fazendo Composto

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: fazendo Composto

Mensagempor Sinval Braga em 19 Mar 2013, 10:25

Tranquilamente Diego. Palha de soja é um excelente material. Se vc pider mistura-la com outros materiais, melhor ainda.

Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor diegolimalins em 19 Mar 2013, 11:26

hehe obrigado sinval vouo arrumar um jeito de buscar então tem muito ali na coperativa tem gente que busca caminhão cheio eu vou ver se pego uns 4 sacos e fasso uns montes aqui em casa.
Sinval o melhor e fazer um pilha com a palha da soja ou colocar em um lugar fechado tipo tenho uma caixa de material aqui na minha casa poderia colocar tudo dentro dessa caixa e tampar ela com uma lona ou alguma coisa do tipo e revirar as vezes ??
Obrigado Abraços.
diegolimalins
Usuário Cumari

Data de registro: 21 Fev 2013, 11:13

Mensagempor Sinval Braga em 19 Mar 2013, 20:01

Diego, se a quantidade for pequena, seria melhor numa caixa. Assim evita a perda de calorias, excencial na decomposição da materia organica.

Sinval
Anexos
RECO0159.JPG
Exemplo da produção de composto em pequenas quantidades.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Leonardo Lima em 24 Mar 2013, 00:08

Olá Sinval, td bem? agradeço pela dica de como fazer farinha de ossos, eu encontrei ela no outro fórum que vc participa, realmente a farinha de ossos é muito nutritiva, não apenas para pimentas, acho que vc devia postar ela aqui tbem, acho que muitos gostariam de aprender e até ficariam surpresos com a facilidade do preparo. um grande abraço!
Sejam bem vindos no meu Diário; viewtopic.php?f=7&t=17513

"A vantagem de brincar com fogo é aprender a não se queimar."
Oscar Wilde
Leonardo Lima
Usuário Rocotó

Data de registro: 20 Nov 2012, 12:16

Mensagempor Sinval Braga em 25 Mar 2013, 14:02

Leonardo,
É gratificante saber que a farinha de osso esta sendo util para vc. Vou acatar sua sugestão.

abrc
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Quiqui em 09 Ago 2013, 11:30

Será que alguém sabe me dizer duas questões:?

-Se as folhas das bananeiras oferecem dificultade para se compostar? Ou seja: maior tempo?
Coloquei muitas folhas secas das plantas de banana. Folhas que secaram logo duma forte geada.

- E as das palmeiras? ficando secas ... Ou é melhor verdes? Sempre trociscadas em pedaços de uns 3 ou 4 cm.

Também será que existe na rede algum listão sobre os tempos -meios- que demoram os restos das diferentes espécies para se compostar?

Grata. Um abraço.
Uso Linux : grátis , livre , sem vírus , sem spyware , rápido , seguro e muito bonito .
E claro , navego com Mozilla Firefox ...
¡ No ! ¡ No a las mineras en el Famatina ! ¡ No !
Quiqui
Usuário Jalapeño

Data de registro: 29 Jun 2011, 13:06

Mensagempor Sinval Braga em 09 Ago 2013, 12:57

Oi Quiqui

Folhas de bananeiras são ótimas para composto, pois elas tem uma baixa relação c/n. Procure usar estas folhas, picadas e junto com outros materiais, como folhas secas e gramas roçadas.

Folhas de palmeiras são um pouco mais resistentes a decomposição, mas picadas, pode juntar com as folhas de bananeiras que terás uma ótima compostagem.

Qualquer coisa volte a perguntar.

abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Quiqui em 09 Ago 2013, 21:35

Muito obrigada, meu amigo.

Tenho três sacas com material se compostando, e, numa delas folhas de palmeira mixturadas con material de outras espécies, mas na maior parte, de palmeiras. E notei que ela vai na fila, apenas tem uma coloração escura nestes dias. Essa composta foi começada para fins de maio. A primeira das três.
Porque as outras duas tem o material bem escuro e levanta mais a temperatura . Uma delas tem bastante folhas das bananeiras que trirurei quando secas, talvez num 60% ( + - ).
Já adicionei material verde a aquela (das palmeiras) várias veces e assim a temperat. elevou-se.

Respeito de alguma lista de tempos ou de facilidade de cada espécie para se compostar, você não tem?
Assim como você disse que a bananaeira é de mais rápida fermentação do que as palmeiras, eu gostaría saber de folhas de cítricos, de cascas de patata, de cebolas, de folhas de arbustos varios, etc.
Procurei na rede mas não achei .
Já sabemos que seríam dados aproximados, relativos, dependendo dos fatores ou variáveis que já sabemos.

Mais uma vez: obrigada. Abraço.
Uso Linux : grátis , livre , sem vírus , sem spyware , rápido , seguro e muito bonito .
Quiqui
Usuário Jalapeño

Mensagempor Sinval Braga em 11 Ago 2013, 10:04

Minha amiga, bom saber que estas interessada em compostagem, apesar de saber que vc faz composto há um bom tempo.

Mas vamos lá.
Eu poderia te dar uma lista destes materiais, mas para não ficar uma coisa "bitolada", vou te dar um "macete".
Todo material verde e fresco, como brotos, gramas recem roçada, restos de cozinha como casca de batatas, restos de verduras e outros, tem uma baixa relação carbono/nitrogenio, e entram em fermentação espontÂnea, decompondo-se rápidamente. Claro que tera que ser trabalhada, revirando a pilha e mantendo a umidade.

Materiais secos e fibrosos, como folhas secas, palhada em geral, casca de arroz e outros, possuem uma alta relação carbono/nitrogênio, são mais resistentes a decomposição, por isto devem ser misturados a materiais de baixa relação c/n.

E para baixar a relação c/n, e ao mesmo tempo enriquecer o composto, vc pode usar também estercos de animais.

Espero ter ajudado, mas qualquer coisa volte a perguntar.

Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Quiqui em 13 Ago 2013, 18:56

Um bom tempo, mas sempre com algum erro que me é difícil superar....

Oi, Sinval.

Tenho lido imenso sobre compostas, mas na prática, sempre aparece um intríngulis (...) e alguma coisa não da.... Mas também sempre me digo que se continuar experimentando, ao final vou lograr o que procuro....
Todo material verde ,-ou que pode se apodrecer- aporta nitrogênio, mas também ese material da carbono. Não é? , orém em menor %.
Se me faz dificultoso me aproximar à relação 30/1. E tenho forte suspeita de que aí fica o erro....
Mantendo a umidade e facilitando a oxigenação mexendo é mesmo o que faço. Mas na última revirada, (uns cinco día há), logo já não elevou a temperatura. E é mesmo aí que fico confusa com tudo esto.
De umidade acho que fica bem, embora não tenha instrumento de medição.
Casca de arroz, não posso conseguir. Esta , minha região não é arrozeira. Grama agora não tem porque temfríos intensos. Sim aproveito os restos de vegetales alimentícios do día-a-adía, mas nunca cascas de cítricos.
O que nunca adicionei é esterco de cavalos, e isso posso procurar e adicionar.

Já a sacola das folhas de palmeira maioritariamente, fica à longa espera....

Obrigada pela sempre atenção para "me desburrar" .
Vou continuar, alguma vez vou lograr uma ótima composta.

Abraço.
Quiqui
Usuário Jalapeño

Mensagempor Sinval Braga em 14 Ago 2013, 13:39

Oi Quiqui

Eu fiz ha uns meses atras um manualzinho sobre compostagem,para um condominio a pedido do sindico, que queria aproveitar os restos do jardim para fazer compostagem, com fotos e tudo. Uns 40 dias depois, o sindico me procurou e perguntou como que eu fazia o composto e saia tudo certinho, ficando o material escuro e fininho. Eles faziam e não ficava assim. Qual era o segredo.

A resposta que dei a ele, vou dar a vc. A melhor escola para compostagem, o melhor manual, o melhor professor, é a própria experiência. A melhor maneira de aprender a fazer composto é fazendo. Qdo eu faço composto, eu também erro. Mas o importante é saber corrigir o erro. Se o composto não esquenta, teremos que adicionar materias com baixa relação c/n. Se da anaerobismo, teremos que acrescentar materiais mais grosseiro, e assim por diante. O impostante é corrigir o erro.

A relação c/n de 30/1, é um objetido. Não tem como garantir que esta relação esta perfeita. Então minha sugestão é que vc anote tudo, como os materiais que usou, o tempo que levou a esquentar, enfim, tudo que vc achar importante. Estas anotações servirão para futuras consultas. Fazendi isto, vc vai criar seu próprio manual de compostagem.

Quando a compostagem não esquenta, mesmo após uma revirada, estando a umidade correta e tudo mais, pode estar ocorrendo excesso de carbono, materiais muito fino, que impedem a passagem de oxigênio, ou pode ser que o ciclo chegou a fim, e seu composto esta bioestabilizado.

Mas faça isto que citei. Anote tudo, e faça sua própria cartilha.

Qualquer coisa, volte a perguntar. Se vc achar mesmo necessário, te mando uma relação da maioria dos materiais que temos disponíveis, informando a relação c/n, porcentagem de "N", "P" e "K", MO (materia organica) e outras.

Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Quiqui em 16 Ago 2013, 21:20

Sinval:

Na verdade a experiência é o melhor maestro, coincido com você nesso. Em fazer compostas e noutras ramas do saber.

Boa idéia a de registrar o que se faz sempre que se acione sobre ela. E analizar os resultados parciáis, e ir fazendo hipòtese, mudar o curso, etc.
Hoje, por ex.tinha mais do 50 gr. cent .
Tinha mexido anteontém.

Obrigada pelas dicas.

Abraço.

Achei este quadro sobre a relaç. C/N
Residuos de comida 15/1
Madera (según la especie) 6/1
Papel 170/1
Pasto fresco 10/1
Hojas (según hoja) entre 40/1 y 80/1
Desechos de fruta 35/1
Estiércol de vaca descompuesto 20/1
Tallos de maíz 60/1
Paja de trigo 80/1
Alfalfa 13/1
Humus 10/1
Trébol verde 16/1
Trébol seco 16/1
Leguminosas en general 25/1
Paja de avena 80/1
Aserrín 500/1
Quiqui
Usuário Jalapeño

Mensagempor Sinval Braga em 19 Ago 2013, 21:32

Ok minha amiga, este é o melhor caminho para aprendermos a fazer nosso rico composto. Usando a maneira impirica dos acertos e erros. Com tudo anotado em um caderno, fica mais facil ainda acertarmos mais no próximo, e depois no outro próximo e assim por diante.

Qualquer dúvida podes contar comigo.

abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 17 Nov 2013, 13:42

Composto organico em pequenas caixas de esopor, para pequenas quantidades é a solução, principalmente para pouco espaço. Vc terá composto organico o tempo todo, para usar nas pimenteiras, horta, jardins e ornamentais.

Estas caixas, são descartes de peixarias e supermercados, portanto saem de graça.
Anexos
SAM_2617.JPG
Compostagem em fase inicial
SAM_2618.JPG
SAM_1351.JPG
Fase final, pronta para uso.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor luis henrique dias em 10 Abr 2015, 12:13

nobre silval,

li todo o topico des do inicio e venho observando que vc esta esclarecendo as dulvidas do pessoal, gostaria também de tirar uma duvida a respeito da compostagem, vi em alguns estudos pesquisadores produzindo adubo orgânico misturando os seguintes componentes:

para obter o NPK de maneira orgânica

o Nitrogenio foi obtido pela torta de mamona e esterco
o Potassio pela cinza de madeira e pelo po de rocha
e o fosforo pela farinha de osso

alem disso foi adicionado fino de carvão e serragem na mistura dos ingredientes acima,

porem fiquei com uma duvida crucial e não consigo encontrar mais o artigo para esclarecer:

essa mistura deve ser colocada na composteira para virar composto? ou deve ser misturada com composto pronto e ir direto para o canteiro ?

resumindo a duvida, a mistura acima forma o NPK orgânico alem de conter carvão e serragem que vão agregar outros valores porem essa mistura pode ser fornecida diretamente ao canteiro e vai liberar esses nutrientes ou deve passar pela compostagem antes de ir para o canteiro?

estou com medo de submeter essa mistura com ingredientes mais refinados ao processo de compostagem e a compostagem converter a mistura num composto normal que poderia ser obtido com ingredientes comuns ao contrario desses que terão de ser comprados,

aguardo sugestões dos companheiros, vou postar essa duvida em um topico especifico para que seja visualizada por mais gente
luis henrique dias
Usuário Malagueta

Data de registro: 08 Abr 2015, 21:48

Mensagempor roque em 10 Abr 2015, 20:59

Num processo de compostagem, não existe necessidade de se adicionar esse tipo de complemento, os nutrientes existem nos ingredientes comuns, folhas, podas de grama, esterco bovino e de aves, etc..... Qdo se adiciona tortas e farinha de ossos, isso enriquece o composto, obvio, mas também aumenta muito o custo. Potássio eu não vejo muita necessidade, porque já existe em todo tipo de matéria vegetal. O ideal é sempre fazer a mistura e proceder uma compostagem aeróbica, assim o composto obtido tem os nutrientes distribuídos em toda a sua massa. Misturar ingredientes ao composto já pronto é enriquecer o composto, se for para compostar, deve ser misturado aos componentes da pilha de compostagem.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor luis henrique dias em 11 Abr 2015, 13:57

ummm entendi, vou fazer uma pesquisa sobre essa linha de enriquecer o composto, obrigado roque
luis henrique dias
Usuário Malagueta

Data de registro: 08 Abr 2015, 21:48

Mensagempor Sinval Braga em 05 Jun 2015, 12:15

Luis Henrique - Para enriquecer o composto no inicio do processo, vc pode usar fosfatos de rocha, de dificl solubinização. O próprio composto, durante o processo aerobico, ajuda a liberar o fosforo. O outros nutrientes, de fato são desnecessários, pois um composto bem feito possui todos os elementos necessários as plantas. A quantidade de fosfato de rocha adicionada ao composto não deve exceder 3%. Bons cultivos.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Composto orgânico em Manaus

Mensagempor tiagoayub em 08 Jun 2015, 15:32

Sei que vocês não abrem aqui a algum tempo. Gostaria de falar pro Roque que a empresa que produz composto orgânico e humus de minhoca é a Chacara Way, no qual sou proprietário atual, antes meu pai. Seu amigo de turma agronomo, afilhado dele é Fabricio Nascimento. Então estamos a disposição pro que vocês precisarem, contatos, emails. Sou biologo, msc em Agricultura, nossa empresa agoa se chama Natural Ass. na Agricult. Ltda.

Bom ler toda essa historia!! :clap:
tiagoayub
Usuário Cambuci

Data de registro: 27 Jan 2012, 19:21

Re: Composto orgânico em Manaus

Mensagempor roque em 08 Jun 2015, 16:22

tiagoayub escreveu:Sei que vocês não abrem aqui a algum tempo. Gostaria de falar pro Roque que a empresa que produz composto orgânico e humus de minhoca é a Chacara Way, no qual sou proprietário atual, antes meu pai. Seu amigo de turma agronomo, afilhado dele é Fabricio Nascimento. Então estamos a disposição pro que vocês precisarem, contatos, emails. Sou biologo, msc em Agricultura, nossa empresa agoa se chama Natural Ass. na Agricult. Ltda.

Bom ler toda essa historia!! :clap:

Bom saber que ainda produzem comporto orgânico e humus de minhocas, estou para fazer uma visita na chácara Way, no endereço que eu conhecia em 2009. Tenho interesse em obter matrizes de minhocas para reiniciar minha criação.
Aqui no pimentas.org, também estamos a disposição de vcs para qualquer coisa! ;)
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Anterior

Retornar para Técnicas