Diário do Junior Cego

Descreva o dia-a-dia de suas plantas!

Re: Diário do Junior Cego

Mensagempor Gih em 15 Jan 2015, 09:47

Junior CegoPB escreveu:Bom dia amigos,

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer, com muito carinho, a amiga Gi pelo esforço e iniciativa de conseguir o livro. Também agradeço seu incentivo, dizendo que não vou desistir não, das ardidas. Ontem mesmo, plantei mais 8 sementes, que os colegas me mandaram. O engraçado, é que não vi nenhum caramujo perto das pimenteiras, mas acho que eles já podem ter chegado lá. Mas, com a ajuda das dicas, dos amigos, Max e Adolfo, pretendo contralar esta praga. Agora em relação a sentopéias, eu ainda, não tive problemas com elas. Peço a amiga que quando conseguir controlar esta praga, nos comunique e informe como foi que conseguiu.

abraços,

Junior

Não sou como os mestres que possuem um conhecimento enorme sobre pimentas.
Tentar achar um audiobook para você era o mínimo que eu poderia fazer para ajudar.
Estou frustada por não conseguir.
Porque além de você imagino todos os deficiêntes visuais que se beneficiariam com isso.
Mas o negócio é não desistir...

Beijos
Diário desastrado da Gih
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19161

"Uma parte de mim é desastrada, a outra parte eu derrubei e quebrei sem querer..."
Gih
Usuário Rocotó

Data de registro: 08 Out 2014, 17:25

Mensagempor Junior CegoPB em 16 Jan 2015, 06:01

Bom dia Gi,

Não fique frustada não, só sua iniciativa valeu muito mais do que 10 livros. Agora eu me lembrei de uma coisa tão óbvia, para mim. Vou esplicar: Nós também conseguimos ler livros, com auxílio do programa de voz do computador, em formato .doc, .txt e alguns casos .pdf. Se vc conseguir o livro em alguns destes formatos já seria uma enorme ajuda, como já vem sendo sua iniciativa.

um abração

Junior
Junior CegoPB
Usuário Cumari

Data de registro: 27 Out 2014, 09:26

Mensagempor Gih em 16 Jan 2015, 07:17

Bom dia Junior,
Você poderia me mandar seu email por MP.
Eu tenho alguns PDF's bem legais.
Beijos
Diário desastrado da Gih

"Uma parte de mim é desastrada, a outra parte eu derrubei e quebrei sem querer..."
Gih
Usuário Rocotó

Mensagempor Rozenlady em 22 Jan 2015, 13:56

Olá Júnior,

Primeiramente gostaria de te parabenizar por seguir os seus hobbies e estudá-los mesmo depois de tamanha adversidade com a sua visão.
Li o seu diário inteiro de ponta a ponta e não pude deixar de comentar :clap: meus parabéns para você e sua esposa pelos cultivos.
Fiquei muito triste de ver que você perdeu algumas de suas pimentas, caso queira, posso te enviar sementes de Pimenta Pimentão, uma pimenta ornamental, muito ardida porém sem sabor, tem fotos dela no meu diário caso você se interesse.

Boa sorte!
Diário de uma não-mais-adolescente

viewtopic.php?f=7&t=9394&p=141931
Rozenlady
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Jul 2009, 00:58

Mensagempor Junior CegoPB em 23 Jan 2015, 05:53

Bom dia amigos,

Gostaria de agradecer as palavras e incentivo de Rozenlady. Muito obrigado e estou me reorganizando, para quando começar as aulas de minhas filhas, eu voltar a tudo nos cultivos das pimentas e na participação aqui no fórum.

Saudações

Junior
Junior CegoPB
Usuário Cumari

Mensagempor Gih em 06 Fev 2015, 13:17

Oi Junior!!!
Como estão suas pimentas???
Você recebeu meu email?
Beijos
Diário desastrado da Gih

Gih
Usuário Rocotó

Mensagempor Resa1 em 18 Mar 2015, 14:21

Olá Junior!!!
Como você tem passado meu amigo?
Vê se aparece por aqui,
Um grande abraço.
Resa1
Usuário Cumari

Data de registro: 26 Out 2014, 23:16

Mensagempor Junior CegoPB em 02 Abr 2015, 05:21

Bom dia a todos amigos,

Gostaria, em primeiro lugar, de pedir um milhão de desculpas ( e ainda é pouco) pelo meu sumiço.
Bom, foram vários os fatores que dificutaram minha presença no fórum, e algumas ainda impedem que eu acesse com uma maior regularidade, mas prometo que vou fazer um esforço para dar notícias mais frequentemente.
Agradeço a atenção da Gi e do Reza1 e dos demais colegas que tem sempre um pensamento positivo em relação a minha pessoa.
Quanto as minhas pimentas, devido a falta de experiência, uma melhor adaptação aos vários fatores inerentes a minha região, um pouco de falta de atenção as plantas (já que tive que ficar ausente algum tempo e a pessoa que ficou responsável pelas mesma não teve o mesmo carinho) e os problemas comuns a cultura, perdi todas as minhas plantas.

Falando a verdade, fiquei muito triste. Porém aprendi, que na vida, sempre vamos sofrer derrotas, abalos e dificuldades. Também vamos cometer erros que podem trazer grandes dificuldades. Mas aprendi também, que isto é da vida e que não adianta muita coisa ficar se lamentando ou chorando pelo o que ocorreu. Penso que o melhor é aprender com os erros, corrigir o que pode ser corrigido e tocar em frente.

Neste sentido, estou tentando corrigir algumas dificuldades encontradas com a primeira plantação, fazendo algumas experiências e adaptações para a minha realidade e replantando de novo.

Hoje tenho uma remanecente da plantação antiga, a redonda de vaso, uma que ganhei em uma feira agroecológica, que não sei a espécie, e mais quatro que plantei e já transplantei para os vasos. Além disso, plantei novamente, direto no vaso, um ardida de vaso. Também tenho mais 20 mudinhas já transplantadas para sacos pretos e mais 15 em um sementeira.

É isso amigos. Como esse final de semana é feriado vou tentar postar algumas fotos.

Uma ótima semana santa e uma páscoa abençoada a todos,

São os meus votos e de toda a minha fámilia,

Junior
Junior CegoPB
Usuário Cumari

Mensagempor Max o Obelix em 02 Abr 2015, 07:10

Salve, Júnior!
Você retornando aqui é motivo de festa pra todos nós!
Esteja bem retornado, amigo! Estávamos com saudades de você.
E, como você sabe, estamos por aqui ao seu dispor.
Você está certíssimo! Nada de se esmorecer!
Todos nós que cultivamos as ardidas a mais tempo já tivemos as nossas perdas, várias vezes, não raro perdendo todo o plantio, como lhe aconteceu.
Bola para a frete!
E mande as ordens!
Feliz páscoa para você e toda a sua família.
Abraços,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Junior CegoPB em 14 Abr 2015, 04:56

Bom dia amigos,

Voltei de novo, rs. Deu um pau no meu computador e tive que reiniciar. Quando resolvi o problema, fui entrar no fórum e tinha esquecido minha senha. Só encontrei agora, ufa.

Gostaria de mandar um abração pro Max e pro os outros amigos. É muito bom estar de volta.

Depois posto fotos de minhas novas pimentinhas.

Um abração

Junior
Junior CegoPB
Usuário Cumari

Mensagempor Max o Obelix em 14 Abr 2015, 05:19

Junior CegoPB escreveu:Gostaria de mandar um abração pro Max e pro os outros amigos. É muito bom estar de volta.

É muito bom, mesmo, que você esteja de volta! :clap: :clap: :clap:
Por favor, informe se está precisando de algo para ajudar do seu recomeço de plantio das ardidas, aí.
Abração,
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Junior CegoPB em 15 Abr 2015, 04:42

Bom dia smigos,

Max, agradeço a ajuda e quando tiver dificuldades eu sei que posso recorer ao auxílio de vc amigo e de outros companheiros daqui do fórum. Por enquanto tá tudo normal.

abraços

Junior
Junior CegoPB
Usuário Cumari

Mensagempor Gih em 18 Mai 2015, 09:51

Junior,
Por onde você anda??
Não some não!!!

Beijos
Gi
Diário desastrado da Gih

Gih
Usuário Rocotó

Mensagempor Garibaldi em 22 Mai 2015, 15:57

Olá Junior . . . , um bom final de semana meu amigo e apareça.

Abraços,
Garibaldi.
Garibaldi
Usuário Fatalii

Data de registro: 24 Jul 2009, 12:27

de volta a ativa

Mensagempor Junior CegoPB em 15 Jan 2019, 14:19

Olá galera,

Gostaria de pedir desculpa a todos os participantes deste fórum por ter
abandonado os amigos que tanto me ajudaram. Aconteceu vários problemas para meu sumiço, mas ficaria muito extenso e cansativo contar aqui. Gostaria de voltar ao convívio dos amigos e participar das discussões sobre as ardidas aqui. Estava com muita saudade do fórum e estou muito feliz de ter conseguido voltar. Depois vou mostra as fotos de minhas ardidas e como consegui solucionar o problema do plantio em vasos que tanto me atormentou.

Abraços,

Junior
Junior CegoPB
Usuário Cumari

Mensagempor ZeliaCaires em 15 Jan 2019, 21:11

:clap: :clap: :clap: Tenha um ótimo retorno. E que essas páginas fiquem coloridas de belas fotos de seu cultivo . :)
ZeliaCaires
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 27 Fev 2011, 21:54

Mensagempor Geovan em 16 Jan 2019, 12:13

Olá Junior! Tudo bem? Espero que sim.

Outro detalhe que eu aprendi, com minhas pimenteiras, é que de vez em quando, saem uns galhos novos, de baixo, muito viçosos. Ouvi dizer que precisamos podá-los e foi o que fiz... apesar de alguns já estarem com flores... dizem que estes são os ladrões de energia da pimenteira. Os mais experientes aí poderiam confirmar se isso é verdade ou não? Fiz o certo ao podar esses galhos?

Um forte abraço!
Geovan
Geovan
Usuário Cambuci

Data de registro: 26 Dez 2018, 12:17

Mensagempor Junior CegoPB em 17 Jan 2019, 06:00

Bom dia a todos,

Agradeço a boas vindas de todos e mando um forte abraço a todos.

Bom, em relação as pimentas, eu tive problemas relacionados a local de plantio. Como eu não tinha área no solo para plantar, eu plantava em vasos de plástico.

Como eu moro em uma região quente (João Pessoa - PB) as plantas sofriam muito, nas épocas de calor, chegando a morrer todas as plantas.

A solução encontrada foi providenciar outro local para plantar as minhas ardidas. Em um site de vendas encontrei um cidadão vendendo uma carroceria de uma caminhonete.

Então comprei essa carroceria, arrangei
uns tocos de árvore (que já estava caída na natureza) e coloquei a carroceria em cima.

Enchi a carroceria com terra, adubo orgânico (estrumo de gado bovino), um pouco de areia e cinza de carvão (oriundo de churrasqueira)
e dexei curtindo um tempo. Depois plantei minhas plantas.

Hoje meu plantio é outro. Sei que plantar várias plantas em um espaço tão reduzido vai trazer problemas futuros, mas hoje minhas plantas estão em melhor condições do que estava antes. Como sou deficiente visual, tenho que esperar uma ajuda para tirar fotos, porém quando tiver as fotos eu posto aqui no fórum.

E Giovan, em relação aos galhos novos eu não sei bem te informar, mas com certeza galhos novos precisam de energia da planta para se formaram e energia gasta para formação das plantas, deixam de ser utilizadas para frutificação, mas tem que se ter cuidado para não dimunir bastante a área de folhagem, pois são elas que fornecem energia para planta através da fotossíntese.

Espero que alguém mais experiente possa nos ajudar.

Abraços,

Junior

Geovan escreveu:Olá Junior! Tudo bem? Espero que sim.

Outro detalhe que eu aprendi, com minhas pimenteiras, é que de vez em quando, saem uns galhos novos, de baixo, muito viçosos. Ouvi dizer que precisamos podá-los e foi o que fiz... apesar de alguns já estarem com flores... dizem que estes são os ladrões de energia da pimenteira. Os mais experientes aí poderiam confirmar se isso é verdade ou não? Fiz o certo ao podar esses galhos?

Um forte abraço!
Geovan
Junior CegoPB
Usuário Cumari

Mensagempor Rafael Paulo Guedes em 13 Mai 2019, 18:36

Olá Júnior.... passando aqui para dar um salve. Vi agora seu post no meu Diário e devido a correria acho que deixei passar a resposta. Mas é isso aeee... tamo aí um forte Abraço amigo. E bora dar um agito no Fórum. ;) ;) ;)
Minha alma só teme ao Rei dos Reis :!:(Elomar Figueira de Melo)

Diário
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=19747

Pet Bottle Pot
https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=1&t=19987
Rafael Paulo Guedes
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Jan 2016, 18:50

Anterior

Retornar para Diários