LEDs... O cultivo do futuro!

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: LEDs... O cultivo do futuro!

Mensagempor pirapora em 23 Mar 2010, 20:43

ja plantei com luz artificial daquelas lampadas amarelas!
pirapora
Usuário Jalapeño

Data de registro: 21 Mar 2010, 23:37
Localização: Rua Primeiro de maio, n-257. em frente ao 25bc. Teresina- PI

Mensagempor pollux em 02 Abr 2010, 15:55

Ao pessoal do LED
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -solar-_JM
Recomendo... Economia de 100%.. Carregado a energia solar... Custo razoável...
Saudações...
Eduardo
"A vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre."
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Data de registro: 20 Fev 2007, 16:37

Mensagempor Dr. Beijim em 06 Abr 2010, 18:58

Ola pessoal tudo massa,

Estou aqui com algumas duvidas, apesar de ter lido sobre este assunto em diversos foruns. Vamos lá, estou querendo plantar um pé de tomate em meu apê entretanto a iluminação natural aqui é restrita, tendo então que partir para uma produção indoor, me deparei com seguinte problema uma luz de vapor de sódio gasta uma fortuna.. e os Led´s eu naum sei quais usar (as cores eu sei assim como o anglo, o problema é w) .. poderiam dar uma pequena olhada nas especificações dos seguintes Led's e qual seria o melhor para meu pé?
Só vai um por vez então
Anexos
LX61.pdf
(595.54 KIB) Baixado 186 vezes
Dr. Beijim
Usuário Cambuci

Data de registro: 06 Abr 2010, 18:29

Mensagempor Betto Eça em 06 Abr 2010, 20:00

Beijim, bem vindo ao nosso fórum.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Mensagempor Regicps em 07 Abr 2010, 11:24

Dr. Beijim escreveu:Ola pessoal tudo massa,

Estou aqui com algumas duvidas, apesar de ter lido sobre este assunto em diversos foruns. Vamos lá, estou querendo plantar um pé de tomate em meu apê entretanto a iluminação natural aqui é restrita, tendo então que partir para uma produção indoor, me deparei com seguinte problema uma luz de vapor de sódio gasta uma fortuna.. e os Led´s eu naum sei quais usar (as cores eu sei assim como o anglo, o problema é w) .. poderiam dar uma pequena olhada nas especificações dos seguintes Led's e qual seria o melhor para meu pé?
Só vai um por vez então

Opa AMigo... em 0,4 m² eu utilizei 80 leds de 5mm alto brilho... (já com todas as cores) foi de boa mas se eu fosse vc dobraria este valor caso for totalmente indoor e se o tomate for ficar todo seu ciclo abaixo desta iluminação.
Regicps
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 06 Jan 2009, 13:00

Mensagempor Dr. Beijim em 07 Abr 2010, 11:55

Eu estou pensando em fritalas.. :D

Na verdade pensei em 3 lampâdas dessas de segurança as quais possuem 2 fileiras de led's, contendo cada fileira 40 leds, dando um total de 80 led's. Cada lampada destas me daria em torno de 40w de luz, e as 3 juntas 120w, não é isso?

O sistema já esta montado é um sistema Hidroponico (Bubble), para uma unica planta.

Só falta finalizar o processo das lâmpadas a serem utilizadas.. mas acho que agora vai.... muito obrigado pessoal...

Os led serão estes então de 5mm, com ângulo de 120º... 240 leds sendo, 108 vermelhos, 72 azuis, 60 brancas...

e como tô no sertão calor não é problema.. estraga...
Dr. Beijim
Usuário Cambuci

Mensagempor Regicps em 07 Abr 2010, 12:09

Opa Amigo... cuidado com o vermelho acima de 650nm, principalmente em tomates pois inibe o crescimento... e com 120w em leds dará para iluminar 1 m² de area tranquilo..
Regicps

Mensagempor pollux em 11 Abr 2010, 10:06

Regis to com uma duvida aqui, começei a mntar uma estufa para esse inverno (cansei de ver minhas mudas morrerem para o frio), to pensando em usar um tuperware grande, na parte inferior vai ser posto um resistência de chuveiro (coberta por uns 10 cm de agua) uma base de madeira perfurada para as mudas/sementeira, um termostato de incubadora controlando a temperatura. Minha dúvida é se seria vantajoso por os LED´s na tampa do tuperware. Eu consigo deixar o sol da manha atingir o conjunto, mas não queria ter que abrir o tupeware a toda hora por causa das temperaturas de inverno aqui...
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor Betto Eça em 12 Abr 2010, 08:02

Projeto interessante Eduardo, gostaria de ve-lo aqui no fórum para incentivar a outros colegas foristas que sofrem com o frio.
Aqui na Bahia por exemplo, estamos passando o maior sufoco com uma frente fria... os termometros estão acusando 28ºC... :$ :angel: :tmi: :lol:
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Mensagempor Regicps em 12 Abr 2010, 10:51

pollux escreveu:Regis to com uma duvida aqui, começei a mntar uma estufa para esse inverno (cansei de ver minhas mudas morrerem para o frio), to pensando em usar um tuperware grande, na parte inferior vai ser posto um resistência de chuveiro (coberta por uns 10 cm de agua) uma base de madeira perfurada para as mudas/sementeira, um termostato de incubadora controlando a temperatura. Minha dúvida é se seria vantajoso por os LED´s na tampa do tuperware. Eu consigo deixar o sol da manha atingir o conjunto, mas não queria ter que abrir o tupeware a toda hora por causa das temperaturas de inverno aqui...

Rapaz... o tapware é de que tamanho???...

vc tem a opção de colocar os pisca pisca de natal (em leds brancos) encaixado na tampa assim vc teria o util ao agradavel...
Regicps

Mensagempor pollux em 12 Abr 2010, 11:21

To pensandop num bem grandinho, mas tendendo mais para aqueles isopor de gelar cerva....
Pelo menos, em teoria, teria um maior isolamento térmico e diminuiria o consumo de energia...
rs
Saudações...
Eduardo
Bushidô
Meu Diário
pollux
Usuário Murupi

Mensagempor mcbrito1 em 13 Abr 2010, 14:52

Pessoal,

sei que esta discussão já está bem desenvolvida e talvez alguém até tenha falado disto antes... Mas será que não seria mais vantagem utilizar leds brancos, já que eles emitem luz em todas as faixas de comprimento? Mais uma coisa... Sei que a emissão de calor deles é baixíssima, mas será que em projetos com mais de 100 leds há um aumento considerável da temperatura na estufa?

Abraço,

Marcelo
Eu quero uma bhut jolokia pra comer! O meu problema ela tem que resolver!
Diário das minhas meninas
mcbrito1
Usuário Cumari

Data de registro: 23 Ago 2007, 21:27

Mensagempor FANEZZE em 15 Abr 2010, 11:30

Bom dia pessoal, considerando a corrente de um Led em torno de 20mA e sua tensão algo em torno de 3.2Vcc, para 100 Leds a potência total em Watts seria de 7.2 muito baixa para qualquer estufa. ;) ;)
Nossa amizade pode ter varias vírgulas, mas nunca um ponto final.

viewtopic.php?f=8&t=6239
viewtopic.php?f=5&t=8153
viewtopic.php?f=18&t=5415
FANEZZE
Usuário Fatalii

Data de registro: 14 Ago 2008, 22:33

Mensagempor Dr. Beijim em 19 Abr 2010, 23:26

Ola pessoal,

Olha eu aqui de novo, vamos lá...

Gostaria de agradecer por todas as mensagens que eu li, em diversos tópicos, vcs realemente ajudam pessoas a conseguirem ter o dedo verde...

Então... a algum tempo venho fazendo uma vasta pesquisa sobre o uso dos Led´s, e em alguns lugares achei as seguinte referência, 100w de Led's equivalem a 400w de HPS, isso seria ótimo, mas o arranjo de cores nem sempre faz com que estes 100w tenha a eficiencia de uma 250w de HPS, entretanto como na msg anterior o brodinho perguntou sobre os Led's brancos aqui vai e é ai que eu acho que existe toda a diferença, pois as brancas são muitas vezes esquecidas.

A escala fotossintetica foton utilizado por grande parte das plantas vão dos 400nm aos 700nm. Em um sistema de led quando utilizamos o Azul Royal, se não me engano, conseguimos extrair ondas de 430nm até os 450nm, já no Azul dos 450 ao 470, e o Vermelho do 630 aos 670nm, então meu velho seria relmante interessente incrementar um sistema de Led com lampadas brancas, ainda mais em lugares frios, onde poderia se por um Led branco quente (não passa dos 28º), pois as ondas destas começam exatamente entre os 350 e 400 tendo.

Segundo alguns artigos que andei lendo, a Intensidade luminosa também vaz toda a diferença por exemplo se vc usa 100w de led's de 1w emite uma luz mais difusa que 100w de leds de 5w , no caso é mais vantajoso ao invez de ter 100 leds, 20 leds

no caso para o bendito pé de tomate italiano,, ele fica bem grandinho, vou por 150w, provavelmente de led´s de 3w, e ai tentei fazer uma proporção de lumens e ftons, e cheguei a seguinte louca conclusão
60% vermelho
30% azul
10% branca

Ahhh sim!!!!!!! Encontrei uma boa importadora de Led's, e estes saem baratinho R$ 2,70 a unidade de 1w, estou negociando de 3w mas eles ainda não possuem em estoque então não me informaram o valor ainda, me pediram 1 semana, mas moça me falou que provavelmente seria R$ 3,50. Pedi o orçamento também do de 5w, se der certo.. mando tudo pra cá.. ok???
Dr. Beijim
Usuário Cambuci

Mensagempor Dr. Beijim em 19 Abr 2010, 23:37

Mil desculpas pelos erros, estou trabalhando loucamente na frente do pc e fui digitandoooo sem parar..
Dr. Beijim
Usuário Cambuci

Mensagempor Regicps em 20 Abr 2010, 08:49

Segundo alguns artigos que andei lendo, a Intensidade luminosa também vaz toda a diferença por exemplo se vc usa 100w de led's de 1w emite uma luz mais difusa que 100w de leds de 5w , no caso é mais vantajoso ao invez de ter 100 leds, 20 leds

Opa Amigo... falou tudo... existe também uns aparelhos bem potentes de luz led branca inclusive refrigerado por ventoinhas onde no crescimento vegetativo essa maior intensidade luminosa fará toda a diferença.
Regicps

Mensagempor Dr. Beijim em 20 Abr 2010, 11:27

Então como havia prometido, olha eu aqui de novo... e com um belo orçamento, ainda esta meio salgado (saiu bem mais caro do que eu pensava), mas é para um ÓTIMO sistema de iluminação indoor com led´s.

A empresa é a UNILED..

3w vermelho = und R$5,10 (30 leds = R$153,00)
3w azul = und R$6,72 (15 leds = R$100,80)
3w branco frio = und R$5,10 (5 leds = R$25.50). (eu tô usando branco frio porque moro em um lugar muito quente, sempre acima dos 24ºc)

TOTAL = 150w, por R$279,30.

Estou agora entrando em contado com uma empresa chinesa que é fabricante deste benditos Led's, e vendem qualquer quantidade cobrando o mesmo preço, sendo que taxa de envio é por nossa conta, além de solução de possiveis problemas na alfandega. (eu adoro esses chinas, no site tem alguns Led's de 3w por US$ 0.99

Valeu meu povo.. depois eu volto que eu to no meio de uma reunião eu eu aqui postando :rofl:
Dr. Beijim
Usuário Cambuci

Mensagempor Regicps em 05 Ago 2010, 13:22

Galera dos led's... algum progresso?????
Regicps

Mensagempor Overal em 28 Ago 2010, 13:31

Ola Galera este é meu primeiro post, eu tenho uma estufa com iluminação hibrida, com fluor compacta e led, estou utilizando duas lampadas de LED, que comprei pela net( http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.8372), tem quatro no meio azul e o restante é esse tom purpuro. Vi que varios sugeriram os leds azuis e vermelhor convencionais, porem estes LED que são especificos para plantas tem tanto o tom do azul como do vermelho(purpuro), diferentes dos encontrados nas lojas de mat. eletronicos. A pergunta é sera que faz diferença, e outra vale a pena investir em uma lampada de 2W que custa U$18,00, ou é melhor comprar uma dessas (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.44176), que tem eficiencia de 750 Lumens a 10W, ou mesmo uma dessas que tem a marca surpreendente de 4000LM a 50W (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.5766)

Obrigado e espero poder acresentar ao forum(no proximo vem a foto da minha estufa)
Vagabundo com estilo é sempre na picadilha.
Overal
Usuário Jalapeño

Data de registro: 27 Jul 2010, 13:14

Mensagempor Cleômenes em 29 Ago 2010, 12:29

Boa tarde, Overal.
Aproveite para preencher as informações do seu perfil, assim poderemos conhece-lo melhor.
Um abraço alagoano.
Cleômenes
Usuário Trinidad Scorpion

Data de registro: 22 Mar 2006, 02:55

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas