Página 1 de 1

Como esterilizar um substrato...

MensagemEnviado: 07 Ago 2015, 10:53
por MarceloCatalao
Boa tarde...
Após falar com uma pessoa com muita experiência em relação ao meu problema, foi me dito isto

"Isso acontece, por vezes, como sementes são organismos vivos. Na maioria das vezes devido a pequenos vermes e fungos que ataca a semente / embrião germinado antes que comece a crescer."

se isto acontece por o que ele diz a única forma de combater isso é esterilizar o solo

Como esterilizar um substrato para o plantio de sementes?

O plantio de sementes é mais econômico do que a compra de mudas em um viveiro. Você também dispõe de mais variedades de plantas se optar por plantar sementes. Os substratos específicos para sementes são preferíveis ao solo normal, pois são mais bem drenados e constituídos de componentes esterilizados como o adubo, a turfa ou a vermiculita. Você pode esterilizar um substrato caseiro ou reutilizado para garantir que ele não contenha sementes de ervas daninhas ou organismos causadores de doenças que podem matar mudas jovens.

Nível de dificuldade:Fácil


O que você precisa?
Adubo ou terra Assadeira
Papel-alumínio
Termômetro culinário
Turfa
Vermiculita ou perlita

Instruções

1
Peneire o adubo ou a terra antes da esterilização. Remova todos os detritos não decompostos ou as raízes e quebre os torrões de terra que forem muito grandes.

2
Encha uma assadeira com a terra ou o adubo peneirado a uma profundidade de 7,5 cm a 10 cm. Borrife água no solo até deixá-lo húmido, mas não encharcado.

3
Cubra a assadeira com papel-alumínio e insira um termómetro culinário através do papel perto do centro da assadeira até penetrar o solo.

4
Coloque a assadeira em um forno pré-aquecido a 120ºC e aqueça o solo até que o termómetro indique 82ºC. Mantenha essa temperatura durante 30 minutos.

5
Remova o solo do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente. Misture com uma medida de turfa e uma medida de vermiculita ou perlita antes de usá-lo para o plantio das sementes.

fonte:"http://www.ehow.com.br/"

Re: Como esterilizar um substrato...

MensagemEnviado: 19 Fev 2017, 18:17
por Rosangela.B.Wolf
Solarização:
Solos com algum tipo de contaminação ou mesmo aqueles que vão ser reaproveitados podem ser "esterilizados ou descontaminados" através da solarização, ou seja, método de exposição do solo aos raios solares. A solarização é muito eficaz, basta espalhar o solo já usado em vasos, floreiras e etc em um recipiente como caixas plásticas e cobrir com plástico preto, e ir revirando durante 30 dias mantendo coberto. Em terrenos fazer o mesmo: descompactar o solo, cobrir com plástico preto e ir revirando o solo por 30 dias mantendo coberto. Ervas daninhas são comuns quando se usa estercos de gado/cavalo/ovelha, os animais herbívoros se alimentam de mato, daí as sementes vem junto com o esterco, é muito difícil se livrar das ervas/mato! Só usando substrato radioativo! :)

Re: Como esterilizar um substrato...

MensagemEnviado: 21 Fev 2017, 13:53
por dudemarch
eu sou um pouco mais bruto... tenho um tanque de gol quadrado cortado ao meio (serve bacia de ferro tbem) encho de terra e ponho no fogao a lenha... com a terra umida... nao encharcada nem seca. decho cozinhar e vou dando umas reviradas de vez enquanto.ate secar e virar pó. dai so encher o vaso e plantar.