Diário do Felix

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Diário do Felix

Mensagempor hassanfelix1 em 01 Abr 2011, 21:48

Olá amigos, colegas, instrutores e aprendizes. Dou inicio ao meu diário sobre uma experiencia bem pessoal e diferente: o cultivo de pimentas. Nao sou agronomo, biologo e tao pouco tenho experiencia em plantar o que quer que seja, nem uma cebolinha ou cheiro verde sequer eu já plantei. Mas agora parece que o interesse pelo plantio e a vontade de novos sabores de um fruto que sempre comi, cresceram. Sim, amo pimenta, adoro suar e comer um molho ou conserva, sentir aroma e é claro sofrer um pouquinho. Nao sou o tipo que degusta o fruto, nunca fiz essa loucura, mas vejo o caminho chegando bem perto desse encontro. Logo terei q fazê-lo.rs.

O meu primeiro pézinho de pimenta, foi o de malagueta de jardim, comprado na floricultura e produzindo. O segundo um pé adulto de Dedo de moça com muitos frutos, mas um pouco ressentido pela troca de solo e ambiente, ainda to apresentando meu quintal ao novo ocupante, o pézinho de dedo de moça.

Por fim, ao conhecer o forum comprei tres vazinhos, terra e ganhei um pouco de substrato.
O resultado?
Bem, plantei algumas sementes HB Black, que até agora nao deram sinal de vida, germinaram nem nada; tanto no algodao quando no vasinho. Tambem estou tentanto germinar sementes de malagueta, dedo de moça e uma que penso ser habanero red. Nao sei porque os frutos foram doados por um amigo de trabalho.-
Por fim cheguei a conquistar novos colegas, amigos e instrutores, porque tenho aprendido muito ao ler aqui no forum, e mais que isso me divertido ao ver o Woldri provar no dente uma pimenta 7pod. Foi exatamente naquele video que percebi que gostar de pimenta pode chegar ao extremo.
Bom, o cultivo com as sementes enviadas pelos foristas começou exatamente hoje, dia 01 de abril de 2011. Pasmem, nao é mentira. As primeiras sementes semeadas em uma sementeira simples e sem nenhuma técnica aparente foram as de Cumari do Para. Sementes estas enviadas pelo simpático amigo Tarcísio Mota. Nao sei porque mas inventei algo que nao sei se vai dar certo ou se foi correto. Mas ouvi algumas pessoas falando de deixar de molho em agua e sal por 48 horas, e depois vi trabalhos de mestrado ou academicos descrevendo a germinaçao teste de sementes expostas ao nitrato de potassio. Bem eu na minha falta de conhecimento e ansiedade para germinar logo, dar frutos e poder queimar a boca, tive a idéia genial...rs .. de botar de molho durante 10 minutos as sementes de cumari do para (5 de um total de 10) em salitre do chile, na proporçao de uma colher de café rasa, para um copo de agua.

Logo após com nenhuma técnica e absolutamente nenhum conhecimento me aventurei em despejar o substrato na sementeira, ate quase completar o espaço da celula e colcoar a semente ali, cobrir com uma camada fina de substrato e ficar olhando, quase esperando ela crescer instantanemante.
No segundo dia desta primeira tentativa, reguei com agua e salitre diluidos na proporçao descrita no rotulo.
Seja oque deus e a natureza quiser.

Por fim, cortei uma garrafa pet, onde coloquei terra, substrato e planetei uma semente de Black habanero, em outro copo com terra e substrato, malaguete e num terceiro modelo dedo de moça.
Em outro espaço estou germinando em cinco copos diferentes, outras três tentativas de Black Habanero, Malagueta, Dedo-de-moça e algo que penso ser Habanero red.
Dessas do algodao, as respectivas sementes já deram sinal de vida e possuem duas pequenas folhas: malagueta, algo que penso ser hb red e dedo de moça. A hb black parece nao se animar e continua estática, sem apodrecer e sem brotar. continuo alimentando o algodao com algumas gotas de agua.

Minha grande duvida para estas mudinhas q começam a viver é: quando e como irei passar pra terra. Enquanto nao revelo essa duvida, eu irei deixar ela crescer no copo com algodao e agua.hUAUhahau

Por fim nos vasinhos com terra, começam a dar sinal de vida algumas sementes, mas meu grande erro foi nao identificar, certo estou que sao malagueta, dedo de moça e algo que penso ser hb red.O vaso de terra onde tem semente de hb black nem sinal de vida.

Outro apelativo mais perigoso, foi o de tentar fazer algo que nunca havia escutado, ou tal de osmopriming, que provalvemente tem a grafia destruída por mim. To com preguiça que ver como se escreve. Bom essa "técnica" apresenta a mim pelo forista Woldri, consiste em mergulhar ou "deixar de molho" a sementinha numa soluçao de agua e sal. Na proporçao de uma colher de sopa para um copo (300ml) de agua. Bem eu peguei todas as sementes que recebi no envelope do amigo Danilo Gianetti (Curmari, bhut jolokia, hb orange, de cheiro, hb red e coloquei de molho separadamente na receitinha acima descrita. Deus queira que eu nao tenha feito cagada.). Cada uma das sementes começou seu mergulho hoje as 10 da manha. A unica q fiz um pouco diferente é a que eu mais desejo comer, Bhut jolokia. Nessa em especial, eu coloquei nessa agua, algumas bolinhas, umas 20 de salitre do chile.
Tá calma, nao me xinguem, vamos torcer pra dar certo, vai dar certo.

Penso que pra respeitar as 48 horas sugeridas eu deva esperar até domingo, acreditem a minha vontade é levantar correndo e ver se ja brotou na agua (risos).

Bom, entao me parece que no domingo irei plantar, ou semear essas sementes mergulhadoras e dar inicio ao processo de mergulho ou cultivo nornal as sementes que hoje chegaram do forista Armando Marcelino. Outras cinco variedades, que eu nem imaginava existir e que tao pouco experiemntei. Nao sei se sao forte. Sao elas: Avé do equador, hb scorpion, peter pepper, mushroom red, murupi vermelha, scoth bonnet, "amado", penso q seja uma surpresa e q na escrita tenha esquecido o "r" de aRmando.
Bem, agora a grande dúvida é se eu arrisco fazer a mesma coisa, mergulhando em agua e sal pra depois plantar, se coloca em vasos com terra e substrato ou em algodao.

Nossa, é horrivel nao saber como fazer. Quero tanto que dê certo, que cresça e que eu possa nao só comer, mas ajudar outras pessoas a saborear e cultivar suas proprias pimentas. Distribuir sementes e levar sabores a amigos, conhecidos e foristas. Por fim este primeiro post revela um pouco do dia-dia que tive, desse primeiro contato com novas pimentas, com o cultivo e principalmente no aprendizado com o grupo pimentas.org.

Obrigado a todos pela oportunidade.
Este será o meu diário da tentativa de cultivo, da expectativa do sabor e da espera pelo fruto.
forte abraço
Hassan Felix.
Em breve posto fotos e comento mais.
Quase nao gosto de escrever né?!rs :D :D
Diário do Felix: viewtopic.php?f=7&t=12714
hassanfelix1
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 21 Mar 2011, 14:02

Re: Diário do Felix

Mensagempor claudiohsb em 01 Abr 2011, 22:27

Caracassss Felix... eu q sou comunicólogo e tu q curte escrever heim rapa !!! :rofl: :rofl: :rofl:

Mais que bom q começou ja com o seu diário, pois ela é uma ótima ferramenta de auxílio pra vc e para te conhecermos melhor !!

Abraços e oq precisar de mim, pode contar !!!

POSTJOINHA.png
claudiohsb
Usuário Murupi

Data de registro: 27 Fev 2011, 11:22

Mensagempor Bressa em 01 Abr 2011, 22:44

Olá, Hassan

Bem, se antes de aparecerem os primeiros brotinhos das tuas
plantas você já escreveu desse jeito, imagino só quando
aparecerem as primeiras flores e frutos!

Parabéns pelo seu diário e pelo seu belo começo!

Abraço
Bressa
Usuário 7 Pot

Data de registro: 03 Nov 2010, 20:25

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 00:54

rs, poisé claudiohsb, gosto de escrever apesar dos tropeços, acho q o entusiasmo move as linhas aqui registradas.
abraço e façamos todos um bom forum.
:)
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 00:56

Obrigado Bressa, realmente espero com ansiosa expectativa os frutos das minhas pimentinhas, e concerteza vo contar aqui no diario.
Nao consegui anexar as fotos aqui no diario, ainda vo me achar ...
diz q o anexo é invalido.
abraço e mais uma vez obrigado.
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 01:15

:D :D :D

sem endereços alheios..rs
Editado pela última vez por hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 13:37, num total de 1 vezes
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 01:16

:D :D :P
Anexos
02_04_2011_01_08_21.jpg
variedades...
02_04_2011_01_08_21.jpg (23.18 KIB) Visualizado 9798 vezes
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 01:18

:P :$ ;)
Anexos
02_04_2011_01_10_29.jpg
..as proximas a serem semeadas...
02_04_2011_01_10_29.jpg (31.16 KIB) Visualizado 9798 vezes
hassanfelix1

Mensagempor claudiohsb em 02 Abr 2011, 05:29

Ta com um belo arsenal ja!!!! A mushroom e a peter peppers sao as mais "exoticas" ai...de formatos peculiares...principalmente a peter...rsrsrsrsrs

Bom plantio ai e deixe sempre atualizado aqui com muitas fotos!!! Abraçossss!!!!
claudiohsb
Usuário Murupi

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 13:58

claudiohsb escreveu:Ta com um belo arsenal ja!!!! A mushroom e a peter peppers sao as mais "exoticas" ai...de formatos peculiares...principalmente a peter...rsrsrsrsrs

Bom plantio ai e deixe sempre atualizado aqui com muitas fotos!!! Abraçossss!!!!

eu vi o formato da peter..huahua...

vamo q vamu..quero ver elas frutificando e fazendo a galera suar comendo paella. (aquele prato com frutos do mar).
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 14:18

Boa tarde com cara de bom dia, faz um sol muito gostoso hoje, aqui na ilha da magia, Florianópolis. Céu azul, nao de brigadeiro, pois tem nuvens, mas o outono propicia um dia bem agradavel, nem calor e nem quente, aquele dia onde tem um vendo fresco para copensar o sol. A folhas bem verdes e o solo umido revelam q a noite teve garoa, mas o sol compensa e deixa tudo equilibrado, tirando o ar de umidade do ambiente.

Hoje acordei cedo para postar as cartinhas de três foristas que me enviaram sementes. Encaminhei sementes de HB Black, que continuam sem dar sinal de vida no meu cultivo no algodao e no vasinho. E tambem encaminhei sementes de uma pimenta RED toda esquisita, deformada e aspera, que meu colega de trbalho me deu, diz ele que pode ser HB Red.

Bom, saí do correio e passei na floricultura pra comprar humus e substrato. Tambem aproveitei pra comprar dois borrifadores e um veneninho pra insetos, porque uma pimenteira q comprei pronta ta com umas coisas parecidas com pulgas marrons. A mulher me vendeu o mesmo q ela usa pras plantas dela. O veneno deve ser forta porq vem em conta gotas, sem identificaçao e ela mandou diluir 20 gotas em um litro de agua, aplicaçao única.
apliquei nessa pimenteira na entrada de casa, porque esse pezinho é meramente figurativo.

Nas que eu usarei para consumo, nao terei a segurança de usar esse veneno, já que nao tenho conhecimento do que é e nem conhecimento tecnico para manuseio. Segurança em primeiro lugar. Mas confesso que me preocupo com as plantinhas e nao quero nem fungo nem insetos prejudicando o desenvolvimento delas.

Depos que saí da floricultua, dei uma passada no supermercado pra comprar um shampoo com cera pro carro, um chocolatinho, que eu tambem sou filho de deus. rs
Voltei pra casa, lavei o carro, botei o veneninho nos pulgoes da pimenteira. Depois lavei bem as maos e fui ver os vasinhos com as mudinhas crescendo. Decidi colocar um pouco pra tomar sol. Já estao no sol a uns 35 minutos.
vou tirar.
As meninas (pimentinhas) adoraram o sol, ficaram até mais verdinhas.

Aqui vou adicionar as fotos, das mudinhas de Malagueta que plantei, dedo de moça que plantei e red nao identificada.
Também vo mostrar o pézinho já bem crescido de dedo de moça.
Anexos
02_04_2011_13_21_06.jpg
Começando a crescer, sementinhas germinadas entre 28-03 e 01-04. Nao identifiquei por isso nao sei oq é. É pimenta!
02_04_2011_13_21_06.jpg (40.15 KIB) Visualizado 9788 vezes
02_04_2011_13_24_22.jpg
Cumari do Para semeada dia 30-03, enviada pelo amigo tarcisio. Nao vejo a hora dessa meninna brava dar as caras.
02_04_2011_13_24_22.jpg (40.26 KIB) Visualizado 9788 vezes
02_04_2011_13_26_00.jpg
Em outro vasinho as outras sementinhas começam a crescer com certa vantagem, deve ser ou dedo de moça, ou malagueta ou red nao identificada. no fundo, duas cebolinhas dividem o terreno..rs
02_04_2011_13_26_00.jpg (42.69 KIB) Visualizado 9788 vezes
02_04_2011_13_29_49.jpg
Pézinho de Dedo-de-moça, que peguei adulto no herbario aqui da cidade. Me foi doado com carinho pelo cara que cuida da horta. Apesar do peznho ter ficado meio murcho no começo, parece que ele ta se recuperando bem, toda semana tenho regado com salitre do chile, adubo organico vou colocar uma vez por mes e cobrir com grama seca ao redor da raiz.
02_04_2011_13_33_59.jpg
Nao quero parecer exibido, mas tive que tirar uma bem perto do fruto, estao bontios, grandes e devem ser deliciosos, em breve comerei...rs
02_04_2011_13_33_59.jpg (47.1 KIB) Visualizado 9788 vezes
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 14:22

claudiohsb escreveu:Caracassss Felix... eu q sou comunicólogo e tu q curte escrever heim rapa !!! :rofl: :rofl: :rofl:

Mais que bom q começou ja com o seu diário, pois ela é uma ótima ferramenta de auxílio pra vc e para te conhecermos melhor !!

Abraços e oq precisar de mim, pode contar !!!

POSTJOINHA.png

Obrigado pela visita e seja sempre bem vindo. Dicas e sugestoes tambem serao bem vindas.
Abraço.
Hassan Felix
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 14:24

Bressa escreveu:Olá, Hassan

Bem, se antes de aparecerem os primeiros brotinhos das tuas
plantas você já escreveu desse jeito, imagino só quando
aparecerem as primeiras flores e frutos!

Parabéns pelo seu diário e pelo seu belo começo!

Abraço

obrigao ao amigo també e seja bem vindo ao diario.
Sugestoes e dicas serao bem vindas.
abraço.
Hassan Felix
hassanfelix1

Mensagempor jcs1 em 02 Abr 2011, 20:35

uia ...tá bacana seu diário ...sementes germinando ....tentativas com tecnicas novas. Grande seu pé de dedo de moça ...maravilha!

Percebi que o Armando te mandou Peter Peper também ..he he he ..ele está espalhando esses "nomezinho feio" por todo lado. Por aqui ainda não germinaram essas ...mas faz 9 dias recem.

Bom é isso ..também sou iniciante ...boa sorte pra nós

[ ]´s
jcs1
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Mar 2011, 13:45

Mensagempor Tazcop em 02 Abr 2011, 22:35

Olá Hassan,
parabéns pelo belo início do seu diário...
Aliás, ele já começou explodindo. Quero ver onde ele vai chegar desse jeito...
Precisando de alguma coisa, estamos por aqui sempre.
Um grande abraço!!!!
Tazcop
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 27 Ago 2009, 00:47

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 22:49

jcs1 escreveu:uia ...tá bacana seu diário ...sementes germinando ....tentativas com tecnicas novas. Grande seu pé de dedo de moça ...maravilha!

Percebi que o Armando te mandou Peter Peper também ..he he he ..ele está espalhando esses "nomezinho feio" por todo lado. Por aqui ainda não germinaram essas ...mas faz 9 dias recem.

Bom é isso ..também sou iniciante ...boa sorte pra nós

[ ]´s

Poisé, sou novo aqui no forum e também nao conheço nenhuma dessas pimentas. Nunca comi nenhuma dessas, aqui em lugar algum encontrei molho ou frutos pra vender dessas espécies. A única coisa que se acha por aqui é pimenta de bode, cumari em conserva de vinagre, malagueta em conserva de vinagre e dedo de moça sendo vendida como pimenta vermelha.

No mais to bem animado, em conhecer as novas pimentas, cultivar, redistribuir mudas e sementes para colegas e amigos e saborear. Quero muito comer essas pimentinhas. Nunca comi nenhuma dessas nem vi pessoalmente um fruto delas.
Entao vamo que vamo ..rs :lol: :lol:
As tuas sementinhas eu vo mandar segunda-feira, porque só recebi sua mensagem reservada depois que voltei do correio. Entao nao enviei com as cartas despachadas hoje pela manha.
seja bem vindo ao meu diario e fique sempre avontade para comentar, dar sugestoes e instruçoes. Abraço e bom final de semana.
hassanfelix1

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 22:55

Tazcop escreveu:Olá Hassan,
parabéns pelo belo início do seu diário...
Aliás, ele já começou explodindo. Quero ver onde ele vai chegar desse jeito...
Precisando de alguma coisa, estamos por aqui sempre.
Um grande abraço!!!!

Pow amigo, obrigado de verdade e seja bem vindo ao diario que por sugestao de um forista, Armando Marcelino se nao me engano, montei. Realmente a comunidade aqui do forum é espetacular, nunca pensei encontrar gente tao animada e fa de pimenta. hehehe
No mais quero usar o diario nao só pra compartilhar duvidas que acho que todo iniciante tem, mas aprender com todos vocês que ja germinaram, colherem e saborearam tantas pimentas.
Eu agradeço a você pela cordialidade e retribuo da mesma forma, o que você precisar e estiver ao meu alcance, pode contar comigo.
É uma pena e até constrangedor eu só poder oferecer sementes de malagueta e dedo de moça pro pessoal.
As ultimas HB Black seguiram viagem em tres envelopes diferenciados. marcelino, danilo e rodolfo. Todos foristas que me enviaram sementinhas.
Mas nao terei problema em conseguir mais caso você queira, porque o meu colega de trabalho tem um pé produzindo a todo vapor.
No mais é isso, mais uma vez obrigado pela visita, espero cada um de vocês sempre por aqui.
Forte abraço e bom proveito do final de semana. :D
hassanfelix1

Mensagempor claudiohsb em 02 Abr 2011, 23:01

O importante aqui nao eh dar sementes raras, dificeis, explosivs,etc... O SIMPLES FATO DE COMPARTILHAR, seja sementes, vida, alegria, triistesas, dores, vitorias e derrotas ja nos faz melhor a cada dia!

Fikdika!!! :rofl: :rofl: :rofl:

Vc nao comexçou 10 meu amigo... Ja foi direto pro 11!!!

Abraços!!!!
claudiohsb
Usuário Murupi

Mensagempor Tazcop em 02 Abr 2011, 23:02

Que é isso Félix,
eu é que fico feliz em ver você produzindo este trabalho maravilhoso com todo esse entusiasmo...
Sementes não são uma obrigatoriedade por aqui. Aqui nós trocamos idéias, tiramos dúvidas, aprendemos, erramos e, quando tudo dá certo, aí sim, é gostoso compartilhar com os outros os frutos destas conquistas...
Não se preocupa com semente não, aliás, se precisar estamos à disposição!!!
Um grande abraço!!!!
Tazcop
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 27 Ago 2009, 00:47

Mensagempor hassanfelix1 em 02 Abr 2011, 23:05

claudiohsb escreveu:O importante aqui nao eh dar sementes raras, dificeis, explosivs,etc... O SIMPLES FATO DE COMPARTILHAR, seja sementes, vida, alegria, triistesas, dores, vitorias e derrotas ja nos faz melhor a cada dia!

Fikdika!!! :rofl: :rofl: :rofl:

Vc nao comexçou 10 meu amigo... Ja foi direto pro 11!!!

Abraços!!!!

Pow valew, de verdade, eu espero realmente poder trocar informaçoes, conversar bastante e fazer amigos.
Preciso aprender a navegar mais pelos diarios, deve ter muita coisa que nao li aqui no forum.
Agora uma coisa é certa, esse forum é muito legal, vicia.
E claro, amigos como você fazem toda diferença aqui dentro.
Mas nao posso negar que tenho sim interesse em comer pimentas diferentes, conhecer novas espécies e aprender sobre o cultivo.
Façamos um bom forum e um final de semana produtivo.
forte abraço amigo. e obrigado pela visita.
hassanfelix1

Próximo

Retornar para Diários