EM - 4

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: EM - 4

Mensagempor EuSouUmaPlanta em 05 Out 2011, 19:28

.
Editado pela última vez por EuSouUmaPlanta em 27 Mai 2012, 07:58, num total de 1 vezes
EuSouUmaPlanta
Usuário Jalapeño

Data de registro: 20 Set 2011, 15:00

Mensagempor Sinval Braga em 06 Out 2011, 19:08

EuSouUmaPlanta

Amigo, tira uma duvida minha. Vc citou:
[i]Depois misturei com um pouco de farelo de trigo, mais uns 2 litro de caldo de cana, uns 8 litros de água e virou isso.[/i]

A imagem da foto, é parecida com uma torta de algum tipo de farelo. Minha duvida é se vc deixou secar, ou se ela, mesmo depois de receber os 8 litros de água ficou daquela forma.
Estou muito interessado no processo, e acompanhando tudo.
Gostei muito das suas fotos. Dão a ideia real do trabalho que vc executou.
Abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor EuSouUmaPlanta em 08 Out 2011, 19:00

.
Editado pela última vez por EuSouUmaPlanta em 27 Mai 2012, 07:58, num total de 1 vezes
EuSouUmaPlanta
Usuário Jalapeño

Data de registro: 20 Set 2011, 15:00

Mensagempor Sinval Braga em 08 Out 2011, 21:06

EuSouUmaPlanta

Obrigado pelas informações amigo.
Estou tentando fazer o processo na propria compostagem. Vou tentar isolar as bacterias que decompoem a materia organica. Depois de isoladas vamos ver se da para multiplica-las.

É um trabalho bem tecnico, mas é assim que começa.
Estou acompanhando o tópico.
Parabens pelas suas experiencias, são bem cientificas.
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 20 Out 2011, 18:40

Roque
Vc que já morou na amazonia, por acaso fez compostagem usando pedaços de galhos com fungos inoculados? Normalmente, nas florestas umidas, encontramos pedaços de gravetos e galhos com fungos. Fui numa pequena mata ciliar, e coletei pedaços de galhos com fungos, e estou conseguindo multiplica-los.
Sinval
Anexos
SAM_0094.JPG
SAM_0095.JPG
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor necotorquato em 08 Dez 2011, 07:40

EuSouUmaPlanta escreveu:Fui cheirar o vinagre para depois cheirar o experimento, e realmente, de vinagre nao lembra nada.
Nos primeiros dias ate tinha um cheiro mais azedo/acetico, mas ja passou.

Vejo bolhinhas emergir.

Na superfície, alem dos fungos brancos, estão aparecendo os levemente avermelhados.

Será que deu errado ? descarto ?

Se o odor não lembrar a fermentação acética o processo desandou. Outro fato que atesta isso é o pH q vc relatou: para uma boa solução de EM o pH deve estar em 4 e 3,5. Penso q vc deve descarta essa e tentar novamente.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Data de registro: 28 Mar 2008, 15:55

Mensagempor necotorquato em 08 Dez 2011, 07:44

EuSouUmaPlanta escreveu:Bom, coei a solução e fiz algumas medições,

Ph está em 3,0 e o Ec está em 0,2˜0,3, acredito que esteja bastante ácido por que até o dia anterior da medição estava borbulhando/fermentando, mas deve melhorar com o tempo.

Dilui em diversas concetrações para fazer testes, logo voltarei com os resultados

Outro detalhe que me chamou a atenção em suas fotos: os gomos de bambu já estao secos e apresentam manchas de mofo. O que pode ter ocorrido é a multiplicação maior desse mofo que já estava alojado nos gomos e este dominaram a cultura.

Recomendo q vc use gomos de bambu verdes, ou mesmo uma caixa de madeira, para coletar os EM.

Estou estudando/testando uma nova técnica para coletar os EM da natureza. Em breve postarei o resultado no meu blog e te aviso.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor necotorquato em 08 Dez 2011, 07:49

Sinval Braga escreveu:Ola Neco
Se eu fizer uma "bola", de farinha de trigo com agua não clorada, colocar no interior de uma pilha de composto, da para tirar algo de bom dai?

Uma vez, por "acidente", uma destas bolas foi parar no composto. Qdo fui revira-lo, encontrei-a envolta de uma espessa camada branca. Tratava-se de fungos e os actinomicetos da compostagem, unicos organismos vistos a olho nu.
Eu estava na chacara, e iamos pescar lambaris, fizemos como isca a massa com farinha de trigo, e talves uma das crianças jogou-a dentro do composto.

A verdade éque foi colonizada. Minha pergunta e: "tem como multiplicar estes microrganimos? Fazer uma cultura bacteriana?"

Grande abraço
Sinval

Olá Sinval,

Sim, vc pode aproveitar esses fungos e essas bacterias e multiplica-las. O processo é semelhante ao de coletar EM: vc precisa de um meio para que elas cresçam (farelo de trigo, por exemplo) e algo para elas se alimentarem (melado de cana).

Boa sorte e inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor Sinval Braga em 11 Dez 2011, 12:34

Oi Neco
Grato pelo retorno. Estou propagando estes fungos numa caixa de esopor, mantendo umidade constante.

Vou fazer o processo da multiplicação, usando as "bolas" colocadas na compostagem usando farelo e melado. Logo postarei fotos do resultado.
....................
Parabens pelo seu blog, achei muito interessante.
abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor necotorquato em 13 Dez 2011, 07:40

Sinval Braga escreveu:Oi Neco
Grato pelo retorno. Estou propagando estes fungos numa caixa de esopor, mantendo umidade constante.

Vou fazer o processo da multiplicação, usando as "bolas" colocadas na compostagem usando farelo e melado. Logo postarei fotos do resultado.
....................
Parabens pelo seu blog, achei muito interessante.
abrçs
Sinval

Obrigado Sinval pela força no blog!

Depois que conseguir reproduzir os fungos, passe a técnica que vc uso para gente.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor Sinval Braga em 13 Dez 2011, 11:21

Neco

Ok amigo, será um prazer compartilhar.
abrç
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor alvarofsjr em 15 Dez 2011, 10:13

Olá Neco.

Ganhasse mais um adepto das técnicas ecologicamente corretas. Quero ver se consigo iniciar o meu projeto do biobalde na semana que vem.
Vamos tentar contagiar mais pessoas com estas técnicas de reutilização do nosso lixo orgânico, que só fazem bem ao nosso planeta. Com essas técnicas aliadas a coleta seletiva, certamente o nosso lixo descartado para o meio ambiente irá reduzir consideravelmente.
Parabéns pela iniciativa.

Grande abraço.

Álvaro.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver no mundo" Mahatma Gandhi

Diário do Álvaro
alvarofsjr
Usuário Malagueta

Data de registro: 18 Nov 2011, 14:29

Mensagempor necotorquato em 16 Dez 2011, 09:23

alvarofsjr escreveu:Olá Neco.

Ganhasse mais um adepto das técnicas ecologicamente corretas. Quero ver se consigo iniciar o meu projeto do biobalde na semana que vem.
Vamos tentar contagiar mais pessoas com estas técnicas de reutilização do nosso lixo orgânico, que só fazem bem ao nosso planeta. Com essas técnicas aliadas a coleta seletiva, certamente o nosso lixo descartado para o meio ambiente irá reduzir consideravelmente.
Parabéns pela iniciativa.

Grande abraço.

Álvaro.

Obrigado Álvaro pela força, mais uma vez!

Já fiz 2 biobaldes para um amigo e estou "produzindo" mais 3.

Como vc deve ter visto no post, a técnica é muito simples, o adubo pode ser produzido dentro de apartamentos (debaixo da pia por exemplo), o tempo para produção é reduzido, alem de necessitar de pouco atenção/esforço para que o processo se conclua.

Penso que com essa técnica temos nas mãos uma grande aliada para diminuir o volume de lixo orgânico, destinado a lixões e aterros sanitários em todo pais, e diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Algo errado não está certo

Mensagempor JP505 em 06 Dez 2016, 04:52

Olá, sou novo por aqui, na verdade fiz a conta exatamente para mandar essa mensagem, sei que é um topico antigo mas realmente espero resposta para esclarecer oque aconteceu na minha tentativa.

Bem, sendo direto, tentei coletar os fungos usando uma vasilha dessas de botar embaixo de vaso de planta, so que uma pequena, coberta com papel filme que perfurei com uma agulha varias vezes, depois do tempo nescessario ao retirar da terra constatei que o filme havia se rompido em um canto e não havia fungo algum no arroz, oque havia no lugar era uma bela colonia de larvas que nao faço ideia de qual bicho eram entao fui direto para a segunda tentativa e coloquei dessa vez 5 camadas de papel filme e um pedaço de azulejo para proteger em caso do peso da terra estragar o papel filme e nessa segunda tentativa as larvas nao apareceram, em vez disso houve uma grande colonização de dois tipos de insetos um comum em terra, de cor cinza e pequeno e aneis na parte superior do corpo e outro que era bem pequeno sendo que os maiores tinham cor vermelho acastanhado e os menores (acho eu filhotes) eram brancos quase transparentes, no fim nao consegui coletar os fungos mas ja estava com uma pet com açucar e alguns pedaços pequenos de batata (é bom para adicionar certas coisas que estariam em falta no açucar refinado) e a agua, o liquido para os fungos colonizarem, para nao perder ele coletei um pouco dos fungos que nascem em arvore de um pé de acerola que tem no meu quintal e aparentemente algo cresce dentro da pet ja que se criou uma camada gosmenta na superficie do liquido e o liquido está com um cheiro levemente doce e avinagrado.
A minha duvida é: porque motivos eu posso nao ter conseguido coletar os fungos? o produto coletado que está na pet serve para o mesmo fim ou algo similar?

Ah, so para esclarecer, tenho uma caixa d'agua daquelas de amianto que por ter ficado fora de uso comecei a usar para compostagem, enchi de terra e sempre enterro restos de verduras e frutas ai quando uma parte ta bem decomposta retiro a areia e uso em vasos ou no meu canteiro e completo a caixa com a areia pobre que tem no quintal, andei comprando cementes e estou esperando chegar por isso vou precisar de mais terra entao a utilidade que eu daria para esse mix de bacterias feito nessa receita seria colocar dentro da compostagem para diversificar o ecossistema de la e acelerar todo o processo
JP505
Usuário Cambuci

Data de registro: 22 Nov 2016, 20:42

Mensagempor roque em 06 Dez 2016, 11:39

Os animais podem ser embuás, diplopodas, tem um monte de perninhas e são detritívoros. Para capturar os fungos de solo tem de ser num local com boa umidade e solo rico em matéria orgânica, de preferência solo de mata ou floresta. Nunca tive problemas em coletar fungos com arroz ou outro substrato. Se o solo estiver muito seco e pobre em matéria orgânica, pode ser o que levou a não haver colonização por fungos.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor JP505 em 09 Dez 2016, 08:40

roque escreveu:Os animais podem ser embuás, diplopodas, tem um monte de perninhas e são detritívoros. Para capturar os fungos de solo tem de ser num local com boa umidade e solo rico em matéria orgânica, de preferência solo de mata ou floresta. Nunca tive problemas em coletar fungos com arroz ou outro substrato. Se o solo estiver muito seco e pobre em matéria orgânica, pode ser o que levou a não haver colonização por fungos.

na primeira tentativa oque apareceu foi alguma expecie de larva ou algo similar, na segunda estava mais para aqueles insetinhos de terra que aparece muito em terra com muito substrato organico mas nao tinham nada a ver com diplopodas, ao meu ver, embora fossem anelares e tivessem muitas pernas nao tinham corpo comprido o suficiente (mais ou menos como na foto, foi a foto mais proxima que achei embora ainda esteja bem diferente)
Ja sobre o lugar, coloquei o pote de coleta em um lugar o mais proximo possivel que pude encontrar do descrito aqui no forum

Imagem
JP505
Usuário Cambuci

Data de registro: 22 Nov 2016, 20:42

Mensagempor roque em 09 Dez 2016, 12:45

Esse aí da foto é um tatuzinho.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Rosangela.B.Wolf em 18 Fev 2017, 18:20

Olá a todos! Venho com grande emoção compartilhar minhas experiências com vcs! Bom, depois que li este artigo do Wallace, fiquei empolgadíssima para começar a fazer o meu inoculante EM4.
Como moro em local urbano, não muito propício para executar a receita do EM4, tive que buscar alternativas para realizar este feito.
Aqui perto não temos mata /floresta preservada, pelo menos onde se possa invadir para “esconder” algo debaixo da terra (como pede na receita) só parques, então não quis correr o risco de ser presa por estar enterrando “coisas estranhas” em local público! Além de não me parecer ecologicamente correto. Assim, a minha ideia para este impasse foi ir a busca de uma mata preservada na cidade vizinha e retirar terra virgem de lá. Encontramos uma terra excelente, muito preta, com bastante matéria orgânica na superfície. Assim, enchemos um balde de 18l e voltamos para casa felizes da vida!
Voltando ao EM4… Cozinhei o arroz papa (meia receita), e enquanto ele esfriava, com um cano de PVC fiz 5 copos de jornal altos. O intuito era colocar o arroz dentro deles e dobrar a parte de cima para que não abrissem com a umidade. Já com os pacotinhos prontos, foi só enterrá-los dentro da terra do balde. (Se a Rô não vai até a floresta, a floresta vem até a Rô!). :)
Passado uma semana, virei a terra do balde dentro de uma caixa grande de plástico, retirei os pacotinhos e abri com muito cuidado. E para minha alegria, lá estava o arroz com o tão desejado fungo branco! Não só, toda a superfície da terra estava com uma camada extensa do mesmo fungo! Nada estragou, o arroz ficou parecendo uma massinha branca bem molinha! Daí prossegui como manda receita do EM4 mencionada no texto do blog. Em resumo, quero deixar registrado neste texto minha gratidão, e dizer que com boa vontade e criatividade é possível realizar coisas incríveis!
Beijo grande a todos!
Na vida tudo o que se planta, se colhe... Plantemos boas sementes para que os melhores frutos sejam colhidos!
Rosangela.B.Wolf
Usuário Cambuci

Data de registro: 07 Fev 2017, 22:02

Mensagempor Sinval Braga em 11 Mai 2017, 11:47

Ola amigas e amigos que fazem o EM ou que ja fizeram o EM. Eu uso o EM ja tem algum tempo. Comecei a usa-lo depois que vi esta postagem e também conheci o Blog do Neco. Só mesmo a titulo de curiosidade, gostaria de esplanar o seguinte. Qdo fazemos a captura dos microrganismos na mata, estamos capturando fungos e bactérias aeróbicas. Depois de capturadas, fazemos a seleção e colocamos na água, junto com melado, rapadura ou açucar mascavo, para a proliferação desses microrganismos. Nesta condições, os microrganimos estão num meio anaerobico, e na verdade vamos proliferar os anaerobicos, e não os aerobicos. Para fazer o bokashi, ou uma compostagem, usamos o EM. Estamos usando então microrganismos anaeróbicos, que com certeza morrerão na presença de oxigênio. O proprio bokashi, deve ser revirado todos os dias, sendo que em situações de alta temperatura até 4 a 5 vezes por dia. O motivo destas reviradas é oxigenar o material. Minha pergunta é seguinte. Não seria mais sensato proliferar os microrganismos capturados em meio aeróbico?
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 15 Mai 2017, 00:43

Não é bem assim não, se colocarmos os microorganismos num líquido, sem fazer um ambiente anaeróbico, vai ser um cultivo aeróbico, basta ficar em ambiente aberto, onde exista contato com o ar. Num tópico meu sobre como fazer biofertilizante líquido, eu explico que a fermentação é anaeróbica, mas temos de manter num bambor fechado e com uma mangueira colocada numa garrafa pet, pois incialmente ocorre atividade aeróbica e elimina CO2, até parar de borbulhar, nesse momento, todo O2 foi consumido e passamos a ter um ambiente anaeróbico. Outra coisa é que só aeróbios estritos e anaeróbios estritos, morrem em ambiente diferentes, os primeirros sem O2 e os seguintes, na Presença do O2, mas muitos microorganismos podem viver com ou sem O2, nem que seja por um tempo, mas sobrevivem. Então, no EM3 ou 4, desde que o recipiente não seja fechado e removido todo o O2, será um cultivo aeróbio. Na compostagem, o ideal é manter O2 presente na biomassa a ser bioestabilizada, qdo não reviramos os montes, começa a haver apenas atividade anaeróbica no interior da massa, por falta de O2, podendo haver, obviamente uma sucessão dos microorrganismos mais ativos.
roque
Usuário Buth Jolokia

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas