Cardamomo...

Poste aqui as mensagens sobre ervas medicinais e outras especiarias.

Re: Cardamomo...

Mensagempor Barreto em 30 Jun 2010, 08:24

Bom dia , Betto

Fiquei interessado em plantar cardamomo,retirei algumas sementes da cápsula e coloquei para germinar em papel toalha.
Será que fiz o procedimento correto? Comprei este cardamomo a aproximadamente 2 anos,será que germinam ?

Abraço,
Barreto
Meu modesto diario !
viewtopic.php?f=7&t=11217
Barreto
Usuário 7 Pot

Data de registro: 10 Jun 2010, 19:08

Mensagempor simonecez em 30 Jun 2010, 10:36

já tentei várias vezes e várias técnicas de germinação e até agora não consegui resultados,

acho que só por risoma mesmo
Um dia confundiram pimenta com refresco, desde 1868 ninguém mais comete o mesmo erro
(anuncio comercial do molho de pimenta Tabasco)

pra mim, no dos outros, vai ser sempre refresco...

Simone
simonecez
Usuário Cumari

Data de registro: 14 Abr 2008, 23:55

Mensagempor Betto Eça em 30 Jun 2010, 12:26

Barreto, é como a Simone disse...
A germinação é extremamente dificil, já com os rizomas é garantido.

Perdi todas minhas plantas numa cheia recente (eu tinha plantado o cardamomo à beira dum riacho que corta a propriedade pela umidade do solo) e replantei a alguns dias alguns rizomas que já pegaram.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

"ADOTE UM AVATAR, VAMOS DEIXAR O FORUM COM MAIS CALOR HUMANO" ;)
Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 23 Out 2007, 20:13

Mensagempor simonecez em 30 Jun 2010, 13:26

Betto Eça escreveu:Barreto, é como a Simone disse...
A germinação é extremamente dificil, já com os rizomas é garantido.

Perdi todas minhas plantas numa cheia recente (eu tinha plantado o cardamomo à beira dum riacho que corta a propriedade pela umidade do solo) e replantei a alguns dias alguns rizomas que já pegaram.

Beto,
uma vez você me falou que enviou um rizoma por correio, deu certo?
Um dia confundiram pimenta com refresco, desde 1868 ninguém mais comete o mesmo erro

Simone
simonecez
Usuário Cumari

Mensagempor Betto Eça em 30 Jun 2010, 14:22

Simone, por incrivel que pareça não tive noticias... :worried:
Martin Luther King

Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Mensagempor simonecez em 30 Jun 2010, 15:24

Betto Eça escreveu:Simone, por incrivel que pareça não tive noticias... :worried:

Beto, eu continuo querendo,
se você tiver disponível, deposito p/ você o custo do correio

Se for realmente parecido com gengibre acredito que dê certo,
porque estes dias eu joguei no meu cantinho de adubo orgãnico um pedaço de gengibre que fazia alguns meses que estava na geladeira, parecia mais do que estragado. Outro dia quando fui revirar a terra tinha brotado, plantei ém outro lugar, tá um pé lindo!

Simone
simonecez
Usuário Cumari

Mensagempor Barreto em 30 Jun 2010, 17:13

Obrigado pela luz neste ponto, Betto !
Vou aguar e aguardadar ,quem sabe ?....

Até mais,
Barreto
Meu modesto diario !
Barreto
Usuário 7 Pot

Mensagempor simonecez em 09 Jul 2010, 17:08

e nem eu.....

Betto Eça escreveu:Simone, por incrivel que pareça não tive noticias... :worried:

Simone
simonecez
Usuário Cumari

Mensagempor Norminha em 11 Jul 2010, 23:19

Olá Beto querido.
Olha só, uma amiga do interior de São Paulo me enviou umas mudas via correios - nem foi via sedex, foi correio normal mesmo.
O que ela fez - retirou mudas pequenas mas fortes da terra, limpou as raízes o máximo que pode sem prejudicar a plantinha e embalou as raízes de cada uma, separadamente, em um filtro de café.
Depois embalou as raízes mais uma vez em um jornal úmido e colocou a muda dentro de um saco transparente com um pouco de ar dentro - ou seja, cada muda ficou dentro de uma pequena bolha de ar e com as raízes protegidas duplamente pelo jornal e pelo filtro de café.
Colocou cada muda entre dois papelões, embalou bem firme e enviou cada muda em um envelope.
O preço nem foi tão alto assim e foi garantido o envio - hoje tenho uma linda muda de noni, já florescendo, duas mudas de árvore do sabiá, uma de moringa oleífera e duas de aroeira rosa, todas enviadas apelo processo e todas muito bem e saudáveis.
Caso você deseje experiemntar este caminho, estou apta a lhe compensar o valor.
Beijo no coração.
Norminha
Usuário Cambuci

Data de registro: 23 Dez 2008, 09:17

Mensagempor simonecez em 12 Jul 2010, 14:37

Norminha escreveu:Olá Beto querido.
Olha só, uma amiga do interior de São Paulo me enviou umas mudas via correios - nem foi via sedex, foi correio normal mesmo.
O que ela fez - retirou mudas pequenas mas fortes da terra, limpou as raízes o máximo que pode sem prejudicar a plantinha e embalou as raízes de cada uma, separadamente, em um filtro de café.
Depois embalou as raízes mais uma vez em um jornal úmido e colocou a muda dentro de um saco transparente com um pouco de ar dentro - ou seja, cada muda ficou dentro de uma pequena bolha de ar e com as raízes protegidas duplamente pelo jornal e pelo filtro de café.
Colocou cada muda entre dois papelões, embalou bem firme e enviou cada muda em um envelope.
O preço nem foi tão alto assim e foi garantido o envio - hoje tenho uma linda muda de noni, já florescendo, duas mudas de árvore do sabiá, uma de moringa oleífera e duas de aroeira rosa, todas enviadas apelo processo e todas muito bem e saudáveis.
Caso você deseje experiemntar este caminho, estou apta a lhe compensar o valor.
Beijo no coração.

legal, que boa idéia! tem uma empresa (www.clickmudas.com.br) que vende mudas de 50cm, e envia com terra, dentro de um tubete de plástico,
a vantagem é que ganhamos bastante tempo, já que o crescimento das frutíferas é bem lento, pena que a variedade não é tão grande
quanto ao cardamomo, já praticamente implorei p/ Beto fazer isso, ultimamente nem me respondendo ele anda...
é uma pena, pois é uma coisa que eu queria tanto e não encontro onde comprar

Simone
simonecez
Usuário Cumari

Mensagempor Betto Eça em 12 Jul 2010, 17:34

simonecez escreveu:...quanto ao cardamomo, já praticamente implorei p/ Beto fazer isso, ultimamente nem me respondendo ele anda...

Simone voce esta sendo no minimo injusta comigo.
Não estou tenho má vontade com voce... se voce fosse mais direta iria te dar a mesma resposta que dei à Norminha po MP no dia 01 de junho de 2010, que agora transcrevo na integra abaixo:

Norminha, Infelizmente ficou claro que as sementes do cardamomo tem baixisimo grau germinativo. Portanto o mais garantido é plantar os rizomas.
E a uma semana atras replantei meus rizomas de cardamomo por conta de uma cheia às margens de um riacho que corta a minaha fazenda que acabou destruindo todos os cardamomos que eu tinha plantado por lá.
Aprendi, e agora plantei alguns rizomas afastados das margens do riacho.

Nem nempre podemos ou temos condições de servir, por isto mesmo (por alguns foristas acharem que não estou tendo boa vontade em enviar os rizomas de cardamomo) decidi não mais postar sobre o assunto.
Perdoem-me mas faço o que posso, são inumeras MP's que atendo sobre o cardamomo, inclusive até alguns rozomas que enviei e as pessoas que receberam (algumas é claro) nem ao menos acusaram o recebimento.
Não se trata apenas de valor do frete, é que não tenho tido tempo nem pra me coçar e agora nem os rizomas tenho para disponibilizar.
Martin Luther King

Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Mensagempor simonecez em 12 Jul 2010, 18:24

tudo bem,
só fiquei meio chateada por ter pedido novamente(deste mesmo tópico, dia 30/06) e você não ter respondido. Da primeira vez que conversamos a respeito, você me falou que era p/ esperar alguém que você tinha mandando receber, tipo p/ ver se iria chegar legal, e depois nos falariamos. Depois li, que você já havia mandado outras vezes, então sabia que chegavam legal.
Na verdade, eu é que tenho que me desculpar, por ter sido tão insistente, a final de contas não era um tópico disponibilizando doações, eu é que fui chata, deveria ter me "mancado"

Simone
simonecez
Usuário Cumari

Mensagempor Barreto em 14 Jul 2010, 20:31

Olá Betto,
Você já ouviu falar de planta chamada pacová ,chamam tambem de falso cardamomo ?
Eu sei que é uma planta nativa do brasil e suas sementes tem o mesmo sabor do cardamomo.
Essa eu encontrei ao lado de uma cascatinha na Serra do Japi aqui em Jundiaí ,recolhi algumas sementes e plantei algumas que ainda não germinaram...
Será que se você ou algum amigo conheçe um pouco mais sobre essa bonita e curiosa planta?
As fotos não estão lá grande coisa !

Agradecendo sempre,
Barreto
Anexos
pacová.jpg
pacová 2.jpg
Meu modesto diario !
Barreto
Usuário 7 Pot

Mensagempor Betto Eça em 15 Jul 2010, 06:43

Conheço sim Barreto.
Aqui usamos as sementes e os rozomas para chá...
O interessante é que o cha das sementes é um vermicida, e dos rizomas é um estimulante. :)
Martin Luther King

Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Mensagempor Barreto em 15 Jul 2010, 09:40

Que legal Betto, bom saber desses usos também !
Pois é a mesma planta , partes diferentes com usos diferentes....curioso !

Estou tentando planta-la por meio de sementes, não quero correr o risco de estragar a planta
tirando rizomas,vamos ver se dá certo.
Muitas pessoas não valorizam as plantas nativas e acham que elas são só "mato"....
Eu já acho que elas deveriam ser vistas com outros olhos...

Um abraço,
Barreto
Meu modesto diario !
Barreto
Usuário 7 Pot

Mensagempor neyde hidalgo em 27 Jul 2010, 22:47

Betto, há uns 2 anos ou mais, vc mandou-me sementes de cardamomo. Na época não nasceu nenhuma. Mas eu adorava "mascar" as sementes. Por fim guardei algumas no meu Banco de Sementes, antes q desse fim em todas.
Pois bem, há uns 10 dias mais ou menos, coloquei umas 3 sementes daquelas q haviam sobrado, no substrato, e não é q uma nasceu?
Estou tratando dela mais q se fosse um bebezinho... Quero ver se agora consigo. Neyde
Neyde Paula Valencise Hidalgo
Doando sementes ao GDS você estará apto
a receber muitas outras que não tenha ainda.
neyde hidalgo
Usuário Jay's Ghost Scorpion

Data de registro: 03 Fev 2006, 19:22

Mensagempor Betto Eça em 28 Jul 2010, 08:47

Neyde, esta é mais uma prova que voce é abençoada com "dedos verdes". :clap:
Martin Luther King

Betto Eça
Usuário Carolina Reaper

Mensagempor LeoMoura em 01 Jun 2011, 15:30

Oi pessoal
Tudo bem?

Achei este site hoje e vi que você tinha a planta Cardamomo.
Moro em Maceio e aqui as vezes nao tem como encontrar as sementes. Atualmente tem aqueles potes da Cia das Ervas.
Depois de umas tentativas e de pesquisa para germinar vi que o processo de frutificação desta planta é demorado como de arvores grande(media de 3 anos) inclusive a germinação ocorre apos 6 ou 8 semanas alabrigo do sol e em temperaturas altas apartir dos 25º(primavera e verão). Existe algumas informações em espanhol e ingles mas não tive tanta certeza quando essas.
Inclusive a Neyde disse sobre os dois anos depois ter conseguido, entao, existe comentarios sobre a semente ficar dormente por longo periodo (anos) e umas das tecnicas que usão para tentar reverter é com alguns ácidos.

Betto vc teria ainda a planta e seria possivel me enviar uma muda?
Vou te mandar uma MP.

Abraço.
LeoMoura
Usuário Cambuci

Data de registro: 01 Jun 2011, 15:01

Mensagempor Tazcop em 01 Jun 2011, 21:30

[quote="LeoMoura"]

Olá Léo,
seja bem vindo ao fórum mais ardido do planeta...
Aqui, quando um não tem alguma coisa, sempre encontramos alguém que se oferece para contribuir, porém temos algumas exigências:
A primeira, e principal, é o preenchimento completo do seu perfil. Nele voc deve inserir a cidade e o estado onde reside. Isto facilita muito para que outros usuários tenham maior facilidade para te ajudar quando precisar de alguma coisa.
A segunda é o início de um diário, isso para quando você começar a plantar ou já tiver alguma coisa plantada e queira mostrar para nós o seu dia-a-dia com as plantas.
É rapidinho e vai te ajudar muito no período todo que permancer conosco.
Um grande abraço!!!
Tazcop
Usuário Carolina Reaper

Data de registro: 27 Ago 2009, 00:47

Mensagempor Glauco em 15 Set 2011, 16:52

Beto, antes é um prazer poder me comunicar com vc, não sei se vai lembrar, mas há coisa de um ano e meio eu enviei e mail para vc sobre umas sementinhas de cardamomo que germinaram aqui em São Paulo, acabamos nos comunicando pelo Orkut também, pois é, agora os rizomas aumentaram e eu tenho uma touceira de uns 150 filhotes e com quase 1,80 m de altura, ainda estou me ambientando nesse fórum e vou tentar postar as fotos da planta, pretendo também adquirir um sítio no Vale do Ribeira, que tem um clima quente e úmido e cultivar por lá, estou otimista! ficamos à disposição, agradeço as suas dicas, aquelas já dadas e as que virão... abraços - Glauco
Glauco
Usuário Cambuci

Data de registro: 15 Set 2011, 08:57

AnteriorPróximo

Retornar para Ervas medicinais e especiarias