Algumas dúvidas sobre preparo do solo e adubação

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Algumas dúvidas sobre preparo do solo e adubação

Mensagempor RodrigoaBoreta em 16 Jun 2015, 09:28

Bom dia pessoal, tudo bem???
Como eu disse no tópico de apresentação, já venho estudando aqui no fórum a algumas semanas.

Bom... vou colocar aqui como estou fazendo e tbm algumas dúvidas que tenho para ver se vcs podem me ajudar....

Estou germinando a semente na bandeira própria e usando substrato passado na peneira, onde coloco 3 girmãozinhosgraozinhos de Npk (não sei a concentração) no fundo e cubro com substrato... faço uma covinha com uma caneta e coloco 1 sementinha e cubro.... Rego 2 a 3x por dia com um borrifador.

Agora como estou preparando os vasos para plantar.

1- fiz vários furos no fundo do vaso com uma furadeira.
2- cobri os furos com uma manta (Não lembro o nome ) comprada em um viveiro.
3- uma camada de 2 dedos de argila expandida.
4- uma camada de areia cobrindo a argila
5- outro pedaço da manta por cima da areia
6- um pouco de terra comprada em viveiro que eu misturei com substrato, na proporção de 70% terra 30% substrato
7- uma colher de npk (aquele mesmo que não sei a concentração)
8- cubro o restante do vaso com a terra que preparei até uns 5cm da borda

Por favor, se eu estiver fazendo algo errado me corrijam.

Agora as dúvidas.

1- no dia de passar a mudinha para o vaso, devo adicionar mais algum adubo, fertilizante, ou algo do tipo???? E como devo fazer isto???
2- a rega deve ser feita só quando a terra estiver bem seca??? E devo molhar até encharcar O vaso???
3- para o controle de pragas pretendo usar a calda de fumo que peguei a receita aqui no fórum... me indicam mais alguma coisa??? (Estava pensando naquele fertilizante e praguecida natural MILAGRE, alguém aki usa??? )

E tbm se tiverem mais alguma dica.... estou aqui para aprender....

Agradeço a todos desde já!!
RodrigoaBoreta
Usuário Jalapeño

Data de registro: 11 Jun 2015, 16:49

Re: Algumas dúvidas sobre preparo do solo e adubação

Mensagempor roque em 16 Jun 2015, 16:32

1- no dia de passar a mudinha para o vaso, devo adicionar mais algum adubo, fertilizante, ou algo do tipo???? E como devo fazer isto???

R: Não deve colocar fertilizante nenhum no dia do replante da muda, use substrato previamente preparado. A manta que vc deve estar usando é a de bidim, um material que eu não utilizo, também não uso argila expandida, prefiro colocar no fundo do vaso apenas solo arenoso, para facilitar a drenagem, alguns cm. As mudas devem ter no mínimo de 4 a 6 folhas definitivas bem desenvolvidas, se estiver no copo ou na bandeja, verifique se o sistema radicular está bem formado, se as raízes não estiverem bem desenvolvidas é melhor deixar a muda mais algum tempo antes de replantar. Veja: viewtopic.php?f=4&t=4597 e viewtopic.php?f=1&t=2955 , são dois tópicos meus, onde tem várias recomendações justamente sobre esse assunto.

2- a rega deve ser feita só quando a terra estiver bem seca??? E devo molhar até encharcar O vaso???

R: Pimenteiras não devem ser mantidas em solo ou substrato com excesso de água, o ideal é apenas uma rega diária, na medida certa para manter o substrato úmido, sem excessos.

3- para o controle de pragas pretendo usar a calda de fumo que peguei a receita aqui no fórum... me indicam mais alguma coisa???

Calda de fumo é para evitar algumas pragas, como ácaros, pulgões, cochonilhas, etc.... Para doenças fúngicas, o melhor é a calda bordalesa, mistura de sulfato de cobre e cal hidratada. Cuidado com NPK, vc pode queimar suas plantas, principalmente mudas jovens, outra coisa é que vc deve saber a fórmula do NPK, se é 10-10-10, 4-14-8 ou outra concentração, qdo comprar verifique isso. No tópico sobre solos e adubação tem isso melhor explicado.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor RodrigoaBoreta em 16 Jun 2015, 19:05

Obrigado pelos esclarecimentos Roque...

Essas caldas devem ser usadas Somente como medida curativa ou pode ser usado preventivamente tambem???

Outra dúvida.... sei que ainda vai demorar um pouco pra chegar nesta fase... mas quero podar minhas pimentas para elas ficarem com formato de arbusto.... pequenas....

Pelo q eu li... deve-Se cortar a guia para isso....

Agora 3.dúvidas....

1-o que é guia????
2- quando devo fazer essa poda???
3-como devo fazer essa poda???
RodrigoaBoreta
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 16 Jun 2015, 19:14

Essas caldas devem ser usadas Somente como medida curativa ou pode ser usado preventivamente tambem???

R: Podem ser usadas das duas maneiras, mas eu recomendo sempre usar preventivamente, para evitar a instalação das pragas e ou doenças. Como medida curativa funcionam, mas é melhor prevenir que remediar....

1-o que é guia???? 3-como devo fazer essa poda???

R: Guia é o ramo ponteiro da planta, normalmente, mas nem sempre cresce um ponteiro único, depois saem os galhos laterais, se vc cortar esse ramo principal, vão nascer galhos laterais e a planta cresce com uma copa mais baixa, eu não recomendo fazer isso com pimenteiras, a não ser que seja espaço muito pequeno e vc queira manter ela nesse local, de pequeno porte.

2- quando devo fazer essa poda???

R: Qdo a planta atingir a altura desejada. A pimenteira já é um "arbusto" de pequeno porte, apenas pimentas como malaguetinhas e cumaris verdadeiras, e algumas selvagens, e umas poucas cultivadas crescem mais e se tornam arbustos e algumas selvagens, até mini ávores. Eu nunca podo pimenteiras, só qdo estão doentes ou troco de vaso, melhor é deixar a planta crescer livremente.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Max o Obelix em 16 Jun 2015, 20:26

roque escreveu:2- quando devo fazer essa poda???
R: Qdo a planta atingir a altura desejada. A pimenteira já uma "arbusto" de pequeno porte, apenas pimentas como malaguetinhas e cumaris verdadeiras, e algumas selvagens, e umas poucas cultivadas crescem mais e se tornam arbustos e algumas selvagens, até mini ávores. Eu nunca podo pimenteiras, só qdo estão doentes ou troco de vaso, melhor é deixar a planta crescer livremente.

Roque, antes de mais nada, parabéns por mais essa excelente aula que você nos deu aqui nestas suas duas últimas postagens.

Em segundo lugar, concordar contigo sobre essa postura em relação às podas das partes áreas das pimenteiras. Quando eu comecei a me aventurar aqui neste Fórum e em outros espaços virtuais do mundo pimenteiro eu encontrei uma forte cultura, eu diria que modismo, de poda aérea para moldar o formato e a aparência das pimenteiras. Eu cheguei a embarcar nesse modismo, mais logo desisti, pois o meu foco é qualidade e produtividade dos frutos. Nada contra aqueles para quem o foco é a aparência, a "estética" das plantas, cada um deve fazer como melhor lhe apetece, assim até há aqueles que fazem "bonsai" de pimenteira.

Meu depoimento aqui é somente para frisar que aqueles que buscam qualidade e produtividade dos frutos não precisam aplicar nenhuma técnica de poda aérea. Deixe a natureza agir que ela sabe o que faz. É assim que tenho feito nos últimos anos e o resultado está aí, concreto, para meu prazer e para comprovar.

Max .'. o Obelix
Diário do Max .'. o Obelix
Max Obelix's Peppers - Index
Índice das conservas e molhos do Max Obelix
"No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta, nem todo mundo que aguenta" Clarice Lispector
Max o Obelix
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 19 Mai 2014, 08:40

Mensagempor RodrigoaBoreta em 16 Jun 2015, 22:02

Roque, muito obrigado... é muito bom poder contar com alguém como vc.... uma verdadeira enciclopédia na área de pimentas.... rsrsrsrsr :lol: :lol: :lol:

Obrigado pela dica tbm Obelix.... mas não tenho intenção de podar todas... apenas algumas que quero colocar em vasos menores...

Ahhh e quanto aos fertilizantes foliares.... vc's ja ouviram falar desse ''MILAGRE'', qual vc's me indicam.... aqui na minha cidade so encontrei um tal de ouro verde...
Pelo que eu andei lendo, ja posso utilizar eles depois de transplantar a mudinha para seu vaso definitivo.... certo???

Valeu galera... estou adorando interagir no forum.... espero em breve ja ter conhecimento para poder ajudar os outros tbm... hehehehehe
RodrigoaBoreta
Usuário Jalapeño

Mensagempor roque em 16 Jun 2015, 23:09

Não conheço o Milagre, mas em matéria de adubação, não existe milagres, o Ouro verde é um NPK líquido, uma solução que pode ser aplicado, bem diluído nas mudas e até nas plantas adultas, faço isso sempre que posso e os resultados são muito bons. Para maiores detalhes sobre o assunto eu recomendo ler: viewtopic.php?f=4&t=2665 , outro de meus tópicos, onde eu falo sobre os biofertilizantes, excelentes opções de adubação foliar.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor roque em 16 Jun 2015, 23:17

Meu amigo Max, aqui o mestre pimenteiro é vc :bow: , afinal sua plantação tem exemplares cujas fotos são dignas de livros sobre variedades de pimentas! :clap:
Plantas grandes, bem robustas, fortes e plenamente desenvolvidas, como as suas, produzem frutos em quantidade e qualidade, o que mais interessa realmente são os frutos, grandes, sadios, com o aroma, sabor e a ardência característica de cada espécie ou variedade. Para quem gosta de pimentas, colher frutos como os seus, para molhos e conservas é o ideal a ser alcaçado! ;)
roque
Usuário Buth Jolokia

Retornar para Técnicas