Fórum sobre DefumaçãoRe: Fórum sobre DefumaçãoOla amigos . Sou novo por aqui e estou me aventurando pela arte da defumação por alguns meses e estou com algumas dúvidas .
Vcs usam algum tipo de produto para ajudar na coloração do produto? Vi alguns videos na net que as pessoas usavam álcool de cereais com semente de urucum porem não acho esse álcool aqui na minha região. Posso substituir por outro produto?
Re: Fórum sobre Defumação
Maravilha cara,eu fiz o meu defumador de tambor,cometi alguns erros, joguei tudo fora e to fazendo outro menor e mais adequado a minha necessidade.Logo vou postar fotos das minhas experiencias da fumaça. Vc envolve em folha de aluminio na primeira fase? Parabens pelo Joelho de porco e o Tambaqui.
Oi colega Darci. Acho que o mais importante de todo processo é a temperagem. Deixo nos temperos por 72 horas. No defumador, com brasas de carvão e em temperatura média de 100ºC (mínimo 75ºC e máximo 125ºC). Penduro os joelhos protegidos com laminado por 7 horas. E então retiro o laminado e deixo na fumagem leve por 3 horas. Abraço.
Obrigado pela dica. Estava precisando delas mesmo.
Re: Fórum sobre DefumaçãoFica aí um vídeo que já foi postado mas não custa nada relembrar.
https://www.youtube.com/watch?v=NPK0pgU ... bEFuogcd2E
Re: Fórum sobre DefumaçãoMeu mini defumador para carnes e peixes e tambem defuma frios e pimentas.
http://www.youtube.com/watch?v=YZ94gztj44g
Parabéns Darci, seu defumador é invocado e parece bem funcional.
Obrigado, Eu ainda estou fazendo alguns ajustes mas o funcionamento dele é muito bom para o meu proposito.O que eu ainda tenho apanhado bastante é defumar peixes pendurado porque eles acabam cozinhando e caem. Nao ficam secos e dourados como esse da sua foto.O que eu faço é defumar em grelha e o sabor fica otimo.
Oi Darci. Seu peixe se desmanchou talvez devido a cabeça do peixe ter ficado ou estado solta com a assagem. Uma amarração simples já resolve. Espero que dê para você observar a amarração feita na foto do peixe. O mais importante é que usando uma agulha (tipo grande para passar o barbante), você passe o barbante pelos olhos do peixe, (firmando bem a cabeça que é muito pesada em relação a fragil carne quando cozido) e então faça a amarração de maneira firme. Levar ao defumador pela amarra do barbante do rabo, deixando a cabeça para baixo, promovendo o pingamento. Após o peixe defumado e pronto, espero esfriar, do jeito que o peixe está (inteiro e com o barbante de amarra), embalo em papel alumínio, envolvo em saco plástico culinário e então levo para estoque no freezer. Abraço.
Re: Fórum sobre DefumaçãoBoa noite, nao possuo experiência em defumaçao e gostaria de perguntar aos mais experientes se acham possível utilizar essa mini churrasqueira a bafo para defumar pequenas coisas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ozinha-_JM Abraços. Edgar
Re: Fórum sobre DefumaçãoBoa tarde gente.
Depois de tanto tempo afastado, me deliciei com este tópico. Percebi o grande crescimento da paixão pelos defumados. Parabéns a todos. ![]() ![]() ![]() ![]() "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King "ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ![]()
Re: Fórum sobre DefumaçãoEsse fórum me ajudou (e ainda tem me ajudado bastante) à respeito desta técnica deliciosa que é a defumação. Quero agradecer todos que participaram!!! rs
Re: Fórum sobre DefumaçãoOlá ! Já pesquisei aqui no forum mas não encontrei nada falando sobre as madeiras IPE e CUMARU.
Alguém sabe se posso utilizá-las ?
Grande Betto Eça, fera da defumação, também resolvi dar uma passada, pretendo voltar a defumar alguma coisa e resolvi me atualizar com as feras da defumação!
Re: Fórum sobre DefumaçãoBoa tarde, cheguei aqui para aprender tbm...
Um grande abraço a todos, e oq eu puder ajudar, fico a disposição, assim que eu conseguir postar uma foto, mostro o SeaFoxSmooken
Bom vê-lo de volta, aprendi muito com você.
Retornar para Defumação de Pimentas Quem está onlineUsuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante |
|