[Cultivo indoor] Produzindo em Garrafas pet

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: [Cultivo indoor] Produzindo em Garrafas pet

Mensagempor rafael.abreu em 07 Jul 2012, 08:03

Ótima dica, enquanto ainda não posso solicitar meu kit, vou estocar garrafas pet em casa.

Quero só ver a cara da minha esposa! :D
rafael.abreu
Usuário Cambuci

Data de registro: 03 Jul 2012, 07:31

Mensagempor Lé Pimenta em 12 Jul 2012, 11:30

Guvilla, achei mto interessante o uso das garrafas pet e pretendo experimnta -lo na produção de mudas. Agora, as fotos que vc postou no passa-a-passo não abriram pra mim. Vc tem como m envia-las? Grato. Lé Pimenta
Lé Pimenta
Usuário Cambuci

Data de registro: 07 Fev 2012, 10:45

Mensagempor w.novais em 27 Jul 2012, 21:55

Olá

Garrafas PETS, estão se tornando grandes alternativas ecológicas.
Plantio de hortaliças com ótimos resultados.
Parabens aos colegas...
Engº Agrº Wagner Novais
w.novais
Usuário Cumari

Data de registro: 11 Abr 2012, 20:27

Mensagempor Weberton em 15 Ago 2012, 02:34

Super interessante suas dicas guvilla...
E já está decidido. Vou fazer os testes com a metodologia do Nicolas utilizando banho maria até a geminação e estufa antes do transplante e também o seu método, até mesmo porque como você mesmo disse, não precisa de tanto monitoramento pois a planta quem vai gerenciar o consumo de água. Digo isso porque eu fico 14 dias em casa, de folga do meu trabalho e é neste período que desenvolvo meus Hobbies, mas em contra partida, eu fico 14 dias fora de casa e neste período, terei que deixar minhas plantinhas a cargo da minha mãe ou da minha mulher e claro que elas não terão a mesma atenção. Sendo assim, suas dicas serão de grande valia! Vlw mesmo...
Weberton
Usuário Malagueta

Data de registro: 12 Ago 2012, 03:12

Mensagempor eldake em 16 Ago 2012, 08:54

guvilla, li todo seu post mas o mesmo ta com os links das imagens corrompidos....

teria como reupar as imagens pra poder completar o post...

Obrigado e PARABENS pela iniciativa
Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar Max Lucado

Meu Diário:https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=17058
eldake
Usuário Rocotó

Data de registro: 02 Ago 2012, 09:21

Mensagempor lucasalves em 16 Ago 2012, 09:13

Weberton escreveu:Super interessante suas dicas guvilla...
E já está decidido. Vou fazer os testes com a metodologia do Nicolas utilizando banho maria até a geminação e estufa antes do transplante e também o seu método, até mesmo porque como você mesmo disse, não precisa de tanto monitoramento pois a planta quem vai gerenciar o consumo de água. Digo isso porque eu fico 14 dias em casa, de folga do meu trabalho e é neste período que desenvolvo meus Hobbies, mas em contra partida, eu fico 14 dias fora de casa e neste período, terei que deixar minhas plantinhas a cargo da minha mãe ou da minha mulher e claro que elas não terão a mesma atenção. Sendo assim, suas dicas serão de grande valia! Vlw mesmo...

Weberton, eu aconselho esse método do guvilla, iniciei os meus cultivos com essa técnica e tem dado mto certo, só tenha cuidado na hora de manusear pq eu sem querer esbarrei em uma e a terra sai mais fácil pois ela tá sempre meio úmida sem estar compacta ao msm tempo, ótimo para as raízes se desenvolverem. No começo confesso que pensei ser necessária uma mãozinha pra planta crescer em direção ao barbante, olhava de 5 em 5 minutos hahahah. Pois bem, funciona mto bem, semeio direto nelas é mto prático...

Guvilla, percebi outra vantagem do seu sistema... ao cuidar das minhas plantinhas no fim da tarde/noite, notei que as que eu cultivei pelo sistema que vc nos ensinou estavam mais quentinhas, possivelmente pela capacidade da água de manter as temperaturas por mais tempo ( demora um pouco mais pra esquentar, mas perde calor aos poucos ), isso foi de fundamental ajuda para o desenvolvimento das minhas mudinhas durante o inverno...
andei testando garrafas de outros tamanhos, até menores, por ter espaço reduzido e pouca grana pra arrumar vasos grandes heheh.. funcionou em todas, garrafa de 600, 500ml.. mas as melhores msm são as de 2,5l pra cima. O que me chamou a atenção para este sistema é o reaproveitamento do "lixo", busco manter minha humilde hortinha com o máximo de coisas que iriam para o lixo, latas de nescau, garrafa pet, embalagem de torta de supermercado heheh, embalagem de sorvete, é uma lixarada só, mas o mais incrivel é que dá um ar legal pra horta

obrigado pelas dicas, de todos!!
lucasalves
Usuário Jalapeño

Data de registro: 08 Jul 2012, 18:32

Mensagempor eldake em 16 Ago 2012, 12:54

alguem conhece ou ja viu esse sisteminha????

http://www.youtube.com/watch?v=WWd90neb ... r_embedded
Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar Max Lucado

Meu Diário:https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=17058
eldake
Usuário Rocotó

Data de registro: 02 Ago 2012, 09:21

Mensagempor Raphael dos Santos em 18 Ago 2012, 18:43

eldake escreveu:alguem conhece ou ja viu esse sisteminha????

http://www.youtube.com/watch?v=WWd90neb ... r_embedded

Muito legal esse vídeo !! Reciclar é muito bom !! porém eu acho que não seria bom plantar pimenteiras nesse sistema pois o espaço disponível para a planta é muito pequeno (bem menor que os outros neste diário), acho que no sistema do vídeo ficaria lindo plantar algumas pequenas plantas pendentes colocar um gancho na tampa e pendurar !!
"A vida é como andar de Bicicleta, se parar você cai, se cair se levanta" - Gabriel o pensador

Meu Diário !! -- viewtopic.php?f=7&t=17109
Raphael dos Santos
Usuário Jalapeño

Data de registro: 29 Jul 2012, 17:44

Mensagempor vinagremeister em 15 Nov 2012, 10:29

Muito bem visto, vou experimentar, obrigado! ;)
vinagremeister
Usuário Cambuci

Data de registro: 14 Nov 2012, 08:27

Mensagempor GeisonF em 15 Jun 2013, 00:19

muito bom guvilla! adorei a idéia!

montei uma hoje pra esperimentar, ainda nao tenho mudas de pimenta, mas botei uma mudinha de morango pra ver se ela se desenvolve melhor que as irmãs que estão plantadas em bambus aqui na sacada, amanha posso por fotos.

só fiquei com uma duvida: a agua tem que ser "pura"? nao da pra misturar algum fertilizante diluido? eu tenho aqui um NPK 4-14-8, não lembro a marca
meu diário: viewtopic.php?f=7&t=18000

"In the warrior's code, there's no surrender. Though his body says stop, his spirit cries never!" Survivor
GeisonF
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Jun 2013, 02:45

Mensagempor andre romao em 30 Jun 2014, 23:35

Olá, sou novo no fórum....

Eu fique sabendo que o barbante de algodão apodrece com o tempo, algo entre 3 meses.
Será que isso deixa inútil o pavio depois de um tempo????
Alguém sabe se tem pavio mais resistente???

Eu vi num site que fio (barbante) de poliuretano pode ser uma possibilidade, mas queria saber se alguém tem alguma dica boa sobre isso. Sobre uma fibra resistente ao apodrecimento, que resista pelo menos 2 ou 3 anos sem precisar substituir.
Valeu.
andre romao
Usuário Cambuci

Data de registro: 26 Jun 2014, 23:47

Mensagempor Adolfo Garcia em 04 Jul 2014, 22:11

Bem legal o sistema que vc apresentou..vou teta-lo assim que possível ....grato por partilhar seu conhecimento.. :)
Adolfo Garcia
Usuário Rocotó

Data de registro: 14 Mai 2014, 10:41

Mensagempor LeticiaO em 16 Jan 2017, 21:19

forrar o funil por dentro! como ñ pensei nisso antes? ainda ñ coloquei pimenteira mas já plantei outras plantas da minha hortinha com este sistema. amo! mas sempre deixo dentro de casa p/ñ torrar as raizes.
falando em sol...a água do reservatório ñ fica muito quente?
LeticiaO
Usuário Jalapeño

Data de registro: 12 Jan 2017, 20:48

Mensagempor ivanveras em 03 Out 2017, 18:39

Olá, sou bem iniciante e estou usando aquelas sementes que vem em saquinhos de papel vendidas em casa do fazendeiro. Até o momento não consegui germinar nenhuma, compre pimentas nucleares e gostaria de saber se esse sistema de pavio pode germinar essas sementes? E se depois de germinadas podem ser transplantadas para vasos maiores? Agradeço a ajuda dos amigos.
ivanveras
Usuário Cambuci

Data de registro: 20 Set 2017, 19:38

Mensagempor roque em 04 Out 2017, 00:35

ivanveras escreveu:Olá, sou bem iniciante e estou usando aquelas sementes que vem em saquinhos de papel vendidas em casa do fazendeiro. Até o momento não consegui germinar nenhuma, compre pimentas nucleares e gostaria de saber se esse sistema de pavio pode germinar essas sementes? E se depois de germinadas podem ser transplantadas para vasos maiores? Agradeço a ajuda dos amigos.

Veja muitas dicas aqui: viewtopic.php?f=1&t=2955 , a melhor maneira é semear direto nas bandejas, o problema de germinação, geralmente são sementes ruins, se vc retirar as sementes dos frutos maduros elas germinam muito bem e rápido.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Anterior

Retornar para Técnicas