Solos e substratos, adubos e fertilizantes.

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: Solos e substratos, adubos e fertilizantes.

Mensagempor jhcastilho em 30 Mai 2012, 22:45

Sr Roque...e qto ao emprego de Neem e calda de fumo alternadamente a cada semana? Posso continuar mesmo com o aparecimento dos botoes?
jhcastilho
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Mar 2012, 21:43

Mensagempor roque em 31 Mai 2012, 16:33

Pode, mas eu particularmente parei de usar o neem, nunca observei bons resultados com esse produto, eu uso a calda de fumo, o biofertilizante líquido e o kumulus, as vezes calda bordalesa, geralmente umas duas aplicações por ano. Se usadas desde cedo como preventivos, só essas caldas são muito eficiente para evitar o surgimento de todas as pragas e doenças mais comuns.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor jhcastilho em 02 Jun 2012, 12:37

Sr Roque....eu postei no meu diario 2 fotos da minha bode amarela que estao apresentando folhas amareladas....estao recebendo o mesmo tratamento que outras mudas de outras especies, mas apenas esta está amarelando. Poderia por gentileza fz seus comentarios do que pode estar acontecendo? Muito grato
jhcastilho
Usuário Cumari

Mensagempor Wevton em 02 Jun 2012, 20:33

Olá Roque!

Me desculpe se não for o tópico adequado para a pergunta mais achei o mais próximo!
Estou com uma duvida:
Estava preparando uma calda de fumo, porem tive uns contra tempos e não pude finalizar, então deixei o fumo curtindo no álcool a + ou - um mês!
Gostaria de saber se tem problema passar dos sete dias a curtição do fumo ou é ate melhor ficar mais tempo?

Dês de já te deixo mais um muito obrigado...
Abraço Professor!
Senhor no silêncio deste dia que amanhece venho pedir-te a paz a sabedoria e a força!!!
MEU DIÁRIO:
Transplante/Definitivo:
Wevton
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Mai 2011, 16:31

Mensagempor roque em 02 Jun 2012, 22:18

Pode usar normalmente, o período de 7 a 10 dias é o minimo para extrair a nicotina e outros princípios ativos do tabaco, uma vez feita a extração, a calda se conserva por alguns meses, desde que não seja diluída. Então continue o preparo como se só tivesse mesmo os 7 dias de maceração.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor jhcastilho em 06 Jun 2012, 19:29

Ola Sr Roque...poderia dar uma passadinha no meu diario pra me ajudar a resolver aqueles grandes problemas que estoou tendo? Confesso que estou totalmente perdido e ate mesmo desanimado depois de tanta coisa feita e acontecer isto...por favor, nao quis postar as fotos aqui no seu topico pois nao se trata do mesmo assunto. Muito grato.
jhcastilho
Usuário Cumari

Mensagempor Wevton em 08 Jun 2012, 08:10

Olá Roque!

Gostaria de te fazer uma pergunta ate meio boba, mais pra mim é pertinente!
Tava pensando em organizar minhas aplicações de caudas, defensivos e NPK, da seguinte forma:
1° Numa semana NPK e aplicação de enxofre!
2° Outra semana Npk e aplicação de calda de fumo!
Ficaria assim o enxofre e o fumo quinzenal e o Npk semanal!

Perguntas:
Ficaria muito espaçado quinzenal os preventivos?
"Sei que quando a infestação de pragas deve ser menos espaçado de 3 a 7 dias"

Já li em algum lugar que se pode misturar algumas caldas, eu acho que exceto a do cobre com algum outro que não me recordo agora acho ser o enxofre se não me engano mais!

Se misturar tipo NPK ao enxofre uma não faz perder a eficacia da outra? "Seria meio a meio claro e já diluídos separados"
Nas minhas aplicações pretendo não misturar e sim dar um espaço de 3 a 4 dia entre as aplicação na semana p/ dois defensivos ou um defensivo + npk !

Na questão de aplicar numa semana NPk e enxofre com espaçamento de alguns dias!

Qual das duas aplicações seria a ideal a ser aplicada primeiro para um melhor aproveitamento, o enxofre primeiro ou o npk depois de 3 dias o enxofre?

Por fim me de um exemplo de como você faz seu cronograma de aplicações por ai, se não for pedir demais...

Abraço
Senhor no silêncio deste dia que amanhece venho pedir-te a paz a sabedoria e a força!!!
MEU DIÁRIO:
Transplante/Definitivo:
Wevton
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 09 Jun 2012, 08:14

O NPK a que vc se refere é uma fórmula para uso foliar? Se for, poderia usar um manejo assim - Fumo - 2 a 3 dias NPK foliar - 5 a 7 dias enxofre - 5 a 7 dias fumo - .......
Qdo for usar calda bordalesa ou sulfato de cobre, aplique após uns 3 a 5 dias do NPK, e deixa uns 10 a 15 dias sem aplicar mais nada, voltando ao enxofre em seguida.
Se quiser espaçar mais faça semanalmente, exemplo, no sábado de tarde, inicie com fumo, depois NPK e por último enxofre, ou seja, aplique cada um numa semana. Pode parecer muito longe, mas não é, desde que não haja infestações de pragas e ou doenças instaladas, pode ser um bom manejo de prevenção.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Wevton em 09 Jun 2012, 10:26

Roque!

O NPK é o liquido sim!
Mais entendi legal as informações, muito obrigado...
Agradecido, abraço...
MEU DIÁRIO:
Transplante/Definitivo:
Wevton
Usuário Murupi

Mensagempor w.novais em 09 Jun 2012, 17:57

Olá Amigos

Sem dúvida este é o post mais frequentado, dinâmico e explicativo aqui do Pimentas.org.
Parabens ao colega Roque e demais colegas.

abraços...
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Data de registro: 11 Abr 2012, 20:27

Mensagempor jhcastilho em 10 Jun 2012, 23:30

Ola Sr Roque...acredito que o senhor nao tenha tido tempo de dar uma passadinha la no meu diario pra poder me dar uma maozinha. Tb abri mais dois post pra divulgar a todos os meus problemas. Fico aguardando a sua visita.
viewtopic.php?f=13&t=16862
viewtopic.php?f=13&t=16863
jhcastilho
Usuário Cumari

Mensagempor roque em 11 Jun 2012, 06:56

Tive um feriado prolongado :rofl: e então aproveitei a folga, por isso pouco pude ver no forum desde 4ª a tarde :tmi: .
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor jhcastilho em 18 Jun 2012, 23:04

Ola Sr Roque...estou com umas folhas de pimenta malagueta com umas manchas...tirei umas fotos para o senhor dar uma olhada e dizer se é alguma doença ou se pode ser considerado um achado normal. Obrigado
jhcastilho
Usuário Cumari

Mensagempor diegololoh em 20 Jul 2012, 22:53

Roque, tenho uma dúvida..
Qual seria o procedimento pra medir o pH do solo?
Eu pensei em colocar uma amostra do solo em um recipiente com água e homogenizar bem, depois com aqueles indicadores de pH (de papel, com escala de gradiente de cor) fazer a medição. O que você acha?

Abraços e parabéns pelo tópico! Lendo esse tópico recordei uma das disciplinas que eu mais me identifiquei na graduação, Mineralogia, onde você explorou as características dos solos em função da sua gênese, ação de intemperes etc. Muito bom!
Meu Diário

"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe onde quer chegar". Lucius Annaeus Seneca, Roma (55 d.C).
diegololoh
Usuário Jalapeño

Data de registro: 17 Jul 2012, 13:29

Mensagempor roque em 21 Jul 2012, 11:31

Não se pode fazer uma medida do pH do solo dessa forma, a análise tem de ser feita em laboratório, usando-se técnicas e métodos padronizados e aparelhos adequados, se vc usar uma amostra de solo e colocar em água estará diluindo todos os minerais solúveis e isso vai fazer a solução expressar um pH numa fita, mas esse valor não pode ser usado como parâmetro para se fazer uma correção do solo com calcário, por exemplo. Usando a metodologia correta, se prepara a amostra e se faz extração com solução apropriada e com volumes e medidas padronizados, dessa forma se obtem valores que podem ser comparados as referências usuais. Uma análise de solos em laboratórios credenciados custa algo entre 30,00 e 50,00, dependendo do que se oferece de resultados, uma análise simples, da última vez que mandei fazer custou 26,00, na EMBRAPA, mas não me recordo quais parâmetros tinha e faz bastante tempo. Uma coisa é certa, pH, toda análise de solos irá trazer, mais as bases e alguns outros elementos, então mesmo num quintal, se vc quiser pode colher amostras e enviar a um laboratório. Universidades, centros de pesquisa e outros locais tem laboratórios de análise de solos, onde não tiver orgãos de apoio a agricultura recebem e encaminham as amostras e depois fornecem os resultados, então em sua região deve ter algum lugar onde fazer a análise de solo.
A maioria de nossos solos é ácida, alguns variam de 3,5 e 4,0, os mais ácvidos, a 5,0 e 5,5, os menos ácidos, valores acima de 5,5 não são comuns em solos usados na agricultura, a não ser depois de feita calagem, mas mesmo com correção de pH, dificilmente se alcança valores acima de 6,0. O máximo de pH tolerado pela maioria das plantas tropicais é algo entre 6,0 e 6,5, acima disso a planta começa a ter dificuldade de absorver cátions essenciais, porque eles formam sais e complexos insolúveis. Um pH "excelente" seria coisa de 6,2 ou 6,3, mas a maioria das culturas vai muito bem entre 5,5 e 5,8, pH que se consegue com uma boa calagem. Em quintais e hortas pequenas, cultivos mesmo comerciais, mas de pequenas dimensões não vale a pena tentar corrigir o solo usando-se o valor de pH de uma análise, por várias razões, mas a principal delas é que o solo é, geralmente, muito heterogêneo. Eu recomendo usar calcário dolomítico com parcimônia e ir fazendo a correção por experimentação, plantando e observando as plantas, é assim que eu faço nos meus cultivos.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor diegololoh em 21 Jul 2012, 14:53

roque escreveu:Não se pode fazer uma medida do pH do solo dessa forma, a análise tem de ser feita em laboratório, usando-se técnicas e métodos padronizados e aparelhos adequados, se vc usar uma amostra de solo e colocar em água estará diluindo todos os minerais solúveis e isso vai fazer a solução expressar um pH numa fita, mas esse valor não pode ser usado como parâmetro para se fazer uma correção do solo com calcário, por exemplo. Usando a metodologia correta, se prepara a amostra e se faz extração com solução apropriada e com volumes e medidas padronizados, dessa forma se obtem valores que podem ser comparados as referências usuais. Uma análise de solos em laboratórios credenciados custa algo entre 30,00 e 50,00, dependendo do que se oferece de resultados, uma análise simples, da última vez que mandei fazer custou 26,00, na EMBRAPA, mas não me recordo quais parâmetros tinha e faz bastante tempo. Uma coisa é certa, pH, toda análise de solos irá trazer, mais as bases e alguns outros elementos, então mesmo num quintal, se vc quiser pode colher amostras e enviar a um laboratório. Universidades, centros de pesquisa e outros locais tem laboratórios de análise de solos, onde não tiver orgãos de apoio a agricultura recebem e encaminham as amostras e depois fornecem os resultados, então em sua região deve ter algum lugar onde fazer a análise de solo.
A maioria de nossos solos é ácida, alguns variam de 3,5 e 4,0, os mais ácvidos, a 5,0 e 5,5, os menos ácidos, valores acima de 5,5 não são comuns em solos usados na agricultura, a não ser depois de feita calagem, mas mesmo com correção de pH, dificilmente se alcança valores acima de 6,0. O máximo de pH tolerado pela maioria das plantas tropicais é algo entre 6,0 e 6,5, acima disso a planta começa a ter dificuldade de absorver cátions essenciais, porque eles formam sais e complexos insolúveis. Um pH "excelente" seria coisa de 6,2 ou 6,3, mas a maioria das culturas vai muito bem entre 5,5 e 5,8, pH que se consegue com uma boa calagem. Em quintais e hortas pequenas, cultivos mesmo comerciais, mas de pequenas dimensões não vale a pena tentar corrigir o solo usando-se o valor de pH de uma análise, por várias razões, mas a principal delas é que o solo é, geralmente, muito heterogêneo. Eu recomendo usar calcário dolomítico com parcimônia e ir fazendo a correção por experimentação, plantando e observando as plantas, é assim que eu faço nos meus cultivos.

Ty Sir. Muito esclarecedor!
Valeu!!
Meu Diário

"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe onde quer chegar". Lucius Annaeus Seneca, Roma (55 d.C).
diegololoh
Usuário Jalapeño

Data de registro: 17 Jul 2012, 13:29

Mensagempor Dalcim261 em 23 Jul 2012, 16:14

Só gostaria de manifestar minha satisfação com este tópico e com o fórum em geral, claro.
Eu gosto MUITO de pimentas e o cultivo delas é um passatempo sem igual para mim. Acontece que até descobrir esse forum eu ia fazendo as coisas no "achismo" e volta e meia dava tudo errado.

Muito bom saber das técnicas apropriadas, agora deu um novo ânimo pra continuar! :clap:
Dalcim261
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Mai 2012, 00:00

Mensagempor w.novais em 26 Jul 2012, 18:57

OLá colegas

PH de solo é algo muito importante em saber, principalmente em escala comercial, uma boa amostragem de solo e um bom laboratório resolve o problema, depois basta seguir as orientações técnicas e fazer as devidas correções.
Em horta caseira / amadora, o mais prático mesmo é como disse o "Roque", usar calcário dolomítico, na base de 100 gramas / m² e ter pasciência nas observações e plantios. abraços...
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Data de registro: 11 Abr 2012, 20:27

Mensagempor victorlabonia em 31 Jul 2012, 15:57

Boa Tarde,
Por favor, preciso de umas dicas em relação ao transplantio de mudas.
Tenho 11 variedades plantadas em vasos pequenos com 45 dias e já com cerca de 4 a 6 folhas verdadeiras.
Gostaria de saber se transplanto definitivamente em solo (mistura de areia com argila já adubado com 4-14-08) ou coloco em substrato. Vou usar vasos de 20 L.
Obrigado
victorlabonia
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Jul 2012, 18:32

Mensagempor Weberton em 15 Ago 2012, 02:22

Caramba Roque,
Agora eu estou começando a entender o quanto eu era cego neste assunto...
Parabéns pela forma didática que escreve aqui. Vai me ajudar bastante!
Weberton
Usuário Malagueta

Data de registro: 12 Ago 2012, 03:12

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas