Chipotle - Pimenta defumada

Área para discutir tudo sobre defumação de pimentas.

Chipotle - Pimenta defumada

Mensagempor Werner Mathi em 20 Mai 2015, 14:01

O que é Chipotle:

Chipotle é o nome de uma pimenta muito popular na culinária mexicana e também em fusões de gastronomias, como mexicana-americana e tex-mex.

O chipotle é uma pimenta vermelha, com sabor forte, que muitas vezes é vendida em conserva, em pó ou em molhos, que podem ser usados em guisados de carne ou consumidos com outros aperitivos.

A pronúncia desta palavra é "chi-pô-tle".

Quando os jalapeños (ou pimenta-jalapenho), que são verdes amadurecem, eles ficam vermelhos, e são transformados em chipotles. Os jalapeños vermelhos são colhidos e colocados em placas de metal dentro de um compartimento de fumo, onde permanecem durante vários dias. Dessa forma, eles perdem a sua umidade e ficam com a aparência de passas ou ameixas secas.

O molho da marca tabasco com chipotle é um dos mais famosos e muito usado na preparação de vários pratos. É frequentemente usado em carnes, antes de ser cozinhada ou antes de ser servida.

Esta palavra tem origem no idioma Nahuatl (ou náuatle) em que a palavra xipotli é composta pela junção de xilli (que significa pimenta) e poctli (que significa fumaça).

Extraído do site significados.com.br
Abraços
Werner

Atualize seu perfil assim todos o (a) conhecerão melhor e tbm. estará automaticamente cadastrado (a) no banco de sementes para futuros recebimentos das mesmas.
Werner Mathi
Administrador do Fórum

Data de registro: 12 Out 2006, 22:29

Re: Chipotle - Pimenta defumada

Mensagempor Andre em 27 Mai 2015, 09:59

Jalapeño e Chipotle = minha Paixão !
Quem nunca experimentou pimenta defumada, não sabe o que esta perdendo.
;)
Andre
Usuário Rocotó

Data de registro: 26 Nov 2014, 15:43

Mensagempor Barreto em 01 Jun 2015, 05:52

Oi turma !
Produzi um pouco de chipotle utilizando um método bastante arcaico, simplesmente desviando a fumaça da chaminé de um fogão a lenha para um lata com as pimentas dependuradas.
A fumaça deve ser "fria" para não queimar as pimentas, isso se consegue usando pouca lenha, pouca mesmo e depois do fogo aceso usar lenha ligeiramente úmida para gerar um pouco de vapor e fixar melhor a fumaça nas ardidas.
Leva muito tempo e é bastante trabalhoso ficar alimentando o fogão, mas o resultado é surpreendente !

abraços mil,
Barreto
Meu modesto diario !
viewtopic.php?f=7&t=11217
Barreto
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Jun 2010, 19:08

Mensagempor André Fiamengui em 01 Jun 2015, 18:43

Olá pessoal,
Particularmente nunca tinha provado uma Chipotle, e recentemente me deparei com uma farinha temperada com Chipotle defumada.
Não acredito muito neste tipo de empresa, mas num é que ficou bom a tal da farinha temperada.
Ainda não tenho a Chipotle para cultivo, mas já me abriu outros horizontes e varias ideias de como incorpora-la no consumo diário.

[quote="Barreto"]Oi turma !
Produzi um pouco de chipotle utilizando um método bastante arcaico, simplesmente desviando a fumaça da chaminé de um fogão a lenha para um lata com as pimentas dependuradas.
A fumaça deve ser "fria" para não queimar as pimentas, isso se consegue usando pouca lenha, pouca mesmo e depois do fogo aceso usar lenha ligeiramente úmida para gerar um pouco de vapor e fixar melhor a fumaça nas ardidas.
Leva muito tempo e é bastante trabalhoso ficar alimentando o fogão, mas o resultado é surpreendente !

Barreto tentar utilizar esse processo do fogão a lenha.

Abraços.
A. Fiamengui
Aprender, crescer e espalhar conhecimentos.
Meu diário viewtopic.php?f=7&t=19420
André Fiamengui
Usuário Rocotó

Data de registro: 28 Mai 2015, 08:44

Mensagempor Max o Obelix em 28 Jun 2015, 21:02

.
Molho Chipotle ("Jalapeños Defumados - Picância Profissa"), do "De Cabrón".

Hoje eu degustei também esse maravilhoso Molho Chipotle que me foi presenteado pelo companheiro Luis André Confortini e que foi objeto do meu post 26 Jun 2015, 11:01 hs lá no meu diário, com várias fotos.

Amei! Eu já conheço esse tipo de molho há muitos anos e já degustei deles produzidos no México e em alguns países andinos, e esse do "De Cabrón" está entre os melhores que eu já provei. Pelo menos mais ao agrado do meu próprio gosto.

O "sabor fumo" dele está na proporção ideal e as notas amadeiradas são evidentes. As notas amadeiradas me lembraram uma mistura de cedro e louro, mas não posso afirmar. Para o meu gosto, o ácido do vinagre poderia ser menor, mas não prejudica demasiado. Para mim, o molho é de baixa pungência, um pouco menos pungente do que o molho Tabasco clássico. Porém para os degustadores comuns pode ser considerado de pungência mediana ou forte, a depender de quem seja o degustador.

Não posso afirmar se a pimenta utilizada foi mesmo a "Chipotle" mas também não há porque negar que o tenha sido. Provavelmente foi.

Recomendo esse molho com convicção.

Grato pelo presente, Luis André. Breve vou degustar também o Reaper Powder (Carolina Reaper em Pó, dos "Chilli Wizards") que você também me presenteou.

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor jorgelvs em 15 Set 2016, 10:12

Amigos,
Por favor, agora fiquei em dúvida... chipotle é uma variedade de pimenta ou é apenas a pimenta defumada?
Vejam o texto abaixo:
"Chipotle é um tipo de pimenta seca (às vezes também chamado de chilpoctle ou chilpotle em espanhol). A palavra raiz, chilpoctli (ou também pochilli), surgiu inicialmente entre os falantes de língua náuatle, um dos muitos idiomas autóctones ainda vivos no México, sendo que o termo chil = chile e poctli = fumo. Portanto, essencialmente, este termo significa pimenta fumada.

Normalmente utiliza-se a variedade jalapenho de Capsicum annuum, mas outros tipos também podem e são utilizados em sua preparação. A cor do chipotle é de um castanho pronunciadamente escuro. Comercialmente, o chipotle pode ser encontrado em pó, como pasta ou mesmo com as pimentas inteiras em molho chipotle, tanto em jarros de vidro como enlatados. O chipotle é utilizado em pratos de carne, como a carne de frango, de porco e de vaca. Ele também pode ser utilizado em certos pratos de peixe, por exemplo, misturado-o com maionese e atum (enlatado) na preparação de sanduíches diversos."
Jorge Mineiro
jorgelvs
Usuário Malagueta

Data de registro: 09 Set 2012, 18:33

Mensagempor André Fiamengui em 24 Set 2016, 10:08

jorgelvs escreveu:Amigos,
Por favor, agora fiquei em dúvida... chipotle é uma variedade de pimenta ou é apenas a pimenta defumada?
Vejam o texto abaixo:
"Chipotle é um tipo de pimenta seca (às vezes também chamado de chilpoctle ou chilpotle em espanhol). A palavra raiz, chilpoctli (ou também pochilli), surgiu inicialmente entre os falantes de língua náuatle, um dos muitos idiomas autóctones ainda vivos no México, sendo que o termo chil = chile e poctli = fumo. Portanto, essencialmente, este termo significa pimenta fumada.

Normalmente utiliza-se a variedade jalapenho de Capsicum annuum, mas outros tipos também podem e são utilizados em sua preparação. A cor do chipotle é de um castanho pronunciadamente escuro. Comercialmente, o chipotle pode ser encontrado em pó, como pasta ou mesmo com as pimentas inteiras em molho chipotle, tanto em jarros de vidro como enlatados. O chipotle é utilizado em pratos de carne, como a carne de frango, de porco e de vaca. Ele também pode ser utilizado em certos pratos de peixe, por exemplo, misturado-o com maionese e atum (enlatado) na preparação de sanduíches diversos."

E ai Jorgelvs!
Chipotle nada mais é que Jalapenho maduro passado pelo processo de defumação.
A defumação acaba retirando boa parte do liquido da jalapenho deixando com o aspecto seco, porem defumado devido a queima da serragem, temperos, madeiras, etc...

O processo de defumação pode ser feita com qualquer tipo de pimenta o importante é manter a fumaça fria e deixar por longas horas.

Espero ter ajudado.

Abraços
André
Aprender, crescer e espalhar conhecimentos.
Meu diário viewtopic.php?f=7&t=19420
André Fiamengui
Usuário Rocotó

Data de registro: 28 Mai 2015, 08:44

Retornar para Defumação de Pimentas