Produção de biofertilizantes líquidos e adubação foliar

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: Produção de biofertilizantes líquidos e adubação foliar

Mensagempor marcelo.leko em 04 Mar 2013, 12:37

infelizmente meu esperimento não deu certo...
fui abrir a garrafa ontem (domingo) e o cheiro era de azedo (forte pra cac***)depois de duas semanas de espera e me dei mal.
notei que a mangueira acabou ficando frouxa e provavelmente o ar entrou por ali...
já refiz a conexão agora com silicone (sem economia)só me resta saber se posso acrescentar novamente fermento e açucar na antiga mistura ou tenho que começar do zero....
abraço.
marcelo.leko
Usuário Jalapeño

Data de registro: 30 Jan 2013, 14:25

Mensagempor Sinval Braga em 04 Mar 2013, 13:22

Marcelo

Como vc usa outros materiais para fazer o bio, e conforme citei em outro post, adicione 10% de esterco bovino fresco. Usando sobras de frutas e verduras, sempre vai aparecer um mau cheiro, pois falta a presença das bacterias anaerobicas

Vc vai ter que começar do zero, pois a antiga mistura deve ser descartada.

Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor marcelo.leko em 26 Mar 2013, 12:33

boa tarde galera,minha saga na produção de biofertilizantes continua rsrsrsrs
dessa vez utilizei apenas esterco fresco de vaca,adicionei água,fermente,açucar,fechei bem a tampa,chequei a mangueira (sem vazamentos)e fiquei na espera.
já está à 15-16 dias (tecnicamente pronto)mas percebi na parte de cima da garrafa alguns vermes brancos.....não percebi movimente então não sei se estão vivos ou não,a duvida é se mais uma vez foi tudo perdido,ou o surgimento desses vermes não irá interferir no biofertilizante,são naturais do esterco mesmo,e na falta de ar buscaram a parte mais alta da garrafa?
ainda nem abri com medo,gostaria da opinião dos colegas...
abraço.
marcelo.leko
Usuário Jalapeño

Mensagempor Sinval Braga em 27 Mar 2013, 12:03

Marcelo,
Estranhei esta presença de vermes brancos. Normalmente, num meio anaerobico, não é para eclodir ovos nenhum, e nem germinar sementes. Será que seu biodigestor esta bem vedado mesmo?

Eu uso apenas esterco fresco e água (de chuva). Pelo menos, a "olho nú", nunca vi insetos nenhum no biofertilizante.

abrc
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor marcelo.leko em 27 Mar 2013, 18:40

ai que ta a duvida,vou abrir e checar o cheiro (segundo o que li,tem que lembrar algo adocicado,acho brabo rsrsr),caso passe no teste vou utilizar em algumas cobaias e observar....
ta dificil esse troço,mas ainda consigo.
abraço.
marcelo.leko
Usuário Jalapeño

Mensagempor Sinval Braga em 31 Mar 2013, 21:15

Marcelo, este é o melhor teste, ou seja, o cheiro. Se estiver mau cheiroso, é sinal que não fermentou, e sim apodreceu. Ai o remédio é descartar.
abrc
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor danielgfilho em 12 Ago 2013, 16:11

Roque, Boa tarde

Poderia me ajudar com umas dúvidas que estou tendo.
Já faz quinze dias que fiz a mistura "água, fermento, açúcar e esterco fresco de curral" tudo conforme a instrução, aparentemente ocorreu tudo normal.
Observei que houve uma decantação, na parte de cima um liquido turvo e embaixo mais escuro, provavelmente a parte sólida. Ainda não verifiquei o cheiro, vou esperar mais uma semana para começar a usar.
Utilizei um galão de 20 litros "transparente", a claridade que passa pelo galão interfere em algo no processo?
Após a entrada de oxigênio deve ser todo coado para ser armazenado ou posso deixar ele neste mesmo galão e ir coando conforme for usando?
Por quanto tempo posso utilizar sem que haja alguma alteração neste biofertilizante?
Um grande abraço e obrigado pelas dicas colocadas, estão sendo de grande ajuda para mim.

Daniel G. Filho
danielgfilho
Usuário Cumari

Data de registro: 21 Mai 2013, 11:38

Mensagempor IELN em 11 Jun 2014, 08:04

Bom dia a todos!

Ontem realizei minha primeira tentativa de produção de biofertilizante seguindo dicas deste tópico em complemento ao outro entitulado "Borra de café". Como sou leigo no assunto, muitas dúvidas surgiram. Eu moro em apartamento então não disponho de tanto espaço para uma experiência em escala maior. Estou tentando da seguinte forma: garrafa pet de 2 litros, uns 15 filtros de papel com borra de café, algumas cascas de ovo que já tinha guardado, uns pedacinhos de folha de alface, um pouco de açúcar mascavo e fermento. Bati tudo no liquidificador (que quase queimou :o ) e completei com água (deixei um espaço para ar e também pra monitorar se vai ou não aumentar a pressão. Minhas dúvidas:

1- Da forma que fiz está ok? Servirá como um bom biofertilizante?
2- Posso acrescentar restos e cascas de frutas? (Sei que as cítricas não podem)
3- Eu poderia "congelar" restos de frutas para aproveitar na produção de biofertilizante? Perderia muito em qualidade?
4- Li em algum canto que não é recomendado gordura, poderia colocar leite desnatado?
5- Preciso deixar em local escuro?

Bom, estou colocando a foto para analisarem. Agradeço a quem puder ajudar e opinar. 8)
Anexos
DSC00706 - Teste Biofertilizante Borra de café casca de ovo alface rdzd.jpg
Tentativa de produção de biofertilizante 10/06/14
IELN
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Jan 2014, 09:59

Mensagempor roque em 28 Ago 2014, 10:40

Pergunta de usuário via PM: "Sobre o Biofertilizante - Seg Ago 25, 2014 2:11 pm, por jcassio

Olá Roque!
Hoje, já produzo humus de minhoca e chorume utilizando um jogo de 04 caixas plásticas, mas estive lendo o seu tópico sobre biofertilizante foliar e fiquei interessado. Você pode me tirar algumas dúvidas?

Pretendo usar as folhas de alface (e outras) batidas com um pouco de água no liquidificador e acrescentar o açúcar mascavo. Vc recomenda o uso de esterco e urina bovina frescos, mas não tenho acesso à tais componentes. Só consigo esterco bovino ou de frango ensacado e, portanto, curtido. Posso usar este material? Em que proporção devo misturar tais componentes e aí aguardar a fermentação?"

Resposta:

Sobre o Biofertilizante - Qui Ago 28, 2014 9:34 am, De: roque Para: jcassio

Folhas trituras com esterco, mesmo curtido, numa tentativa de produzir biofertilizante, pode ser uma boa alternativa. O básico é um substrato fresco, o esterco funcionará como inóculo, ou seja, vai dar o aporte de microorganismos para atuar no substrato. Esterco verde é melhor porque possue uma população viva de microorganismos maior mais rica do que um esterco curtido, mas deve funcionar bem também, o açúcar mascavo e o fermento de pão (leveduras), são para iniciar o processo, consumindo parte do substrato e o oxigênio do ar, produzindo gde qtde de CO2, que irá escapar pela mangeuira, deixando, depois desse início, um ambiente anaeróbico, para que a fermentação se processe. Vale a pena tentar. O chorume da caixa onde você produz as minhocas, é uma excelente fonte de inóculo e pode substituir o esterco, ou ser misturada ao esterco curtido. 10% a 30% de esterco ou esterco + chorume, pode fornecer bom aporte de microorganismos para o processo. Outra coisa, não existe uma fómula pronta nesse caso, você vai experimentando até achar o esquema ideal para suas condições, materiais e substrato.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor roque em 18 Abr 2015, 20:55

Estou produzindo biofertilizantes novamente, agora a base de restos de chá e café, que eu tomo diariamente, adoçados com açúcar mascavo. Estou acrescentando, como inóculo KEFIR de ÁGUA, estou fermentando em garrafas PET, e já comecei usar nas mudas, tanto do viveiro como as replantadas, e está dando resultados. Irei colocar fotos e mais detalhes nos próximos dias, estou tentando conseguir esterco bovino, mas está dificil. Vou reativar este e nais outros tópicos meus meio adormecidos. :)
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 19 Abr 2015, 06:00

:clap: :clap: :clap:
Isso é uma excelente notícia! Fico esperando, ansioso.
Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor Sinval Braga em 05 Jun 2015, 12:31

IELN

Pode sim colocar restos de frutas, inclusive casca de citros. Não vejo porque não usa-las.Gorduras devem ser evitadas, pois inibem o processo. Eu uso apenas os restos de frutas, folhas rejeitadas de verduras e o açucar mascavo ou melado. A borra de cafe e casca de ovos, creio ser melhores aproveitadas na compostagem, pois sua contribuição no bio é mínima.

abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor rcaldas em 17 Ago 2016, 19:27

Roque esquece da gente?? Cadê o Biofertilizante com borra de café.
We get the word We deserve.
rcaldas
Usuário Malagueta

Data de registro: 16 Abr 2015, 13:33

Mensagempor roque em 18 Ago 2016, 00:55

Continuo preparando o biofertilizante a base de restos de café. Faço várias misturas e tenho sempre um balde de 10 litros dessas misturas fermentando. Atualmente utilizo nas minhas mudas dia sim, dia não, pequenas porções das misturas fermentadas.
Tenho mudas de pimenta, tomate, abacaxi, pitaya, araçá boi, bacuri, cupuaçú. gengibre, morango, e citrus variados.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Rafael Vianna em 29 Mai 2017, 02:19

Muito bom o conteudo, parabéns.
Rafael Vianna
Usuário Malagueta

Data de registro: 07 Mai 2015, 17:45

Anterior

Retornar para Técnicas