Como enraizar estacas de Jabuticaba?

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: Como enraizar estacas de Jabuticaba?

Mensagempor lobato em 31 Jul 2012, 23:16

Sinval Braga escreveu:Ola amigos
Outra coisa que acabei "descobrindo" por insistência, como o Pedro disse, um desafio, foi fazer mudas de acerola por sementes. Tem um ditado que diz que a acerola só germina debaixo da arvore (aceroleira).
Diferente que a pitanga, consegui fazer mudas por estaquia, mas por sementes nada.
Até que um dia, resolvi colocar o fruto da acerola sobre o substrato, sem enterrar. Aconteceu que o fruto criou uma especie de fungo que acabou envolvendo todo ele. Secou, murchou e ficou preto, e apos alguns dias a semente ficou exposta. Abandonei o "invento", e qual não foi minha surpresa quando alguns dias depois vi as semente germinando.

Hoje já tenho mudinhas perto do ponto de transplante. Só não sei ainda o tempo que irá demorar para frutificar, mas acredito que não seja muito diferente da pitanga, ou seja, com menos de dois anos estará frutificando.

Vejam as fotos.
Sinval
SAM_1126.JPG

Vivendo e aprendendo, bom saber se um dia eu quiser mudas de sementes eu ja como fazer :) obrigado por compartilhar conosco
lobato
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Jan 2010, 22:52

Mensagempor lobato em 31 Jul 2012, 23:20

Bom gente , hoje eu tive um tempinho a tarde e fui ao ipiranga dar uma olhada nos pés de pitanga preta, e eles foram podados um em formato de bola e outro disco voador... como tdos sabemos as pitangas nascem mais nas pontas e em galhos nem velhos nem novos, em galhos de uns 4 meses, mas ainda assim tinham algumas flores e alguns frutos ja formados, acredito que em 1 mes tenha frutos maduros.... assim que eu pegar as sementes vocês serão informados..
lobato
Usuário Cumari

Mensagempor Sinval Braga em 01 Ago 2012, 11:51

Fiz também umas mudas de amora, Logo que a estaca enraizou apareceram alguns frutinhos.
Bem, a amora foi bem facil de enraizar, não encontrei problema nenhum que mereça ser comentado. Apenas fazer a estaca, colocar no substrato manter umido e aguardar pouco tempo que ja estará enraizada.

Abraços
Sinval
Anexos
SAM_1381.JPG
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor Pedro A. em 01 Ago 2012, 14:14

Tenho uma muda de amora gigante, realmente parece que as amoras são faceis de pegar por estacas, o meu unico problema são os passarinhos que comem todas :D :D :D :D
Abraço
Pedro A.
Usuário Fatalii

Data de registro: 25 Mai 2012, 11:08

Mensagempor Sinval Braga em 05 Ago 2012, 16:00

Ola Pedro e amigos
Passei ontem para ver as estacas de jaboticabeira. Uma delas esta com as folhas um pouco murchas. O motivo foi descuido, pois a pessoa que ficou para cuidar não regou o substrato desta jaboticabeira. Me refiro ao vaso de cima. Estava seco, apesar da parte de baixo (garrafão) estar cheio d'água.

A outra estaca esta bonita.

Abrç
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Pedro A. em 07 Ago 2012, 14:08

Bom galera, passei p dar uma atualizada nas fotos da estacas, bom p ser mais exato da estaca que eu já chamo de pé de jabuticaba, pois uma estaca que esta toda florada e com uma jabuticaba madurando acredito que já posso chamala de Pé de Jabuticaba :D
Desejo a todos os amigos sucesso em seus experimentos
Abraço
Anexos
IMG_1301.JPG
Estaca de Jabuticaba, ou Pé de Jabuticaba
IMG_1302.JPG
Fruto madurando
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor Sinval Braga em 07 Ago 2012, 22:33

Pedro
Realmente deixou de ser uma estaca de jaboticaba para ser uma jaboticabeira.
Só posso te dar os parabens pelo sucesso, e te agradecer por compartilhar esta bem sucedida experiencia.
Pode estar certo que vc ajudou muita gente.

Abraços
Sinval

Obs: mas não deixe de nos dar noticias aqui no tópico.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor lobato em 07 Ago 2012, 23:33

Pedro só tenho uma coisa a dizer, SENSACIONAL !!!!

Rapaz ta muito linda essa muda de jabuticaba, agora sem duvidas..... concerteza ja virou pé de jabuticaba falei com a minha tia nesse final de semana, ela ja liberou a retirada do galho para fazer meu teste tambem, porem só depois que acabarem as jabuticabas, o pé dela está lotado.....

Parabens pedro !!! Abração
lobato
Usuário Cumari

Mensagempor Pedro A. em 11 Ago 2012, 08:41

Cheguei ontem em casa e me deparei com isso.
Infelizmente ainda não deu p tentar fazer a experiência com o galho de pitanga.
Abraço
Anexos
IMG_1303.JPG
IMG_1304.JPG
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor Sinval Braga em 12 Ago 2012, 17:19

Oi PEDRO
É um verdadeiro show. Qdo vc tentar este tipo de alporquia (?), com pitangueiras de um alo.
Eu estou fazendo, ou melhor, tentando fazer, mudas de acerola usando o seu metodo. Só que como estou limitado por espaço, fiz com galhos pequenos de uns 30 cm e espessura de pouco menos que 1 cm. Depois coloco fotos.

abrç
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Game Over em 12 Ago 2012, 19:20

Pedro A. escreveu:Fala ai Sinval blz.
Então eu usei:
1 lata de 18 litros
1 pedaço de mangueira
1 garrafa plastica de 2 litros (ja usei de refrigerante mas não ficou muito bom não) usei de confort e tambem de agua sanitaria ambas bem lavadas.
1 balde plastico
isopor e areia grossa
e é claro um galho de jabuticaba.

Faça um furo e coloque a mangueira na garrafa plastica, coloque a garrafa no fundo da lata com a mangueira de um jeito que de p vc encher a garrafa sempre que necessitar, complete com isopor e areia grossa.
Faça um furo no fundo do vaso de modo que passe o galho até chegar no fundo da garrafa.
a parte do galho que ficar dentro da agua tem que ser descascada, ja a parte que ficar na terra não é nessa parte que vai enraizar.

Pedro, saberia me dizer se isso funciona com outros tipos de plantas?
Game Over
Usuário Murupi

Data de registro: 22 Jul 2012, 18:12

Mensagempor Pedro A. em 12 Ago 2012, 19:32

Game Over escreveu:
Pedro A. escreveu:Fala ai Sinval blz.
Então eu usei:
1 lata de 18 litros
1 pedaço de mangueira
1 garrafa plastica de 2 litros (ja usei de refrigerante mas não ficou muito bom não) usei de confort e tambem de agua sanitaria ambas bem lavadas.
1 balde plastico
isopor e areia grossa
e é claro um galho de jabuticaba.

Faça um furo e coloque a mangueira na garrafa plastica, coloque a garrafa no fundo da lata com a mangueira de um jeito que de p vc encher a garrafa sempre que necessitar, complete com isopor e areia grossa.
Faça um furo no fundo do vaso de modo que passe o galho até chegar no fundo da garrafa.
a parte do galho que ficar dentro da agua tem que ser descascada, ja a parte que ficar na terra não é nessa parte que vai enraizar.

Pedro, saberia me dizer se isso funciona com outros tipos de plantas?

Meu camarada, não sei c funciona com outras plantas não, tem amigos ai que estão testando com acerola e eu vou experimentar com pitanga.
Dependendo do tipo de planta que vc queira fazer mudas, pode-se usar outros tipos de técnicas, caso queira fazer muda de alguma planta especifica é só falar qual é que alguém aqui do forum irá lhe auxiliar ok. Só neste post temos O Sinval, o Lobato e o Darci que entendem muito do assunto.
Abraço
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor Darci em 12 Ago 2012, 21:10

Pedro,
Vc esta sendo modesto, porque isso que vc apresenta com a estaca de jabuticaba eu ainda nao vi ninguem mostrar e serve como exemplo pra todos nós.Parabens por esse belo resultado.
Darci
Usuário Fatalii

Data de registro: 15 Fev 2009, 18:11

Mensagempor Sinval Braga em 13 Ago 2012, 14:02

Juliano Mateus

Qual planta vc quer propagar?
Tem espécieis que se propagam muito bem por estacas e/ou sementes. A vantagem da alporquia é esta que vc viu nas fotos do Pedro, que esta deixando todos nos de "queixo caido".
abrç
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Game Over em 13 Ago 2012, 20:09

Sinval Braga escreveu:Juliano Mateus

Qual planta vc quer propagar?
Tem espécieis que se propagam muito bem por estacas e/ou sementes. A vantagem da alporquia é esta que vc viu nas fotos do Pedro, que esta deixando todos nos de "queixo caido".
abrç
Sinval

Bom... Pitaya, porque no fim de novembro eu irei ganhar algumas estacas do roque e estava querendo saber se este método funciona também com a pitaya, e se não funcionar, qual seria a melhor maneira de acomodar a planta por estaca? Obrigado Sinval :D
Game Over
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 13 Ago 2012, 20:57

Juliano Mateus

A pitaya é uma das plantas mais facil de propagar. Como vc ganhou a estaca do Roque, com certeza ele vai lhe explicar.

Mas posso te dizer que basta vc usar como substrato uma terra arenosa, misturada com materia organica como composto, humus de minhoca (vermicomposto) e/ou esterco curtido. Coloque um pouco de farinha de osso, e enterre de 8 a 10 cm da estaca (vai depender do tamanho da estaca). Logo ela estará enraizada. Vc vai saber que esta tudo bem qdo aparecerem novas brotações.

E para terminar, vc tem o previlégio de estar em Manaus, onde o clima colabora bastante com as pitayas.

Boas colheitas
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Pedro A. em 13 Ago 2012, 21:07

Não falei que esses caras eram experts no assunto.
Abraço
Editado pela última vez por Pedro A. em 14 Ago 2012, 06:22, num total de 1 vezes
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor Game Over em 13 Ago 2012, 21:57

Sinval Braga escreveu:Juliano Mateus

A pitaya é uma das plantas mais facil de propagar. Como vc ganhou a estaca do Roque, com certeza ele vai lhe explicar.

Mas posso te dizer que basta vc usar como substrato uma terra arenosa, misturada com materia organica como composto, humus de minhoca (vermicomposto) e/ou esterco curtido. Coloque um pouco de farinha de osso, e enterre de 8 a 10 cm da estaca (vai depender do tamanho da estaca). Logo ela estará enraizada. Vc vai saber que esta tudo bem qdo aparecerem novas brotações.

E para terminar, vc tem o previlégio de estar em Manaus, onde o clima colabora bastante com as pitayas.

Boas colheitas
Sinval

Muito obrigado por me explicar isso Sinval, mas eu terei de esperar até o fim de Novembro, que é quando o Roque virá para cá, para receber a tão sonhada estaca de pitaya :D
Obrigado e |Boa noite| :)
Game Over
Usuário Murupi

Mensagempor Game Over em 13 Ago 2012, 21:58

Pedro A. escreveu:Não falei que esses caras eram experta no assunto.
Abraço

Verdade! Vocês sabem de tudo e ajudam bastante! |Boa noite| Pedro :D
Game Over
Usuário Murupi

Mensagempor Pedro A. em 30 Ago 2012, 14:56

Atualizando, meu pé de jabuticaba esta carregado mas cairam todas as folhas.
Tem mais jabuticaba no pé que folhas uai.
Anexos
IMG_1328.JPG
Meu galho de jabuticaba(ops)Pé de Jabuticaba
IMG_1329.JPG
Sem folhas
Pedro A.
Usuário Fatalii

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas