COVA ECOLÓGICA

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: COVA ECOLÓGICA

Mensagempor strada em 15 Mar 2011, 21:30

Com relação a fezes de caes merece maior cuidado o assunto pois ainda existem muitas controversias .
ganhei de uma vizinha algumas verduras muito bonitas e vistosas e perguntei o que usava .
disse-me que recolhia as fezes dos caes e usava . assim antes de ingerir, ainda bem que perguntei antes rsrsrs
Resolvi pesquisar e por que nao usar ? Tenho tres caes grandes e se fosse dinheiro , o que recolhemos todos os dias estariamos ricos .
Não me lembro exatamente mas os veterinarios disseram que mesmo vacinados , tudo em ordem existem se nao me engano algumas bacterias ou vermes que sao absorvidas pelas plantas e transmitidas ao homem.
Por enquanto as fezes vao a uma cova especifica ou ao lixao mesmo .
Quando for ao veterinario perguntarei novamente com melhores informaçoes
só para lembrar , nao usar po de serra oriundos de marcenarias ou iondustrias onde a predominancia é po de mdf ou madeira tratada com preservativos e nem fazer cinzas para uso tambem
as dicas deste topico foram bem vindas , o duro é "lembrar" de fazer as covas bem antes do plantio e esperar
Strada
strada
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Nov 2010, 10:40

Mensagempor Werner Mathi em 15 Mar 2011, 22:44

e também muito cuidado com as fezes de gatos, são um excelente adubo, deixam as plantas vistosas, só que cuidado...
Abraços
Werner

Atualize seu perfil assim todos o (a) conhecerão melhor e tbm. estará automaticamente cadastrado (a) no banco de sementes para futuros recebimentos das mesmas.
Werner Mathi
Administrador do Fórum

Data de registro: 12 Out 2006, 22:29

Mensagempor Patricia Rodrigues em 10 Mai 2011, 15:47

Tenho um canto no meu terreno que está sem serventia,vou usa-lo para fazer as covas,acho que vai dar para plantar
muitas pimentas e outras coisas também... qualquer dúvida eu volto...
Abraço Roque!
Amo as ardidas!
Patricia Rodrigues
Usuário Jalapeño

Data de registro: 10 Mai 2011, 10:16

Mensagempor RodrigoMassoni em 12 Mai 2011, 19:19

Muito boa essa dica!
Obrigado
Rodrigo Massoni
RodrigoMassoni
Usuário Malagueta

Data de registro: 11 Fev 2010, 20:33

Mensagempor Fabiano Rech em 01 Set 2011, 16:52

Pessoal eu juro que li tudo e não achei esta resposta, eu posso utilizar fezes caninas para adubar as pimenteiras????

Pergunto isto porque tenho dois cães que soltam uma caca violenta, e sempre dispensei no lixo.
Fabiano Rech
Usuário Cumari

Data de registro: 15 Nov 2008, 12:57

Mensagempor barony em 01 Set 2011, 17:06

Olá Fabiano,

eu sou apenas um principiante, mas tenho ideia que não se deve usar as fezes caninas (ou de gato) como adubo. Se quiser utilizar para alguma coisa, o ideal será para preencher uma cova ecológica...

Fabiano Rech escreveu:Pessoal eu juro que li tudo e não achei esta resposta, eu posso utilizar fezes caninas para adubar as pimenteiras????

Pergunto isto porque tenho dois cães que soltam uma caca violenta, e sempre dispensei no lixo.
barony
Usuário Murupi

Data de registro: 25 Ago 2011, 17:18

Mensagempor roque em 01 Set 2011, 17:34

No preenchimento de uma cova como é a ideia do post, não tem problema nenhum, as fezes, tanto de cães, como gatos podem ser usadas, elas devem ser colocadas em cima de algum material fibroso e depois cobertas com outros materiais, que depois devem ser também cobertos com uma camada de terra, para que não fiquem expostas, assim integran-se a massa orgânica da cova e serão trabalhadas pelos microorganismos do solo. Fezes de cães e gatos são potencialmente nocivas se expostas ou espalhadas sobre a superfície do solo, porque podem ter microorganismos, protozoários e helmintos patogênicos, no caso das fezes de gato, podem possuir esporos de um protozoário patógeno, o Toxoplasma gondii, cujo único hospedeiro definitivo são os felinos, fezes de cães também possuem tanto bactérias como ovos de vermes, e tem também potencial infectante, mas nada que já não exista aos montes pelas ruas e praças, da maioria das cidades do país, cães e gatos de casa, vermifugados e que são periodicamente levados ao veterinário, não representam perigo, ,mas suas fezes, como as de qualquer mamíferos inspiram cuidados, quaisquer fezes de animais de sangue quente, principalmente mamíferos, tem os famosos coliformes fecais e pode contaminar, principalmente a água. O gato criado solto, enterra suas fezes nos locais onde encontra terra mais solta, e com isso já faz um certo controle, mas os cães são um problema, e o volume de fezes de cachorroscresce a cada dia, é razoável se usar esse material de uma forma ou de outra, e na cova do tipo sugerido aqui ou em compostagem, colocando-se as fezes sempre no interior das pilhas é talvez a melhor solução. Já tive informações sobre minhocários que recebiam fezes de hoteis de cachorros para incorporar na alimentação das minhocas, é uma alternativa. Bom uma coisa é certa, colocar as fezes dos cães num bom e velho saco de lixo e colocar numa lixeira parece a coisa certa a se fazer, mas do ponto de vista ambiental isso é uma das piores coisas que podemos fazer, a matéria orgânica em ambiente anaeróbico, como o que se forma num saco bem fechado, produz um chorume que tem um alto potencial de contaminar o solo e a água, se um saco desses cai num rio, riacho ou na rua, como o material está em putrefação e concentrado, vira um foco de contaminação, então se temos um quintal onde ainda não foi tudo impermiabilizado pela cultura do concreto, fazer o uso do nosso lixo domiciliar para adubar nossas plantas é uma alternativa simples e barata e que já era usada desde o tempo de nossos bisavós...........
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor roque em 01 Set 2011, 17:55

Lendo algumas msg acima me deparei comum trecho colocado pelo usuário strada:

"....ganhei de uma vizinha algumas verduras muito bonitas e vistosas e perguntei o que usava .
disse-me que recolhia as fezes dos caes e usava . assim antes de ingerir, ainda bem que perguntei antes rsrsrs
Resolvi pesquisar e por que nao usar ? Tenho tres caes grandes e se fosse dinheiro , o que recolhemos todos os dias estariamos ricos . Não me lembro exatamente mas os veterinarios disseram que mesmo vacinados , tudo em ordem existem se nao me engano algumas bacterias ou vermes que sao absorvidas pelas plantas e transmitidas ao homem.....
"

Bom vou esclarecer um pouco isso, de fato, existem mesmo bactérias e ovos de helmintos nas fezes de cães, mesmo os de casa e acompanhados pelos veterinários, mas NÃO EXISTE isso de uma bactéria, virus, protozoário ou mesmo larva ou ovode helminto "ser absorvido", e a planta ao ser ingerida passar isso para o homem, o que ocorre é que as plantas irrigadas com água contaminada, ou em contato com um solo contaminado que tenha esses microorganismos ou micróbios, fica com sua superfície contaminada, com os patógenos aderidos ou simplesmente sobre a superfície das plantas, nenhum patógeno penetra a planta. Então mesmo hortaliças produzidas em ambiente contaminados por patógenos, podem ser ingeridas após uma limpeza e desinfecção de suas superfícies, vamos usar o exemplo clássico do alface, qdo compramos um pé na feira ou mesmo supermercado, não sabemos de onde veio, pode ser cultivado ao lado de um chiqueiro de porcos, um cachorro de rua, na véspera da colheita fez suas necessidas no canteiro, um gato do sítio fez as suas e enterrou ao lado da referida hortaliça, a água usada na irrigação pode ser proveniente de um riacho que pouco acima recebe um valeta de esgoto que vem de uma favelinha próxima, e assim por diante...... Bom aquele cuidado primário, chegar em casa lavar tudo com água corrente primeiro, um bom banho de troneira, isso remove o grosso, depois ir separando folha a folha e ir lavando também em água corrente, depois bacia, cloro + água e pelo menos 10 min, depois escorre, água + vinagre de álcool e mais 10 min, pronto, a alface estará higienizada e desinfetada e já pode ser consumida, mesmo com toda a contaminação citada, inclusive se tudo acontecesse ao mesmo tempo com o referido pé de alface. Agora isso é com relação ao risco apenas de patógenos, se a planta for exposta a resíduos químicos aí muda de figura, alguns podem ser absorvidos pelas plantas e mesmo após a desinfecção permanecerem, então o uso de esgotos para adubação tem mais a ver com o perigo de carrear metais pesados e substâncias químicas, principalmente as orgânicas, do que com a presença dos potenciais microorganismos patógenos que poderia, em tese veicular. Água e solos contaminados com fezes de animais, principalmente o homem, ainda são um dos maiores problemas de saúde no mundo e matam muitas pessoas todos os dias, principalmente crianças, diarréia, desidratação, cólera, hepatite A, leptospirose, verminoses, e um monte de outras infecções e doenças são veiculadas dessa forma.

Sobre isso eu posso falar com uma certa propriedade, pois no meu trabalho de pesquisa, no mestrado de ciências do ambiente, usei lodo de esgoto em vermicompostagens puro e com outros materiais orgânicos, então fiz uma razoável pesquisa acadêmica sobre o assunto na época.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor AvesRacaPura em 23 Fev 2012, 12:58

Olá Roque

Tenho uma dúvida no preenchimento de uns canteiros de alvenaria que fiz em minha chácara, no meu diário tenho as fotos deles, os canteiros tem alturas diversas de 30 a 90 cm, são de concreto, sem fundo estão na terra que é +- nada especial recem aterrado o local.
A dúvida é com o preenchimento dos mesmos, tenho terra preta que comprei de uma grameira e pretendo usa-la para enche-los, também tenho disponivel na chácara esterco de ovelha, vaca, cavalo, cama de galinha (pó de madeira, serragem que é forrado os galinheiros), você recomenda usar o mesmo modelo das covas ir preenchendo os canteiros camada a camanda, ou posso colocar um tanto dessa materias organicas no fundo e encher de terra ? Ou misturar tudo com terra antes de encher os canteiros ?

Abraços
Josauro S.J.
AvesRacaPura
Usuário Rocotó

Data de registro: 01 Ago 2011, 18:40

Mensagempor roque em 23 Fev 2012, 22:13

Bom o ideal numa situação dessas é misturar todos os seus "ingredientes", encher os canteiros e esperar um certo tempo para plantar alguma coisa neles. Seria interessante agregar nessa sua mistura calcário ou cinzas de madeira peneirada, isso pode melhorar o substrato no tocante ao pH. Algumas "terras pretas", como eu já comentei em alguns de meus posts, são na verdade misturas de vários materiais, existem produtos sem nenhum critério, terra arenosa misturada com pó de carvão ou terra de superfície mistura com composto e ou estercos, geralmente é um material com bastante variação. Se for mistura de terra de superfície com composto orgânico ou esterco, é a melhor possivel, mas muitas terras pretas podem ser até ruins. Eu prefiro encher canteiros com terra de barranco misturada com composto orgânico e estercos.

Bom, usando terra preta, e os estercos de ovelha, vaca, cavalo, cama de galinha (pó de madeira, serragem que é forrado os galinheiros), o ideal seria misturar todos esses estercos e fazer uma mistura homogênea, nessa mistura vc deve agregar o calcário ou a cinza, numa proporção de 300ml (copo de chopp) de calcário ou 200ml (copo d'água) de cinzas de madeira peneirada, para cada 100 litros da mistura de estercos, isso irá diminuir a acidez da mistura final. Se tiver bastante volume dos estercos citados, pode fazer uma mistura equilibrada usando as proporções: 50% esterco de vaca, 20% esterco de ovelha, 20% esterco de cavalo e 10% cama de galinha, essa mistura vc pode usar entre 10 a 20% na mistura com a terra preta. Misture os estercos e o calcário ou cinzas, tudo muito bem e depois disso faça a mistura com a terra preta, em seguida encha os canteiros e faça uma irrigação média, esse material deve descaçar de entre 2 a 4 semanas, antes de fazer qualquer plantio, se tiver pressa, tipo as mudas já estão no ponto, procure deixar pelo menos uma semana os canteiros cheios descaçando, se tiver tempo, deixe mais de 30 dias.

Bom, essas são as dicas que posso sugerir em função do que vc me passou sobre sua necessidade, se tiver mais alguma dúvida e ou colocação, pode colocar em seguida e vamos tentar resolver e ou responder no que for possivel.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor AvesRacaPura em 24 Fev 2012, 07:03

Muito obrigado Roque pelas valiosas informações aqui postadas, já li muitos de seus post e me recordo de alguma dessa dicas neles, esclareceu muito minhas dúvidas, a terra preta é de uma grameira não sei do que é composto, mas eles cuidam do conteúdo dela principalmente no tocante a não ter sementes de ervas daninha, pois senão infestam os gramados.

Os canteiros são grandes então vou acumular esse material próximo a eles onde já estão as terras, para que sejam misturados e enchidos os canteiros com uma maquina retro.

Grande abraço.
Josauro S.J.
AvesRacaPura
Usuário Rocotó

Data de registro: 01 Ago 2011, 18:40

Mensagempor rodrigoneves em 04 Dez 2012, 19:48

Acredito que integrar isso com criação de minhocas seria uma maneira interessante de potencializar os resultado.
Vou testar em "caixas" para plantio, que sejam móveis, pois no momento vivo em um imóvel alugado.

Posto resultados quando os houver :D
rodrigoneves
Usuário Malagueta

Data de registro: 10 Nov 2008, 17:08

Mensagempor Leonardo Lima em 12 Dez 2012, 22:52

Muito legal essa cova ecológica Roque, o princípio é o mesmo que a compostagem normal em um tanque, mas nela o "tanque" é no próprio solo né? assim os nutrientres vão sendo liberados lentamente ou melhor naturalmente no solo, acho particularmente importante a questão da distância entre a cova e o raio ocupado pelas raízes. muito boa sua dica, especialmente para quem tem um pomar vc não concorda?, um abração!!!!
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Mensagempor jlvjunior em 11 Ago 2013, 22:01

Bah que beleza vou fazer uma cova dessas ao lado do meu pe de manga, sera que ajuda, plantei esse ano uma muda de enxerto ja tao brotando novas folhas espero que de boas frutas
"Meu Diário"

"FACEBOOK"

Joaquim Luiz Vitória Junior

"O verdadeiro amigo é aquele que aparece quando o resto do mundo desaparece."
jlvjunior
Usuário Rocotó

Data de registro: 18 Jun 2013, 21:51

Mensagempor Jane Ferreira em 21 Jul 2014, 22:33

Queria fazer essa técnica num vaso de plantas. Será que daria certo ?
não usaria o vaso com plantas; faria num vaso vazio e depois de noventa dias utilizaria esse material para plantar mudas novas.
O que o senhor acha ?
Um abraço
Jane Ferreira
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Out 2010, 00:16

Mensagempor roque em 22 Jul 2014, 19:08

Vale tentar a experiência. Vaso grande, camadas finas de resíduos e de terra alternados, depois de um tempo o material estará decomposto e pode se plantar as mudas, dependendo do tipo de resíduos o período é entre 60 e 90 dias, depois de cheio o vaso, uma espera bem longa!!!
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor george_bento em 08 Ago 2016, 13:17

Bom dia a todos. Roque você pode indicar algum referencial teórico sobre cova ecológica? Estou querendo fazer um projeto escolar com alunos de ciências. Agradeço se puder ajudar.
george_bento
Usuário Cambuci

Data de registro: 27 Set 2015, 20:11

Mensagempor roque em 09 Ago 2016, 18:39

Não infelizmente não tenho nenhuma referência sobre esse assunto, vc tem de procurar isso na internet, mas esse termo cova ecológica eu coloquei sem referência, na verdade vc pode encontrar material teórico usando outros termos na pesquisa.
roque
Usuário Buth Jolokia

Anterior

Retornar para Técnicas