O maravilhoso mundo das pimentas

Informações e discussões sobre variedades de pimentas brasileiras.

Information and discussions about Braziliian chile varieties.

O maravilhoso mundo das pimentas

Mensagempor Andrea Casabella em 10 Nov 2015, 11:05

Como boa nordestina, sou fascinada por pimentas. Desde pequena, sou acostumada a misturar o ingrediente em quase todas as refeições. Era pimenta no feijão, na sopa, no peixe, na carne, quando comia vatapá... e, à medida que fui crescendo e aprendendo a me virar na cozinha, fui adquirindo cada vez mais gosto por esse tempero tão típico da nossa região. Nunca me especializei muito no assunto, além da experiência básica de apreciadora, porém com o tempo fui entendendo que a dedo-de-moça se adequava mais às saladas, por seu gosto mais leve, e que a pimenta-de-cheiro, tipicamente baiana, combinava mais com peixes e assim por diante.
Uma vez em viagem ao Rio de Janeiro descobri, meio que por acidente, uma lojinha especializada em condimentos que vendia mais de 60 tipos de pimenta do mundo todo. Fiquei encantada e fiz uma pequena provisão das minhas pimentas preferidas porque não sabia quando voltaria à cidade, e qual não foi a minha surpresa ao descobrir que há pouco tempo abriram uma franquia aqui pertinho em Recife! Como não abro mão da pimenta, aproveitei que poderia tirar uns dias de férias e parti para Pernambuco. Consegui um hotel em Recife, o que, apesar da alta temporada, foi tarefa fácil devido à extensa rede hoteleira da capital pernambucana, uma das melhores do país, e aproveitei para passear um pouco pela cidade. No dia seguinte, fui até a loja curiosa para saber se encontraria as mesmas delícias que eu encontrava no Rio de Janeiro.

Imagem

A loja não me decepcionou, havia pimentas do mundo todo. Conservas, molhos, geleias, pimentas secas e até sais e trufas. Um mundo dedicado à pimenta. Fanática desse tempero, fiquei maravilhada, renovei meu estoque, comprei livros de receitas, kit de pimentas internacionais, um moedor novo e até um pôster para decorar minha cozinha. Talvez você esteja achando que sou exagerada, mas há coisas que não se explicam e, me diz: quem não gosta de dar uma apimentada na vida?
Andrea Casabella
Usuário Cambuci

Data de registro: 09 Nov 2015, 11:04

Re: O maravilhoso mundo das pimentas

Mensagempor Benedito Caturelli em 15 Jan 2016, 17:19

Andrea, boa noite!
Bela postagem, magnífica foto, e sua descrição sobre as ardidas foi digna de uma velha(experiente pimenteira).

Abraços ardentes!

Dito Caturelli
Velho pimenteiro mesmo.
Benedito Caturelli
Usuário Murupi

Data de registro: 23 Jul 2008, 18:13

Retornar para Pimentas brasileiras -- Brazilian chiles