Mostarda

Poste aqui as mensagens sobre ervas medicinais e outras especiarias.

Re: Mostarda

Mensagempor vmorita em 02 Jun 2009, 18:56

Pessoal, tb sou mto viciado em mostarda, adoro todo tipo de molho de mostarda!
Alguem tem semente para doar? Vou aproveitar para planta-las tb!
Valter Morita Jr.

Sejam sempre bem-vindos ao meu Diário
viewtopic.php?f=7&t=9124
vmorita
Usuário Fatalii

Data de registro: 23 Mai 2009, 13:27

Mensagempor Baguneru em 08 Jun 2009, 15:01

Olá, alguém poderia me dizer um pouco sobre a mostarda. Quero plantá-las e não sei muito sobre elas. Sou um viciado em mostarda.
Qual é a melhor época para o cultivo? Quanto tempo leva para germinar? Alguém conhece alguma técnica?

Abraço
Baguneru
Usuário Rocotó

Data de registro: 07 Out 2008, 11:20

Mensagempor Mª do Carmo em 09 Jun 2009, 23:48

Mostarda: No site do Globo Rural tem uma ficha sobre a mostarda:

http://globoruraltv.globo.com/GRural/0, ... -M,00.html

Mostarda
Nome científico: Sinapsis alba (mostarda-branca) (sinonímia: Brassica alba, Brassica hirta); Brassica nigri (mostarda-preta); Brassica juncea (mostarda-de-folha)
Família: Brassicáceas (sinonímia: Crucíferas)
Nome comum: mostarda, mostarda-de-folha, mostarda-branca, mostarda-preta, mostardeira.
Origem: Ásia
Descrição e característica da planta: a mostardeira é uma planta herbácea, anual, com flores hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), mas de polinização cruzada, pois são autoincompatíveis. Ela pertence à mesma família do nabo, do rabanete e do repolho.
1. Mostarda-de-folha: as plantas são eretas e vigorosas, contendo folhas grandes, alongadas, com margens serrilhadas e de cor verde. As flores são amarelas, grandes e, depois de secas, formam os frutos, as síliqüas (tipo de vagem com formato cilíndrico), contendo sementes.
2. Mostarda-branca e mostarda-preta: as plantas são semelhantes, mas diferem no seu tamanho, sendo que a mostarda-branca chega a 1,20 metro de altura e a mostarda-preta, até 3 metros de altura. Elas são as mais valorizadas pela produção de sementes. As flores são amarelas, grandes e, depois de secas, dão lugar aos frutos, do tipo síliqüa, contendo sementes. A cor das sementes pode ser amarelada (mostarda mais cultivada na Alemanha) ou escura (mostarda mais cultivada na França).
A mostardeira se adapta melhor ao plantio em outono-inverno. Solos profundos com boa drenagem, férteis, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante o desenvolvimento vegetativo são as condições favoráveis à cultura. A propagação é feita através de sementes.
Produção e produtividade: o Brasil é dependente da importação da matéria prima para a produção de mostarda. A época recomendada para o plantio é de março a abril. A colheita das sementes ocorre cerca de 130 dias após o plantio e com produtividade em torno de 600 a 700 quilos por hectare. As folhas da mostarda-de-folha são colhidas 45 a 50 dias após a semeadura e comercializadas em maços.
Utilidade: a mostarda-de-folha é cultivada para o consumo de folhas novas na forma de refogados, saladas, em sanduíches, tortas e conservas. As folhas velhas apresentam sabor muito picante. Trata-se de uma verdura com alto valor nutritivo, rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo e em vitamina A e do complexo B, principalmente B1, B2 e B5, além de fibras. As sementes não são usadas para a produção de mostarda.
A mostarda-branca e a mostarda-preta são as mais importantes na produção de um creme ou pasta, cuja cor pode ser amarelada ou mais escura, em função das espécies que produzem sementes de diferentes cores. Essa pasta, a mostarda, é obtida pela trituração das sementes e o seu sabor pode ser: extraforte, médio picante ou suave. As sementes mais escuras produzem sabor mais picante. Os brasileiros preferem mostarda suave, preparada a partir da mostarda-branca. Quanto aos ingredientes, a composição varia com os costumes da região onde é produzida, mas geralmente a proporção é a seguinte: 15 a 35% de sementes, 1 a 5% de sal, 1 a 5% de ácido acético (vinagre a 10%) e 50 a 80% de água potável. Os diferentes tipos de mostarda encontrados no mercado são: em pó, com pimenta verde, com estragão, preta ou escura, Dijon, granulada, sementes de mostarda-negra e sementes de mostarda-castanha. Composição química das sementes: 25 a 40% de proteínas. 25 a 40% de óleo vegetal, 15 a 25% de carboidratos, 8 a 12% de fibras e cinzas e 5 a 10% de água.

Veja tambem na Wikipédia sobre o nome : BRASSICA (indice 4 mostarda ) aprendi um bocado :D :D
Busque a paz e empenhe-se por ela. 1 Pedro 3:11
Mª do Carmo
Usuário Cumari

Data de registro: 12 Nov 2008, 20:43

Mensagempor Lourdes em 13 Jul 2009, 21:10

Oi gente!
Só vi hoje a festa da semente de mostarda... e já procurei tanto por estas bandas!
Tem ainda?
De minha parte pode seguir absinto, alfavaca, erva de s joão, majerona, anis.
Abç
Lourdes
Usuário Malagueta

Data de registro: 01 Mar 2009, 15:29

Mensagempor neide benante em 19 Jul 2009, 18:56

Se quiser eu ainda tenho sementes de mostarda!
é só passar uma MP para mim com o endereço,ok!
"Que a paz, o amor e a esperança possam florescer no coração dos homens a fim de que a justiça divina conduza a todos para um mundo melhor"
*Bjin*
neide benante
Usuário Murupi

Data de registro: 28 Out 2006, 02:22

Mensagempor schwam em 20 Jul 2009, 10:37

Ainda em sementes? To te enviando uma mp
Marcelo SChwam
Valparaiso SP
schwam
Usuário Cumari

Data de registro: 22 Ago 2008, 14:44

Mensagempor Josy Kelly em 27 Ago 2009, 20:34

Neide,
Será que vc ainda tem sementes de mostarda? Agradeço muito se vc puder me enviar.
Abraço!
Josy Kelly
Usuário Cumari

Data de registro: 27 Ago 2009, 18:26

Mensagempor neide benante em 28 Ago 2009, 01:31

Josy passa uma Mp para mim com seu endereço que lhe enviarei,ok!
"Que a paz, o amor e a esperança possam florescer no coração dos homens a fim de que a justiça divina conduza a todos para um mundo melhor"
*Bjin*
neide benante
Usuário Murupi

Mensagempor Josy Kelly em 28 Ago 2009, 18:46

Neide eu ainda não aprendi a usar o MP,to meio atrapalhada, mandarei por email ta. Confirma p mim se chegou o email.
Obrigada!
Josy Kelly
Usuário Cumari

Mensagempor Josy Kelly em 28 Ago 2009, 18:49

Neide,
Vi agora q vc não email. É preciso de uma aula sobre MP mesmo. Ai queria tanto as mostardas(hehehe) mas dificil né.
Josy Kelly
Usuário Cumari

Mensagempor neide benante em 30 Ago 2009, 02:28

Amiga na frente da minha foto no meu perfil tem Mp e os bonequinho da MSN é só vc clicar no Mp vai abrir uma pagina semelhante a esta que vc deixou esta mensagem para mim, tente novamente se ainda não conseguir pediremos ajuda para os moderadores,ok!
*Bjin*
neide benante
Usuário Murupi

Mensagempor Josy Kelly em 30 Ago 2009, 22:03

Neide,
Muito obrigada pela aulinha, aos poucos vou aprendendo a navegar no forum. Recebi sua mensagem. Agradeço a atenção.
Tchau!!
Josy Kelly
Usuário Cumari

Mensagempor vanderlei suzano em 02 Set 2009, 09:37

Ola a todos

percebi que gostam muito de mostarda preparo aqui nos churrascos que faço e tambem no meu dia dia uma receita muito facil e gostosa pra se comer com saladas que e muito elogiada ai vai

6 dentes grandes de alho
1 cebola media
6 limões preferencia caipira
1 xicara de cha de azeite
1 colher de sopa de mostarda essas prontas amarelas
sal a gosto
glutamato monossodico a gosto (aji-no-moto)

bater tudo no liquidificador ate o alho e a cebola se desfazerem, ai so experimentar caso goste coloque mais limão, azeite, sal outro ingrediente a seu gosto, porem lembro que ao adicionar qualquer outro ingrediente bata tudo de novo no liquidificador, acho que todos sabem que a mostarda e o ovo são emulsificantes naturais ou seja o oleo não se mistura com o vinagre ou limão mas quando se coloca a mostarda ou o ovo e bate no liquidificar ambos se misturam uso esta mistura azeite/vinagre/pinga/mostarda para fazer inclusive minhas pimentas, se voce não colocar o limão cria-se uma pasta muito gostosa tambem.

espero que experimentem
vanderlei suzano
Usuário Cumari

Data de registro: 19 Ago 2009, 14:32

Mensagempor Miriam R. em 14 Set 2009, 16:06

Oi pessoal sou novata aqui mas amo de paixão plantas em geral e agora que comecei a plantar hortaliças estou amando tudo isso tenho varias mudas todas elas muito pequenas, meu espaço e pequeno tipo apartamento mas ta tudo muito lindo um espaço muito bom, estou encantada com tudo, acordo cedo so pra ficar namorando minhas plantas e muito bom não sei se isso acontece com alguém de vocês mas comigo e assim mesmo, tenho hortelã, menta, oregano, alecrim e varias outras mais e gostaria de adiquirir mais pareci que quanto mais a gente tem mais a gente quer goataria de saber mais sobre a mostada, se cresce muito se da pra ser cultivado em pequenos espaços e se alguém tiver sementes se puder fazer a gentileza de me enviar serei muito grata ... desde já agradeço a todos !!

Que Deus esteje conosco sempre !!!
Miriam R.
Usuário Cambuci

Data de registro: 14 Set 2009, 12:51

Mensagempor silvia de paula em 23 Set 2009, 16:47

Boa Tarde
Será que alguém tem uma foto de um pé de mostarda????
Tem uma planta aqui na minha horta que não sei o que é...dizem que é mostarda...parece um pé de alface.

Obrigado
Silvia
silvia de paula
Usuário Cambuci

Data de registro: 23 Set 2009, 16:19

Mensagempor Silvana Nunes em 09 Jun 2010, 09:29

Gostaria de conseguir umas sementes de mostarda. Gosto de colocá-las na minha conserva de pimenta e aqui não se encontra de jeito nenhum. Gostaria de plantar.
Abraços.
silnunes@gmail.com
QUE OS BONS VENTOS SOPREM SEMPRE A NOSSO FAVOR.
Att. Silvana Nunes.'.
Contato: (21) 9140.2135 / (24) 9261.8109
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Silvana Nunes
Usuário Jalapeño

Data de registro: 05 Jun 2010, 12:44

Mensagempor Sandro Gomes em 09 Jun 2010, 10:10

Sementes de mostarda são encontradas em lojas de produtos naturais, elas tb são usadas em Auriculopuntura. Já viram aquelas pessoas com um pequeno esparadrapo na orelha e com um pontinho preto no meio? Aquilo é uma semente de mostarda... :P

Eu plantei algumas por aqui, mas descobri que existe uma variedade específica para o consumo de folhas que era o que eu queria, se alguém tiver dessas sementes de mostarda-de-folha eu agradeço.

Ainda tenho algumas sementes de mostarda aqui, se alguém quiser receber ou trocar entre em contato via MP, ok?

Grande abraço
Veja meu diário: viewtopic.php?f=7&t=8363

:P ADOTE UM AVATAR - VAMOS TODOS MOSTRAR NOSSAS CARAS :P
(viewtopic.php?f=31&t=8373)
Sandro Gomes
Usuário Jalapeño

Data de registro: 02 Dez 2008, 18:36

Mensagempor Betto Eça em 09 Jun 2010, 11:21

Faallllaaaa Sandro...
Tens andado sumido cara, vê se aparece mais.

Grande abraço.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Mensagempor rafamangualde em 02 Set 2010, 13:50

Interessante, sempre tive interesse de fazer mostarda tbm, pois adoro este cozimento...

Vou plantar, se alguém tiver sementes tbm gostaria de algumas, se não for pedir mto... Obrigador pessoal!
Rafa Mangualde - Vida às Pimentas
rafamangualde
Usuário Malagueta

Data de registro: 22 Ago 2010, 20:37

Mensagempor Ava em 25 Nov 2012, 00:57

Há um ano atrás eu plantei umas sementes de mostarda em um canto da horta. Elas cresceram tanto, fiquei impressionada com o tamanho das folhas. Os funcionários carregavam baldes cheios de mostarda pra casa deles, eu dei de presente pra familiares e amigos, e ainda assim não parava de crescer e se multiplicar a tal mostarda. Aí vieram as flores e as sementes aos montes, e como eu não tive tempo de colhê-las, cairam no chão e o vento ajudou a espalhar. Na segunda safra a minha horta inteira virou uma floresta de folhas de mostarda, não dava nem pra andar direito entre os canteiros porque estava nascendo como mato em todo lugar. Dessa vez eu consegui tirar os pés de mostarda antes que a maioria das sementes se espalhassem, mas mesmo assim muitas que cairam já começaram a germinar. O pessoal daqui diz que ela é como praga no sentido de que não pára de nascer. Quando começar a dar sementes de novo eu aviso aqui para quem quiser.
"O homem é a criação do pensamento; o que pensa em sua vida, nisso mesmo se converterá pelo tempo adiante." (Chhândogiopanishat, III, XIV, I).
Ava
Usuário Cambuci

Data de registro: 16 Nov 2012, 02:46

AnteriorPróximo

Retornar para Ervas medicinais e especiarias