Tecnicas sobre o cultivo das Baby Leaf

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Tecnicas sobre o cultivo das Baby Leaf

Mensagempor Sinval Braga em 04 Set 2011, 15:16

Ola
Alguem aqui, poderia me dar informações sobre o cultivo das Baby Leaf. Trata-se de uma tecnica onde colhe-se as plantas (verduras) antes do tempo, para usar as folhas ainda novas e tenras, com um sabor bem mais apurado.
Usa-se normalmente esta tecnica para plantios de alfaces, ruculas, almeirão etc.
Grato
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Re: Tecnicas sobre o cultivo das Baby Leaf

Mensagempor Hortelã em 04 Set 2011, 18:12

:o Nossa amigo... está sumido! Que bom encontrá-lo!
Já vi listada as melhores verduras para o Baby Leaf, mas nada sobre técnicas especiais de cultivo. Acho que é preferencialmente orgânico, mas o diferencial está mesmo no momento precoce da colheita. Se descobrir algo mais á respeito, me conta, ok? Tenho preferencia por consumir a verdura nessa fase.
Vamos ver se alguém posta alguma nova, aqui.
Um abração. :D
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Data de registro: 26 Ago 2010, 00:21

Mensagempor Sinval Braga em 04 Set 2011, 18:34

Hortelã

Oi amiga, boa noite.
Como não estou achando nada nas literaturas, e nem na Net, resolvi recorrer aos amigos do forum. Eu plantei sementes de alface, rucula e almeirão em caixas, para tentar compreender o processo. De inicio, fiz uma adubação superior a de uma sementeira normal, já que as plantinhas vão ficar um pouco mais antes de serem colhida. Mas por enquanto estou "dando tiros no escuro".
Ao contrario do que pensavamos, as baby leaf são cultivadas em hidroponia, mas nada que não possa ser adaptada ao sistema organico.

É claro que assim que descobrir qualquer coisa interessante, passarei as informações a você.

bjs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Hortelã em 05 Set 2011, 08:16

Qdo criança dava muito trabalho para aceitar "mato" no meu prato e os recusava, categóricamente. Exceto quando minha mãe escolhia as folhinhas macias e doces do maço. :lol:
Nunca mudei esse hábito o que me afastou muito do consumo de verduras, porque a maior parte do maço, ía para o lixo, o que me incomodava muito. Resumi o problema não as comprando, só as consumindo ocasionalmente, quando ou onde pudesse "escolher" as folhas da salada, já pronta. :
Fiquei super feliz com as primeiras notícias da produção e venda do baby leaf nos supermercados (infelizmente não em todos). Acho que a produção na hidroponia é até bastte conveniente, pela facilidade de manutenção (breve), mas penso que não é uma ténica hidropônica exclusiva. Vamos torcer para que os mestres no assunto leiam esse tópico, mas eu te garanto... aqui em casa, as verdurinhas não passam da fase juvenil de vida... e apenas com o trato orgânico...srs. :$ :$ :$
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor Sinval Braga em 05 Set 2011, 13:35

Hortelã

Interessamte. Qdo criança, também detestava verduras. Minha mãe usava mil artificios para oferecer-me as verdinhas. Pelo pouco que achei na Net sobre as baby leaf, é que a mesma é muito bem aceita por crianças, alias a unica maneira de faze-las comer verduras rsrs.

Bem, como te disse estou com caixas semeadas. Enquanto aguardo alguem que conheça a tecnica, vou tentando pela forma empirica dos acertos e erros. Achei um site sobre o assunto, mas parece que não querem dar o "mapa da mina"heheh.

Na minha opinião, é possivel cultivar as baby leaf no sistema organico. Claro que algumas coisas devem ser mudadas. Na hidroponia, vc controla a nutrição das plantas pela água (solução nutritiva), enquanto que no sistema orgânico, o susbstrato deverá nutrir a planta em todo seu ciclo. Não dá para fazer adubações de cobertura, pois a semeadura é bem densa. Adubação foliar, mesmo que organica (biofertilizantes), também esta descartada, para não se correr o risco de manchar as tenras folhinhas. Então o sustrato deverá ser feito com todo capricho.

Vou te passando as novidades.
abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Hortelã em 05 Set 2011, 14:11

:?: Penso que o maior estímulo para a produção comercial do baby leaf, seja exatamente esse: conquistar as crianças para o consumo de verduras. São atraentes, fresquinhas, delicadas e saborosas.
Você, com a experiência que possui sobre adubação orgânica, tem as melhores chances de divulgar o cultivo das mesmas. Não simpatizo com o cultivo hidropônico pelo fato do "substrato" ser nutrido basicamente por insumos químicos. Tem ainda um outro fator:
" O Sol".
Acredito que é o maior responsável pela eficiencia alimentar das verduras e a hidroponia não
pode expor suas cultivares a temperaturas muito elevadas, por ser líquido o seu substrato.
Posso estar equivocada, pq não me aprofundei no assunto. É apenas uma primeira impressão. :?:
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor roque em 05 Set 2011, 17:26

Pelo que sei as "Baby Leaf" são na verdade mudinhas de hortaliça folha vendidas em sacos, já vi rúcula e alguns tipos de couve dessa forma, a melhor maneira de produzir em casa é usando justamente as bandejas de isopor, vc semeia de 2 a 4 sementes por célula e a medida que as mudas vão crescendo vc vai colhendo as células diariamente para o consumo, de forma que aos 10 ou 15 dias após a germinação, dependendo da planta e da cultivar, vc já tem condições de ter saladas frescas todo dia e pode alongar a colheita até uns 30 ou 40 dias depois da germinação, após isso as mudas vão perder a qualidade, mas isso tudo é relativo. Achei um texto de experimento justamente com isso usando rúculas em bandejas: http://www.abhorticultura.com.br/evento ... 3_Comp.pdf eu acho que as mesmas bandejas que cada um tem para produção de suas mudas pode ser usada. O biofertilizante líquido ou fertilizante químicos diluídos podem ser usado para acelerar o crescimento, usar um substrato orgânico e só biofertilizante, a coisa fica orgânica, usar substrato comercial e fertilizante líquido não fia totalmente orgânico, mas ainda assim funciona. Alface, rucula, almeirão, chicória ou escarola, couves, cenouras, beterraba, rabanetes, enfim, usando-se diferentes tamanhos de bandejas se pode produzir uma boa variedade de hortaliças baby para suprir a cozinha o ano inteiro.........
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Sinval Braga em 05 Set 2011, 19:18

Hortelã escreveu::?: Penso que o maior estímulo para a produção comercial do baby leaf, seja exatamente esse: conquistar as crianças para o consumo de verduras. São atraentes, fresquinhas, delicadas e saborosas.
Você, com a experiência que possui sobre adubação orgânica, tem as melhores chances de divulgar o cultivo das mesmas. Não simpatizo com o cultivo hidropônico pelo fato do "substrato" ser nutrido basicamente por insumos químicos. Tem ainda um outro fator:
" O Sol".
Acredito que é o maior responsável pela eficiencia alimentar das verduras e a hidroponia não
pode expor suas cultivares a temperaturas muito elevadas, por ser líquido o seu substrato.
Posso estar equivocada, pq não me aprofundei no assunto. É apenas uma primeira impressão. :?:

Tambem não me simpatizo com a hidroponia (questão pessoal).
Como vc disse, o objetivo das baby são as crianças. Mas continue acompanhando o tópico, pois tenho certeza que vamos aprender muito.
abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Hortelã em 05 Set 2011, 19:39

roque escreveu:Pelo que sei as "Baby Leaf" são na verdade mudinhas de hortaliça folha vendidas em sacos, já vi rúcula e alguns tipos de couve dessa forma, a melhor maneira de produzir em casa é usando justamente as bandejas de isopor, vc semeia de 2 a 4 sementes por célula e a medida que as mudas vão crescendo vc vai colhendo as células diariamente para o consumo, de forma que aos 10 ou 15 dias após a germinação, dependendo da planta e da cultivar, vc já tem condições de ter saladas frescas todo dia e pode alongar a colheita até uns 30 ou 40 dias depois da germinação, após isso as mudas vão perder a qualidade, mas isso tudo é relativo. Achei um texto de experimento justamente com isso usando rúculas em bandejas: http://www.abhorticultura.com.br/evento ... 3_Comp.pdf eu acho que as mesmas bandejas que cada um tem para produção de suas mudas pode ser usada. O biofertilizante líquido ou fertilizante químicos diluídos podem ser usado para acelerar o crescimento, usar um substrato orgânico e só biofertilizante, a coisa fica orgânica, usar substrato comercial e fertilizante líquido não fia totalmente orgânico, mas ainda assim funciona. Alface, rucula, almeirão, chicória ou escarola, couves, cenouras, beterraba, rabanetes, enfim, usando-se diferentes tamanhos de bandejas se pode produzir uma boa variedade de hortaliças baby para suprir a cozinha o ano inteiro.........

Roque...você é uma benção dos céus! :rofl: Sempre tem um "coringa" na manga!
Então é possível termos a produção toda em casa! Dei uma olhada rápida no link para ver do que se tratava, mas vou olhar detalhadamente. Á priori entendi que o volume da célula, não apresenta diferenças significativas na qualidade das babys. Hoje li em algum lugar sobre um "kit" de baby leaf, por células, incluindo nela, também a beterraba, de modo a tornar a colheita por celula, mais completa e atraente! O assunto está me fascinando! Uma ótima forma de engolirmos quatro ou cinco porções de verduras por dia! Tenho minha bandeja disponível no momento, pq ando "controlando" a semeadura, para ter no máximo tres ou quatro exemplares de minha escolha. Vou utilizá-la para as babys o mais rápido possível. Ao contrário, os tomatinhos samambaias, vou semear mais, pq não resisto áqueles frutinhos no pé! Fiquei em dúvida qto ao substrato da bandeja. No caso de apenas orgânico, apenas humus ou proporcional com o substrato comercial?
As células colhidas podem ser imediatamente semeadas novamente, formando assim um círculo de produção. Não é sensacional?
Sinval...adorei esse tópico! Acho que vai entusiasmar muitos colegas. :rofl:
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor Sinval Braga em 05 Set 2011, 20:40

OLa Roque, boa noite

Estava esperando sua mensagem. O site que vc passou, ja esta salvo no meu PC.

Ao inves de bandeijas, estou usando pequenas caixas de madeira com composto enriquecido com farinha de osso, cinzas e esterco curtido de aviario. Na verdade, estou usando um substrato mais rico do que usaria numa sementeira normal. Como as mudas vão ficar um pouco mais neste substrato, é que resolvi enriquece-lo.

A semeadura, fiz bem densa. Usei sementes de rucula, alface lisa, alface roxa e almeirão. Pretendo fazer a colheita a partir do20º ao 30º dia.
Estou mantendo minhas caixas bem protegidas. Deixo que tomem o sol da manhã, até as 10:00hs. Então coloco sombrite (50%), onde ficam cobertas até as 16:00hs. Se houver ameaça de chuva, coloco um plastico transparente. Faço 3 irrigações por dia.
Como vc vê, estou dando tiros no escuro. Daqui para frente, vou observar o melhor momento para a colheita, se as folhas podem murchar, diferenças entre variedades, em fim, estou entrando no novo.

Se vc tiver qualquer informação a mais, para mim será util. Vou fazer testes também com as bandeijas de esopor. E a medida que for obtendo resultados satisfatórios, postarei aqui.

Obrigado pela atenção
Abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 05 Set 2011, 20:58

Hortelã
Espero que entusiame muitos colegas aqui no forum, pois achei fantastica esta tecnica. Ha algum tempo atras, fiz uma bandeija de alfaces, e as mesma passaram do ponto de transplante. Para não jogar as mudinhas, fizemos uma salada delas. Ficou uma delicia. Depois disto, deixei de proposito outras mudas passarem do ponto so para fazer saladas.
Agora o Roque fala sobre a produção das baby's em bandeijas. Achei excelente a ideia, ja vou testa-las, para poder determinar o tempo de colheita, para ter sempre baby's disponiveis hehehe.

Pesquizando na Net, fiquei sabendo que o teor de nutrientes de uma baby, é até 3 vezes maior que a planta adulta, principalmente as beterrabas, onde consome-se apenas as folhas.

O site que vc viu, é da Bioplanta?

Bem vamos continuar trocando figurinhas e aprendendo.
bj
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Hortelã em 05 Set 2011, 23:48

Sinval Braga escreveu:Hortelã
Espero que entusiame muitos colegas aqui no forum, pois achei fantastica esta tecnica. Ha algum tempo atras, fiz uma bandeija de alfaces, e as mesma passaram do ponto de transplante. Para não jogar as mudinhas, fizemos uma salada delas. Ficou uma delicia. Depois disto, deixei de proposito outras mudas passarem do ponto so para fazer saladas.
Agora o Roque fala sobre a produção das baby's em bandeijas. Achei excelente a ideia, ja vou testa-las, para poder determinar o tempo de colheita, para ter sempre baby's disponiveis hehehe.

Pesquizando na Net, fiquei sabendo que o teor de nutrientes de uma baby, é até 3 vezes maior que a planta adulta, principalmente as beterrabas, onde consome-se apenas as folhas.

O site que vc viu, é da Bioplanta?

Bem vamos continuar trocando figurinhas e aprendendo.
bj
Sinval

:@ Fico maluca da vida quando não salvo endereços de assuntos que me apetecem. Mas faço isso direto. Depois fico horas para encontrá-lo novamente. Não foi este não, porque fui lá e não o reconheci, mas vou encontrar aquele de novo. Tinha uma fileira de folhas desenhadas, uma abaixo da outra, na lateral esquerda. Mas estou certa que toparemos com muita coisa interessante á respeito, porque tudo que leio, fala-se em "início no Brasil". Esse assunto vai longe... :!:
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor Hortelã em 07 Set 2011, 10:40

:clap: Bom dia a todos!
Alguém pode me dizer se as folhas da cenoura podem ser comidas? É que topei com um envelope de cenouras redondinhas no mercado perto de casa e não resisti. Fiquei imaginando um "arroz á grega", com ervilhas e cenourinhas do mm tamanho e talvez até beterrabas...
Estão semeadas (algumas) :lol: . Não falo que é difícil segurar o "delírio" ? :yawn: Ainda nem sai da cama :yawn: !
Quem puder, me fale dessa possiblidade. Qual seria o gosto de uma cenourinha micro? E de uma beterrabica (!)? :?: :lol:
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor roque em 07 Set 2011, 11:27

Podem e devem ser comidas as folhas tanto de cenouras como de beterrabas, inclusive tem um bom sabor, as folhas de cenoura podem temperar e as de beterraba tem um sabor levemente adocicado que vai bem nas saladas e nas sopas.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Hortelã em 07 Set 2011, 11:53

roque escreveu:Podem e devem ser comidas as folhas tanto de cenouras como de beterrabas, inclusive tem um bom sabor, as folhas de cenoura podem temperar e as de beterraba tem um sabor levemente adocicado que vai bem nas saladas e nas sopas.

:o Óche!... Esse fórum é de ALUCINAR qualquer um !!! :rofl: :rofl: :rofl:
Valeu professor!
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor Hortelã em 07 Set 2011, 12:26

:?: Não tenho sementes de beterrabas, mas vou tentar configurar um "plano" para verificar o tamanho que as cenouras vão adquirindo após a semeadura, plantando apenas duas em cd copo por semana, até as primeira estarem com 20/30/45 dias (?). Chiiiiiiiiihh... :tmi: isso num vai prestar!
Será que "isso" vai me dar a resposta que quero? Na pior das hipóteses, terei as folhas pras saladas.
"Help"...Pergentino :sweat: . ( plagiando Datena) "Ajuda aí, meeeeu..." :lol: :lol: :P
Editado pela última vez por Hortelã em 07 Set 2011, 18:44, num total de 1 vezes
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor Sinval Braga em 07 Set 2011, 13:14

Hortelã escreveu::clap: Bom dia a todos!
Alguém pode me dizer se as folhas da cenoura podem ser comidas? É que topei com um envelope de cenouras redondinhas no mercado perto de casa e não resisti. Fiquei imaginando um "arroz á grega", com ervilhas e cenourinhas do mm tamanho e talvez até beterrabas...
Estão semeadas (algumas) :lol: . Não falo que é difícil segurar o "delírio" ? :yawn: Ainda nem sai da cama :yawn: !
Quem puder, me fale dessa possiblidade. Qual seria o gosto de uma cenourinha micro? E de uma beterrabica (!)? :?: :lol:

Hortelã, as folhas de cenoura podem e devem ser comidas. Nos aqui em casa, usamos para fazer omeles, refogadas, bolinhos, passada em massa de panqueca etc. etc. etc. Segundo informações, são bastante nutritivas.
As receitas acima valem também para as folhas de beterrabas.

Voltanto ao "baby leaf", vc pode plantar as cenouras e beterrabas, e colhe-las precocemente. Ja fiz isto com as cenouras. Colhe-se "cenourinhas" e "beterrabinhas".
.......................

Mergulhei a fundo nas baby's. Ja fiz um telado coberto com sombrite a 50%, só para cultivar as baby leaf. Assim que der, vou tirar fotos e coloca-las aqui para acompanhar-mos .
Abraços

Sinval
Editando: use sementes de beterraba Wonder Precoce e cenoura Brasilia. São otimas para nossas condições climaticas.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Hortelã em 07 Set 2011, 18:55

Não tive opção de escolha, nas cenouras, mas vou seguir sua orientação ao procurar pela beterraba.
Que bom que já está com a estrutura de cultivo pronta.Logo poderemos ver os resultados. Semeie também a bandeja.
Neste caso, a ansiedade não vai judiar muito, não é? :clap: ;)
(Albert Einstein)
Hortelã
Usuário Rocotó

Mensagempor AUVARUS em 08 Set 2011, 10:35

Bom dia meus amigos, gostei do tópico.

Eu já pratico o cultivo orgânico e a colheita prematura de verduras ha muito tempo e não sabia que deram à essa prática um nome bonito, em inglês, "Baby Leaf".

Meu cultivo é bem doméstico mesmo, em caixas de amianto dem 50 litros. ( Falta total de espaço ) No início, foi a rúcula pois queria evitar a compra, nos supermercados, daquela cultivares enormes, comerciais que têm a textura de uma "folha de mangueira", e sem muito sabor. Hoje tambem incluí o almeirão branco e o manjericão. Voces sabiam que as folhas tenras do mangericão têm o perfume e sabor muito mais delicados ? Merece a experiência...plantar algumas sementes em vaso e colher os pézinhos com 10 a 15 cm.

No meu sistema rúcula deve ser colhida em até 40 dias, após esse período começa mudar o sabor, isso eu ja percebi.
Divido a área das caixinhas ao meio, semeio a metade. Aprox. 20 dias depois, isso varia de acordo com o clima e a qualidade do substrato, semeio a outra metade.
Quando a primeira semeadura puder ser coletada, a segunda estará com vinte dias, e assim é o cilclo.

Nem sempre a mini produção de massa verde satisfaz a necessidade doméstica aqui, nesse caso temos que comprar nas hortas mesmo.

Deixo sempre alguns pés do almeirão branco crescerem para a produção de semestes, as de rúcula eu compro.

Seguem abaixo fotos da minha produção de "Baby Leafs" ( nosssa ... chic no úrtimo )

Rúcula Cultivada.jpg
Rúcula

Almeirão Branco.jpg
Almeirão

Vou estar sempre por aqui vendo as novidades, um grande abraço.
Visite o Diário do Auvarus, antes que ele fique inenarrááááável: viewtopic.php?f=7&t=15377[/b]
AUVARUS
Usuário 7 Pot

Data de registro: 09 Mai 2011, 15:50

Mensagempor Sinval Braga em 08 Set 2011, 12:30

Auvarus

Vc caiu do céu. Qdo abri este tópico, tive a certeza de que meus "problemas estavam resolvidos". Não me enganei.
O que quero fazer é exatamente isto que vc esta fazendo.
Então la vai as perguntas:
Vc diz que as ruculas fican 40 dias nas caixas. Neste periodo vc faz alguma adubação suplementar?
Suas caixas estão a pleno sol ou protegidas por sombrite ou outro tipo de proteção.
Qto ao almeirão branco, o tempo é o mesmo que a rucula?
Bem, por enquanto ficam só estas tres perguntas.

No meu sistema, estou usando sombrite e composto puro, enriquecido com farinha de osso e cinzas. Minhas sementes já brotaram, vou ficar atento a uma possivel deficiencia. Se houver, vou corrigir com biofertilizante, e outros produtos organicos. Como sou adepto a produção organica, todas as etapas serão com produtos organicos.

Obrigado pela sua participação. Ela esta sendo bastante enriquecedora.

Abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Próximo

Retornar para Técnicas