Composto Orgânico

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Composto Orgânico

Mensagempor avante em 26 Jan 2013, 11:45

Estarei neste tópico mostrando passo a passo a elaboração do composto orgânico que preparo e utilizo no plantio de pimentas e outras plantas
Vamos aos ingredientes:
Esterco bovino e Cama de Frango
DSC00273.JPG
Esterco bovino e de frango

Frutas em decomposição
Aqui foi usado goiabas, mas pode ser qualquer outra fruta, só evito usar frutas cítricas por causa da acidez
DSC00277.JPG
Frutas podres

Matéria orgânica em decomposição
Tudo aquilo que é rastelado debaixo das árvores e amontoado á sombra por meses como folhas, pequenos galhos e frutos caídos
DSC00278.JPG
Matéria Orgânica em decomposição

Após reunir todos os ingredientes, mistura-los bem em lugar definitivo e que tenha bastante incidência solar
DSC00289.JPG
misturar bem

Depois de tudo misturado, deixar o monte uniforme e com uma camada espessa e molhar bastente
DSC00290.JPG
Molhar bem

Em seguida cubra com bastante capim verde, além de bloquear a entrada de luz (precisamos apenas de calor) também ajuda no processo de fermentação, assim como as frutas e estercos de boi ainda verde
DSC00291.JPG
Cubra com capim

Agora é só cobrir com plástico (se for plástico preto, não precisa cobrir antes com capim) e enterrar toda a extremidade do plástico para evitar a entrada de ar e água da chuva
DSC00292.JPG
Cobrir com plástico

Após 30 dias descubro o composto, coloco cinzas de fogão de lenha, misturo bastante, confiro a umidade e cubro novamente deixando por mais 30 dias
Esta compostagem, no pico de sua fermentação pode chegar a 80 graus de temperatura, portanto não coloquem a mão
Passado os 60 dias levo a compostagem para um lugar sombreado (debaixo de uma árvore), deixo coberto com plástico e já pode ser usado
Na hora de usar costumo misturar com terra de curral curtida
DSC00305.JPG
Terra preta de curral curtida

Acredito que depois de misturado com terra de curral a proporção é de 70% de adubo orgânico para 30% de terra
Quero ressaltar que faz apenas 6 meses que comecei a elaborar este composto, não uso uma medida certa para os ingredientes, uso a quantidade que estiver á disposição

Este é o composto que estou usando atualmente em minhas pimentas e já noto excelentes resultados
Quem quiser acompanhar os resultados é só visitar este tópico viewtopic.php?f=7&t=17453&start=100

Abraços a todos.
Editado pela última vez por avante em 26 Jan 2013, 16:57, num total de 1 vezes
Paulo Sergio
De bem com a vida
DIÁRIO: viewtopic.php?t=17453
RECEITA: viewtopic.php?f=15&t=17554
COMPOSTAGEM: viewtopic.php?f=4&t=17647
avante
Usuário Murupi

Data de registro: 24 Out 2012, 22:46

Re: Composto Orgânico

Mensagempor Barreto em 26 Jan 2013, 15:51

Muito legal Avante !
Já fiz montes de compostagem, mas sem nenhuma "tecnologia", com essas dicas, qualquer pessoa que tenha material disponível e um pouquinho de espaço,
vai poder produzir com eficiência o seu próprio composto !
É ótimo para o meio ambiente e especialmente bom para o nosso brasileiro e suado bolso...

um abraço amigo e um grande fim de semana,
Barreto
Meu modesto diario !
viewtopic.php?f=7&t=11217
Barreto
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Jun 2010, 19:08

Mensagempor avante em 26 Jan 2013, 16:50

Olá Barreto

É isso mesmo, existe florestas inteiramente frondosas sem nunca ninguém jogar uma só grama de adubo químico e elas estão lá todas saudáveis e maravilhosas
Então fica a pergunta -De onde elas tiraram seus nutrientes? Da própria natureza é claro

Vamos abusar dos adubos orgânicos e viva a natureza

Abraços amigo.
Paulo Sergio
De bem com a vida
avante
Usuário Murupi

Mensagempor Lulimaria em 07 Fev 2013, 12:36

Paulo, acabei lendo o seu diário... abrindo alguns outros tópicos... mas por descuido, passei despercebida por este tópico aqui.... justamente que fala alguma coisa sobre o que te perguntei naquele comentário, né!? :lol: :lol:

Bem, aqui em casa, vou ter algumas dificuldades para fazer este composto... mas estava pensando, quem sabe em um balde eu conseguiria o mesmo efeito!?

Vou estudar melhor as possibilidades lá de casa... Valeu!!! Obrigada pela explicação...

sem dúvida as mudinhas ficam bem nutridas assim! :rock:
Abraços,
Maria Luiza

Meu diário: https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=17646

"O mundo gira através de seus pensamentos e muda através de suas ações"
Lulimaria
Usuário Cumari

Data de registro: 11 Jan 2013, 12:59

Mensagempor Leandro Ferraz em 07 Fev 2013, 13:47

fiz um parecido so que no lugar das frutas coloquei poda de grama.
já enchi um vaso para fazer um teste.
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor avante em 07 Fev 2013, 15:13

Leandro, eu tbem uso poda de grama,
Coloquei em outra compostagem que fiz só com esterco bovino e de frango e não relatei aqui, olhei depois de 4 dias e o esterco de frango já havia desaparecido em meio ao composto
Este final de semana vou lá dar uma revirada em meus composto, acrescentar cinzas e corrigir umidade se preciso. Abraços
Paulo Sergio
De bem com a vida
avante
Usuário Murupi

Mensagempor diegolimalins em 07 Mar 2013, 00:43

Blz avante como tinha te falado não consegui achar substrato para comprar aqui, agora estou pensando em fazer compostagem para misturar a terra vermelha que tenho aqui no quintal acho que ela esta meio fraca para minhas plantas.
Hoje de tarde fui no terreno vizinho aqui e peguei umas folhas secas e agora vou ver se arrumo um esterco para misturar tudo mais pelo visto vai demorar uns 60 dias para ficar pronto vou ter que me virar apenas com terra pura mesmo
falow
diegolimalins
Usuário Cumari

Data de registro: 21 Fev 2013, 11:13

Retornar para Técnicas