ALGUMA DUVIDA "RELACIONADA COM PIMENTA" PERGUNTE AQUI

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: ALGUMA DUVIDA "RELACIONADA COM PIMENTA" PERGUNTE AQUI

Mensagempor FelipeMinas em 03 Ago 2013, 19:02

neyde hidalgo escreveu: uma praga, vai ser praticamente impossível acabar com ela para sempre... Nós é q temos q nos acostumar, para sempre, de colocar os preventivos e os defensivos necessários para cada coisa... É uma luta constante. Um abraço. Neyde

Mas é por ai mesmo! Temos que aprender a conviver com pragas, fungos, insetinhos, etc. Num tem como aplicar um "remedinho" milagroso qquer e viver livre delas para sempre. Tentar levar de uma forma mais saudavel(pra planta e pra nós) e sustentável possivel. Num adianta, sempre vai aparecer alguma coisa aqui e ali.

Se for fazer da forma que o pessoal faz em plantações comerciais, aplicando sistematicamente fungicidas e inseticidas, acho que a coisa perde o seu propósito.

Na horta aqui de casa tem sempre um fungo aqui e ali, uma folha queimada, uma largatinha, etc, etc, mas produzimos muito e de quase tudo, só num produzimos dinheiro ainda...ehehehe

Só uma dica que eu acho que posso dar! Seja em vaso, canteiro, no meio do mato, etc o que vale é o manejo! Ou seja, o trato que vc dá as suas plantas, num é se usa NPK4:14:8 ou 20:05:20 ou bosta de vaca, se usa terra ou substrato pronto, vasinho de plastico , barro, etc. O que vale é a atenção que vc dá as suas plantas!!

Abraço a todos!
FelipeMinas
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Jul 2013, 08:56

Mensagempor neyde hidalgo em 03 Ago 2013, 21:15

É isso, Felipe! Bom final de semana ! Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor ricardok14 em 05 Ago 2013, 08:41

Gostaria de saber se alguém usa ou já usou aqueles vasos flexíveis, se vale a pena comprar.

Obrigado!
ricardok14
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Mar 2013, 14:29

Mensagempor wagnermiranda13 em 16 Ago 2013, 23:14

ola gente ganhei esses dois frutos mas quem me deu tb não sabe a variedade se que alguem pode me ajudar a descubrir q frutos são esses.
Anexos
Pimentas desconhecidas.jpg
meu diariohttps://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=18118&p=401380#p401380
wagnermiranda13
Usuário Cumari

Data de registro: 01 Abr 2013, 20:42

Mensagempor ricardok14 em 17 Ago 2013, 09:30

Wagner, posta o pedido de identificação neste tópico.

viewtopic.php?f=12&t=7099

Abraço
ricardok14
Usuário Cumari

Data de registro: 28 Mar 2013, 14:29

Mensagempor bylobonegro em 26 Ago 2013, 17:46

Ola visita meu diario tem algo sobre a descoberta q fiz q vai te ajudar com certeza ..
e te tirar a galera do forum dessa luta de combater as pragas..
espero o abraço de voces pela descoberta...
bylobonegro
Usuário Jalapeño

Data de registro: 19 Set 2011, 12:55

Mensagempor miltonferreira em 20 Out 2013, 21:51

Olá,

Gostaria de alguma instrução sobre sementes tiradas direto da pimenta.
1- Como fação para conseguir retirar de uma pimenta suas sementes e planta-las....deixo no sol pra secar? lavo com alguma coisa?quanto tempo? :worried:
Pesquisei alguma coisa pela internet, mas gostaria da opinião do pessoal que já fez e deu certo.
2- Tenho vários molhos caseiros de varias especies de pimenta (sou novo no cultivo mas experiente na degustação) e noto que alguns possuem sementes em inicio de germinação....tentei e não consegui, mas não custa perguntar...sementes de molhos de conserva de pimenta são aptas a formarem uma pimenteira?

Se algum colega souber e puder me ajudar serei grato. :)
Milton Ferreira
miltonferreira
Usuário Jalapeño

Data de registro: 03 Set 2013, 23:36

Mensagempor Leandro Ferraz em 21 Out 2013, 07:18

miltonferreira escreveu:Olá,

Gostaria de alguma instrução sobre sementes tiradas direto da pimenta.
1- Como fação para conseguir retirar de uma pimenta suas sementes e planta-las....deixo no sol pra secar? lavo com alguma coisa?quanto tempo? :worried:
Pesquisei alguma coisa pela internet, mas gostaria da opinião do pessoal que já fez e deu certo.
2- Tenho vários molhos caseiros de varias especies de pimenta (sou novo no cultivo mas experiente na degustação) e noto que alguns possuem sementes em inicio de germinação....tentei e não consegui, mas não custa perguntar...sementes de molhos de conserva de pimenta são aptas a formarem uma pimenteira?

Se algum colega souber e puder me ajudar serei grato. :)
Milton Ferreira

é muito difícil vc germinar sementes de pimentas que estão em conservas...

Se vc tem pimentas maduras e quer plantar e só abrir a pimenta retirar as sementes e plantar...
se vc quer guardar as sementes, retire e deixe secar, eu deixo secar em local arejado mas protegido do vento, quando estiver secas guarde em local que não tenha umidade...
Apenas mais um fanático por pimenta... Vamos arder o Mundo!!!

Meu Diário
Facebook
YouTube
Leandro Ferraz
Usuário Habanero Chocolate

Data de registro: 19 Jan 2011, 14:41

Mensagempor Pedro Almeida em 28 Out 2013, 23:51

ricardok14 escreveu:Gostaria de saber se alguém usa ou já usou aqueles vasos flexíveis, se vale a pena comprar.

Obrigado!

Olá Ricardo!

Eu comprei alguns desses potes flexíveis para transplantar minhas mudinhas, mas no meu caso eu comprei pelo baixo custo. Como eu acabei de transplantá-las ainda não dá pra dizer muita coisa, só que eles são bem fininhos, o que significa que não vão durar muito, devem se desfazer com o tempo provavelmente.

Um abraço!
Pedro Almeida
Usuário Jalapeño

Data de registro: 21 Jul 2013, 15:22

Mensagempor Pedro Almeida em 28 Out 2013, 23:58

Pessoal, estou tendo problemas com a germinação de Murupi Vemelha.

Semeei duas vezes (umas 15 sementes) e não nasceu nenhuma! Essas sementes eu comprei num kit com várias outras variedades no ML, todas elas germinaram, mas a que eu mais queria, a Murupi, não nasceu! :(

O que será que eu fiz de errado? Eu coloquei as sementes pra hidratar, tomei cuidado com as regas (não deixei enxarcar), só não pude colocar em estufa com termostato como muitos aqui fazem, pois não tenho acesso a esses materiais (ando com a grana meio em baixa).

Será que as sementes estavam velhas? A murupi é muito difícil de germinar?

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Um abraço!
Pedro Almeida
Usuário Jalapeño

Data de registro: 21 Jul 2013, 15:22

Mensagempor wballock em 02 Jan 2014, 14:10

oi pessoal tenho uma duvida!!!
germinou pouco das que eu plantei em novembro, elas estavam fracas e sem desenvolvimento, pois fiz uma puta cagada no substrato e acabou ficando fraco, mais eu arrumei isso assim:

comprei húmus de minhoca e coloquei na bandeja por cima, pois havia um espaço, comprei adubo NPK 10--10-10 e dilui 2 colheres de chá em 2 litros de agua e estou regando 1 vez na semana, como um milagre elas despertaram e estão crescendo, minha duvida é sobre o adubo, sera q esta forte??
wballock
Usuário Cumari

Data de registro: 10 Ago 2012, 01:16

Mensagempor wagnermiranda13 em 03 Fev 2014, 10:31

eu tenho duvidas para a germinação em papel toalha qual o processo correto, eu ponho em um potinho deixo aberto ou tampo o poti
meu diariohttps://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=18118&p=401380#p401380
wagnermiranda13
Usuário Cumari

Data de registro: 01 Abr 2013, 20:42

Mensagempor Alexandre Chaves em 25 Jul 2014, 14:45

Pessoal estou com várias pimentas aqui para tirar sementes e posteriormente plantá-las. Sempre deixei elas secarem ao sol para depois retirar as sementes. Isso é correto ou se faz de outra maneira? O que faço é correto ou está errado. Tenho muito dúvida sobre isso. Podem me ajudar? Desde já agradeço.
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Data de registro: 19 Jul 2014, 11:01

Mensagempor icaro aoki em 27 Jul 2014, 02:03

minha duvida e tem algum cuidado especial com as habaneiro ou e o mesmo cuidado das outras grato
icaro aoki
Usuário Cambuci

Data de registro: 08 Jan 2009, 10:11

Mensagempor Alexandre Chaves em 27 Jul 2014, 22:24

Alexandre Chaves escreveu:Pessoal estou com várias pimentas aqui para tirar sementes e posteriormente plantá-las. Sempre deixei elas secarem ao sol para depois retirar as sementes. Isso é correto ou se faz de outra maneira? O que faço é correto ou está errado. Tenho muito dúvida sobre isso. Podem me ajudar? Desde já agradeço.

Alguém pode tirar essa minha dúvida pois estou com muitas dúvidas em relação a isso e inclusive posso estar perdendo muitas sementes caso esteja fazendo a coisa errada. Agradeço desde já pela força.
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor roque em 29 Jul 2014, 22:13

O ideal é secar as sementes à sombra, num papel absorvente. Eu retiro as sementes, lavo em água com algumas gotas de detergente, depois de enxaguar bem, uns 10 minutos em água com um pouco de água sanitária, , uma colher de chá num litro d'água, para fazer uma desinfecção eliminando possíveis patógenos. Em seguida papel absorvente e sombra. O sol em excesso deve evitado porque expõem a semente a temperaturas muito altas, sol a pino, as sementes podem passar dos 40ºC, e isso não é bom, pode até matar o embrião dentro da semente e ela não germina mais, mas isso em excesso, sol da manhã, um pouco não faz mal, acelera a secagem. Depois de secas plantar direto ou armazenar. Se for armazenar para períodos curtos, pode ser num saquinho ou recipiente de vidro, para conservar mais tempo, papel alumínio ou frasco de vidro e geladeira. Em geladeira, sementes de boa qualidade podem durar até 2 ou 3 anos com germinação razoável. ;)
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Alexandre Chaves em 30 Jul 2014, 08:42

Muito obrigado Roque. Valeu pela explicação. Agora é mãos a obra.
Alexandre Chaves
Usuário Malagueta

Mensagempor Francisco Alexandre em 16 Ago 2014, 22:59

Olha eu já li no forum só que não me lembro onde?
Tem um tópico que postaram a quantidade certa de terra, adubo,húmus e areia para colocar no vaso.Se alguem souber onde é me informe.
Sou iniciante e gostaria muito de dicas , criticas e sugestões .. Visitem meu diário
Francisco Alexandre
Usuário Rocotó

Data de registro: 31 Mai 2014, 08:03

Mensagempor MAURO em 30 Set 2014, 16:12

porque utilizar a estufa??? quais as vantagens?
HÁ MAUROS QUE VEM PARA O BEM!!!

MEU DIÁRIO:
viewtopic.php?f=7&t=18900
MAURO
Usuário Cumari

Data de registro: 02 Set 2014, 14:24

Mensagempor roque em 25 Out 2014, 19:45

Estufa é para manter uma temperatura dentro maior do que fora, é muito útil em locais de clima frio no inverno. As pimentas não gostam muito de frio, abaixo dos 20ºC as coisas começam a ficar ruins, e com menos de 15º, geralmente, as pimenteiras entram num estado latárgico. Não crescem e não produzem flores, os frutos podem cair e a planta fica fraca. Abaixo disso a pimenteira pode morrer, principalmente em geadas e com temperaturas próximas zero.
Estufas, em países frios, podem ser a única opção para se produzir pimentas, porque as sementes precisam de calor para germinar e depois para as mudas crescer, então semeia-se em estufas ainda no final do inverno/início da primavera e se replanta as mudas assim em meados da primavera ou assim que se afasta as temperaturas mais baixas, assim a planta estará em bom estado no verão para produzir a plena força. Aqui no Brasil, no sul do país ou cidades de clima de montanha se beneficiam muito de estufas para produzir mudas ou mesmo produzir frutos em pleno inverno! ;)
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

AnteriorPróximo

Retornar para Técnicas