder retornar ...

acompanhe:
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=15&t=18351
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=18315
bigglia
Usuário Murupi

Mensagempor Joji irie em 03 Nov 2013, 09:59

[quote="gaucho_bageense"][quote="Joji irie"]Grande Giuliano !
E ae tchê ! Que bom te ver por aqui ! E voltando com tudo!

Grande Joji,
Com certeza o pensamento positivo é muito poderoso, sempre busco ter pensamento positivo em tudo que faço. Prova que mesmo com o prazo de validade vencido das sementes eu plantei e nasceram até demais. :lol:
A Peruca de Bode Amarela já estou transplantando.

Joji Irie responde:
Grande Giuliano !
Sempre bom ver vc por aqui no meu diário ! Obrigado pela visita! Já conseguiu desfazer da peruca amarela :lol: amigo sucesso sempre! E outra meu amigo... Vcs não estavam esperando pelo herdeiro... Vcs estavam planejando ! E outra!! Foi ele quem escolheu vcs para serem os Pais ! Digamos assim... Já estava escrito nas estrelas! Tudo no seu momento certo e na hora certa ! Parabéns!! Desejo lhes grandes felicidades! Um belo domingo ! Grande abraço!
Meu Diário
viewtopic.php?f=7&t=17862
Se nós mudarmos, o mundo se transformará !
Masaharu Taniguchi
Joji irie
Usuário Murupi

Data de registro: 05 Jan 2013, 21:28

Mensagempor guilhermekn em 08 Nov 2013, 16:00

Olá gaucho_bageense.
Obrigado pelos elogios, seu diário está muito legal também.
Realmente eu escolhi a dedo as variedades que desejava.
Para preparar a terra para plantar as mudas, utilizo o mesmo sistema que outras pessoas fazem. Esterco de preferência de gado e misturo um pouco de adubo.
Quanto ao controle das ervas daninhas, elimino as danadas na mão, arrancando-as.

Abraço e bom final de semana
guilhermekn
Usuário Rocotó

Data de registro: 29 Mai 2012, 21:28

Mensagempor avante em 17 Nov 2013, 19:59

por gaucho_bageense
Que show seu diário, gostei muito, parábens.
Tenho 1 parecido com esse seu tronco mas o meu esta na horizontal. Avante quais as medidas externas desse tronco e se você lembra +/- quais as medidas internas dele e de qual árvore ele é??? :angel: :angel:
Se não se ofender irei fazer uns 2 para por na entrada do sítio... :$ :$
Abraços

Grande Giuliano
Obrigado pela parabenização
Este tronco que usei para plantar esta pimenta Medusa é de uma árvore de Pau Brasil, ela estava plantada em uma calçada e foi derrubada por um vendaval
Usei a parte mais fina do tronco, deve ter umas 6 polegadas, equivalente a 2 vezes uma garrafa Pet
Foi difícil perfurar o cerne do tronco com um formão, mas o resultado foi bom, a Medusa produziu muito bem nele
Quando fizer o seu, posta umas fotos ai blz
Abraços...
Paulo Sergio
De bem com a vida
DIÁRIO: viewtopic.php?t=17453
RECEITA: viewtopic.php?f=15&t=17554
COMPOSTAGEM: viewtopic.php?f=4&t=17647
avante
Usuário Murupi

Data de registro: 24 Out 2012, 22:46

Mensagempor gaucho_bageense em 20 Nov 2013, 12:52

A coisa anda corrida aqui por isso não tenho postado :sweat:
To com algumas fotos pra postar. E creio que essa semana devo colher as primeiras pimentas :clap: :clap:
Aqui chove muito mas tenho cuidado bem delas dentro do possivel.
Esse final de semana devo dar um jeito na "peruca verde" como disse o Joji Irie.
E finalmente postar novas fotos.

Abraço a todos e ótima semana.

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor GAUCHO PIMENTAS em 20 Nov 2013, 18:59

Bha guri, quanto tempo hem, que bonito que esta tudo por aqui, parabens para vc e esposa, qualquer coisa so grita abraco.
GAUCHO PIMENTAS
Usuário Rocotó

Data de registro: 05 Fev 2013, 22:13

Mensagempor Deduchka em 22 Nov 2013, 14:30

Boa tarde Giuliano,

Retribuindo a visita.
Parabéns pelo diário, tens ideias bastante inovadoras e interessantes.
gaucho_bageense escreveu:... se tirares uma foto da flor...

Logo que possível assim farei, agora está em fim de frutificação.
Obrigado pela ajuda na identificação das minhas, poucas, espécies.

Bom fim-de-semana,
Grande Abraço
Visite o meu “Quase Diário”
"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina." (Confúcio)
Deduchka
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Out 2013, 08:53

Mensagempor gaucho_bageense em 23 Nov 2013, 23:36

Como prometido aqui estão algumas fotos.
Aqui apos um mês de chuvas apenas no final de semana, consegui dar uma atenção a mais nas pimentas. 8)
Porque aqui só chove no final de semana. :sweat:

A humilde residencia de minhas pimentas... ainda em construção. |-)
Imagem

Aqui quando começaram a frutificar as Cayenne
Imagem

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor gaucho_bageense em 23 Nov 2013, 23:43

Algumas das flores do jardim da minha esposa.

Mini rosa (não cresce mais que 30cm de altura)
Imagem

1º rosa dessa roseira
Imagem

1º vez que esse cactus floresceu
Imagem

Roseira antiga que dei de presente a minha esposa
Imagem

Imagem

A mesma rosa de outro ângulo
Imagem

Imagem

gaucho_bageense
Usuário Cumari

Mensagempor gaucho_bageense em 23 Nov 2013, 23:53

Cayennes começando a madurar os frutos
Imagem

Imagem

Imagem

Malagueta pegando um sol
Imagem

Flor da malagueta
Imagem

Flor da pimenta que chamo de moranquinho (o fruto parece morango) assim que frutificar mostro a vocês
Imagem

Aqui uma que tenho como ornamental (essa é da minha esposa)
Fruto "verde"
Imagem

Flor
Imagem

Essa quando fica madura fica vermelha, mas nasce roxa.
Imagem

gaucho_bageense
Usuário Cumari

AnteriorPróximo

Retornar para Diários