Jataí e outras Meliponas, alguém tem?

Discussões sobre quaisquer assuntos que não se encaixem nos outros tópicos.
Spam, correntes e coisas parecidas são proibidas.

Jataí e outras Meliponas, alguém tem?

Mensagempor roque em 01 Mai 2017, 06:20

Estou iniciando criação de Meliponas, como Jataí, mandaçaia, jandaíra e outras. Estou tentando capturar enxames com iscas de garrafas tipo PET. Alguém tem Meliponas ou tem experiência com esse tipo de captura ou da crriação das abelhas?
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Re: Jataí e outras Meliponas, alguém tem?

Mensagempor woldri em 11 Mai 2017, 19:38

Opa Roque tudo certo amigo ?
Tenho um colega aqui que cria abelhas , não sei ao certo a especie mas vou dar uma pesquisada com ele e te falo ;)
Um abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor roque em 14 Mai 2017, 08:49

Ok, aqui ainda estamos no período chuvoso e desisti de colocar as iscas, só dá formiga, a temporada de caça aos enxames só a partir de junho, com a diminuição das chuvaradas. Ontem mesmo caiu uma chuva muito grande. Estou com meia dúzia de garrafas, 3 aqui em casa, e três numa mata aqui perto. Comprei iscas pelo Merrcado Livre, e vou montar minhas iscas assim que o período chuvoso acabar. Uma coisa interessante para quem cultiva muita pimenta em estufas ou casa de vegetação é colocar uma caixa com jataí ou outra abelhinha sem ferrrão por perto, para ajudar na polinização.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Sinval Braga em 14 Mai 2017, 12:53

Roque, eu nunca criei, mas eu tinha 3 "cabaças" com o ninho das jatis. Sempre ficava uma cabaça vazia ao lado, para atrair novos enxames. O primeiro enxame, eu consegui tirando o ninho de um tronco, e os dois foram atraves da cabaça vazia, que ficava ao lado da povoada. Mas nada de uma criação, no bom sentido da palavra. Era mais para passar o tempo, e tem um mel azedinho uma vez por ano. abraços

Editando - Roque, eu fiz uma postagem em Tecnicas, fazendo uma pergunta sobre o EM-4. Vc viu?
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor roque em 15 Mai 2017, 00:32

Não vi, vou ver
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor roque em 25 Mai 2017, 08:51

As chuvas estão diminuindo de frequência e volume aqui em Manaus, sinal de que o período seco, ou verão amazônico se inica, então daqui a uma ou duas semanas, começo a preparar minhas iscas de garrafas PET e caixas de madeira. Comprei do Mercado Livre, geoprópolis e extrato de própolis de jataí e de otras meliponas, vendidos para isca, comprei também cera mista de meliponas e apis, e vou verr se consigo nos próximos meses capturar alguns enxames de meliponas.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor roque em 14 Jun 2017, 18:37

Recebi informações de um criador experiente daqui, ele me disse que o ideal para colocar as iscas é no período de grande florada nas matas. Aqui em Manaus ele disse que isso ocorre a partir do início de Agosto, onde também já está bem firmado o período seco. Então vou esperar mais um pouco para colocar minhas iscas.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor woldri em 16 Jun 2017, 11:54

E ae Roque tudo certo por ai ?
Falei com aquele meu conhecido aqui ele tem umas 30 jatai e algumas Europa, ele me disse que não gostou de usar iscas não ele disse que a melhor maneira de pegar o enxame é retirando-o do local e colocando em seu novo "lar" manualmente dai vc deixa o novo "lar" próximo ao local de origem até que elas se instalem no seu novo "lar" :D
Ele falou que pra ele foi a melhor forma pois as iscas não funcionaram muito bem não, fica ai a dica ;)
Abraço.
woldri
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 24 Jul 2009, 00:17

Mensagempor Gustavo Germano em 23 Jun 2017, 10:05

Olá Roque.

Iniciei a criação de abelhas nativas no ano passado.
Instalai várias iscas mas só capturei 3 enxames de jatai, e acabei perdendo um essa semana. Estou querendo capturar mandaçais, uruçu mas aqui não região (interior de SP) não é fácil
Aqui na região onde moro está frio e vou esperar para reinstalar minhas iscas pet somente no começo da primavera.
O pessoal não aconselha retirar a abelha do local. Isso inclusive é proibido. Capturar somente nas iscas por determinação do IBAMA.
Tem um grupo muito bom no facebook chamado "Abena - Abelhas Nativas", tem muito conteúdo e o pessoal por lá é muito prestativo.
Agora estou preparando o cultivo de plantas melíferas "Pasto Apícula". E também de jalapanos, tabasco é claro.
Com relação à captura na isca, depois de capturada o correto e esperar mais uns 60 a 90 dias para a chegada da princesa/rainha e para a formação e armazenagem de alimentos. Dois vc retira a isca e instala no local onde irá ficar a caixa e espera mais 30 dias para finalmente fazer a transferência para caixa.
Quando eu localizo um enxame em um muro ou árvore ou barranco eu costumo instalar a isca a aproximadamente uns 10 metros.
Estou à disposição para ajudar.
Gustavo Germano
Usuário Cambuci

Data de registro: 14 Mai 2013, 21:27

Mensagempor roque em 24 Jun 2017, 19:01

Aqui o período de colocar as iscas é entre julho e setembro, onde ocorre o pico dos enxames. já armei umas 6 ou 7 iscas, mas só deu formiga até agora. Comprei geoprópilis e iscas de meliponas e específico para jataí, mas só vou armar novas iscas com os novos atrativos em julho, agora estamos realmente sem floradas nativas nas matas. Um colega meu que já trabalhou com meliponas disse que o pico das floradas é entre agosto e setembro e por isso os enxames acabam pegando mlhor nas iscas nesses meses, devido a abundância de alimento e o fortalecimento das colônias instaladas.
roque
Usuário Buth Jolokia

Retornar para Qualquer outra coisa (ou quase)