HIDROPONIA.

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

amigo roque fica tranquiliiinho.

Mensagempor ze maria em 29 Mai 2008, 13:17

apenas somos dois cabras convictos defendendo(colocando) nosso ponto de vista.porém como vc mesmo falou mesmo na cultura orgânica pode existir residuos maléficos ao ser humano.coisa que eu deixei também claro.portanto gostaria muito que vc viesse nos visitar,para conhecer varias novas tecnologias que aprendemos com o tempo e á nescessidade.inclusive coisas que só nós fazemos,como utilizar o mesmo nutriente para varios tipos de cultivo e produtos.como também o uso de defensivos naturais nas raizes,sem prejudicar ou acumular nas folhas. abs ze maria :wink: 8) :lol:
Este é meu álbum de fotos -> http://picasaweb.google.com.br/zesultanum << VEJAM AS NOVAS FOTOS

NAO ADIANTA NINGUÉM QUERER TUDO PRA SI. POIS VOCÊ NAÕ E NADA, SEM ALGUÉM.
ze maria
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 02 Out 2007, 13:22

Mensagempor Carloss em 29 Mai 2008, 14:04

sem duvida alguma, este dialogo de vocês dois, puxados pela minha duvida, só vieram a enriquecer ainda mais a quantidade de informações que temos aqui neste tópico.

a minha duvida era realmente a longo prazo, saber o que cada uma das culturas podem vir a fazer com nossa saúde, e com o meio ambiente.

a cultura orgânica e a convencional, são a mesma coisa?

a idéia de abrir esta discussão é realmente colocar para todos, qual alimentos temos maior segurança em consumir.

organico, ou hidroponico.

claro , estou muito interessado pela cultura hidroponica, e vou fazer a minha caseira.
porem, gostaria de saber os pros e contras.
apesar de aparentar ser estremamente limpa, usa quimica, mais tambem é como o Zé disse em 99% dos produtos que consumimos, estão com quimicas.

Carlos
Carlos
Carloss
Usuário Cumari

Data de registro: 10 Abr 2008, 20:39

amigo carloss

Mensagempor ze maria em 29 Mai 2008, 20:15

se eu tivesse uma horta para meu consumo,seria organica.pois o investimento seria pequeno,e eu teria certeza que não iria usar agrotoxico prejudicial á saude de minha familia.porém é muito pouco provavél que os produtos organicos como todo os outros tipos de cultura lhe dê está segurança.como já falamos antes o uso de produtos quimicos é totalmente possivél ao consumo humano.desde que quem utilize o faça com segurança e responsabilidade.á hidroponia te dá está posibilidade.porém é preciso ter muito conhecimento e investimento em tempo e dinheiro.más é involvnte e desafiante. abs ze maria :wink: 8) :lol:
Este é meu álbum de fotos -> http://picasaweb.google.com.br/zesultanum << VEJAM AS NOVAS FOTOS

ze maria

a cultura orgânica e a convencional, são a mesma coisa?

Mensagempor roque em 30 Mai 2008, 08:08

Não, na orgânica o uso de agroquímicos é proibido, isso faz com que o manejo seja bem diferente, pois algumas fases de cultivo demandam muito mais mão de obra e cuidados fitossanitários, vamos simplificar dizendo que a cultura orgânica é mais limpa e trabalhosa, além de ter um rendimento menor em termos de produção.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Carloss em 30 Mai 2008, 14:44

por isso um pé de alface convencional custa menos de um real, contra um de cultura orgânica custa 7 reais, no pão de açucar. :shock:

pois bem, a organica é mais limpa, por não usar agroquimicos, e a hidroponica, pode ser considerada uma cultura limpa?

Carlos
Carlos
Carloss
Usuário Cumari

hidropônica caseira

Mensagempor AleXBoTTi em 01 Jun 2008, 03:26

como construir uma pequena horta hidropônica caseira

http://br.geocities.com/elecapitais/infor_idroponia.htm
Macho que é Macho não usa Xampu, lava a cabeça com pimenta.. :)
AleXBoTTi
Usuário Jalapeño

Data de registro: 24 Mai 2008, 13:09

Amigos, meu projeto....

Mensagempor Carloss em 03 Jun 2008, 13:14

Baseado em tudo que li, e vi. resolvi desenvolver em ilustração com imagens, o que seria para mim o ideal pela falta de espaço que tenho.

um pequeno projeto de Horta Hidroponica vertical.

explicando o sistema seria muito simples.

duas caixas reservatorio de solução nutritiva, uma principal e a outra gotejadora.

a principal de 40 L, a gotejadora de 20L.

na de 20 litros teria uma boia de nivel eletrica.
sua função quando o nivel baixar, ligar a bomba, que por sua vez joga a solução da caixa de 40 L para ela.
evitando que a bomba fique ligada 24 hrs e gastando energia a toa.

tive a idéia partindo do principio que se a agua desse pelos canos por gravidade, porque não entrar neles assim também por gravidade, ok?

vejam a foto ilustração que fiz, que ela já diz tudo.
Anexos
projeto Horta Hidro vertical.jpg
Carlos
Carloss
Usuário Cumari

Carlos

Mensagempor Deivid em 03 Jun 2008, 17:02

Que show de projeto!! Muito bom mesmo. Vai possibilitar um ótimo aproveitamento da solução nutritiva e uma ótima relação custo benefício em relação ao consumo de energia.

Parabéns!
Conheça SANTA e bela CATARINA!!! Aposto que você vai se apaixonar.

Para encomendar a sua camiseta do fórum, click aqui ( http://www.pimentas.org/forum/viewtopic ... 0642#70642 ).
Deivid
Usuário Murupi

Data de registro: 17 Dez 2007, 20:44

amigo carloss beleza de projeto.

Mensagempor ze maria em 05 Jun 2008, 15:44

vou fazer algumas perguntas: a pirâmide está pregada(apoiada) na parede? o sol bate nesta parede? o gotejamento é individual por orificios? que tipo de bomba vc está usando? qual o tamanho do furo do gotejador? será que á altura do tanque superior está adequada para á nescessidade de pressão do gotejamento? que tipo de material estás usando para fixar as raizes. abs aguardo sua resposta para dar algumas opiniões. ze maria :wink: 8) :lol:

ze maria

Amigo zé sumido..

Mensagempor Carloss em 05 Jun 2008, 17:52

eheh, não zé, isso que fiz é apenas um desenho simulado no photoshop, nada disso existe ainda, costumo fazer estes esbossos, para ver como ficara na realidade.

na realidade é uma montagem não um desenho, colhi varias imagens na internet, parede, piso, caixas, cano , torneira tudo que estava na minha cabeça e fiz a montagem, sei que parece um pouco real, mais não é, isso acontece porque eu trabalho com imagens.

mais respondendo a sua pergunta, o destino final disso, a parede pega sol apenas pela manha até 30% de se tamanho, o resot do dia apenas vento e luz, nada de sol direto, isso é problema?

as caixas Zé , não sei aonde li que não podem receber luz na solução nutritiva, é verdade?

o desenho é realmente baseado no espaço que tenho pra fazer.

você acha que funcionara bem?

fique a vontade para dar sua opinião que me faça melhorar o projeto.

sobre a bomba, ainda não decidi que bomba comprar, pois precisarei de uma que jogue a agua para a caixa de cima, aceito sugestão de baixo custo.

o gotejador, sera controlado pela torneirinha, para manter o fluxo continuo sem virar uma enchurrada, ehehe

tera a boia que assiona-ra a bomba, quando a caixa de cima estive esvaziando, acho que fiz certo, ou não?

pretendo prender tudo com braçadeiras na parece.

Carlos
Carlos
Carloss
Usuário Cumari

Aquaponia e hidroponia

Mensagempor romão em 06 Jun 2008, 08:16

E que tal uma conjugação dos dois sistemas: aquaponia(criação de peixe) e hidroponia, evitando a adição de quimicos á solução nutritiva (pois as plantas vão ser alimentadas pela água de criação dos peixes), e aproveitando para criar peixe para consumo.
Espia só http://www.aquaponica.com.au/Index.html

Parece vantajoso, o que vos parece?
Romão :P
O tempo abre as portas a quem sabe esperar
MINHAS PIMENTAShttp://www.youtube.com/watch?v=Fw4Y4Tdh_gU
Minhas Fotos http://500px.com/manage#profile
No Facebook http://www.facebook.com/horacio.romao
romão
Usuário Murupi

Data de registro: 05 Abr 2008, 02:00

Solução

Mensagempor roque em 06 Jun 2008, 08:53

"li que não podem receber luz na solução nutritiva, é verdade?"
R: essa solução nutritiva não é nutritiva só para plantas, se vc deixar exposta a luz, vai favorecer a proliferação de algas e cianofícias, que vão dar aquela cor esverdeada na solução. Outra coisa, mesmo sem exposição a luz, podem se desenvolver fungos e bactéria, isso é um pouco mais difícil que a proliferação das algas, porque na solução nutritiva não tem uma fonte de carbono, e só as microalgas podem coloniuzar uma solução 100% mineral, as ocorre que qualquer pequeno deslise que permita um crescimento mínimo de algas ou a incorporação de qualquer tipo de fonte de carbono, pode levar a uma colonização por fungos e ou bactérias, que também irão alterar a solução, isso não vai ocorrer assim fácil, mas então evite preparar qtde muito grandes, que fiquem armazenadas por um período mais longo, é isso!
roque
Usuário Buth Jolokia

Roque

Mensagempor Carloss em 06 Jun 2008, 09:31

entendi, mais isso ocorre, mesmo a solução estando em constante movimento pelo sistema, nunca ficando como agua parada?

Carlos
Carlos
Carloss
Usuário Cumari

beleza carloss.

Mensagempor ze maria em 06 Jun 2008, 15:56

o roque já disse quase tudo.porém gostaria de acrescentar que deixe afastado da parede pelo menos 30 cm.pois á parede pintada poderia refletir muito o sol e esquentar á solução ou queimar ás folhas.que seriam muito prejudicial principalmente com as mudas.e quanto á bomba para uma estrutura desta de nft agua corrente ou gotejamento para transferência para á caixa de cima. bastaria uma bombinha de maquina de lavar que custa entre 30 e 50 reais.abs ze maria :wink: 8) :lol:

ze maria

exelente dica amigo Zé Maria

Mensagempor Carloss em 06 Jun 2008, 17:17

Otimo, nao sabia que uma bomba desta serviria, ehehe

vou providenciando o material, esta lento porque são 3 projetos meus, alem deste tenho o orgânico que o roque esta me auxiliando.
do qual tenho que correr posi todas as 72 mudas de alface brotaram, eheh

Carlos
Carlos
Carloss
Usuário Cumari

corra,corra amigo carlos.

Mensagempor ze maria em 07 Jun 2008, 18:58

aqui em nossas hidrponias semeamos antes de preparar o local para o plantio definitivo.estipulando assim o tempo de serviço para conclusão do local.isto é umaq boa maneira de não se ter desculpa para fazer funcionar.abs ze maria :wink: 8) :lol:

ze maria

amigo Roque e Zé Maria

Mensagempor pedroroberto em 15 Jun 2008, 09:27

Deixei de receber as notificações dos topicos observados não entendi porquê, mas li os topicos anteriores do Roque e do Zé Maria e gostava que me dessem a v/ opinião sobre a utilização de soluções organicas (chá de humus, biofertilizantes liquidos, etc.) em sistemas hidroponicos. Pesquisando na internet encontrei alguns preparados nos USA para hidroponia 100% organicos à base de composto e algas maritimas.
Abs,
Pedro Roberto
Conde - Paraiba

"As escolhas que fazemos ditam a vida que levamos.. Sê verdadeiro contigo proprio"
autor desconhecido. Filme com Robin williams
pedroroberto
Usuário Cumari

Data de registro: 13 Dez 2007, 03:57

Re: amigo Roque e Zé Maria

Mensagempor ze maria em 15 Jun 2008, 11:16

amigo pedro,

eu não tenho conhecimento destes produtos citados por vc.porém nós usamos o oleo de neem.talvéz nossos amigos roque e betto saibam alguma coisa sobre o assunto.abs ze maria :wink: 8) :lol:

ps:eu mesmo sou aberto á novas experiências e gostaria muito de conhecer estas tecnicas.e vc não desapareça!!!! :P

pedroroberto escreveu:Deixei de receber as notificações dos topicos observados não entendi porquê, mas li os topicos anteriores do Roque e do Zé Maria e gostava que me dessem a v/ opinião sobre a utilização de soluções organicas (chá de humus, biofertilizantes liquidos, etc.) em sistemas hidroponicos. Pesquisando na internet encontrei alguns preparados nos USA para hidroponia 100% organicos à base de composto e algas maritimas.
Abs,

ze maria

3º Encontro Brasileiro de Hidroponia

Mensagempor Mariachi em 16 Jun 2008, 06:14

Hidroponia é um tema bastante técnico e tenho visto que a cada dia aumenta o interesse de alguns membros do nosso fórum por esse tema.
Nos dias 17 e 18 de novembro de 2008, será realizado o 3º Encontro Brasileiro de Hidroponia, que terá lugar na cidade de Florianópolis - SC. O Encontro é uma iniciativa do LabHydro (Laboratório de Hidroponia) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Programa:

Manejo nutricional na água e em substrato
Estabilidade da produção em hidroponia
Cultivo de tomate: produção, distribuição, cultivares x clima, sistemas de cultivo
Os avanços no cultivo do morango
As finanças na Hidroponia
Controle biológico de pragas
Controle de doenças no sistema hidropônico
Comercialização: próximo desafio na hidroponia
Oportunidades no cultivo de flores hidropônicas

Esta também é uma boa oportunidade para um encontro entre os membros do fórum daquela região.
Abs.
Mariachi
"A sabedoria não é um produto da escolaridade, mas da tentativa ao longo de uma vida para obtê-la." Albert Einstein
Mariachi

Data de registro: 12 Out 2007, 10:05

hidroponia orgânica

Mensagempor roque em 16 Jun 2008, 09:00

Bom para ser orgânica a hidroponia tem de usar APENAS insumos aceitos em cultivos orgâncios, a não ser que a legislação abra brechas nesse sentido. Usar defensivos naturais, tipo neen, caldas e biofertilizantes já são técnicas usadas atualmente por alguns hidroponistas, como o Zé mesmo atesta. O grande problema que eu vejo, seria a solução nutritiva, que é a base do cultivo hidropônico, ela é produzida com sais químicos de elevada pureza, altamente solúveis e obtidos, em sua maioria por síntese, utilizando matérias primas minerais e derivados de petróleo, etc..... Isso não é permitido em cultivos orgânicos, daí fica difícil, mas não impossível, um forista colocou aí atrás uam alternativa mista de piscicultura com hidroponia, se os alimentos dos peixes forem naturais, orgânicos, os vegetais desde que tratados com defensivos para pragas e doenças também aceitos em produção orgânica também serão orgânicos.
A hidroponia é tipo, fazendo um paralelismo, com a criação de gado. O orgânico seria o gado solto a pasto natural, o hidropônico seria o gado confinado alimentado com ração cheia de insumos químicos. Pode-se criar gado orgânico confinado? Tenho certeza que sim, mas tem de ser feita uma adaptação. No caso da solução nutritiva, os teores de íons são muito bem controlados, para produzir uma solução nutritiva orgânica, teríamos que usar insumos orgânicos, tipo humus de minhocas, biofertilizantes líquidos, cinzas de madeira, etc.... Na minha opnião, teríamos de fazer uma mistura bem equilibrada e promover uma fermentação aeróbica até obter uma bioestabilização adequada, daí a solução nutritiva seria uma diluição desse biofertilizante líquido bem equilibrado nutrionalmente. A dificuldade seria estabelecer os controles de parâmetros como é possível na hidroponia convencional, tipo os teores de nutrientes e o pH, acho que seria necessário controlar esses parâmetros por faixas adequadas, então o controle da produção do biofertilizante básico seria a coisa mais importante do processo em si.
Não tenho conhecimento nenhum de quem está fazendo coisa nem semelhante a essa, inclusive isso dava uma boa tese de doutorado em produção vegetal ou fitotecnia!
Se alguém topar iniciar alguma tentativa, pode contar comigo, inclusive até o final do ano devo estar tentando novo mestrado ou um doutorado, ainda penso em que área, pois tenho a alternativa de ciências agrárias ou metereologia.
De repente posso aproveitar essa ou alguma outra ideia do forum para algum projeto nesse sentido. Já estou voando de novo!
Espero ter colaborado com a dúvida.

pedroroberto - um forista italiamo do peper friends, que também participo me solicitou sementes de neen, para tentar plantar lá e averiguar possibilidade de controle de ácaros de abelhas, eu solicitei que ela entrasse em contato com vc, segundo mensagem que recebi ela me disse que vc a tinha atendido bem e esperava suas sementes quando disponíveis, então obrigado por sua atenção! :wink:
roque
Usuário Buth Jolokia

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas