EM - 4

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: EM - 4

Mensagempor necotorquato em 31 Out 2008, 13:28

E ai Chico?

Deu certo?

[]s
necotorquato
Usuário Malagueta

Data de registro: 28 Mar 2008, 15:55

Mensagempor Chico em 07 Nov 2008, 19:14

Desculpe a demora em responder, fiquei uns dias sem computador, mas eu ainda não tive tempo de fazer o Bokashi, estou com medo de aplicar o meu EM4 no solo, pois acho que quando separei o arroz, foram alguns fungos pretos junto, então pensei em testar na fórmula do Bokashi primeiro (pequena quantidade) para ver se a fermentação fica boa.
Edmundo Trein (o apelido é Chico)

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Chico
Usuário Rocotó

Data de registro: 13 Set 2008, 23:33

Mensagempor necotorquato em 11 Nov 2008, 13:07

Chico escreveu:Desculpe a demora em responder, fiquei uns dias sem computador, mas eu ainda não tive tempo de fazer o Bokashi, estou com medo de aplicar o meu EM4 no solo, pois acho que quando separei o arroz, foram alguns fungos pretos junto, então pensei em testar na fórmula do Bokashi primeiro (pequena quantidade) para ver se a fermentação fica boa.

Se for um pouco do fungos pretos não tem problema pois os coloridos praticamente "dominam" a cultura.
Agora, como esta o cheiro do EM4? Se tiver cheirando meio agridoce/alcoolico não tem problema em usar, o problema é só se tiver um cheiro butílico/podre, aí sim vc tem q descartar e tentar novamente.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor Rodrigo Mourão em 01 Abr 2009, 10:20

Saudações pessoal,

achei muito interessante as dicas sobre biofertilizantes e gostaria de agradecer a todos que difundem essas informações. Vou fazer um teste aqui na minha região (Norte de Minas Gerais) e depois posto o que consegui (espero conseguir algo!!). Só uma dúvida, eu trabalho com produção de Cachaça, nós usamos na produção leveduras selecionadas (adqruiridas no inicio da safra) e tenho à disposição esse material. A questão seria essa, a utilização dessas levaduras ajudaria na produção do EM-4, ou o que poderia ser feito com elas?
Eu quero aproveitar melhor os resíduos da cachaça para produção de biofertilizantes, ja temos compostagem, utilização da vinhaça como fertilizante e na alimentação animal etc. Falta um bom destino para as leveduras (além da alimentação animal também).

Aproveitando, depois que começamos a utilizar a compostagem nas pimentas que minha mãe cultiva, elas reagiram de forma "assustadora", são outras como ela mesma disse!!!

obrigado
Rodrigo
Rodrigo Mourão
Usuário Cambuci

Data de registro: 31 Mar 2009, 11:35

Mensagempor roque em 01 Abr 2009, 11:06

essa levedura que vc fala é o resíduo que sobra por decantação do mosto, antes de ser destilado? Se for isso, o ideal é acrescentafr esse resíduo, riquícimo em leveduras e também em nutrientes, o que vc não puder utilizar em outros fins como alimentação animal, na pilha de compostagem. Essas leveduras podem agir bem no bagaço da cana e em outros materiais. O resíduo sólido do mosto é m uito rico em diversos nutrientes e se compostado pode fornecer vários elementos essenciais as plantas. Misturar com os fungos de solo existentes no EM - 4 não sei se trará algum benefíco, pois o que se tem de efetivo é adicionar lactobacilos existentes em algumas formas de leite fermentado, mas vc poderia sim fazer uma experiência!
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Rodrigo Mourão em 01 Abr 2009, 14:51

roque escreveu:essa levedura que vc fala é o resíduo que sobra por decantação do mosto, antes de ser destilado? Se for isso, o ideal é acrescentafr esse resíduo, riquícimo em leveduras e também em nutrientes, o que vc não puder utilizar em outros fins como alimentação animal, na pilha de compostagem.

Roque, eu tenho as duas coisas, tanto a levadura (liofilizada, um pó mesmo, pura) quanto essa da sobra da fermentação (líquida). Existe uma empresa que comercializa, então sempre no início da safra nós adquirimos e propagamos la na propriedade mesmo.
A dúvida seria na utilização dela pura (o pó de levadura, digamos assim). Porque nós utilizamos a sobra da "líquida" para alimentação animal mesmo, tem altissimo teor de proteínas (mais de 40% tranquilamente).

abraços
Rodrigo Mourão
Usuário Cambuci

Data de registro: 31 Mar 2009, 11:35

Mensagempor roque em 02 Abr 2009, 08:33

Na compostagem vc pode utilizar qualquer um desses dois tipos sem problemas, como são materiais com relação C/N baixa, tem de ser colocados, de preferência no centro da pilha, tanto no sentido horizontal como vertical, serve também a fração líquida como fonte de inóculo do processo por ser um material rico em microorganismos. Vc pode misturar a sólida que tiver com a líquida e acrescentar no centro das pilhas de compostagem onde existem matriais ricos em carbono, como bagaço de cana, palhas, restos e tortas e estercos animais, enfim pode usar na compostagem sem problemas, agora para acrescentar no EM o ideal seria a levedura ativa, se a liofilizada tem os microorganismos preservados pode ser essa, mas se for produto para venda como complemento alimentar não sei se o processo mantém vivas as leveduras ou se é somente a dessecação da massa, então verifique isso antes de usar experimentalmente no EM. Para maiores informações veja nos posts abaixo, principalmente onde existe informações sobre compostagem e relação C/N:

"Como produzir bifertilizante sólido" em:
viewtopic.php?f=4&t=2951

"Solos e substratos, adubos e fertilizantes" em:
viewtopic.php?f=4&t=4597
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor crisgervazoni em 18 Set 2011, 14:34

Que legal esse EM-4. Gostei. Mas depois de pronto como se usa? Nas folhas ou no solo? Pode se fazer em qualquer mata?
Cris Bologna
Meu diário!!
crisgervazoni
Usuário Murupi

Data de registro: 21 Nov 2010, 16:46

Mensagempor EuSouUmaPlanta em 22 Set 2011, 14:36

.
Editado pela última vez por EuSouUmaPlanta em 18 Mar 2012, 21:26, num total de 1 vezes
EuSouUmaPlanta
Usuário Jalapeño

Data de registro: 20 Set 2011, 15:00

Mensagempor EuSouUmaPlanta em 23 Set 2011, 14:54

.
Editado pela última vez por EuSouUmaPlanta em 18 Mar 2012, 21:27, no total de 2 vez
EuSouUmaPlanta
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 23 Set 2011, 19:08

Como está o odor que está exalando do material?
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor EuSouUmaPlanta em 23 Set 2011, 21:29

Por enquanto, azedo
EuSouUmaPlanta
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 24 Set 2011, 04:54

Lembrando vinagre ou outra coisa?
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Sinval Braga em 24 Set 2011, 20:52

Muito interessante esta tecnica. Pelo que pude notar, é uma maneira de se isolar os microrganismos beneficos.

Vou tentar esta tecnica, colocando o material num composto ja maduro, como uma forma de isolar as bacterias responsáveis pela decomposição.

Estou admirado do alto nivel deste forum.

grt
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor Sinval Braga em 24 Set 2011, 21:25

Roque

Vc chegou a fazer o EM-4 e 5?

Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 25 Set 2011, 05:47

Não nunca fiz, por isso também tenho interesse no tópico.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor EuSouUmaPlanta em 25 Set 2011, 14:43

.
Editado pela última vez por EuSouUmaPlanta em 27 Mai 2012, 07:59, num total de 1 vezes
EuSouUmaPlanta
Usuário Jalapeño

Mensagempor necotorquato em 26 Set 2011, 10:35

O odor deve lebrar o vinagre, meio acético. Se tiver esse cheiro tá bom!

Em tempo: Tô testando um aprimoramento dessa técnica e já já vou colocar mais detalhes no meu blog.

Inté!
necotorquato
Usuário Malagueta

Mensagempor EuSouUmaPlanta em 26 Set 2011, 14:08

Fui cheirar o vinagre para depois cheirar o experimento, e realmente, de vinagre nao lembra nada.
Nos primeiros dias ate tinha um cheiro mais azedo/acetico, mas ja passou.

Vejo bolhinhas emergir.

Na superfície, alem dos fungos brancos, estão aparecendo os levemente avermelhados.

Será que deu errado ? descarto ?
EuSouUmaPlanta
Usuário Jalapeño

Mensagempor Sinval Braga em 26 Set 2011, 20:58

Ola Neco
Se eu fizer uma "bola", de farinha de trigo com agua não clorada, colocar no interior de uma pilha de composto, da para tirar algo de bom dai?

Uma vez, por "acidente", uma destas bolas foi parar no composto. Qdo fui revira-lo, encontrei-a envolta de uma espessa camada branca. Tratava-se de fungos e os actinomicetos da compostagem, unicos organismos vistos a olho nu.
Eu estava na chacara, e iamos pescar lambaris, fizemos como isca a massa com farinha de trigo, e talves uma das crianças jogou-a dentro do composto.

A verdade éque foi colonizada. Minha pergunta e: "tem como multiplicar estes microrganimos? Fazer uma cultura bacteriana?"

Grande abraço
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas