EM - 4

Discussões sobre diferentes técnicas de plantio (solo, vasos, hidroponia etc.)

Re: EM - 4

Mensagempor Sinval Braga em 15 Mai 2017, 16:16

Ok Roque. Eu tinha lido seu artigo sobre o biofertilizante. Eu estou usando o EM-4 em compostagem. Eu estava pensando em, após a captura dos microrganismos, coloca-los num farelo umidecido, para que a proliferação ocorrece fora do meio liquido. Fiz algo parecido, usando farelo de arroz e casca de arroz. A altura da pilha foi de apenas 10 cm. Todo o farelo, depois de dois dias, ficou todo encoberto de fungos brancos, inclusive no seu interior, formando placas de fungos. Achei excelente, por isso fiz a postagem acima. Ok Roque, obrigado pela resposta. Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Data de registro: 15 Fev 2011, 20:14

Mensagempor roque em 16 Mai 2017, 17:17

Sim a reprodução de fungos e bactérias do solo num substrato como farelo umedecido é muito boa, para propagação de fungos comestíveis, se faz o inóculo em arroz. O importante é isso mesmo, testar e adaptar sempre novas ideias e soluções. Eu aqui estou agora peneirando alguns montes de restos de podas de árvores, deixei minha casa alugada por 5 anos, tem monte de folha e ramos em vários locais, ao peneirar e amantoar a matéria orgânica, depois de um ou dois dias, aparecem os fungos brancos em grande quantidade, por isso não uso fazer captura. Estou usando esse material peneirado, serrragem curtida e esterco de galinhas poedeiras.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Sinval Braga em 16 Mai 2017, 18:27

Ok Roque. A grande vantagem de se estar na amazonia é esta - os fungos aparecem naturalmente, devido a umidade e temperatura. Mas comecei a trabalhar com o EM-4 após a postagem feita aqui. Diminue bem o tempo de compostagem. E estou fazendo também biofertilizante usando cascas de frutas e restos de verdura. Bato no liquidificar e adiciono o EM-4. Esta funcionando muito bem nas pulverizações foliares. Abraços
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor roque em 16 Mai 2017, 20:29

Uso o biofertilizante também, junto restos de frutas, hortaliças e café, basicamente, num balde de 18 litros, para colocar no monte de compostagem de folhas e grama, rretiro o líquido que se forma, um tipo de chorrume e fermento, uso diluído e também dá ótimos resultados.
"Viver é aprender! Aprender é viver!"
roque
Usuário Buth Jolokia

Data de registro: 26 Out 2007, 08:58

Mensagempor Sinval Braga em 18 Mai 2017, 20:50

Na verdade, tudo que usamos de maneira correta, da otimos resultados. Eu estou usando basicamente na compostagem, mas uso também como fertilizante foliar.
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 18 Mai 2017, 20:58

Propagação dos microorganismos em meio aeróbico.
Anexos
SAM_0754.JPG
Sinval Braga
Usuário Murupi

Mensagempor Sinval Braga em 18 Mai 2017, 21:00

Propagação dos microrganimos em meio anaerobico. (EM-4).
Anexos
IMG_0875.JPG
Sinval Braga
Usuário Murupi

Anterior

Retornar para Técnicas