Como enraizar estacas de Jabuticaba?

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: Como enraizar estacas de Jabuticaba?

Mensagempor Pedro A. em 14 Dez 2012, 18:03

Então, elas ainda estão como antes, sem folhas nem sinal de brotos, semana que vem vou tirar algumas fotos e vou olhar se encontro raizes.
Abraço
Pedro A.
Usuário Fatalii

Data de registro: 25 Mai 2012, 11:08

Mensagempor elias-200tao em 28 Dez 2012, 11:48

oi gente to entrando agora nesse forum e algum meses atras, eu vendo o q vc fez com as estacas fiz o mesmo e o meu ate
hoje n caiu as folha agora vendo a sua esperiencia n vou pra de coloca agua tam sedo, so q a minha eu ja coloquei ela
direto no chão como vc falou atraz,, mais to sequido passo a passo.
elias-200tao
Usuário Cambuci

Data de registro: 23 Dez 2012, 20:15

Mensagempor Sinval Braga em 28 Dez 2012, 20:39

Pedro A. escreveu:Então, elas ainda estão como antes, sem folhas nem sinal de brotos, semana que vem vou tirar algumas fotos e vou olhar se encontro raizes.
Abraço

Oi Pedro
Estou dando uma passadinha por aqui para ver as novidades e dar minha opinião sobre o que esta acontecendo com suas estacas.
Estacas lenhosas, como é o seu caso, a presença ou não das folhas não interfere no enraizamento. Pelo tempo que tem suas estacas, a presença de novas brotações pode ser um indicio de enraizamento. Então não deixa de ser uma boa coisa estas brotações.

Já para estacas semi lenhosas, a presença das folhas é desejável para o enraizamento. Por tanto, se uma estaca semi-lenhosa perder as folhas não há enraizamento.

Bem Pedro, aguardo suas boas noticias.

Abraços
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor Pedro A. em 11 Jan 2013, 19:38

Bom galera, e especialmente ao meu amigo Sinval como prometido vai as fotos das estacas.
Eu cavei um pouco ao lado da estaca e não encontrei sinal de raizes o bom sinal é que a estaca ainda esta verde, talvez se eu não tivesse retirado a outra quem sabe né :( :( :( :( :(
Também cortei um galho fininho na ponta e ele também esta verde, não enraizou e nem brotou folhas mas a estaca continua verde :D :D :D :D :D
Vou insistir até enraizar hehehehe
Anexos
IMG_1683.JPG
IMG_1684.JPG
buraco, nota-se que que esta verde.
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor Sinval Braga em 11 Jan 2013, 20:59

Oi Pedro

Se esta verde é um bom sinal.
Continuo aqui torcendo por vc.

Grande abraço
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Pedro A. em 04 Abr 2013, 17:55

Bom galera, não sei se foi por descuido meu, ou sei lá as estacas de jabutica secaram totalmente agora :(
A boa noticia é que eu vou tentar outra vez, ou melhor já estou tentando hehehehe tem 3 estacas na chacara debaixo que uma arvore e vou tentar outra vez em casa mesmo.
Abraço.
Anexos
IMG_1796.JPG
Secou.
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor Pedro A. em 04 Abr 2013, 17:58

Caso alguém que esteja acompanhando esse tópico, estou procurando sementes de Noni ( Morinda citrifolia ), se alguém tiver entra em contato.
Abraço.
Pedro A.
Usuário Fatalii

Mensagempor Sinval Braga em 04 Abr 2013, 18:11

E ai Pedrão

Vc esta certo meu amigo. Não podemos disistir nunca. Se não deu certo na primeira, podemos corrigir os erros e ter sucessos na segunda.

Eu fiz miniestacas de jaboticabas e enraizaram com quase tres meses. Coloquei uma foto aqui no forum. Elas formam um calo, e depois de um tempo começa a aparecer as raizes. Estou acompanhando agora o desenvolvimento delas, e logo postarei mais fotos.

Vou tentar agora a alpoquia, usando mais ou menos o mesmo metodo que usei para as miniestacas.

Sucessos meu amigo.
abrc
Sinval
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Alesuman em 19 Ago 2015, 19:22

Olá Pessoal.

Vou reviver o tópico antigo pois estou com três estacas de jabuticaba plantadas conforme o meu conterrâneo Pedro reportou nas mensagens anteriores desse tópico.

Pelo que li a experiência que ele nos contou aqui foi bem sucedida no começo mas não teve um final feliz com as estacas não enraizando.

O Pedro ou alguém mais tentou enraizar outras estacas de jabuticabeira?

Segui as orientações que vi em vídeos na internet, inclusive retirando quase todas as folhas dos galhos. Hoje, depois de 10 dias da estaquia os galhos estão verdes, soltando muitas folhas novas e alguns botões de flor que vieram com os galhos abriram hoje.

A minha questão principal é: Devo deixar essas folhas novas, as flores e possíveis frutos nas estacas ou tenho que retirar tudo? Pergunto isso porque li que a retirada das folhas é para que a estaca direcione toda sua energia para o desenvolvimento de raízes, e que folhas e frutos contribuiriam para que essa energia não fosse totalmente canalizada para esse objetivo final.

O que os amigos mais experientes tem a dizer sobre isso?

Grande abraço!

Alexandre
Grande Abraço!

Alexandre Suman (Xandão)
Alesuman
Usuário Cambuci

Data de registro: 17 Ago 2015, 12:39

Mensagempor roque em 20 Ago 2015, 08:29

Eu removeria todas as flores e frutos imediatamente, se houver folhas em excesso também, mas deixar um ou dois brotos apenas com folhas pode ser interessante para manter a estaca viva. O enraizamento demora um pouco, não ocorre em dias, então se as brotações ocorrem muito rápido, são mesmo apenas reação da estaca e irão drenar os nutrientes existentes, e o ramo pode morrer em pouco tempo. Flores e frutos não se deixa nunca em frutíferas jovens, geralmente produzidas por estaquia ou enxertia, elas dão flores e frutos dentro do vaso ainda, mas essa reprodução paralisa e prejudica o crescimento da planta, mesmo plantas já colocadas no solo ou em vasos grandes e definitivos, deve-se eliminar flores e frutos no primeiro ano, para que a planta possa crescer e se fortalecer.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Alesuman em 20 Ago 2015, 13:13

Valeu pela ajuda Roque!

Vou tirar todas as flores. Vou tirar as folhas novas também e deixar apenas algumas.

O complicado vai ser convencer minha esposa que está achando lindo as flores na estaca... hahahaha
Grande Abraço!

Alexandre Suman (Xandão)
Alesuman
Usuário Cambuci

Data de registro: 17 Ago 2015, 12:39

Mensagempor Mary14 em 09 Set 2016, 18:55

Olá pessoal, cheguei até este forum por conta desse post , essa técnica é show, tentei com um galho grande de acerola e ta dando certo , mas retirei o excesso de folhas para não sugar energia.
Em cada galho deixei apenas 4 folhas , em uma semana começaram a nascer folhinhas e hoje fazem 18 dias e continua nascendo, ainda não mexi na terra para ver se tem raízes.
Mary14
Usuário Cambuci

Data de registro: 28 Ago 2016, 21:35

Anterior

Retornar para Técnicas