Diário do Ramom

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Ramom

Mensagempor RamomNF em 27 Jan 2012, 10:42

Eu queria ter começado a escrever esse diário antes, mas como não foi possível eu escrevo agora. =D

Meu interesse pelo cultivo das ardidas começou por volta de junho de 2011, foi também quando criei meu tópico de apresentação. Como eu nunca havia cultivado pimenta não fazia ideia de como tratá-las, então peguei umas sementes aqui, outras ali e plantei algumas, a maioria não nasceu, peguei algumas mudar com meu tio, essas foram para frente (menos a que meu cachorro comeu), plantei novas sementes e também nasceram. Assim iniciei meu cultivo com pimenteiras híbridas de origem totalmente desconhecida, tive problemas com diversas pragas (ainda não consegui me livrar totalmente das cigarrinhas) e como todo ronin (terminei EM e estava pleiteando uma vaga na universidade) não tinha muita disponibilidade de tempo para cuidar das plantas, desse modo algumas acabaram morrendo (no mês das segundas fazes eu praticamente só reguei elas, então algumas ficaram afetadas com provavelmente ácaros e perderam os frutos), mas continuei o cultivo na medida do possível e a pouco tempo comecei a colher os frutos, vou continuar o cultivo de híbridas por um tempo, depois que minhas habilidades para cuidar da planta já estiverem boas vou começar a plantar algumas sementes puras e treinar isolamento, etc.

Tirei algumas fotos das pimenteiras e frutos, só para a curiosidade geral. em algumas fotos as plantas podem parecer murchas, o motivo é que eu geralmente tirava as fotos na hora do almoço, quando chegava do cursinho, então colocava água na base do vaso para elas se recuperarem.

Nas diferentes pimenteiras usei diferentes combinações de solo, testei solo vegetal com adubo químico, solo vegetal com esterco de cavalo, terra vermelha com areia, terra vermelha com areia e esterco de cavalo, e terra vermelha com terra vegetal. Agora quero testar solos mais "elaborados".

Essas são fotos do que eu acredito ser uma híbrida entre habanero orange e outra primenta, a planta cresceu bem resistente e extremamente verde, não acho que foi o solo porque usei a mesma combinação para outra pimenteira e não ficou assim. Os frutos são amarelo-alaranjados e pequenos, a ardência é mais forte que a habanero, mas o sabor e o cheiro são mais fracos.
    Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Essa outra eu ganhei do meu tio, segundo ele é malagueta, mas tenho certeza que foi hibridizada com alguma outra, são vários pés, todos de sementes do mesmo fruto, e cada um apresentou uma pequena diferença do outro. Os frutos tem uma ardência parecida com uma dedo de moça, e o aroma é muito forte, o gosto não é aquelas coisas, mas lembra um pouco uma de Arbol.
    Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora com o novo plantio vou conservar apenas duas das pimenteiras que eu já possuo, e vou plantar sementes de um único fruto e vou tentar atualizar o diário, aos poucos a coisa vai andando.
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena" Don Rámon

Visite Meu Diário
RamomNF
Usuário Jalapeño

Data de registro: 06 Jun 2011, 14:38

Re: Diário do Ramom

Mensagempor Baguneru em 27 Jan 2012, 11:49

Olá Ramon, como vai?

Parabéns pelo seu diário. Começou com tudo hein? Desejo a você muito sucesso com suas "meninas ardidas".

Grande abraço.

Vagner
Baguneru
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Out 2008, 11:20

Mensagempor Wevton em 27 Jan 2012, 14:05

E ai Ramom!!!

Parabéns pelo inicio de seu diário, e já iniciou com belos frutos!!!
Legal estas diversas experiências com a terra o legal é esse mesmo, ir testando ate ver o que deu melhor resultado...

Abraço...
Sucesso no seu cultivo...
Senhor no silêncio deste dia que amanhece venho pedir-te a paz a sabedoria e a força!!!
MEU DIÁRIO:
Transplante/Definitivo:
Wevton
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Mai 2011, 16:31

Mensagempor Tony Portugal em 27 Jan 2012, 20:30

GRande Ramon

Seja bem vindo De volta...
e quantas fotos einh...obrigado por partilha las..

um grande abraço
Meu Diário - dá uma passada lá
Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador.
Confúcio
Minha 1ª degustaçao http://youtu.be/vNSo_bf1XL4
Tony Portugal
Usuário Fatalii

Data de registro: 13 Ago 2011, 10:26

Mensagempor Tereza_PR em 28 Jan 2012, 12:23

Oi, Ramon!
Seja bem-vindo e parabéns pelo início do seu diário!!! :rofl: :rofl: :rofl:
Sucesso pra ti!!!

bjs e abs,
Tereza
Tereza_PR
Usuário Murupi

Data de registro: 11 Out 2011, 21:42

Mensagempor RamomNF em 26 Ago 2012, 20:43

Lá e cá outra vez, comecei meu curso na faculdade então estou morando fora de casa, cuidava das pimenteiras só no fim de semana, acabaram morrendo todas. Meu espaço atual é limitado, então vou recomeçar, mas dessa vez com apenas um pé de ardida. Em breve posto fotos.

Visite Meu Diário
RamomNF
Usuário Jalapeño

Mensagempor Game Over em 26 Ago 2012, 22:37

RamomNF escreveu:Lá e cá outra vez, comecei meu curso na faculdade então estou morando fora de casa, cuidava das pimenteiras só no fim de semana, acabaram morrendo todas. Meu espaço atual é limitado, então vou recomeçar, mas dessa vez com apenas um pé de ardida. Em breve posto fotos.

Oi Ramom! Boa noite!
Bons estudos na faculdade! Boa sorte com sua ardida, qual é a espécie? Quando puder pode me explicar como fazer/ter uma pimenta híbrida? Obrigado pela su visita em meu diário! Boa noite! Tenha uma feliz semana!
Game Over
Usuário Murupi

Data de registro: 22 Jul 2012, 18:12

Mensagempor RamomNF em 30 Ago 2012, 17:37

Game Over escreveu:Oi Ramom! Boa noite!
Bons estudos na faculdade! Boa sorte com sua ardida, qual é a espécie? Quando puder pode me explicar como fazer/ter uma pimenta híbrida? Obrigado pela su visita em meu diário! Boa noite! Tenha uma feliz semana!

A uma pimenta híbrida é uma pimenta que não é pura, vamos ver... Uma strain/variedade pura é uma que sendo polinizada por ela mesma vai gerar filhos idênticos, ou seja, você tem a planta, ela floresce, se autofecunda, crescem pimentinhas e você planta a semente, dessa semente vai nascer e crescer uma nova pimenteira com as mesmas características que a mãe. Uma strain/variedade híbrida é resultado do cruzamento de duas ou mais linhagens puras diferentes e se você fizer o mesmo processo, não nascerá da semente uma planta igual a mãe, mas com características diferentes.
O interessante das híbridas é que elas possuem características exclusivas, pois existirá poucos ou mais nenhuma planta com aquele conjunto de características. Por isso eu escolhi elas para começar, são únicas e além disso, podem apresentar maior resistência a pragas do que variedades normais (o contrário também pode ocorrer). Muitas pessoas investem seu tempo tentando purificar uma strain híbrida, é basicamente um processo demorado (pode levar vários anos) onde você faz a planta se autopolinizar, os filhos dela também, e assim por diante, até chegar numa planta estável, uma em que as características do filho sejam iguais a da mãe quando autofecundada. Assim se obtém uma nova linhagem pura.
Você já deve ter visto o pessoal comentando do AISPES aqui no fórum, tem um pessoal lá tentando estabilizar algumas variedades híbridas, como por exemplo a maravilhosa Tiger Elisa, que é um cruzamento entre a poderosa Bhut Jolokia e a nobre Pimenta da Neyde, nesse processo de "purificação" nós damos alguns nomes especiais para a planta, dependendo da geração que ela está, a filha do cruzamento das pura é a F1, a neta é a F2, a bisneta é F3, a tataraneta é F4 e assim por diante.

Uff, falei muito XD

Uma fotinha das minhas sementes tomando banho, amanhã devo passar elas para um vazo, a que atingir 5cm primeiro eu vou deixar viver. E eu não plantei nenhuma variedade em especial, são filhas de uma híbrida amarela que eu tive na última plantação. (Não sou grande fã do sabor das vermelhas, adora as amarelas e laranjas)

Imagem
Imagem

Visite Meu Diário
RamomNF
Usuário Jalapeño

Mensagempor RamomNF em 12 Jul 2016, 16:03

Esse diário tinha morrido, bem como minhas pimentas.
Em 2012 comecei a faculdade, no começo deu para manter as pimentas, mas como morava em outra cidade e só conseguia cuidar das ardidas nos finais de semana em que eu voltava para casa toda a plantação acabou morrendo.

Recentemente acabei literalmente sem querer começando uma nova plantação, não sei se vou conseguir mantê-lá por muito tempo, mas vou tentar pelo menos permitir que elas produzam esse ano.

Abraço.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Joguei umas sementes de biquino em um vaso vazio na casa da minha namorada, acabaram nascendo muitas plantas, dai nós transplantamos para outros vasos vazios e estamos cuidando juntos.

Visite Meu Diário
RamomNF
Usuário Jalapeño

Retornar para Diários