fazendo Composto

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: fazendo Composto

Mensagempor Sinval Braga em 12 Jul 2011, 17:50

Roque
Realmente, o melhor livro que temos é a pratica. É atraves da maneira empirica dos erros e acertos que aprendemos a fazer composto.
Qto a producão do composto rápido, creio que há a necessidade de um certo conhecimento sobre materia organica. Nós sabemos que uma pilha com alta relacão c/n o tempo de compostagem é maior. Isto porque as bacterias responsáveis pela decomposicão absorve 30 partes de carbono e elimina 20, na forma de gaz carbonico, e absove 1 parte de N junto com 10 de carbono. Ora, se a pilha tem uma relacão 100/1, as bacterias se reciclam, uzando a proteina daquelas que morrem. Se acontecer o contrario, uma relacão baixa, digamos 20/1, as bacterias eliminam o excesso de N, na forma de amoniaca. É quando sentimnos aquele cheiro forte que se assemelha a urina (ureia).

Para fazer um composto rápido, eu uso os recursos de um triturador. Inicialmente, trabalho com materiais com uma granulometria de +-5 cm. Chega um ponto em que a decomposicão para. Isto acontece com +- 12 dias. Dai entra o triturador, onde faco a parte das bacterias (rsrs), e diminuo esta granulometria para mais ou menos 2cm. Neste ponto a pilha volta a esquentar, e logo em seguida a temperatura cai e mantem-se em 43graus. Novamente uso o triturador, e ai sim, o composto fica bem fino. Aguardo os 25 dias, e esta pronto para uso.
Ai, entra um pouco a experiencia, pois em algumas vezes, o material apesar da fina granulometria, não esta pronto. Isto eu sei pelo olhometro, pelo toque e pelo cheiro. É uma coisa dificil de explicar, mas eu sei se pode ou não usar. Tenho certeza que vc esta entendendo o que quero dizer. É algo parecido com ponto de bolo.
Bem, quando o composto esta pronto (bioestabilizado), a relacão c/n esta em torno de 17/1, e apos humificar 12 a 10/1. Procuro usar o composto estabilizado, pois é o ponto em que esta liberando os nutriente. Apos a humificacão, a maior beneficiada é a terra, pois o humus funciona como um condicionador.

Bem Roque, quando fiz minha citacão acima, estava em Birigui SP, com passagem marcada para Cuiaba MT. Hoje estou postando de Cuiaba MT. São as vantagens da aviacão.
Devo ir amanhã a minha chacara, matar as saudades. Depois posto fotos para vc conhece-la.

Bem, expliquei a vc como faco meus compostos rápidos (25 dias). Aceito de bom grado criticas, principalmente vinda de vc. É a melhor maneira que existe para aprimorarmos nossos conhecimentos. Estou sempre aberto ao novo.

Então deixo a vc um abraco agora cuiabano

Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor roque em 12 Jul 2011, 18:37

Sua técnica realmente é boa e deve ser bem eficiente, vc faz uma trituração do material em pleno processo e depois repete novamente a mesma operação. Isso diminui o tempo da bioestabilização, porque diminui o tamanho das partículas, ao mesmo tempo que incorpora oxigênio e faz também uma homogeinação do material, além de também espalhar de maneira uniforme os microorganismos decompositores, uma vez que as bactéria e fungos não se espalham de forma uniforme na massa em fermentação, formam colônias em determinadas partes, geralmente onde são inoculadas e tem melhores condições de desenvolvimento, em seguida vão se espalhando e colonizando o material, qdo se faz uma reviragem mecânica estamos também inoculando essas colônias em outras partes da pilha. Apenas acho meio trabalhoso o processo, mas a ideia é muito boa mesmo.

Na chácara Way, em Manaus, onde se produz o composto orgânico vendido em quase todos os supermercados de Manaus, o proprietário usa o composto puro para plantar toda sorte de plantas e os resultados são muito bons. Usar composto em qtdes maciças no solo faz verdadeiros milagres, já vi solos estéreis, duros feito cimento, serem recondicionados só com o uso de composto e leguminosas, em questão de poucos meses já se verifica a diferença.

Não conheço ainda o Mato Grosso, nenhum dos dois estados, mas quem sabe a partir de janeiro posso estar em Campo Grande...... :)
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor ThiagoST em 13 Jul 2011, 12:40

Olá Sinval Braga e Roque! Estive muito ocupado esses dias para entrar na net, mas obrigado pela ajuda! :)

Muito interessante saber como vocês iniciaram nessa área, uma história de vida! Como vocês disseram, realmente é muito gratificante produzir o nosso próprio composto orgânico! Vou procurar buscar por mais conhecimento, fazer um curso tecnológico sobre Agroecologia que se iniciou recentemente na região! A curto(ou logo kkkkk) prazo, vou procurar investir em alimentos orgânicos! E vou procurar entrar com mais frequência no fórum! Tenho muito a aprender!

Quanto ao triturador, acredito que irei conseguir pegá-lo essa semana!
ThiagoST
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Jul 2011, 23:13

Mensagempor Sinval Braga em 13 Jul 2011, 21:03

Ola Roque
O processo realmente é um pouco trabalhoso. Uso esta técnica quando preciso de composto rápido. Meu triturador tem uma boca para o abastecimento bem grande, o que facilita um pouco o trabalho.

Qto a recuperacão de solos, coloco o composto em primeirolugar. Qdo comprei minha chacara, o solo dividia-se em 2: ou era uma laje de cimento, ou um areião. Com o uso do composto e o biofertilizante, consegui recupera-lo, recuperando inclusive a mata nativa. Esta mata aparece no meu avatar.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, são 2 estados muito bons, principalmente para nos que gostamos da natureza. Se vc for para MS, vamos ficar perto. A distancia entre Birigui e Campo Grande, é de pouco mais que 400km. Ai poderei ter o prazer de conhece-lo pessoalmente.

Um grande abraco
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 13 Jul 2011, 21:08

Thiago
Produzir seu proprio composto é muito gratificante. Ver sua planta bonita e vicosa, e saber que vc participou na producão do seu alimento, é bastante gratificante.
Abrcs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 24 Jul 2011, 14:53

Roque

Ja estou de volta a Birigui. Fiquei uns dias fora da Net.

Não sei se vc conhece, mas vou passar a vc e aos amigos uma receitinha facil e rápida, que uso com sucesso para tomate, pimentas, pimentões, gilo e beringuela.
Esterco seco- coloco fogo neste esterco seco. Ele não pega fogo, mas vai queimando lentamente. Depois de queimado, pego a cinza preencho metade de uma garrafa, e completo com agua. Depois de 1 hora, passo aquela água "suja" num pulverizador, e pulverizo toda a planta. O resultado é excelente.

Para inclementar, pode também adicionar um pouco de calcario e farinha de osso, mas mesmo usando somente as cinzas do esterco, os resultados são ótimos.

O teor de "K" nesta cinza, vai variar de acordo com a alimentação e idade do gado, mas de certa forma gira em torno de 15 a 20%.

Bem Roque, se vc já conhece esta formula de fertilizante rico em potássio e calcio, fica para nossos amigos que ainda não a conheçam.

Abraços
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 24 Jul 2011, 16:42

Já usei e recomendo cinzas de vários tipos de materiais, essa dica é boa, mas devemos usar cinzas sempre de forma bem moderada, pois elas aumentam rapidamente o pH do solo. Num solo ácido e de baixa fertilidade, as cinzas fazem mesmo uma revolução, elevam o pH e incorporam nutrientes, mas aplicadas de forma um pouco acima do recomendado podem até matar as plantas, sei que vc não corre esse perigo, mas é sempre bom alertar os riscos do excesso, para os mais inexperientes e principiantes.
roque
Usuário Buth Jolokia

Mensagempor Pedro Gomes Batista em 25 Jul 2011, 10:22

muito bonita sua compostagem cara! no primeiro período da faculdade a gente fez uma que tb ficou chique, depois nunca mais fiz em grandes quantidades. quem sabe com isso aqui eu animo denovo.
parabéns,
abraço
GALOOOO!

meu diário: viewtopic.php?f=7&t=13912
Pedro Gomes Batista
Usuário Cumari

Data de registro: 20 Jul 2011, 12:59

Mensagempor Sinval Braga em 25 Jul 2011, 12:29

Pedro Gomes

Obrigado amigo. É bom saber saber que esta motivado a fazer composto. A terra e as pimentas agradecem.

abrçs
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor AUVARUS em 26 Jul 2011, 06:48

Sinval, bom dia.

Li em algum lugar sobre a utilização dessa calda como fertilizante e para o controle de ácaros e outras pragas. Lembro que a diluição é feita na proporção de 150 g. de cinzas por litro de água, deixando essa mistura descançar por tres dias, sendo agitada varias vezes.
Decantada, retira-se a água amarelada, diluindo na proporção de 200 ml por litro de água para sua aplicação, sob risco de queimar as plantas no caso de se usar maior proporção da calda. Justifica-se, a matéria, pelo fato dessa água de cinzas ser rica em fósforo e potássio portanto devendo ser usada com moderação.
Voce acha que procede essa informação, uma vez que vc utiliza a "formula" sem diluição e não tem problemas com suas plantas ?

Desde já agradeço,

Alvaro
Visite o Diário do Auvarus, antes que ele fique inenarrááááável: viewtopic.php?f=7&t=15377[/b]
AUVARUS
Usuário 7 Pot

Data de registro: 09 Mai 2011, 15:50

Mensagempor Sinval Braga em 26 Jul 2011, 15:47

Auvarus

Não há necessidade de esperar os 3 dias. Uma hora basta, pois poderá haver perda de nutrientes se esperar muito tempo para usa-la. No caso do esterco bovino, os nutrientes ja estarão metabolizados. O unico nutriente que faltará ai é o nitrogenio (N), que será todo perdido na queima.

A cor do liquido não é amarela e sim cinza. Também não haverá necessidade de dilui-la, porque a concentração não é grande.

Esta formula, alem de nutrir as plantas, combate diversas pragas, inclusive o acaro.

O unico cuidado, com o uso desta calda, é como citou o Roque; a elevação do Ph. Dependendo da quantidade, um meio com Ph em torno de 6.3, podera subir rapidamente para neutro (7) ou ate acima de 7 (alcalino). Enfim uma mudança brusca no meio, que poderá até matar a planta. Então o ideal seria usar esta calda apenas para molhar a planta.

Eu usei (e uso) por muito tempo esta solução, e não tive problemas, somente soluções.

Abraços
Sinval

ET: Nunca vi uma planta queimada pelo uso desta calda. Vale fazer uns teste.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor AUVARUS em 27 Jul 2011, 09:19

Sinval bom dia.

Fiz o teste da calda. Depois de descansada tres dias, 100g de cinzas de eucalipto, um litro de água. Retirei o liquido (amarelado mesmo) por sucção e gravidade, as cinzas ficaram no fundo. Apliquei puro mesmo ontem à noite em uma muda de pimenta dedo de moça, de mais ou menos 20cm de altura.
Realmente acaba com os ácaros mesmo....e com a planta tambem... hahahahahaha.
Rapaizzzzz... as folhas mais novas parecem que ficaram tres dias no suco de limão, totalmente acabadas. à tarde eu vou ver como estão e talvez podar as pontas pra ver se salvo as plantas.
Aí vem uma série de variaveis, o tipo de cinza, tempo de espera, etc. Vou partir para o seu método de queimar o esterco, não gostaria de ter que utilizar quimicos no controle de ácaros. Só se não tiver jeito mesmo.

Grande abraço
Visite o Diário do Auvarus, antes que ele fique inenarrááááável: viewtopic.php?f=7&t=15377[/b]
AUVARUS
Usuário 7 Pot

Mensagempor Sinval Braga em 27 Jul 2011, 12:17

Viiige Maria, e protetora das pimentas....
Auvurus, se vc tivesse falado antes, eu não recomendaria cinzas de eucalipito. Esses eucaliptos são tratados com produtos quimico, e alguns fortíssimo. Sem contar que o nivel de potássio das cinzas é muito baixo se comparado com o esterco.
A cor amarelada, creio ser devido alguma resina, ou do próprio produto quimico.
Se a madeira usada para fornecer a cinza foi nova, pior ainda. É como vc escreveu, mata acaros, minhocas, baratas e tudo.

Já com esterco seco, não haverá este problema, mas corre-se o risco de usar um esterco de gado tratado em pasto, onde o fazendeiro usou algum tipo de herbicida. Ai complica.
Eu usei uma vez esterco de gado num composto, e acabei matando uns 500 pes de alface. Motivo: hebicida no pasto.

Então Auvurus, mesmo sendo orgâncio, devez enquando corre-se este risco.
Faça então novo teste, e procure saber a procedencia do esterco ou de qualquer material que vc usar.

Grande Abraço
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 27 Jul 2011, 12:26

Auvarus

Existe outra solução para acabar com os acaros. O uso de biofertilizantes puro (100%). O biofertilizante puro, elimina acaros, fungos nocivos a planta, bacteria, inclusive nematoides. Nosso amigo Roque, explica direitinho como fazer seu proprio Biofertilizante.
Unica recomendação que faço para o uso puro do Biofertilizante, é uma boa regada antes de aplica-lo, pois a planta poderá sofrer um stress hidrico. Alem de eliminar os acaros, vc estará também nutrindo sua planta.

Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor AUVARUS em 27 Jul 2011, 13:53

Valeu pelas dicas Sinval. Vamo atirar pra outro lado agora. Grande abraço
AUVARUS
Usuário 7 Pot

Mensagempor Sinval Braga em 27 Jul 2011, 21:01

Auvarus
De uma olhadinha aki:

viewtopic.php?f=4&t=12317&start=20
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor George Bento em 11 Nov 2011, 18:33

Ol[a para todos, espero estar no t[oico certo. ME CHAMO George e sou de Manaus-Am, náo conseguia mais acessar meu cadastro antigo e fiz outro. Minha pergunta [e? Como acelerar a decomposisao da parte dura da semente de acai? Desculpe a falta de acentos. Quero triturar as cascas em um triturado de 2cv, o fabricante não recomenda para sementes de açaí e por isso quero deixar as sementes com a casca mais frágil.
George Bento
Usuário Cambuci

Data de registro: 11 Nov 2011, 16:43

Mensagempor Sinval Braga em 18 Nov 2011, 11:45

George
Vc tera que usar um moinho, que na verdade são martelos e peneira em um triturador.
Só que neste caso, corre-se o risco de anaerobimo no compósto, pois as particulas serão bem finas.
abrçs
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor luciano rock em 12 Fev 2012, 22:13

Para Sinval Braga, Roque ou outro colega que tenha o conhecimento...
Sobre as cinzas de esterco, parece ser muito bom para as plantas, mas minha dúvida é sobre esse uso com moderaçào, o que seria esse uso moderado ? usar uma vez por mês, duas vezes... e como intercalar com o biofertilizante que Roque nos ensinou a produzir (inclusive o meu já está fermentando, to preparando 20 L, ja to doido pra usar o bio)
Enfim, se puderem, façam a gentilezar de orientar esse pobre iniciante.

Abç a todos/as
luciano rock
Usuário Cambuci

Data de registro: 05 Fev 2012, 21:58

Mensagempor roque em 13 Fev 2012, 11:02

As cinzas tem uma dupla função, fornecem nutrientes, principalmente bases alcalino e alcalino terrosas, como K, Ca, Mg, etc.... Na calcinação da matéria sobram os óxidos metálicos e não metálicos e eles funcionam fornecendo nutrientes, ao reagir com a água e formar hidróxidos, mas isso também tem ação de aumentar o pH, ou seja, semelhante ao calcário, como condicionador do solo, por esse motivo, justamente, de alterar o pH do solo ou do substrato não se pode utilizar cinzas em excesso, porque o pH alcalino ou acima de 7,0 pode ser tão ruim como o pH ácido abaixo de 4,5.
roque
Usuário Buth Jolokia

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas